quarta-feira, 4 de outubro de 2006

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

ACHARAM OS CULPADOS
PELA DERROTA DE LULA

Em artigo que está sendo distribuído em todo o País pelo chamado “Movimento Nacional de Fé e Política” , o teólogo Leonardo Boff, amigo e ex-assessor do Presidente e um dos fundadores do PT, tenta explicar porque Lula não ganhou a eleição logo no primeiro turno, como apontavam as pesquisas de todas as instituições que atuam nessa árae. Para o teólogo, quem derrotou Lula não foi Geraldo Alckmin mas o próprio partido do Presidente, o PT. E Boff destaca que foi "o destemor insano de altos dirigentes petistas (que) pôs a perder uma vitória garantida de Lula já no primeiro turno. O que pesou mesmo não foi tanto o escândalo do dossiê contra o candidato Serra, pois dossiês sempre existiram, fabricados por políticos afeitos à intimidação e ao manejo da mentira como arma política. A ausência de Lula no debate final contou negativamente mas não foi o decisivo. O que destroçou o PT e atravancou o caminho da vitória foi a mostragem por todos os meios de comunicação da montanha de dinheiro para a compra do dossiê. Mais de 30% da população trabalhadora não ganha mais que um salário mínimo. Quando vê toda essa dinheirama se enche de autovergonha e pensa: meu trabalho não vale nada mesmo; nem que vivesse duas vidas acumularia tanto dinheiro quanto aquele mostrado ai. E esses corruptos tiraram de onde esse dinheiro? A indignação não tem tamanho. Políticos que usam esses expedientes mereceriam a excomunhão política e religiosa, tão grande é seu pecado contra o povo, sua dignidade e a economia popular.

► O governo inglês, por meio de David Miliband, secretário de Meio Ambiente britânico, divulgou semana passada no México um plano para transformar a floresta amazônica em uma grande internacional sob administração privada. O anúncio foi feito em um encontro realizado na cidade de Monterrey, segundo informou o jornal “Daily Telegraph”. O evento reuniu os governos dos 20países mais poluidores do mundo.
► A proposta inglesa, que conta com o aval do primeiro-ministro Tony Blair, visa a proteger a floresta, segundo Miliband. O próprio político admitiu que a idéia está em seu estágio inicial e o plano prevê que uma grande área da Amazônia passaria a ser administrada por um consórcio internacional. Grupos ou mesmo pessoas físicas poderiam então comprar árvores da floresta. Apesar da importância do assunto, até agora o Governo brasileiro não se manifestou. Se vale o princípio de que,quem cala,consente, vamos importar babilaques de Manaus e o pirarucu vai virar produto estrangeiro.
► O fato novo na política fluminense nesse período de ressaca eleitoral, não foi o fracasso dos IBOPEs que tanto faturam nessa época e que garantiam a vitória de Lula e Sérgio Cabral ainda no primeiro turno, mas as mudanças e andanças das principais lideranças políticas do Estado em direção ao segundo turno.
► A luta por espaço político nos futuros governos abriu um invejável “canyon” entre Sergio Cabral e o Casal Garotinho. Se, durante a campanha, o estremecimento era pouco notado, os rumos que ambos tomaram esta semana demonstram um divórcio irreversível e litigioso entre o ex-presidente da ALERJ, que comandou um verdadeiro rolo compressor a favor de Garotinho, e seu patrocinador e padrinho político.
► No momento em que Sergio Cabral se preparava para declarar seu apoio a Lula, o Casal Garotinho foi a Brasília e declarou seu voto (e de Geraldo Pudim) a Geraldo Alckmin, compromissado com a juíza Denise Frossard, que disputará o segundo turno justamente contra o ex-pupilo do Casal Garotinho.
► Em mais um lance na sua disputa particular por espaço político com Garotinho, o ex-prefeito Zito, eleito deputado estadual pelo PSDB com mais de 200 mil votos, anuncia para esta quarta-feira (04/10) o seu apoio a Sergio Cabral. Logo Ztio que, ao pedir votos para sua filha Andréia, candidata a deputada federal e que beirou os 200 mil votos, afirmava que “esta, tenho certeza, não irá me trair!”
Para Carlos Lupi, presidente do PDT, o apoio do partido no segundo turno, tanto no Rio como no plano federal, vai se dar em torno de projetos, de idéias, porque para nós continua sendo prioritária a retomada do programa original dos Brizolões como foi concebido por Darcy Ribeiro e Leonel Brizola”. Foi o que ele afirmou após se reunir com a juíza Denise Frossard, candidata do PPS ao Governo do Rio de Janeiro, que vai disputar o segundo turno da eleição com Sérgio Cabral, o candidato do PMDB. Será?
► Bussunda está fazendo falta nessa campanha eleitoral. Lula beijando a mão de Jader Barbalho e dizendo que esse gesto foi uma verdadeira aula de sociologia política, está merecendo o famoso bordão: fala sério!
Outro que fez falta nessa campanha foi Sérgio Porto. O criador do insuperável Stanislaw Ponte Preta. Só ele, autor do “Samba do Crioulo Doido” para traduzir para o povão o que significa Garotinho apoiar Alckmin, enquanto Sergio Cabral, sua cria, vai de Lula. Será que o “Pudim” azedou a fraterna relação entre o senador e os embaixadores da Terra do Chuvisco”?
► Os cabos eleitorais do PMDB, presos domingo no Gramacho quanto tentavam comprar votos a R$ 50 reais, estavam com R$ 750 reais, uma lista com mais de 1 mil nome de eleitores, além de material de campanha do deputado Geraldo Pudim. O delegado da Polícia Federal que preside o Inquérito disse que vai chamar o deputado eleito para prestar declarações, admitindo que possa chamar também o presidente do partido, ex-governador Anthony Garotinho.
► Como continua sub júdice a eleição de Campos, que foi anulada, entre outras coisas, porque a Polícia Federal apreendeu cerca de 300 mil reais no diretório local do PMDB, as coisas começam a sem complicar para a família Garotinho, que há oito anos comanda o Palácio Guanabara.
► Empresários de Duque de Caxias participam na próxima sexta-feira (06/10), do seminário “O Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro”, promovido pela Câmara de Comércio do Brasil, com apoio da Prefeitura de Duque de Caxias, Sebrae e Câmara de Dirigentes Lojistas de Duque de Caxias. O evento conta com patrocínio da Petrobrás e tem como objetivo promover a participação de pequenas e grandes empresas no comércio exterior. O seminário acontece a partir das 8h30min no Senac (Av. Brigadeiro Lima e Silva, 764)e as palestras abordarão os temas “Meio Ambiente”, “Brasil e o Comércio Exterior” e “A Geopolítica e o Comércio Internacional”.
► Segundo o secretário de Desenvolvimento do Município, Jorge Rezende, esta é uma boa oportunidade para pequenos e médios empresários obterem informações sobre exportação e se integrarem. “Acreditamos e apoiamos este tipo de iniciativa, que promove o desenvolvimento e o crescimento das empresas, gerando assim emprego e renda para a população de nosso município”, ressaltou Rezende.

Nenhum comentário: