domingo, 17 de julho de 2011

BAIXADA URGENTE

POSTO DE SAÚDE NÃO ATENDE
A MORADORES DO CENTENÁRIO


Apesar de contarem com uma unidade do PSF – Programa de Saúde da Família – no bairro, inaugurada no atual governo, os moradores do bairro Centenário, que antes eram atendidos no Hospital Duque de Caxias, no bairro vizinho de Senhor do Bonfim, agora estão sendo obrigados a buscar atendimento no Hospital Municipal Moacyr do Carmo, do outro lado da cidade porque o PSF, cuja estrutura é determinada pelo Governo Federal, não dispõe de profissionais de saúde em diversas especialidades para o atendimento aos moradores do bairro.
Segundo informações de funcionários da própria Secretaria de Saúde, cada PSF deveria contar, obrigatoriamente, com por 1 clínico geral, 1 enfermeiro, 1 dentista, técnicos de enfermagem, 1 agente de saúde bucal ou técnico em higiene bucal, além dos agentes comunitários, em condições de atender a 4.500 pessoas no seu entorno. Como faltam profissionais de diversas áreas, os moradores acabam sendo encaminhados para o Moacyr do Carmo, um hospital de médio porte que tem que atender a mais de 800 mil pessoas que moram no município, segundo o ultimo censo do IBGE.
Outro problema no PSF do Centenário é que ele foi construído no sopé do Morro da Telefônica, que integra o Complexo da Mangueirinha, área controlada por bandidos que fugiram da Vila Cruzeiro com a invasão daquela comunidade por tropas federais no ano passado. O terreno, desapropriado pela Prefeitura no governo passado, pertencia a uma empresa fabricante de tintas e vernizes e, do alto do morro, que une a Mangueirinha à Favela do Sapo, os bandidos tem uma visão privilegiada da chegada e saída de pacientes e veículos no PSF. Como de praxe, os moradores estão proibidos de se queixarem da falta de atendimento médico, pois ali impera a “Lei do Silêncio” imposta pelo tráfico, isto é, se alguém desobedecer a ordem dos marginais, irá para a “vala.

TRE PROMETE MAIS RIGOR
NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES



O Tribuna Regional Eleitoral do Rio determinou a cassação dos mandatos dos deputados estaduais Domingos Brazão (PMDB) e Andréa Busatto (PDT). O colegiado do tribunal também determinou a inelegibilidade, por oito anos, do prefeito de Itaguaí, Carlo Busatto Júnior (PMDB), conhecido como Charlinho, marido da deputada cassada. As decisões foram unânimes.
De acordo com o presidente do TRE, desembargador Luiz Zveiter, as condenações refletem a posição que o tribunal vai adotar para as eleições municipais do próximo ano em relação a posturas em desacordo com a legislação eleitoral, principalmente abuso de poder político e econômico. “O tribunal tem parâmetros que devem ser respeitados. A responsabilidade daqueles que querem postular cargo público tem que ser de observância à vontade do eleitor e do que prescreve a lei.”
A procuradora regional eleitoral Mônica Campos de Ré, autora das ações, considerou um avanço a decisão do TRE.
“Foi uma decisão histórica para a política do Rio de Janeiro, para que não haja mais esse tipo de assistencialismo pelos políticos locais. Faremos o mesmo trabalho em relação às eleições do próximo ano. O Ministério Público Eleitoral atuará com ênfase para coibir essas práticas ilícitas de abuso de poder político e econômico.”
O advogado da deputada Andréa e do prefeito Charlinho, Bruno Calfat, disse que vai recorrer das sentenças. No caso do prefeito, a decisão não prevê o seu afastamento.
A defesa do deputado Brazão não conversou com a imprensa. Ele foi condenado por abuso de poder econômico por manter três centros sociais na região metropolitana.
A decisão sobre os dois deputados será enviada à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e o afastamento deles vai depender do julgamento de recursos impetrados por seus advogados.


A NOVA CARA DO RIO DE
CABRAL E EDUARDO PAES
RÁPIDAS

• O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, negou pedido para que Jader Barbalho, segundo candidato mais votado no Pará, tome posse no Senado. Como o STF está em recesso, os ministros trabalham em regime de plantão. Peluso negou o pedido alegando que caberá ao relator do caso, Joaquim Barbosa, decidir a questão em agosto, quando os trabalhos voltarem ao normal. O mandado de segurança questionava no STF decisão do ministro Ricardo Lewandowski que, no início do mês, negou novo recurso de candidatura a Jader Barbalho.
• Lewandowski decidiu a questão porque, na época, Joaquim Barbosa estava de licença médica. Os advogados alegaram que o mandato de Barbalho estava sendo encurtado devido à demora do julgamento. Entretanto, Lewandowski entendeu que não poderia antecipar a decisão, uma vez que a palavra final sobre o caso é do plenário.
• Barbalho não pôde assumir o cargo porque teve o registro negado pelo STF no ano passado. Ele foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa por ter renunciado ao cargo para escapar de possível processo de cassação. No entanto, o STF mudou de posição e estabeleceu que a Lei da Ficha Limpa não podia ser aplicada nas eleições de 2010.
• O PRB entrou com um pedido na Procuradoria-Geral da República (PGR) para que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixeira, seja investigado. De acordo com o partido, reportagens publicadas no Brasil e no exterior apontam indícios de que Teixeira está se beneficiando da realização do megaevento esportiva no país.
• “Do que se noticiou, depreende-se uma perigosa relação entre os interesses pessoais de Ricardo Teixeira e a aplicação de dinheiro público na construção de estádios de futebol para a Copa do Mundo de 2014”, diz trecho do pedido de investigação encaminhado ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel.
• De acordo com o parlamentar, o partido trabalhará após o recesso para convocar a comissão parlamentar de inquérito (CPI) proposta pelos deputados Romário (PSB-RJ) e Anthony Garotinho (PR-RJ). “Dependemos de cerca de 170 assinaturas. Não será fácil, mas vamos fazer esse movimento”, disse Pereira, lembrando que o PRB tem 12 parlamentares.
• Sobre a possibilidade de que o partido se desgaste com o governo - o PRB é da base aliada -, caso as investigações venham a atrapalhar a realização da Copa, Pereira disse que o interesse público deve estar acima de qualquer coisa.
• Já o Senado Federal inaugurou em parceria com o Tribunal de Contas da União o Portal da Transparência para a Copa, que vai divulgar na internet todos os gastos nas obras para o Mundial de 2014.
• Operação conjunta das secretarias de Obras, Transportes e Serviços Públicos e Segurança Pública e Defesa Civil de Duque de Caxias derrubou na sexta-feira (15) construções ilegais na comunidade São Miguel, no bairro Pilar. A área de 80 mil metros quadrados, desapropriada em 2005 pela prefeitura, abrange ainda a comunidade Parque Boa Esperança.
• A operação “Choque de Ordem” chefiada pelo subsecretário de Serviços Públicos, Francisco Neto, retirou mourões de demarcavam lotes de 10 x 12 metros e seriam ocupados por pessoas de outras regiões, como morros da capital. Uma retroescavadeira da Secretaria de Obras e Urbanismo derrubou três construções ilegais e um alicerce construído há poucos dias.
• O engenheiro Omar de Lima, Diretor de Fiscalização de Obras, intimou o dono de um lote a parar a construção e deu prazo de 15 dias para ele abandonar o local que será demolido. Foram encontrados outros 30 lotes demarcados com cercas de arame farpado, fio e cordas.
• Segundo moradores mais antigos, já cadastrados pela Prefeitura, a área está sendo invadida por pessoas estranhas, que só trabalham à noite para evitar a identificação. Alguns estariam vindo de comunidades carentes de outras cidades.
• O subsecretário de Serviços Públicos, Francisco Neto, que chefiou a operação, disse aos moradores que equipes das secretarias de Assistência Social e de Habitação estarão na comunidade São Miguel para promover novo cadastramento. Ele também pediu ajuda da Associação de Moradores de Pilar Maior e das famílias para evitar novas invasões.
• Uma apreensão da polícia na comunidade da Coréia, no Rio de Janeiro, trouxe revelações surpreendentes sobre o funcionamento e a organização do tráfico de drogas no local. Papéis apreendidos mostram que o crime organizado funciona como uma empresa, em que há hierarquia, funções e salários determinados. A quadrilha, da qual 13 homens foram presos na operação quinta (14), teria ainda uma espécie de auxílio-doença para aqueles que são baleados em confrontos e remuneração para viúvas de bandidos.
• A uma semana do fim da campanha de vacinação contra o sarampo, mais de 8,6 milhões de crianças com idades entre 1 e 7 anos foram imunizadas em oito estados, o equivalente a 83% do total estimado. A meta é vacinar 95% das crianças dessa faixa etária. Nenhum estado alcançou a meta até o momento
• Iniciada no dia 18 de junho, a campanha vai até a próxima sexta-feira (22), em Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, na Bahia, no Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
• O Ministério da Saúde antecipou a vacinação nesses estados por causa do grande fluxo de turistas e da quantidade também elevada de brasileiros que viajam ao exterior em julho, mês de férias escolares. A Europa, por exemplo, enfrenta um surto da doença. Desde janeiro, foram identificados mais de 6,5 mil casos de sarampo no Continente, 5 mil somente na França, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
• .Minas Gerais é o estado que está mais próximo de atingir a meta de cobertura, com 93,7% das crianças vacinadas (1,4 milhão) até agora. O Rio de Janeiro aparece com a menor cobertura vacinal, apenas 67% (828,2 mil doses aplicadas).
• No restante do país, a campanha de vacinação contra o sarampo vai de 13 de agosto a 16 de setembro. O sarampo é uma doença contagiosa e os sintomas são febre, tosse seca, manchas avermelhadas na pele, coriza e conjuntivite. A vacina é o meio de prevenção mais eficaz.



ELEIÇÕES EM MAGÉ
O Jornal Popular, que foi para as bancas neste fim de semana, fez uma radiografia completa da conturbada situação política do município de Magé, que terá eleições suplementares no próximo dia 31, em função da cassação dos mandatos da prefeita Núbia Cozzolino e do seu vice, Cozam Gomes da Silva, por uso da máquina administrativa para conquistar votos Controlado o município há mais de 20 anos, o clã Cozzolino, mesmo com o afastamento da prefeita e do vice, não deixou o comando da cidade, que está entregue ao presidente da Câmara, Dino Cozzolino, irmão da ex-prefeita. As novas eleições estão marcadas para o próximo dia 31.

Nenhum comentário: