quinta-feira, 24 de agosto de 2006

BAIXADA URGENTE

SINDICATO EXIGE DEMISSÃO DE MÉDICO
POR AGRESSÂO ASERVIDORA DO INAMPS
A direção do Sindicato dos Previdenciários do Rio de Janeiro tem audiência marcada para a tarde desta quinta-feira com o Secretário de Saúde de Duque de Caxias, Oscar Berro, em Jardim Primavera. No encontro, o Sindisprev vai insistir na imediata demissão do diretor do PAM 404, Roberto Mariano, acusado de comandar o espancamento e o cárcere privado a que foi submetida uma funcionária do INAMPS, cedidas à Prefeitura, e que acabou ficando em cárcere privado, numa das salas do Posto de Saúde. A agressão foi registrada na 59ª DP/Caxias e a servidora federal submetida a exame de corpo de delito no IML. Segundo Isabel Cristina, o diretor do posto, Roberto Mariano, ameaça colocar à disposição 15 servidores federais por terem participado da assembléia que resultou na agressão à dirigente. Dois já foram afastados, sendo que um deles é o diretor da Regional Baixada do Sindsprev, Nilson Ribeiro. Antes desse episódio, outros quatro servidores foram postos à disposição sob a alegação de que não se adequavam ao perfil da unidade – todos com cerca de 15 anos de serviço. Agora, além da demissão do diretor, o Sindisprev exige que as punições sejam anuladas. Independente do que vier a ser resolvido nesta quinta-feira, o Sindisprev mantém a mobilização no sentido de conseguir pelo menos mil assinaturas de pacientes e servidores do PAM 404, no abaixo-assinado, exigindo a demissão do diretor. O documento será entregue na próxima semana ao vereador Júnior Reis, irmão do prefeito e Presidente da Câmara, apontado pelo Sindisprev como autor da indicação do médico Roberto Mariano para o PAM 404, mesmo depois dos problemas por ele criados quando ocupava posto de destaque na Secretaria de Saúde de Magé, no Governo Narriman Zito e que está sob investigação do Ministério Público. Detalhes podem ser vistos no site do Sindisprev, no seguinte endereço: http://www.sindsprevrj.org.br/lernoticias.asp?id=1801

► Talvez seja apenas uma coincidência o fato da agência Insight Engenharia de Comunicação e Marketing, que comandou a campanha que elegeu Washington Reis, tenha sido contratada pela Prefeitura para cuidar da propaganda do prefeito. É a mesma coincidência que explica o fato dessa agência ter sido contratada para assessorar o deputado Doutor Heleno, agora no PSC de Garotinho. Nas duas campanhas anteriores, o deputado caxiense foi servido pela empresa contratada por Zito para fazer a divulgação da Prefeitura durante oito anos da Era Zito.
► Agora é sério. O deputado Fernando Gabeira apresentou documentos à CPI dos Sanguessugas, demosntrando as relações promíscuas entre a direção nacional do PSB, que controla o Ministério da Ciência e Tecnologia, e as empresas que vendiam ambulâncias superfaturadas para as prefeituras, com base em emendas de deputados e senadores, que exigiam um percentual de cada emenda a título de “comissão”.
► A biruta da CPI agora está voltada para o Programa de Inclusão Digital, onde o Ministério da Ciência comprava ônibus com mais de 5 anos de uso como se fossem novos, adaptados para cursos de informática em regiões carentes. A turma estava de olho também nos mais de R$ 4 bilhões do FUST – Fundo de Universalização do Sistema Telefônico – criado para financiar a instalação de orelhões em comunidades carentes. Grandes empresas de comunicação e telefonia estavam de olho nessa grana, daí a denúncia contra os grupos que atuavam dentro do Ministério da Ciência e Tecnologia.
► Vale a pena ver de novo? A desgraça e o ocaso do efêmero Governo Collor começou quando o Presidente incentivou PC Farias a montar uma rede de comunicação em Alagoas, que iria concorrer numa área em que a família Collor tinha a maior rede de rádio, TV e jornais do Estado. Quando Pedro Collor denunciou as maracutaias no governo do irmão, estava apenas cuidando dos interesses econômicos da família, antes que PC Faria, com a sua desmedida ambição, pusesse tudo a perder.
► Se o senador Magno Malta for cassado ou renunciar, o STF terá de decidir se os dois suplentes, presos na penitenciária de Vitória, poderão assumir. No rol de crimes de que são investigados pela Polícia Federal e o Ministério Público, nenhum pode ser interpretado como crime político, ou delito de opinião, protegidos pela imunidade parlamentar. Crimes comuns, como formação de quadrilha e sonegação de impostos, estão no Código Penal e não são alcançados pelo manto da imunidade parlamentar, que hoje Lula tanto condena.
► O TER do Rio puniu a deputada Denise Frossard com a perda de 8 segundos no seu programa de terça-feira por ela ter aparecido no horário eleitoral do candidato ao senado da coligação, Alfredo Sirkis. Lula também foi punido pelo TSE por haver ”invadido” o programa do senador Aloísio Mercadante, candidato ao governo de S. Paulo. Quanto aos alegres participantes das compras de ambulâncias superfaturadas, eles continuam impávidos tentando a reeleição.
► Carlos Lupi, candidato ao governo pelo PDT, acusou o senador Sergio Cabral Filho de ficar em cima do muro, diante das críticas que a oposição vem fazendo ao governo do casal Garotinho, de quem Sergio Cabral é candidato e fiel seguidor. Para Lupi, “o muro só serve para quem não tem lado e é ridículo menosprezar a inteligência do povo, porque todo mundo sabe que Sérgio Cabral é o candidato da Rosinha e do Garotinho”.
► Essa foi a resposta de Carlos Lupi a um jornalista, que queria a sua opinião sobre uma declaração do senador do PMDB publicada na “Folha de São Paulo”, em que Sérgio Cabral garantia que manteria uma neutralidade radical em relação casal Garotinho quando à sucessão presidencial.

Nenhum comentário: