quarta-feira, 2 de outubro de 2013

ATUAÇÃO DA PM É CRITICADA
PELA OAB E POR BELTRAME 
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta quarta-feira (2) uma moção de repúdio, contra a "violência" empregada por policiais militares para reprimir os protestos dos professores da rede pública do Rio em frente à Câmara dos Vereadores, no Centro.
Também o secretário de Segurança do Estado do Rio, delegado (federal) José Mariano Beltrame classificou  como inadmissível os confrontos entre policiais e professores da rede municipal ocorridos na segunda (30) e no sábado (28), em frente à Câmara dos Vereadores, no centro do Rio. Segundo Beltrame, a melhor maneira de solucionar a situação é "evitando qualquer tipo de violência de ambas as partes".
Já para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Wadih Damous,  a violência policial ultrapassou "todos os limites".
"O uso da força está sendo praticado de forma desmedida e desproporcional e os nossos professores, que já são tão sofridos, não merecem apanhar em praça pública só porque reivindicam melhores condições de trabalho", afirmou Damous.
"A manifestação é uma coisa, a utilização de mecanismos que agridem as pessoas é totalmente antagônico ao processo democrático e às manifestações. Eu acredito que um movimento que se torna caótico é ruim pra todo mundo. Perdem os manifestantes, perde a polícia e também perde a sociedade, que presencia cenas que ninguém gostaria de ver", disse o secretário.

 ► SEPE VAI Á JUSTIÇA CONTRA PAES
O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) anunciou na manhã desta quarta-feira (3) que vai entrar com uma ação de inconstitucionalidade na Justiça contra a Câmara Municipal do Rio, pedindo a anulação da votação do Plano de Cargos e Salários da categoria aprovado na terça (1), por 36 votos a 3. A coordenadora do Sepe, Marta Moraes, disse que os advogados do sindicato avaliaram as emendas e encontraram várias brechas que podem ser questionadas quanto a legalidade do plano enviado pela Prefeitura do Rio à Câmara.
A reunião das comissões permanentes, na sexta-feira (23) para analisar o projeto enviado prefeito Eduardo Paes também está sendo questionada na Justiça por integrantes dessas comissões, que não foram avisados da reunião, que deu parecer prévio pela aprovação do projeto tal e qual veio do Executivo. Esse á mais um capítulo da judicialização da política num País que os políticos abrem mão de suas prerrogativas – criar leis e fiscalização a aplicação do Orçamento – em troca da nomeação de apaniguados e parentes para caros da administração pública, repetindo nas comunas o mesmo procedimento adotado pelo Congresso Nacional.

►VOTO FACULTATIVO BARRADO NO SENADO
Depois de debate que dividiu os senadores, a proposta de emenda à Constituição (PEC 55/12) que torna o voto facultativo foi derrotada nesta quarta-feira (2) por 16 a 6 na Comissão de Constituição e Justiça no Senado. O relator, senador Pedro Taques (PDT-MT), lembrou que o voto facultativo é mais um direito subjetivo do cidadão do que um dever cívico e, para ser pleno, esse direito inclui a liberdade de que ele possa se abster de votar, sem sofrer qualquer sanção do Estado.
“A ideia de que o brasileiro não está preparado para votar é diminuir a importância do cidadão”, disse Taques.
Apesar da derrota, o relator não deu a discussão por encerrada. Com base em uma previsão constitucional, caso ele reúna um décimo, ou seja, nove assinaturas de senadores, a discussão será levada ao plenário. As assinaturas estão sendo recolhidas.
Para a senadora Ana Rita (PT-ES), contrária ao voto facultativo, esta é uma questão cultural. “A democracia brasileira está em processo de construção. Os cidadãos brasileiros não tem a plena consciência do que significa o voto na hora de escolher os seus representantes. Eu penso que o voto facultativo precisa ser pensado, mas mais à frente. É uma questão cultural, até porque nós temos uma democracia muito jovem”, justificou.
O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) argumentou que o fim do voto obrigatório contribuiria para a elitização da política brasileira.
“Eu entendo que muito candidatos ridículos, extravagantes que se elegem em função de um voto de protesto, são eleitos porque o cidadão é obrigado a votar. No momento em que o voto seja uma opção da população, nós vamos qualificar o voto e melhorar a qualidade da representação política”, avaliou o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

► SUPERVIA MULTADA EM QUASE R$ 6 MILHÕES
A Secretaria estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) homologou nesta terça-feira, 1º de outubro, três multas contra a SuperVia, no valor total de R$ 5.993.118,00, decorrentes de autuações feitas pelo Procon-RJ na Operação Via Crucis, realizada em maio deste ano. As multas devem-se à falta de conservação das composições, sujeira encontrada nas estações e na linha de trem, ausência de extintor em local visível, além de coberturas nas estações com vazamento e infiltração. 
A Secretaria do Consumidor informa, também, que recebeu da SuperVia nesta terça-feira carta de retratação devido ao incidente ocorrido na segunda-feira (30), quando agentes do Procon-RJ foram impedidos por seguranças da concessionária de entrar na estação de São Cristóvão para fiscalizar os serviços prestados pela empresa. A Secretaria considerou a carta uma mera justificativa e não aceitou as ponderações da SuperVia, pois os fiscais só conseguiram entrar na estação com o auxílio da polícia - dois funcionários da SuperVia lotados naquela estação foram levados para a 17ª Delegacia de Polícia, onde foram autuados por desobediência e responderão ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).  
Na carta, a SuperVia classificou o caso como um "equívoco", que decorreu da necessidade de "serem observados os procedimentos de segurança" e que a tentativa de impedir a entrada de fiscais na estação foi apenas uma "demora além do usual na liberação de acesso".  A Secretaria discorda dessa visão dos fatos, motivo pelo qual a SuperVia será processada pelo Estado pelo abusivo tratamento dado aos fiscais do Procon-RJ.

►CAXIAS TEM MAIS DE 60 MIL IDOSOS
Cerca de 60 mil moradores de Duque de Caxias têm 60 anos ou mais. E de acordo com dados do IBGE, a previsão é que esta população aumente nos próximos anos.  Este crescimento tem impulsionado investimentos no atendimento da terceira idade. No município, por exemplo, muitos idosos não sabem mas a rede de saúde pública disponibiliza atendimento especializado, como destacou o coordenador do Programa do Idoso, o geriatra Jorge Silvestre. “Hoje uma das maiores dificuldades encontradas por esta população é o desconhecimento. É possível ter atendimento com especialista na rede de saúde pública e muita gente não sabe disso. Temos uma equipe com geriatra em cada unidade mista e em cada unidade pré-hospitalar  (UPH)”, declarou.
Por essa razão, a secretaria municipal de Saúde comemorou nesta terça-feira (1º) o “Dia Mundial do Idoso” com ações de prevenção em saúde e qualidade de vida na Praça Roberto Silveira e no Posto de Assistência Médica (PAM) Dr. Fernando Gil, no bairro 25 de Agosto.  Quem esteve nos DOIS locais teve a oportunidade de participar de palestras, aferir a pressão arterial, verificar a glicose, receber esclarecimentos sobre cuidados na terceira idade e orientações sobre direitos do idoso.
Além do serviço, a secretaria de Saúde promove diversas ações de acompanhamento as doenças que atingem os idosos, como osteoporose, hipertensão e diabetes. Apenas na atividade promovida na Praça Roberto Silveira foram registrados mais de 260 atendimentos.

►IGUALDADE RACIAL SE APRENDE NA ESCOLA
A Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo recebeu nesta quarta-feira (2), a ação preparatória para a 3ª Jornada de Educação para Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá de 4 a 10 de Novembro. Alunos representantes de 22 municípios do estado do Rio de Janeiro se reuniram para debater e organizar um manifesto acerca do tema “País rico é país sem desigualdade”. O vice-prefeito Laury Villar destacou a importância da discussão sobre a questão racial entre os jovens. “A igualdade social é fundamental para o crescimento de nossa sociedade. Tenho certeza que isso vai gerar um legado positivo para o município. Quando nossos jovens despertarem para essa questão, teremos um país muito melhor”, disse.
Além do vice-prefeito, participaram da abertura a secretária municipal de Educação, Marluce Gomes,  o diretor da Aquino de Araújo, professor João Batista, o diretor da ONG “Se essa rua fosse minha”, Antônio Cézar Marques; a representante da Unicef, Imaculada Pietro e o diretor geral de segurança alimentar e nutricional, Jose0éZumba.
Legado foi a palavra de ordem durante a jornadinha. Segundo a secretária Marluce Gomes, essa foi a principal preocupação do prefeito Alexandre Cardoso antes da realização do evento. “É muito importante que a juventude discuta e pense sobre todos esses temas. Queremos que essa primeira ação seja de reflexão, que mexa com o pensamento e comportamento de todos. Acredito que o legado ao qual o prefeito se referia, chegou antes mesmo do final do evento. Esse não é um êxito apenas da educação, mas sim de toda sociedade da Baixada Fluminense”, afirmou.
Alunos dos quatro distritos de Duque de Caxias estiveram presentes na cerimônia. Matheus Messias de Freitas, de 11 anos, da escola Parque Capivari, do quarto distrito, foi um dos 29 estudantes da rede municipal selecionados para passar por um curso especial de preparação para 3ª Jornada de Educação para Promoção da Igualdade Racial. “Discutimos muito sobre toda essa questão racial. Infelizmente, o racismo está presente na nossa escola e em vários lugares. Espero que o evento possa mostrar aos brasileiros que todos são iguais perante a lei”.
Desde 2009, a UNICEF realiza Jornadas (com palestras, oficinas etc) visando a promoção da igualdade racial. A Jornada proposta deste ano tem um tom especial, pois comemora-se os 10 anos de Implementação da Lei 10.639/03 que “que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". São esperados cerca de 5 mil pessoas durante os sete dias de evento, em Novembro. (Foto: Rafael Barreto).


Nenhum comentário: