domingo, 22 de abril de 2012

BAIXADA URGENTE

BANDIDOS INVADEM MUSEU
AO LADO DA DELEGACIA
Embora faça parte da base de apoio ao governador Sergio Cabral, o deputado federal Alexandre Cardoso tem sido vítima dos bandidos "exportados" pela UPPs do Rio de Janeiro para outras cidades da Região Metropolitana. O mais recente episódio envolvendo o presidente do PSB/RJ ocorreu no último fim de semana de março, quando bandidos invadiram o Museu de Ciência e Vida, vinculado a Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, comandada pelo parlamentar desde a posse de Sérgio Cabral no seu 1º mandato. Vale lembrar que o Museu foi construído com o aproveitamento do antigo Fórum, na Praça Roberto Silveira, no mesmo quarteirão em que funciona a 59ª DP/Caxias (foto), que está sendo desativada pelo governo justamente para ampliar a área do Museu. A denuncia foi feita pelo  site "Caxias Digital", sem revelar, porém, o que os bandidos teriam ido buscar no Museu, ou o que fora surrupiados marginais.
Recentemente, a casa onde Alexandre Cardoso, foi criado e hoje serve de escritório eleitoral, em frente à Praça da Maçonaria, também foi arrombada de madrugada, de onde foi levada apenas uma TV, segundo registro feito pelo parlamentar na 59ª DP/Caxias. Nessa praça, que fica ao lado de um grande hospital privado, existe uma cabine da PM, onde ficam dois policiais, além de uma viatura. A cabine original foi doada pelos moradores do bairro nos anos 70 e recentemente restaurada pela Maçonaria, pois a Loja 18 funciona naquele local.
Não fosse a dependência política do governador Sérgio Cabral, que prometeu ajudar Alexandre Cardoso a conquista a prefeitura de Duque de Caxias, o presidente do PSB teria posto a boca no trombone, reclamando em alto e bom som da falta de segurança no Estado do Rio, apesar dos milhões do Pronasci enviado pelo Governo Federal para reequipar e melhorar a Polícia fluminense.

MARCHA CONTRA CORRUPÇÃO
INVADIU COPACABANA
 Com o tradicional brado “O povo unido jamais será vencido”, um grupo formado principalmente por jovens liderou a marcha contra a corrupção pela Praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Com apitos, nariz de palhaço, cartazes e faixas, os manifestantes pediram a moralização da política e o fim dos desvios de dinheiro público.
Um dos organizadores do movimento, Eric Chendo, disse que entre as principais reivindicações dos manifestantes estão o fim do voto secreto no Congresso e a tipificação da corrupção como crime hediondo.
“O povo está cansado da corrupção, temos que dizer um basta. Esse é um pequeno passo para a gente se mobilizar e filtrar nossos políticos. A ficha limpa foi um começo, mas ainda temos muito a fazer”, disse ele, que se mostrou satisfeito com a adesão dos cariocas à marcha, mesmo em um feriado e com tempo nublado.
Segurando um espanador, a dona de casa Sônia Novaes, de 45 anos, disse que decidiu se juntar à passeata por estar casada de ver “tanta roubalheira” e impunidade. “É preciso limpar o Brasil, porque a corrupção está demais. Chega de roubo, é uma vergonha. A justiça para os políticos é sempre diferente do que é para o resto da população”.
A passeata foi acompanhada pela polícia militar. Os policiais seguiram os manifestantes a pé e com o apoio de quadriciclos e carros de patrulha, mas a PM não divulgou estimativa do número de pessoas que participaram do protesto.

PARA O LÍDER DO PT, APROVAR O CÓDIGO
FLORESTAL SERÁ UM RETROCESSO
 O líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP), avaliou como “retrocesso” e “quebra de acordo” o relatório do novo Código Florestal Brasileiro, apresentado na quinta (19) pelo deputado Paulo Piau (PMDB-MG). Para o petista, o texto retoma a ideia da Emenda 164, aprovada no primeiro turno na Câmara e retirada posteriormente no Senado, que consolidava todas as áreas desmatadas até que o governo definisse quais deveriam ser recuperadas.
“É um retrocesso. Mantém a anistia [aos desmatadores], não tem recuperação de áreas desmatadas. É inaceitável e o PT não vai votar esse relatório”, garantiu Tatto. Segundo ele, o acordo fechado entre os partidos da base aliada era o de votar o texto aprovado no Senado. Ele não descartou a possibilidade de obstruir a votação do código.
No parecer que apresentou à Câmara, Piau retirou diversos dispositivos aprovados pelos senadores, entre eles, o que fixava áreas que deverão ser reflorestadas às margens de rios e córregos. Na proposta aprovada no Senado, essas faixas variavam de 15 metros a 100 metros, de acordo com a largura do curso d'água.
Mesmo com as críticas, Tatto acredita no bom-senso do relator. “Esperamos que ele [Paulo Piau] possa dialogar, conversar com os partidos, conosco e, se tiver essa margem de negociação, vamos negociar. Senão, vamos votar contra o relatório”.

RÁPIDAS

•  A 10ª Edição da E.L.F.O –  Empresa, Líderes e Formadores de Opinião – reuniu na manhã de sexta-feira (20) profissionais empreendedores de diversos setores no Teatro Armando Melo, no centro de Duque de Caxias, num evento que teve o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, e da Superintendência Municipal de Turismo.
• Além de empresários, o encontro contou com a participação de artistas que também divulgaram o seu trabalho. Um dos destaques foi o cantor Roberto Peixoto, sobrinho do famoso cantor Nelson Gonçalves. “É uma honra, estar aqui compartilhando desse momento e tendo a oportunidade de trocar experiências com vocês. Precisamos de um espaço como esse para divulgar nossos talentos”, destacou Roberto.
• O consultor de Recursos Humanos da Fiocruz, Nivaldo Santana, foi um dos empreendedores que participou do encontro. Nivaldo acredita que a internet é um instrumento necessário para a divulgação. “A velocidade de informação, proporcionada pela Internet, faz com que as empresas tenham a obrigação de se adaptar às novas mídias. O empreendedor que se recusar a utilizar esse tipo de divulgação fica para trás”, destacou.
•  “A nossa proposta é fazer com que esse encontro seja um momento de intercâmbio profissional, onde os envolvidos vão poder divulgar o seu trabalho e trocar contatos. Nossa equipe é multidisciplinar. Aqui, temos empreendedores de segmentos diversos como filosófico, tecnológico, religioso, científico e artístico”, explicou o coordenador da E.L.F.O., Nilo Tavares.
•  Para o superintendente de Turismo do município, Daniel Eugênio,“Duque de Caxias, enquanto uma cidade que atrai grandes empresas, precisa apoiar os empreendedores daqui e de toda a Baixada. Além disso, também é importante aproveitarmos a oportunidade para divulgar a nossa cidade”, ressaltou Daniel que divulgou o serviço de Passeio Turístico que a Prefeitura oferece à população.
•  “Muitos duquecaxienses não conhecem as belezas do seu município. A proposta do prefeito Zito é despertar na população o sentimento de pertencimento”, destacou Daniel Eugênio, lembrando para participar do passeio turístico, basta entrar em contato com a Superintendência de Turismo através dos telefones: 2652-5631 e 2671-1120.
• O feriado municipal desta segunda-feira (23) em Duque de Caxias é resultante da lei Nº 2059/2007, apresentada pelo então vereador Samuquinha e aprovado pelo legislativo. Como o prefeito Washington Reis, que se declara evangélico, relutava em aplicar a Lei, o hoje deputado e candidato a prefeito Samuquinha resolveu inundar a cidade com imensos "out doors", avisando que São Jorge agora é cidadão caxiense.
•  A luta dos devotos do santo nascido na Capadócia, região que hoje pertence à Turquia, e morto em 23 de abril do ano 303 da era cristão pelo Imperado Diocleciano por reafirmar a sua crença num Deus vivo, teve  originou na própria Igreja Católica, que, alegando a existência de novos santos, havia necessidade de alterar o calendário festivo para incluir os novos santos.
•  Um dos "cassados" foi justamente o Santo Guerreiro, cultuado também nos terreiros de candomblé sob o codinome de Ogun, um orixá da cultura religiosa africana e que foi "aromatizado artificialmente" pelos escravos, no chamado sincretismo religioso e rebatizado de São Jorge para que fosse aceito pelos brancos.
•  Nascido na antiga Capadócia, região atualmente pertencente à Turquia, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai, ambos cristãos. Lá foi promovido a capitão do exército romano devido à sua dedicação e à sua habilidade - qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde. Com a idade de 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções.
•  A Praça Sargento Antonio Nascimento Damasceno, no bairro 21 de Abril, em Imbariê, terceiro distrito de Duque de Caxias, foi devolvida à população sexta-feira (20) depois de passar por uma reforma geral, ganhando nova pintura, iluminação, plantas ornamentais e um espaço da terceira idade para jogos e encontros.
•  Carla Pereira de Souza, moradora da Rua Vinte e Um de Abril, 64 anos, gostou muito da nova praça. “Ela ficou um brinco, está uma graça. Peço que todos colaborem e cuidem deste espaço”, disse a dona-de-casa, que mora próximo ao local.
•  O SESI Caxias está com inscrições abertas para as oficinas culturais de 2012. O objetivo desse projeto é ampliar o acesso e a capacidade de produzir novas linguagens artísticas, proporcionando mudanças de hábitos e atitudes.
•  As oficinas têm três modalidades: teatro, dança do ventre e dança de salão. Os cursos têm duração oito meses e as aulas acontecem de terça a quinta-feira na parte da tarde e à noite.
•  A classificação etária para a dança do ventre é a partir de 12 anos, para a dança de salão é livre e para o teatro a classificação pode ser de 7 a 12 anos, acima de 18 anos e para a terceira idade, de acordo com a turma.
•  As inscrições devem ser feitas no atendimento SESI Caxias, na Rua Artur Neiva, nº 100, bairro Paulicéia, em Duque de Caxias. Para mais informações ligue para 0800 0231 231 ou acesse o site www.firjan.org.br/sesicultural
•  O ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa desta terça (24) até sexta (27), na Rua da Matriz, ao lado da igreja, em São João de Meriti, Baixada Fluminense. O serviço móvel vai funcionar das 9h às 17h. Os casos que não puderem ser resolvidos no local, através do ônibus, serão enviados online para a sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro da capital.
•  Os consumidores podem, ainda, se dirigir ao térreo deste endereço, onde estão disponíveis guichês de atendimento à população. O serviço funciona nos dias úteis, das 10h às 16h. Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060).
•  A CPMI criada no Congresso para investigar as promíscuas relações entre o bicheiro Carlinhos Cachoeira, o senador Demóstenes Torres, a construtora Delta e diversos órgãos do Governo, que muitos políticos consideram um "tiro no pé" saído da metralhadora giratória do ex presidente Lula, pode acabar se desviando e atingir algumas cabeças coroadas do Governo Dilma.
•  No "mar de lama" denunciado pelo jornalista Carlos Lacerda em 1954, que resultou numa emboscada para matá-lo na Rua Toneleros, em Copacabana, e acabou vitimando o Major da Aeronáutica Rubens Vaz, crime tramado nos porões do Catete, teve como clímax o suicídio do presidente Getúlio Vargas.
Por que o deputado Áureo (foto), integrante da Comissão de Fiscalização e Controle Financeiro da Câmara, que resolveu pegar no pé do prefeito Zito, não quis assinar o requerimento para a criação da CPMI do Cachoeira? No caso do deputado Simão Sessin, de Nilópolis, que também não assinou o requerimento, a explicação seria o seu parentesco com o banqueiro do bicho Aniz Abraão David, o Anísio, patrono da Beija Flor. Qual será a desculpa do deputado do PRTR? Seus eleitores querem saber, deputado!
• O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), decidiu apagar o fogo que consome a credibilidade da classe política com gasolina. O deputado gaúcho defende simplesmente a quebra, pela CPMI do Cachoeira, dos sigilos fiscal, bancário e telefônico de todas as pessoas acusadas de envolvimento com o esquema montado pelo empresário de jogos de azar Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.
• “Eu começaria a investigação quebrando os sigilos fiscal, bancário e telefônico de todos aqueles que tiveram qualquer tipo de contato com o Cachoeira, mas essa decisão cabe ao relator [da CPMI]”, disse Maia.
•  Segundo Marco Maia, a CPMI vai cumprir seu papel de investigar, mas, como é óbvio, haverá o debate político. "Essa não é uma CPMI que estabeleça disputa entre governo e oposição. Queremos acabar com esse poder paralelo criado pelo Cachoeira”, disse o deputado.
•  Ele voltou a negar interferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Palácio do Planalto na composição ou no andamento da comissão parlamentar de inquérito
•  “Nunca fui consultado, ou recomendado, pelo presidente Lula ou pela presidenta Dilma [Rousseff]. Essa questão que foi levantada, de que há interferência para turbinar ou abafar a CPMI, faz parte da imaginação de alguns.".
• O líder do PT na Casa, deputado Jilmar Tatto (SP), também negou interferência externa em relação à CPMI. “Nenhuma [interferência do ex-presidente Lula]. É um assunto interno da bancada. O governo, em relação à CPMI, não está se metendo, interferindo, ainda mais nos nomes da bancada do PT”, disse Tatto.
• Apesar de dizer que já tem na cabeça os nomes do partido que integrarão a CPMI do Cachoeira, o líder petista informou que só vai anunciar os escolhidos na próxima terça-feira (24), quando encerra o prazo para as indicações partidárias.
• Quanto à indicação do partido para a relatoria da comissão que vai investigar a relação de políticos, agentes públicos e privados com o esquema de Carlinhos Cachoeira, Tatto negou que haja dificuldade para a escolha de um nome. “Temos pelo menos seis ou sete nomes que podem ser o relator”, disse.
O presidente da Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Gustavo do Vale, afirmou sexta-feira (20) que o processo de contratação emergencial da construtora Delta para a implantação do Terminal 4 do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), foi feito com transparência e atendeu às necessidades de ampliação do equipamento para enfrentar o crescimento de passageiros no fim do ano.
A contratação emergencial da Delta, suspeita de envolvimento com o empresário Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, foi questionada recentemente pela imprensa. “Não temos absolutamente nada a esconder nesse processo e não podemos correr risco de dúvidas”, disse, em entrevista à imprensa. O terminal foi concluído em fevereiro deste ano.
Segundo Vale, a contratação emergencial da Delta foi decidida para evitar que o aumento de demanda no aeroporto pudesse causar problemas aos usuários. “Decidimos que era melhor contratar emergencialmente e não correr o risco de que, no final do ano, tivéssemos um problema. Nossas projeções indicavam que, se o crescimento da demanda seguisse da forma esperada, poderia ter problema em Guarulhos”, explicou.
De acordo com a Infraero, a consulta pública realizada em junho do ano passado foi dirigida a oito empresas, e seis apresentaram propostas. Dentre elas, a proposta da Delta, de R$ 85,7 milhões, foi a menor. O órgão também explicou que a Justiça Federal acatou os argumentos da Infraero para a contratação emergencial com dispensa de licitação da Delta Construtora e o Tribunal de Contas da União (TCU) não constatou superfaturamento na obra.

CASOS DE POLÍCIA

•  Policiais da 55ª DP (Queimados), prenderam quinta-feira (19), Julio Cesar Souza da Silva, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Criminal de Queimados, atendendo a representação de prisão pelo delegado titular, Daniel Mayr Pereira da Costa.
No domingo de Páscoa, Julio Cesar invadiu uma loja no centro de Queimados, e roubou diversas ferramentas e dinheiro do caixa. Ao perceber que estava sendo filmado por câmeras de segurança, Julio resolveu destruir as provas do crime, ateando fogo em dois computadores.
O caso foi registrado na 55ª DP, que conseguiu recuperar algumas imagens que estavam em um dos computadores, mostrando a ação, e destacando uma tatuagem em um dos braços do criminoso. Com essas imagens, os policiais da 55ª DP identificaram Julio Cesar em sua residência e o levaram até a delegacia, onde foi feita uma pesquisa de antecedentes criminais.
•  Com todas as provas reunidas, o delegado Daniel Mayr concluiu o inquérito policial ontem, quando foi cumprido o mandado de prisão. Julio Cesar também responde por crime de violência doméstica e por outro crime de furto  registrado naquela distrital.
•  Policiais da Delegacia do Consumidor (DECON), prenderam na tarde quinta-feira (19), Roberto Tavares dos Santos, de 49 anos, gerente do Mercado Vip, localizado na Rua Carlos Cezar Gonçalves, em São João de Meriti, durante uma operação da especializada que tinha como objetivo apreender produtos impróprios para consumo.
•  De acordo com o delegado titular da Decon, Paulo Roberto Lima de Freitas, foram encontrados alimentos com prazo de validade vencidos e sem especificação. A pena por esse tipo de crime pode variar entre 2 e 5 anos de detenção.

Nenhum comentário: