quinta-feira, 26 de abril de 2012

BAIXADA URGENTE

DEMÓSTENES GANHA
SOBREVIDA ATÉ DIA 8

O Conselho de Ética do Senado votará dia 8 o parecer do senador Humberto Costa (PT-PE) sobre a possibilidade de abrir processo disciplinar contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), suspeito de envolvimento em um esquema investigado pelo Ministério Público de corrupção e exploração de jogos ilícitos. Na reunião desta quinta (26), o presidente do conselho, Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), definiu com os parlamentares o calendário de análise e votação dessa fase prévia das investigações e distribuiu cópias da defesa aos integrantes da comissão.
No documento entregue ontem ao Senado, Demóstenes Torres pede ao Conselho de Ética que suspenda seu julgamento até que os fatos envolvendo seu nome com o esquema supostamente comandado pelo empresário goiano Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, seja investigado pela comissão parlamentar mista de inquérito instalada pelo Congresso Nacional.
O relator evitou comentar o conteúdo da defesa entregue na quarta (25), por Antônio Carlos de Almeida Castro, advogado do parlamentar goiano. O regimento prevê um prazo de cinco dias úteis para que o relator apresente o parecer.
Valadares marcou para quinta-feira (3) a reunião do Conselho de Ética na qual Humberto Costa apresentará sua decisão sobre a abertura de processo de cassação. Ele considerou "prudente" esperar até o dia 8 para que o conselho possa agir, caso Demóstenes Torres apresente mais documentos ou decida se defender pessoalmente.
"Temos que ter obediência ao princípio do contraditório", disse o senador sergipano.
Humberto Costa esclareceu que se for o caso de abrir processo de cassação o regimento não define prazos para a votação do parecer. Entretanto, ele ressaltou que pretende tomar uma decisão com celeridade. "O Conselho de Ética não é um tribunal penal, é um tribunal político", ressaltou o parlamentar.
UMA CAMPANHA ORQUESTRADA
CONTRA O PODER LEGISLATIVO


A cinco meses das eleições municipais, quando serão disputadas 29 cadeiras. 19 dos 21 vereadores de Duque e Caxias estão enredados numa novela de muitas denúncias e poucos fatos concretos. O contrato de locação de veículos foi feito em 2011, portanto há um ano, teve o apoio de 18 vereadores e, de repente, foi transformado em coisa demoníaca, que precisa ser exorcizada. Aí entram em cena os interesses contrariados, a disputa por espaço político, tudo potencializado pela possibilidade do presidente da Camara vir  a disputar a cadeira de prefeito.
Assim, não é preciso fazer um curso de detetive amador para identificar os interesses que estão por trás das denúncias, que visam, não a Ética na vida pública, mas, sim, atingir um dos potenciais adversários dos demais candidatos. Essa Câmara que hoje está no cadafalso da ira popular é a mesma que, no ano passado, aprovou o relatório do Tribunal de Contas do Estado, que recusara a prestação de contas do ex prefeito Washington Reis PMDB) de 2007 e 2008, que hoje tenta reassumir o comando da segunda prefeitura do Estado, com um orçamento de R$ 2 bi em plena crise da economia mundial. Por conta dessa decisão do Legislativo, o ex prefeito precisou se valer de uma liminar, concedida por um desembargador do TJ no dia 6 de outubro de 2011, para se candidatar e conquistar uma cadeira de deputado federal.

No caso da empresa Locanty, ela cresceu muito e se tornou uma concorrente de peso perante outras empresas do ramo, que tem contrato com diversas prefeituras. E uma dessas concorrentes tem interesse direto no resultado das eleições em Duque de Caxias.

Como exemplo do denuncismo a serviço de grupos políticos, podemos citar a enrascada em que o ex presidente Lula se meteu ao dar ordens para que a Polícia Federal vazasse para alguns órgãos de imprensa uma investigação sobre o contraventor Carlinhos Cachoeira, iniciada em 2009. Ao descobrir que o contraventor tinha ligações muito próximas com o senador Demóstenes Torres, então no DEM de Goiás, que não poupava qualquer deslize do Governo Lula, e o governador Marconi Perillo, do PSDB de Goiás, que, na crise do mensalão deu entrevistas confirmando comentara com Lula o que ele, governador, sabia sobe o  esquema montado por José Dirceu na Casa Civil para conquistar votos no Congresso.

Movido pelo ódio aos dois políticos, Lula não perdeu tempo e mandou o PT e o PMDB, que são da base governista, proporem uma CPI para investigar as ligações Cachoeira-Demóstenes-Perillo. Como Lula não viu o filme até o fim, não ficou sabendo do envolvimento de outros governadores, como o petista Agnelo Queiroz, no esquema de Cachoeira, através da Delta, cujo dono é amicíssimo do governador Sérgio Cabral, do PMDGB/RJ.

Agora, Dilma Rousseff tem que correr "atrás do prejuízo" para limitar a ação da CPMI para apontar exclusivamente os malfeitos de Demóstenes e Perillo. No caso de Caxias, não tardará o momento em que se irá descobrir os interesses por trás dessa torrente de denúncias. Afinal, se o Ministério Público Eleitoral conseguir impugnar as candidaturas de Washington Reis e Zito, a luta política no município tomará um rumo ainda inimaginável.


JULIO LOPES FAZ PALESTRA EM
CAXIAS NA BASE DO VAPT-VUPT

 As dezenas de pessoas que foram nesta quita-feira (25) à reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Duque de Caxias, onde o Secretário de Transportes do Estado, o deputado Julio Lopes, iria falar sobre a política de transporte de massa na Região Metropolitana, saíram de lá frustradas. Depois de, no melhor estilo dos saudosos Heron Domingues, o saudoso "Repórter Esso" e do recém falecido Ernani Pires Ferreira, o locutor oficial do Jóquei Club Brasileiro, Julio Lopes falou rapidamente sobre os maravilhosos projetos do governo Sérgio Cabral, exigindo dezenas de slides, mas sem tempo de se fixar em qualquer assunto.
O trefego secretário justificou o seu "Fui!!!" pela necessidade de acompanhar o governador numa cerimônia no Palácio Guanabara, com a presença da Presidente Dilma e na viagem que eles fariam às obra do Porto de Açu, a cargo de uma das muitas empresas do bilionário Eike Batista.
Terminada a palestra vapt-vupt, o presidente do Conselho, Jailsom Liberato, covidou o moderador do blog, o jornalista Alberto Marques, para formular a primeira pergunta. E ele perguntou ao atual Secretário de Transportes se ele sabia de um projeto de integração trem-ônibus, elaborado pelo respeitado engenheiro Jacob Barata, primeiro secretário de Transportes do novo Estado do Rio, no Governo Faria Lima (1975). O objetivo era a construção de uma rodoferroviária na altura do Lote XV, aproveitando a bifurcação da Av. Joaquim da Costa Lima (um trecho da velha Estrada Automóvel Club), que liga Vilar dos Teles e Belford Roxo a Duque de Caxias, e a Av. Governador Leonel Brizola (antiga Rio-Petrópolis) para fazer a conexão trem-ônibus, em que os passageiros das localidades que não tem ferrovia (Xerém, Lote XV, Parque São José em Belford Roxo, e Xerém, Taquara, Capivari, Amapá e Jardim Anhangá, em Duque de Caxias) embarcariam nas composições da Flumitrens, atual Supervia, seguindo direto para a Central do Brasil. Essa conexão feita em S. Bento, onde antes havia uma pequena parada, iria retirar de circulação no trecho Lote XV-Centro de Caxias, bem como da AV. Brasil, centenas de coletivos, que consomem mais Diesel e transportam menos passageiros do que os trens elétricos entre Saracuruna e a Central.
Esse entroncamento rodoferroviário, além de reduzir o trânsito de coletivos entre Caxias e a Capital, reduziria os custos dos transportes, o tempo de viagem, além de proporcionar mais  conforto para o passageiros. O Sr. Julio Lopes, que está na Secretaria de Transportes desde o início do Governo Sérgio Cabral (2005), respondeu candidamente que desconhecia esse projeto e pediu que o interlocutor enviasse mais informações para que ele pudesse estudar o tema.

RÁPIDAS


•  Muita gente curiosa com o motivo para as obras de reforma de um antigo casarão na Rua Conde de Porto Alegre, a um quarteirão da 59ª DP/Caxias e da Praça Roberto Silveira. É que no local funcionava o restaurante "Casarão" e, pelo tipo de obras ali realizadas, é fácil prever que algo de muito importante irá acontecer quando as obras terminarem.

• Um internauta mais curioso matou a charada. O imóvel foi adquirido por uma grande produtora na área de áudio e vídeo, que irá trabalhar no preparo dos programas gratuitos de rádio e TV, que entram no ar a partir de julho.
• E o PT/Caxias estaria interessadíssimo em usar o local para a produção dos seus programas, pois já teriam sido aparadas as arestas entre as direções municipal e nacional do partido, que teria dado inclusive o nada consta para que o Partido dos Trabalhadores faça a sua convenção e escolha quem irá disputar a Prefeitura com a estrela do PT no peito e nos palanques.
• Esta semana, fontes próximas á professora Dalva Lazzaroni, afirmavam que ela fora a Brasília onde, ciceroneada pela deputada federal Benedita da Silva, visitara alguns gabinetes importantes do Governo Federal e a direção nacional do PT, de lá saindo com o devido "aprovo" para que seja sagrada candidata a prefeita de Duque de Caxias.
•  Dalva Lazaroni, a primeira mulher a se eleger vereadora em Duque de Caxias, é também biógrafa de Chiquinha Gonzaga, cujo livro serviu de apoio para a minissérie exibida pela TV-Globo, mostrando a luta de Francisca Edwiges das Neves Gonzaga. a mulher que desafiou a sociedade carioca no final do Século XIX (1847-1935) tocando violão (coisa de malandro) e se apresentando como pianista em locais públicos.
•  Pouco antes da palestra vapt-vupt do secretário Julio Lopes, o empresário Florisval Alves, o conhecido Valim, dono de um grupo de empresas lideradas pela Fábio's e de uma rede de revendedoras Chevrolet, deu entrevista a uma equipe de TV garantindo que as empresas vem se empenhando em melhorar os serviços prestados aos passageiros, inclusive renovando a frota.
•  Com relação à superlotação e aos atrasos, Valim pôs a culpa nos engarrafamentos das vias centrais da cidade. Como o centro está situado entre morros, não há caminhos alternativos em caso de qualquer tipo de acidente, principalmente na hora do "rush".
•  Ex dono de uma frota de caminhões que transportavam bois do Norte do Estado para os matadouros do Gramacho e de São João de Meriti, "Valim" esqueceu de dizer que as linhas de ônibus em Duque de Caxias foram traçadas pelos próprios empresários, com itinerários intencionalmente extensos, de modo a justificar o elevado preço das passagens cobradas dos passageiros, onde a linha "Centenário" é um exemplo das distorções do sistema público de transporte no município.
• Não falou também que as concessões são todas a título precário, pois até hoje a Prefeitura não fez o projeto de reestruturação das linhas, com itinerários mais objetivos e custos menores, para servir de base às licitações determinadas pela Constituição de 1988.
• Faltou dizer, também, a multiplicação e superposição de linhas, o que acaba provocando uma fila de coletivos de uma mesma empresa, fazendo praticamente o mesmo itinerário. Quanto mais coletivos nas estreitas ruas da cidade, mais difícil é a circulação, o que acaba resultando nos engarrafamentos.
• As consequências da falta de uma verdadeira política municipal de transporte podem ser aferidas nos engarrafamentos em vias cruciais, como Presidente Vargas, Brigadeiro Lima e Silva, Nilo Peçanha, Dr. Manoel Teles, Plínio Casado e Av. Governador Leonel Brizola.
• Para agravar a situação, na medida em que novas construções, algumas com 18 andares, são autorizadas e novos veículos são emplacados, a Prefeitura continua permitindo a reconstrução de prédios antigos, sem obedecer aos Planos de Alinhamento, o que resulta na eliminação dos passeios e no estreitamento das pistas de rolamento.
• Uma curiosidade para quem chegou agora: no segundo Governo Zito (2004-2008), foi de uma revendedora de Valim que saíram as 10 patamos doadas pelo Sindicato das Empresas de ônibus do município á Prefeitura e que foram cedidas para reequipar o 15º Batalhão da PM.
• O ex vereador Abdul Haikal, que não conseguiu formular uma série de perguntas ao secretário de Transportes de Sérgio Cabral, tem na mochila uma bomba que pode mandar para os ares a candidatura do deputado federal Washington Reis. Trata-se de um projeto de ciclovias, que estimularia o uso de bicicletas por parte dos moradores dos segundo, terceiro e quarto distritos de Duque de Caxias.
• Haikal garante que conseguiu convencer um dirigente do BIRD – Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento – a conceder um financiamento de US $ 50 milhões para a implantação desse projeto que ligaria, por exemplo, a região de Nova Campinas, Taquara e Santa Cruz da Serra a Imbariê. O projeto também recebeu apoio do Ministério das Cidades dentro do programa de Mobilidade Urbana com vistas à Copa de 2014.
• Em Imbariê, as bicicletas ficariam num bicicletário ao lado da estação, enquanto seus donos embarcariam em trens da Supervia, em direção à Central do Brasil. No final da tarde, esses moradores do terceiro distrito desembarcariam em Imbariê, pegariam as "magrelas" e voltariam para casa.
• Além do fator economia de tempo de viagem e no custo das passagens, o uso da bicicleta traria um ganho extra, tanto fisiológico como de proteção ao meio ambiente, pois as bicicletas substituiriam dezenas de ônibus que hoje atendem aqueles moradores nos deslocamentos para o centro de Caxias e para a Capital.
• Segundo Haikal, o então prefeito Washington Reis preferiu fazer o endividamento da Prefeitura com outros projetos, inclusive a construção do Hospital Moacyr do Carmo, inaugurado apenas no osso, e o mergulhão da estação de Caxias, que continua fechado, sem previsão de reabertura. Só nas obras do mergulhão foram gastos mais de R$ 40 milhões.
•  A Secretaria de Comunicação da Presidência divulgou nota, nesta quinta (26), negando que a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenham conversado, em encontro da véspera (25), no Palácio da Alvorada, sobre a CPMI criada para investigar as relações de empresários e políticos com  Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, suspeito de envolvimento com corrupção e jogos ilícitos.
•  “A presidenta lamenta as versões em contrário divulgadas por veículos de imprensa”, diz a secretaria, na nota.
•  Na quarta, Dilma recebeu o ex-presidente Lula e os ministros da Fazenda, Guido Mantega, da Educação, Aloizio Mercadante, e da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, para um almoço, no Palácio da Alvorada. O ex-ministro da Comunicação Social Franklin Martins também participou do encontro, que durou cerca de quatro horas. Nenhum dos participantes falou com a imprensa ao deixar a residência oficial da presidenta.
•  A Secretaria de Comunicação tem razão. Como nem Dilma Rousseff, presidente por acaso, e Lula, aposentado, tem compromissos importantes em sua agenda (!), resolveram se encontrar para falar mal de Gilberto Carvalho, uma espécie de "encosto" deixado por Lula para atrapalhar a vida de Dilma.
• O baixo desempenho da construtora Delta nos contratos que tem com a Petrobras poderá resultar na substituição da empresa, segundo informou a presidenta da estatal, Maria das Graças Silva Foster. A Delta é investigada por ligações com o empresário goiano Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, suspeito de comandar esquema de jogo ilegal e corrupção.
• “Estamos analisando o desempenho das obras da Delta e de outras pouquíssimas [empresas] que não têm bom desempenho, como vínhamos fazendo já há algum tempo. A tendência, se não houver melhoria do desempenho, é que elas saiam [do negócio]”, disse Foster
• A dirigente não relacionou a decisão às suspeitas que pesam contra a construtora. “No caso [específico] da Delta, o que nos incomoda sistematicamente é o baixo desempenho. Se continuar baixo, [a empresa] terá de sair”, disse Foster, após participar de audiência pública na Câmara dos Deputados.
• Segundo ela, o cancelamento de contratos por motivo de baixo desempenho são bastante comuns em empresas de grande porte. “A questão de empresas que entram ou que saem ao longo de contrato acontece várias vezes na Petrobras. Em geral são consórcios. Se elas não cumprem [o contratado] são retiradas e outra assume o lugar”, acrescentou a presidenta da estatal petrolífera.
• A audiência pública foi convocada pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados e serviu para que Graça Foster apresentasse propostas relativas ao futuro da Petrobras.
• O Dia do Trabalhador, em Duque de Caxias, será comemorado com pedaladas. A expectativa é que o evento reúna 10 mil atletas, além de familiares. Os 2 mil primeiros inscritos receberão o kit promocional (sacola, camiseta, boné e squeeze). O percurso será de 15 quilômetros e a saída está programada para as 9h, do estacionamento do Supermercado Carrefour, na Vila São Luís.
• As inscrições podem ser feitas em escolas da rede municipal, praças públicas, Vila olímpica e postos volantes. A chegada será na Praça do Pacificador, no Centro, e serão sorteados um carro 0 KM, além de motos, TVs de LCD, fogões, 50 bicicletas e vários brindes. O evento tem a realização da Alla – Agência de Ideias, com apoio da Prefeitura de Duque de Caxias e da Associação dos Lojistas do Polo Automotivo de Duque de Caxias (AlpADuc).
• Nas Praças do Pacificador (Centro), Humaitá (25 de Agosto), Roberto Silveira (25 de Agosto), Vila Olímpica (Rua Garibaldi s/n, 25 de Agosto) e nos postos volantes, as inscrições serão realizadas até momentos antes do evento, a partir das 8h.
• Nas escolas municipais, as inscrições serão feitas das 8h às 17h. A ficha de inscrição, que o ciclista preencherá com seus dados pessoais, será colocada em urnas. Só concorrerão aos prêmios quem estiver na Praça do Pacificador durante o sorteio e tiver um documento que o identifique com as informações prestadas anteriormente.
• A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, garantiu nesta quinta (26), na Câmara dos Deputados, que o governo não está esperando a criação da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), já aprovada pelo Senado, para nomear os candidatos aprovados em concursos públicos, “pois não é isso que fará diferença na questão das vagas existentes”.
• Indagada pela deputada Andréia Zito (PSDB-RJ), autora do requerimento para seu comparecimento à Comissão do Trabalho, sobre o número de concursados que aguardam nomeação para a administração direta, autarquias e fundações públicas, a ministra disse não dispor desse dado no momento, mas se comprometeu a enviá-lo aos membros da comissão no prazo de 15 dias.
• Segundo ela, apesar da suspensão de concursos e nomeações determinada em 2011, os aprovados vão sendo nomeados conforme as necessidades de cada caso. A ministra participou nesta quinta-feira de audiência pública na Comissão do Trabalho da Câmara.
• Como exemplo, Miriam Belchior disse que acaba de autorizar a nomeação de concursados para hospitais federais do Rio de Janeiro, “em uma prova de que não estamos aguardando" a criação da Funpresp. Além disso, o governo continua a substituir funcionários terceirizados por concursados, em cumprimento a acordo feito com o Ministério Público do Trabalho ainda no governo Lula, tanto que efetivou recentemente a substituição de 300 terceirizados por candidatos aprovados em concurso, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
• Miriam Belchior disse também que a suspensão de concursos e nomeações, determinada em março de 2011, foi motivada pela crise econômica internacional que levou o governo a um processo de restrição orçamentária de R$ 50 bilhões, para manter a inflação sob controle. Segunda ela, essa ação foi bem sucedida e teve como consequência a redução da taxa de juros pelo Banco Central para 9%, a menor da série histórica desse indicador.

 CATADORES DO LIXÃO DE CAXIAS
RECEBEM 1.300 CESTAS BÁSICAS

 A Secretaria de Assistência Social começou nesta quinta (26) a fazer a distribuição das 3.900 cestas básicas - obtidas junto aos Governos Estadual e Federal – aos catadores de materiais recicláveis do aterro sanitário do Jardim Gramacho. Neste primeiro dia foram entregues 1.300 cestas de alimentos. A iniciativa tem como objetivo amenizar a situação dos catadores, já que o aterro sanitário deverá ser fechado até o final de maio, por determinação do Governo Federal.
Logo no início da manhã, uma multidão fazia fila em frente à sede da Associação dos Catadores, onde as cestas foram distribuídas. Os alimentos foram transportados por caminhões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e estocados numa das salas do galpão. Dali era entregues às famílias dos catadores mediante uma senha agendada previamente.
As cestas, compostas de arroz, farinha, fubá, açúcar, óleo de soja, feijão, café e macarrão fizeram a alegria de famílias como a de Roseli da Silva, de 32 anos, que foi com a mãe e a filha recém-nascida buscar os alimentos. “Esta cesta básica veio em boa hora, até que haja uma definição de como ficará a situação das famílias de catadores depois que o aterro for fechado”, resumiu.
Os catadores também poderão fazer cursos profissionalizantes, através de parceria entre a Secretaria de Assistência Social e o SENAC/Rio e o SENAI. As inscrições estão sendo feitas no Centro de Referência da Assistência Social do Jardim Gramacho, na Av. Pistoia, s/n – Jardim Gramacho.
Inicialmente estão sendo oferecidos os cursos de depiladora, garçom, organizador de eventos, almoxarife, padeiro e confeiteiro, pizzaiolo, cuidador de idoso, cozinheiro, eletricista, montagem e manutenção de computadores, entre outros. O horário de atendimento é da 8h às 16h. A previsão é de que as aulas tenham início na primeira semana de maio. (Foto: George Fant)

Nenhum comentário: