domingo, 3 de março de 2013

BAIXADA UGENE

SUPREMO PODE ACABAR COM
PRIVILÉGIOS DA MAGISTRATURA

Depois de anos de silêncio, o Supremo Tribunal Federal  voltou a trabalhar a redação de uma nova Lei Orgânica da Magistratura que poderá extinguir alguns privilégios para a magistratura previsto na atual lei, de 1979, como férias de 60 dias ou a aposentadoria compulsório com proventos proporcionais ao tempo de serviço como punição máxima em casos de desvios cometidos por magistrados, como no escândalo da construção da sede do TRT de São Paulo, o famoso “Caso Llau”, ao contrário dos demais servidores públicos, eu podem perder o cargo e até cassada a aposentadoria,
Nesse sentido, o presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, acaba de instituir uma comissão para deliberar sobre o anteprojeto que deverá ser enviado ao Legislativo. A comissão  será presidida pelo ministro Gilmar Mendes, e ainda terá os ministros Ricardo Lewandowski e Luiz Fux. O grupo deve apresentar o rascunho de um anteprojeto de lei em até 90 dias.
Não é a primeira vez que o Supremo cria comissão para analisar o assunto, mas os resultados nunca saíram do gabinete da presidência. Em 2012, perguntado sobre a demora para encaminhar o texto, o então presidente Cezar Peluso disse: “Vou enviar se me deixarem enviar”.
De acordo como STF, a nova comissão deve recuperar o que foi debatido no Tribunal com a finalidade consolidar, atualizar e propor adaptações à minuta já redigida. A Lei Orgânica atual é anterior à Constituição de 1988 e à criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2004, e, por isso, muitos pontos precisam ser atualizados.
A última vez que o assunto ganhou projeção, no Supremo, foi no julgamento dos poderes de investigação do CNJ, em 2012. A falta de uma norma atualizada permitiu o entendimento que o CNJ pode decidir como investigar desvios cometidos por magistrados.

BANDIDOS FILMAM CASAS
DE POLICIAIS EM CAXIAS

Na reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública, realizada semana passada na sede da OAB/Caxias, para debater o resultado dos encontros mensais promovidos em 2012, o balanço final foi desastroso, pois revelou que, em matéria de segurança pública, o Governo do Estado não cumpriu nenhuma das promessas feitas pelos dirigentes máximos da Secretaria de Segurança Pública.
Durante o encontro, lideranças comunitárias do 2º Distrito, área que abrange Campos Elíseos, Saracuruna, Pilar e a Reduc, denunciaram que  casas daquela área, onde supostamente residem policiais, estão sendo filmadas por bandidos para futuros atos de terrorismo, a exemplo do que vem ocorrendo em S. Paulo.
Os integrantes do Conselho e líderes comunitários, ao passarem a limpo todas as promessas feitas pelo delegado federal José Mariano Beltrame, secretário de Segurança Pública, bem como por seus auxiliares diretos, como a delegada Martha Rocha, Chefe da Polícia Civil, e o coronel Erir Ribeiro, comandante Geral da PM,  concluíram que nenhuma das promessas feitas para “ontem” saíram do papel, a começar pela implantação de UPPs na Baixada Fluminense e na construção de novas sedes para três Delegacias: 59ª DP/Caxias, 62ª/Campos Elíseos e DEAM – Delegacia Especial de Atendimento à Mulher. No caso da DEAM, a unidade, instalada numa acanha loja na Av. Brigadeiro Lima e Silva, não dispõe  de banheiro para atender a quem precise apresentar queixa ou prestar depoimento, muito embora a Chefia de Polícia seja chefiada por uma delegada.
No caso do contingente reduzido do 15º Batalhão a PM, criado em 1963 depois do trágico quebra-quebra, as promessas do Comando Geral era de recompletar o quadro até  final de 2012, com a entrada de novos policiais, que acabaram sendo desviados para integrarem as UPPs na Capital. A Rocinha, por exemplo, dispõe de mais de 700 homens para garantir a segurança de pouco mais de 75 mil moradores, enquanto o batalhão de Duque de Caxias dispõe de contingente ainda menor para garantir a segurança de mais de um milhão de habitantes, que ocupam um território de 464 quilômetros quadrados da segunda economia do Estado.

DEFESA CIVIL PROMOVE CURSO DE
CAPACITAÇÁO DE EMERGÊNCIA

O prefeito Alexandre Cardoso participou sexta-feira (28), da solenidade de abertura do ano letivo para as Atividades de Capacitação e Treinamento para Emergências e Desastres, promovido pela secretaria municipal de Defesa Civil.
A solenidade, realizada no Teatro Raul Cortez, foi aberta pelo secretário  municipal de Defesa  Civil, tenente-coronel Marcello Silva Costa, que destacou o trabalho de sua equipe  no inicio do ano em Xerém, quando  o quarto distrito foi afetado por um temporal que deixou  centenas de pessoas desalojadas e dezenas de casas destruídas.
“ Fizemos 1.633 atendimentos neste início de governo. Estamos trabalhando agora para tornar Duque de Caxias uma cidade resiliente, capaz de superar obstáculos. Para isso,  estão sendo tomadas uma série de medidas de prevenção contra acidentes, como  centro de treinamento, cursos  gratuitos para a população,  a capacitação de pessoal, implantação de  sistema de sirenes em áreas de risco. Vamos avançar muito nesta área”,afirmou.
Para o prefeito,  “Ser resiliente é recuperar a forma original após um impacto. E neste ponto estamos dando um passo importante ao realizarmos este curso preparando pessoal para desastres. Temos que avançar mais, buscando na conscientização do cidadão a resiliência. Quando decidimos, ainda no período de transição de governo, criar uma secretaria de Defesa Civil ninguém acreditava que logo em seguida teríamos um temporal em Xerém que destruiria 250 casas, 80 imóveis seriam varridos, um rio teria seu curso modificado. Tudo isso em algumas horas de chuvas. O trabalho da Defesa Civil em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Inea (Instituto Estadual de Ambiente) e as parcerias com os governos do estado e federal foram fundamentais para que recuperar aquela região afetada”, disse.
Segundo Alexandre Cardoso, a cidade será referência na questão de resiliência, através de um trabalho de conscientização de sua população para a questão do impacto ambiental. “Estamos unindo Educação e Cultura em um curso de grande importância para nossa cidade. Só assim podemos transformar a realidade. Duque de Caxias será uma referência”, garantiu. ( Foto: George Fant/PMDC)

MP PROCESSA A CEDAE POR
FALTA D’ÁGUA EM MARICÁ

A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (Niterói) ajuizou Ação Civil Pública contra a Cedae por precariedade no fornecimento de água a moradores de Maricá, município vizinho a Niteroi. De acordo com ofício enviado à Promotoria pelo Juizado Especial Cível de Maricá, foram propostas 494 ações, de fevereiro a maio de 2012.
De acordo com o Promotor de Justiça Augusto Vianna Lopes, os moradores também fizeram diversas representações no MP, o que levou a Promotoria a instaurar, em 2012, um inquérito civil. "Durante a tramitação desses inquéritos, verificou-se que o réu (Cedae) não presta o serviço de abastecimento de água de forma adequada, deixando os consumidores sem a prestação do serviço, que é essencial", afirma o Promotor.
Alguns moradores chegaram a ficar um mês sem água, o que os obrigou a contratar carros-pipa. Para o Promotor de Justiça, essa situação gera um duplo custo para os clientes que pagam mensalmente a conta.
De acordo com a ação, no decorrer do inquérito, a Cedae alegou que a suspensão dos serviços ocorreu devido à estiagem, que aconteceu de fevereiro a abril. Entretanto, os moradores não foram informados sobre a interrupção do fornecimento. "Cabe ao fornecedor comunicar aos usuários os intervalos e especificar o momento do abastecimento. Em nenhum momento a Cedae informou à população da escassez de recursos hídricos ou declarou racionamento, de modo a dar ciência aos consumidores quanto à possibilidade de suspensão no abastecimento", diz Augusto Lopes.
O Promotor também cobra que a empresa apresente o projeto de transposição das águas do Rio Caceribu, em Tanguá. De acordo com a companhia, isso melhoraria o abastecimento em Maricá. "Apesar das solicitações do Ministério Público, o projeto executivo das obras jamais foi apresentado", informou o Promotor.
Augusto Vianna Lopes destaca ainda que a conduta da Cedae viola o princípio constitucional da eficiência, o Código de Defesa do Consumidor e a Lei 8.987/95, que prevê regras para concessão de serviço público.

FINANCEIRA É CONDENADA POR
POR COBRAR DÍVIDA JÁ PAGA

A BV financeira, instituição bancária do grupo Votorantin, terá que pagar R$ 3 mil, por danos morais, a uma cliente por continuar descontando parcelas de empréstimo consignado, mesmo depois de sua quitação, feita através da portabilidade do crédito. A decisão é do desembargador Antônio Iloízio Barros Bastos, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.  
 Lucia Vieira celebrou contrato de empréstimo com a empresa a ser pago em 60 parcelas, mas, mesmo após quitá-lo por meio de renegociação da dívida com outra instituição financeira, continuou sendo descontada em folha de pagamento. Além disso, a BV Financeira não fez a liberação da margem consignável de Lúcia, impedindo-a de contrair novos empréstimos. Na decisão, a empresa foi condenada ainda a devolver em dobro o valor retirado indevidamente.
 “Observa-se o nexo de causalidade entre o ato praticado pela ré eo dano sofrido pela vítima. A apelante prestou serviço defeituoso, ensejando o reconhecimento de sua responsabilidade civil. A conduta praticada já seria suficiente para infundir ao consumidor uma sensação de frustração e desgosto, ademais quando evidenciada prática abusiva. Resta claro que a prática de tais atos gera o dever de indenizar”, destacou o desembargador na decisão. (Proc. 0066579-39.2011.8.19.0001).

RÁPIDAS

•   Sobrou saia justa para conhecidas figuras do Governo do Estado na reunião do Conselho Comunitário de Segurança Público da semana passada. Foi  lembrado, por exemplo,  que no dia 14 de abril de 2012 o então Comandante do 15ºBPM disse que daria inicio à ocupação da Mangueirinha com efetivo inicial de 50 homens, que havia sido disponibilizado pelo Comando Geral. Até agora, nada aconteceu!
•   A Cedae também não ficou de fora. No 29 de março de 2012, os representantes da Cedae(o Presidente da estatal não compareceu à reuniáo, embora constasse da sua agenda)  prometeram que a duplicação da adutora do  sistema Imbariê-Taquara-Campos Elíseos seria entregue a partir de janeiro/fevereiro de 2013  e que o verão de 2013 seria melhor para todos. E a população continua recebendo apenas as contas da Cedae. Água, que seria bom, continua faltando nas torneiras daquela região.
•   O vice-prefeito Laury Villar, que participou da reunião do Conselho de Segurança Comunitária na sede da OAB, também foi cobrado por integrantes do colegiado, pela demora, por parte da prefeitura, na implantação do PROEIS  Programa Estadual de Integração na segurança Publica.
•   Não reunião do Conselho em novembro e já eleito na chapa de Alexandre Cardoso, o vice prometera que o novo governo iria investir firme em segurança, inclusive contratando policiais de folga, a exemplo que já faz a Prefeitura do Rio. Dois meses depois da posse do novo prefeito, nenhuma medida concreta teria sido adotada pela Prefeitura.
•   Além de questionar a demora na implantação desse projeto para melhorar a segurança na cidade, integrantes do Conselho consideram o PROEIS uma saída mambembe para a Segurança Pública, que é dever do Estado. O custo do PROEIS seria em torno de R$ 125,00 a 175,00  por 8 horas de  trabalho de um soldado a um subtenente.
•   Ao contratar policiais de folga e pagar com a sua própria receita de impostos e taxas, o município estaria penalizando o contribuinte duas vezes por um serviço que é obrigação do governo do estado.
•   O prefeito Alexandre Cardoso garantiu ao jornalista Alberto Marques, moderador do blog, que o pagamento dos servidores ativos, inativos e pensionistas referentes a fevereiro começa na próxima quinta-feira (7), 5º dia útil do mês de março.
•   Na semana anterior, o prefeito previra o pagamento, na primeira data, a quem recebe por mês até R$ 4 mil líquido, mas, na sexta-feira, ele admitiu elevar esse teto para R$ 10 mil, o que beneficiaria mais de 80% dos 17 mil servidores.
•   A aula inaugural curso promovido pela Defesa Civil contou com a presença de David Stevens, assessor sênior do programa de redução de riscos da Organização das Nações Unidas (ONU), que destacou a importância do trabalho que a prefeitura vem fazendo na área de redução de riscos e emergência. 
•  Segundo o especialista da ONU, o Brasil avançou muito na questão de redução de riscos e que Duque de Caxias dava um passo importante. “Temos que trabalhar na redução de perdas humanas, e este procedimento da prefeitura demonstra que a cidade está fazendo um esforço em desenvolver uma política de resiliência”, observou. 
•   O secretário de Defesa Civil do estado e comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, também presente à aula inaugural, destacou a ação do prefeito ao promover um curso de capacitação de emergências tendo como foco a educação e cultura. “É um grande passo e demonstra a visão do governo municipal na questão das emergências”, comentou para uma plateia formada por integrantes de unidades de salvamento. ( Foto: George Fant/PMDC
•   Alexandre Cardoso e o secretário Gilberto Silva, de Esporte e Lazer, participaram sexta-feira (1º) do lançamento oficial do projeto “Viva Bem Terceira Idade”, que será desenvolvido em 12 polos distriuidos pelo primeiro e segundo distritos, beneficiando centenas de moradores com mais de 40 anos. A meta da secretaria municipal de Esporte e Lazer é implantar nos próximos quatro anos, 70 polos e atender a mais de sete mil moradores em todos os distritos. As atividades da terceira idade acontecem três vezes por semana das 8h às 9h.

•   No encontro de sexta-feira, na Praça do Pacificador, com os integrantes do projeto, composto em sua maioria por mulheres com idade acima dos 50 anos, o prefeito falou da situação em que encontrou o município e das dificuldades que está tendo para resolver problemas emergenciais como falta de medicamentos na rede de saúde, escolas sem condições de atender aos alunos e o pagamento dos salários atrasados dos servidores( Fotos Rafael Barreto/PMDC)
•  “Vamos esquecer o passado e das pessoas daqui para frente”, disse Cardoso acrescentando que vai levar um ano para colocar a prefeitura em situação razoável. “Hoje já está muito melhor do que estava”, frisou.
•   O prefeito disse que vai criar um programa especial de atenção ao idoso, o PEG (Programa Especial de Geriatria), com centros de atendimento e equipes médicas especializadas. Ele, como médico, disse que os idosos têm que se cuidar para evitar problemas graves. Pediu a ajuda deles para ajudar na mudança e transformação da cidade para que as pessoas possam cuidar melhor de seus filhos e netos.
•   Durante o intervalo dos exercícios do “Viva Bem”, Sônia Guimarães, de 67 anos, moradoras do bairro 25 de Agosto disse que sempre gostou das atividades, tendo participado inclusive das aulas que eram realizadas na Vila Olímpica.
•   Com ela, Teresa Alvarenga, de 75 anos disse que começou a fazer exercícios na Praça Roberto Silveira e nunca mais parou. “Os exercícios ajudam no meu desenvolvimento motor e mental. Hoje me sinto muito bem de saúde. Antes tinha dor de cabeça e problermas musculares”, revela Sônia Guimarães.
•   O Ponto de Cultura CBTIJ em Ação abrirá, no próximo sábado (9), inscrições para o seu curso de teatro. As aulas, voltadas para jovens e adultos, são gratuitas  e acontecem aos sábados e domingos em São João de Meriti. Para se inscrever é preciso ter no mínimo 14 anos. Durante o curso os participantes frequentarão disciplinas de Interpretação Teatral, Expressão Corporal, Técnicas Circenses e História do Teatro Brasileiro.
No final de quatro meses, os alunos promoverão uma montagem cênica aberta ao público.
•   Segundo o organizador do curso, o diretor Lino Rocca, os objetivos são capacitar os alunos em técnicas de representação, expressão corporal e circense e introduzi-los na história e no universo da Dramaturgia Nacional com o foco na infância e juventude, apresentando diversos autores e suas obras. "Nosso foco é formar e qualificar atores e atrizes aqui na Baixada para dar continuidade à rede de artistas que produzem e trabalham representando nossa região", disse Rocca.
•   Além do diretor, o ator Abílio Ramos e a atriz circense Vânia Santos também estão à frente das turmas. O Ponto de Cultura CBTIJ em Ação fica na Rua J. Moacir Marques Morgado, 65, no Centro de São João de Meriti. Inscrições todos os sábados a partir do dia 9 de março.O curso é gratuito.
•   Apesar da União ser considerada uma grande imobiliária, tal a quantidade de imóveis que administra, a receita obtida no ano passado com aluguéis e arrendamentos corresponde à metade do valor pago em locação de imóveis.
•   Em 2012, o valor arrecadado com os aluguéis e arrendamentos ficou na casa de R$ 500 milhões, enquanto as despesas com locação de imóveis no Brasil e no exterior, para abrigar servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário custou R$ 1 bilhão aos cofres públicos.
•   O valor gasto com locação de imóveis é recorde desde 2004 e 16% maior que o desembolsado em 2011 (R$ 910 milhões). Os gastos englobam as locações de salas, prédios, casas e até espaços de festas e eventos.
•   O órgão responsável pelo maior desembolso em locação de imóveis foi o Ministério das Relações Exteriores (MRE). A Pasta gastou R$ 158,9 milhões em 2012, o que representa 15% do total. O valor foi acrescido de R$ 21 milhões em comparação a 2011 - quando foram gastos R$ 135 milhões.
•   Embora o ministério seja, historicamente, o que mais gasta com locação de imóveis, por causa das representações diplomáticas no exterior, os maiores desembolsos feitos no ano passado foram para o aluguel de prédios no Rio de Janeiro.
•   Para a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida também como Rio+20, o MRE pagou R$ 32,7 milhões na locação dos imóveis Riocentro, Pier Mauá, HSBC Arena, Museu de Arte Moderna, Vivorio e Galpão da Cidadania. Só para o aluguel do Riocentro, principal espaço do evento, no período de 02 de abril a 27 de junho, o ministério desembolsou R$ 14,4 milhões.
•   No exterior, as locações de imóveis para as embaixadas, consulados, delegações e escritórios financeiros custou R$ 123 milhões ao Ministério das Relações Exteriores. O Brasil possui 138 embaixadas, 13 missões diplomáticas, três escritórios e 72 repartições consulares fora do país.
•   Em 2012, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o MRE adquirisse imóveis para servirem de residência oficial às representações, já que a locação de prédios tem sido onerosa para a administração pública.
•   Atrás apenas do Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Fazenda foi responsável por desembolsar R$ 118,2 milhões em aluguéis no ano passado. O valor foi 19% maior que o gasto em 2011 (R$ 99,4 milhões).
•   De acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a União recebeu R$ 488 milhões em receitas patrimoniais de aluguéis e arrendamentos, excluídos os foros, laudêmios e as taxas de ocupação de imóveis funcionais. O valor recebido foi 75% maior que o de 2011 - R$ 281 milhões.
•   Os valores de 2012 estão baseados em estimativa realizada pelo Contas Abertas, visto que as despesas foram lançadas no portal do STN apenas até novembro.
•   Professores do ensino básico da rede pública, com jornada de 40 horas semanais, e que não receberam o piso salarial entre janeiro de 2009 e abril de 2011 podem recorrer à Justiça e pedir os valores retroativos. No período, estava valendo liminar que determinava que o piso poderia ser cumprido em diferentes formas de remuneração, ou seja, o vencimento salarial poderia ser complementado com abonos e gratificações para que o piso fosse alcançado. 
•   Aqueles que, nem mesmo com os adicionais, chegaram ao valor estabelecido em lei podem exigir o retroativo, explicou hoje (28) a assessoria do Supremo Tribunal Federal (STF) ao ser consultada pela Agência Brasil.
•   Ontem (27), o STF definiu que, embora tenha sido editada em 2008, a lei do piso, que trata do salário nacional do magistério, passa a valer a partir da data na qual o Supremo confirmou sua legalidade, em abril de 2011. 
•   O piso salarial dos professores do magistério público foi estabelecido na Lei 11.738, de 16 de julho 2008. Na ocasião, o valor era R$ 950. Com a sanção da lei, governadores de Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Ceará ajuizaram ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo contra dispositivos da legislação.
•   Em dezembro de 2008, o STF decidiu, por meio de liminar, que o piso passaria a ser pago a partir do dia 1º de janeiro de 2009. Os ministros estipularam que o piso incorporaria vantagens pecuniárias, em uma espécie de período de experiência para os estados. Isso valeria até o julgamento da Adin, que ocorreu em abril de 2011.
•   O piso salarial somava R$ 950, em 2009; R$ 1.024,67, em 2010; e R$ 1.187,14, em 2011, conforme valores informados no site do Ministério da Educação. No ano passado, o valor vigente era R$ 1.451 e, a partir de fevereiro deste ano, passou para R$ 1.567.

Nenhum comentário: