terça-feira, 22 de agosto de 2006

BAIXADA URGENTE

VIOLÊNCIA E CORRUPÇÃO
DOMINAM A CAMPANHA
A sucessão de escândalos envolvendo órgãos do governo e parlamentares, como o mensalão, o valerioduto, os vampiros e, por último, os sanguessugas, está provocando uma espécie de letargia no eleitoral, clima reforçado pela pobreza do debate em rádio e TV, substituído por um desfile infindável de mentiras e promessas vãs. Até agora, os candidatos têm fugido do tema que interessa a toda a população: A VIOLÊNCIA. A impunidade dos bandidos – nos raros casos em que são presos e julgados, eles saem da cadeia em carros luxuosos de seus bem pagos advogados – só não é menor que a impunidade no Congresso, que continua absolvendo deputados e senadores flagrados em fraudes em concorrências, desvios de dinheiros públicos e o uso da máquina administrativa em favor de suas carreiras. Na atual legislatura, os princípios da Ética e da Moral foram aposentados, entrando em vigor a “Lei de Gerson”, ou a filosofia de Paulo Maluf: em política, só não vale é perder.
É triste ver o prefeito Lindemberg Faria, do PT , pedindo voto para um candidato a deputado do PFL, enquanto Lula sobe no palanque do bispo Marcelo Crivella, do PRB, deixando ao sol e ao vento o candidato Vladimir Palmeira, velho quadro do PT fluminense, que liderou a passeata dos 100 mil em 68. E tudo isso ocorre diante da imobilidade da Justiça Eleitoral, que decidiu pela verticalisação das coligações partidárias ,as não fiscaliza a campanha eleitoral, salvo se algum candidato ousar criticar algum concorrente de maior prestígio, como o Senador José Sarney que consegue apoio do TRE do Amapá para tirar do as rádios que não rezam por sua cartilha oportunista e serviçal. Pelo visto, está faltando galinha e sobrando raposas nesse galinheiro eleitoral
.

► Três cabos eleitorais do deputado Doutor Heleno (PSC de Garotinho) foram agredidos a barra de ferro, quando o político fazia uma caminhada pela feira de Imbariê, no 3º Distrito, na tarde do último domingo. O ex-vice-líder do Governo FHC escapou por pouco da fúria do eleitor, que gritava que não queria ouvir mais blá-blá-blás de “sanguessugas”. Os cabos eleitorais foram socorrido no Hospital de Saracuruna e a 62ª DP*/Imbariê está investigando a agressão. Pelo jeito, tem eleitor cansado dos discursos vazios e das armações em Brasília.
► Na CPI dos Sanguessugas, o Doutor Heleno foi absolvido depois de provar que o deputado citado nas gravações da Polícia Federal era o bispo Heleno Silva, de Sergipe, que apresentara emenda para a compra de uma ambulância para o município de Poço Redondo, sua base eleitoral e onde o Doutor Heleno, que se chama Heleno Augusto de Lima, nunca esteve.
► A Secretaria de Cultura de Duque de Cultura realiza nesta quarta-feira (23/08) a terceira etapa do Projeto Roda de Cultura - Seminários Culturais, a partir das 17h30min, na Biblioteca Pública Governador Leonel Brizola, na Praça do Pacificador. O seminário vai discutir “Culturas populares em Duque de Caxias – memória e Tradição”. O primeiro encontro aconteceu em 26 de julho e discutiu ”O panorama da literatura em Duque de Caxias”.
Para esse encontro foram convidados o Mestre Reizeiro Sebastião Moraes, da Folia de Reis Flor do Oriente, fundada há 106 anos; Carlos Calazans, da Federação de Quadrilhas da Baixada Fluminense; Mestre Gegê, presidente da Associação Maragogipe de Capoeira; e Manoel Estevão, Mestre do grupo Bumba-meu-boi “Reis de Bale” Já participaram dos seminários os escritores Alfredo Paschoal, Cláudio Aragão, João Carlos e Vicente Portella, que discutiram o tema “O Panorama da Literatura em Duque de Caxias”, e Fábio Pereira, Fernando Lapoente, Hermes Machado e Vinícius Musso, ativistas dos movimentos estudantis dos anos 60 e 90.
► O Estado será responsável pelos exames médicos dos candidatos aprovados em concurso público. Nas empresas privadas, o exame admissional e demissional é pago pelo empregador. A deputada Andréia Zito (PSDB) quer que o Estado banque as despesas com os candidatos concursados, conforme o projeto de lei que será votado em regime de urgência e discussão única, nesta terça-feira (22/8). A proposta ainda define que os exames deverão ser feitos em clínicas ou hospitais que façam parte da rede pública. “Existem casos em que o candidato, depois de pagar a inscrição, passar pelas diversas fases e, ao ser aprovado, depara-se com uma nova dificuldade: arcar com despesas referentes aos exames exigidos para posse e investidura no cargo”, argumenta a parlamentar.
As empresas nacionais ou estrangeiras que quiserem anunciar vagas de trabalho no exterior para mulheres poderão ser obrigadas a se cadastrar na Secretaria de Segurança Pública. É o que pretende o projeto da deputada Alice Tamborindeguy (PSDB), que será apreciado em discussão única, nesta terça-feira (22/8). A proposta determina que as empresas forneçam o número de cadastro junto ao estado no ato da compra do espaço publicitário. “Nosso objetivo com este projeto é o de criar um mecanismo de segurança às mulheres que eventualmente possam ser expostas a qualquer tipo de propaganda enganosa. Mulheres brasileiras têm sido escravizadas e até mortas, além de serem obrigadas a trabalhar como prostitutas. O mais grave é que, muitas vezes, são impedidas de retornar ao seu País sob ameaças”, argumenta a parlamentar.
► As empresas que administram estacionamentos serão responsáveis pelos danos causados aos veículos sob seus cuidados. Para isso, os estabelecimentos deverão manter um sistema de cadastro onde fiquem arquivados, por 90 dias, a placa, a marca, a cor e o horário de entrada e de saída do veículo. É o que determina o projeto do deputado Carlos Minc (PT), que será votado, em segunda discussão, nesta terça-feira (22/8). O ressarcimento deverá ser feito tão logo seja realizada a comunicação do sinistro, e que o descumprimento da lei pode gerar uma multa de mil Ufirs, que aumenta em cinco vezes nos casos de reincidência. “Com este projeto pretendemos criar procedimentos que ofereçam mais segurança para os usuários”, argumentou o parlamentar.
► Os imóveis públicos destinados ao atendimento da população serão obrigados a oferecer bebedouros e instalações sanitárias. A proposta do deputado Marco Figueiredo (PSC), será apreciada, em primeira discussão, nesta terça-feira (22/8). “Além das filas intermináveis, os usuários dos serviços públicos padecem com a falta de sanitários e bebedouros. Esta iniciativa tem como objetivo corrigir essa situação vexatória, propiciando condições mínimas de conforto e higiene”, argumenta o parlamentar.

Nenhum comentário: