domingo, 24 de maio de 2015

Senador Jucá analisa dificuldade da economia e sugere mudanças


JUCÁ CRITICA IMPROVISO DO
GOVERNO NO AJUSTE FISCAL
Apesar de reconhecer a necessidade dos ajustes promovidos pelo governo para reverter a crise — como o contingenciamento de recursos orçamentários que deverá ficar em torno R$ 70 bilhões — o senador Romero Jucá (PMDB-RR) criticou nesta sexta-feira (22) a forma como vem sendo conduzido o processo.
Na avaliação do senador, os ajustes deveriam ter começado pelo que chamou de uma “animação econômica”, com a ampliação dos programas de concessões, da parcerias público-privadas e com o fortalecimento da relação com os investidores. Só depois, apontou Jucá, é que deveria ser discutido o aumento de tributos e mudanças em benefícios trabalhistas.
— O governo começou cortando ou ajustando ou discutindo ou realinhando alguns direitos, alguns programas sociais, como se isso fosse a solução de algo que se buscava para resolver o problema, e não é. Esse é um pequeno componente do que tem que se fazer — disse Jucá, da tribuna do Plenário.
Após garantir a recuperação da segurança jurídica, da credibilidade do governo e da previsibilidade da economia, afirmou, o Executivo deveria ter cortado o valor de contratos de custeio e a reduzido o número de ministérios.
— O governo faria essa movimentação interna de cortes que está fazendo agora com um pouco de contingenciamento — assinalou.

Nenhum comentário: