segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

MPF INVESTIGA EX PRESIDENTE
DO BB POR EMPRÉSTIMO VIP 

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) solicitou a instauração de inquérito policial para averiguar a concessão de pelo menos um empréstimo irregular do Banco do Brasil a uma empresária. 
Segundo representação de um grupo de funcionários do BB, a operação foi realizada em 2013, quando o banco disponibilizou R$ 2,79 milhões à cliente oriundos da linha de financiamento BNDES Finame (Financiamento de Máquinas e Equipamentos). No entanto, o cadastro dela conteria restrições impeditivas de crédito, o que deveria inviabilizar a liberação dos recursos.
Nesta semana, a Justiça Federal comunicou ao Banco do Brasil a determinação para que forneça aos procuradores documentos referentes aos empréstimos concedidos à empresária desde 2009. Em outubro do ano passado, o MPF já havia feito o pedido, mas o banco alegou ser necessária uma ordem judicial de quebra de sigilo bancário dos envolvidos para atender à solicitação. Acionado, o Judiciário afastou essa condição por se tratar de recursos públicos e deu prazo de 5 dias para que o BB disponibilize a documentação.
O MPF aguarda o envio do material. Com a instauração do inquérito, os procuradores requerem à Polícia Federal que aprofunde as investigações, com a coleta de outros elementos probatórios.

Nenhum comentário: