terça-feira, 3 de outubro de 2006

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A DEMOCRACIA SOBREVIVE
► Apesar das malas de dólares, dos dólares na cueca e da vergonhosa omissão de conhecidos líderes (que preferiram se res-guardar para 2010), a Democracia venceu e se solidificou ainda mais. Domingo foi um dia histórico em que, pela primeira vez, o eleitor era chamado a dar um voto de confiança nos governantes, através do principio da reeleição, e no Congresso, permeado de vampiros, mensaleiros e sanguessugas. Contra o chamado dos que optaram pelo voto nulo, o Povo foi às urnas e votou! Tanto quem votou em Lula ou Alckmin, em Sérgio Cabral ou Denise Frossard, em Paulo Maluf ou Gabeira – o que importa é que só o ronco das urnas é que foi ouvido do Oiapoque ao Chuí, dos confins de Rondônia a Fernando de Noronha. Ao contrário de Francelino Pereira, que considerou a AENA, o primeiro partido virtual antes mesmo do nascimento da Internet, como o maior partido do Muno, temos, hoje, graças ao esforço e a dedicação do povo, uma das maiores Democracias do Muno. E o mais significativo: 126 milhões de eleitores fora dormir, já na madrugada desta segunda-feira, sabendo que, dia 29, teremos o segundo turno, coisa que nem os EE. UU., com todo o seu poderio político, econômico e bélico, ainda não conseguiram, embora o sistema do voto distrital seja muito mais simples do que o nosso bolorento sistema proporcional, que permite a aberração de um só deputado arrastar consigo uma dezena de candidatos sem votos, como ocorreu em 2002 com o impagável Enéas, do PRONA. É esse sistema proporcional que tirou do Congresso figuras como Antonio Carlos Biscaia, que presidiu a CPI das Sanguessugas, mas permitiu a volta de Waldemar da Costa Neto, que confessou haver recebido alguns milhões do PT para apoiar a eleição de Lula em 2002. E o Brasil demonstrou ao Mundo que o Primeiro Ministro e líder da Inglaterra na II Guerra Mundial, Winston Churchill estava absolutamente certo ao afirmar: “A Democracia é o pior regime, excetuando-se todos os outros”. Ou, na linguagem do povão: ruim com ela, pior seria sem ela. Quem sofreu as agruras da sanguinária Ditadura de 64, que produziu mártires como Stuart Angel, Vladimir Herzog e Manuel Fiel Filho, que o digam!

► No trágico acidente com o Boeing da Gol, em Mato Grosso, estavam três jovens funcionárias do INMETRO, que trabalhavam em Xerém e foram ao Amazonas a serviço: Talita Maria de Lima, Emmanuele dos Santos e Quezia Gonçalves Moreira, com idade entre 20 e 22 anos.
► Com mais de 500 mil eleitores, Duque de Caxias viu as suas bancadas de deputados encolherem. Eram três federais, mas, agora, só elegemos dois: Andréia Zito e Alexandre Cardoso. Doutor Heleno e Reinaldo Betão, eleitos com grande votação em 2002, foram abatidos pela praga de sanguessugas que assolou o Congresso. Na ALERJ, de 5, a nossa representação caiu para apenas 3: Zito, campeão de votos, Dica e Marcos Figueiredo. Gilberto Silva e Geraldo Moreira foram derrotados pelos vereadores-deputados que surgiram em cada distrito.
► Muita gente criticando a postura tatibitate do prefeito Washington Reis, que se rendeu às imposições do Palácio Guanabara para apoiar candidatos “estrangeiros” em detrimento da chamada prata da casa. Foi assim que Gilberto Silva, que fora vice na chapa do Prefeito, foi traído dentro da prefeitura pelo triunvirato comandado pelo “embaixador do Sérgio Cabral”, o Secretário Sergio Rui, da Fazenda, que queria economizar 600 milhões por ano garfando vantagens dos servidores mais modestos do quadro.
► O plano maquiavélico, engendrado na Secretaria de Fazenda, visava retirar do contracheque benefícios como insalubridade (na área de Saúde) e difícil acesso (Educação), além de excluir abonos e horário integral do cálculo de férias e do 13º, tudo isso às vésperas do pleito e sabendo que a ”bomba” iria estourar no colo do Giba, cujo irmão era o Secretário de Administração.
► A trama contra os servidores era discutida em luxuosos aposentos do Hotel Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro e o favorito do governador Aécio Neves para os seus mergulhos nas praias cariocas. E tudo isso para garantir a uma empresa de fundo de quintal, que dava consultoria ao trio, a bagatela de 60 milhões por ano de honorários.
► Do alto dos seus 200 mil votos,Zito começa a campanha para reconquistar a Prefeitura de Duque de Caxias. Depois de vencer as eleições em cima dos erros de estratégia de Zito, Washington Reis incide no mesmo erro: trocar velhos e leais amigos por amigos de ocasião. Os erros mais recentes foram as desastrosas e desastradas inaugurações do Shopping do Paraguai, detestado pelos próprios camelôs, e do Teatro Municipal Raul Cortez, em que a Orquestra Sinfônica da Petrobrás tocou de costas para a platéia, constituída cerca de 250 cariocas, convidados da estatal do petróleo, da TV-Globo e da Secretaria de Cultura.
► Parafraseando o slogan do PPS, nenhum dos privilegiados convidados para o coquetel. servido na platéia do Teatro, era de Caxias. E o pior é que os servidores da Secretaria de Cultura foram convocados à ultima hora para trabalhar na “festa”. pois a empresa do Rio contratada para servir o luxuoso “buffet” não pode “completar” o serviço. Afinal, como disse um jornal carioca, Duque de Caxias é a segunda cidade mais violenta do Brasil, onde se mata oficial da PM na porta da Delegacia de Polícia.
► Suprema humilhação: os funcionários foram advertidos que os canapés e as bebidas eram apenas para os convidados VIPs. Que ninguém ousasse pegar um simples copo de água mineral, pois o castigo seria terrível.
► Continuará até o dia 29 a agonia dos servidores municipais, doidos para se verem livres do “Tchurma do Cabral”, assessores de Sergio Cabral “importados” por Washington Reis para comandar as Secretarias de Fazenda, Cultura, Comunicação Social, Procuradoria e Controladoria Geral.
► À incompetência monumental de alguns deles, soma-se a prepotência e a falta de respeito de todos para com os servidores municipais. Se dependesse dos 15 mil servidores municipais, aposentados e pensionistas, Sergio Cabral tomaria posse ainda esta semana, desde que levasse de volta a sua “tchurma”.
► As lojas especializadas em sapatos finos, nunca venderam tanto como nesta campanha eleitoral. A maioria dos candidatos não dispensava um salto alto, mesmo que fosse para subir nos grotões, onde a água, o asfalto e a luz ainda não chegaram.
► Embora Hydekel Freitas tenha enviado cartas pedindo votos para os deputados Jorge Picciani, estadual do PMDB, e Renato Cozzolino, federal do PDT, alguns eleitores continuam fiéis ao presidente do PL/Caxias. Ele teve 105 votos para deputado federal sem sair de casa para tanto..
► Setores do PMDB acreditam que Zito, sem as limitações do Código Eleitoral, vá pedir votos, de forma aberta e declarada, para Sergio Cabral no segundo turno. No horizonte, o ex-prefeito mira a Presidência da ALERJ, como plataforma para o lançamento da sua candidatura a prefeito em 2008.
Afinal, ninguém dispensas um candidato que consegue 200 mil votos para deputado estadual e ainda elege a própria filha deputada federal com votação semelhante. Uma velha raposa da política da Baixada somou dois mais dois e concluiu que a votação de Andréia Zito foi igual à soma dos votos que deram dois mandatos de deputado federal ao Doutor Heleno, que trocou o ninho tucano do ex-prefeito pelo colo frio e calculista do Casal Garotinho e conseguiu pouco mais de 7 mil votos na tentativa do terceiro mandato. E com Zito justificando o apoio dado à filha para que ela chegasse a Brasília montada num caminhão de votos: essa não vai me trair!
► Com a votação expressiva de domingo, Dica será uma peça chave nas eleições de 2008, capaz de decidir a disputa entre Zito e Washington Reis. Tanto pode ser o “tertius”, como dar o voto de Minerva nessa disputa.
► Aliás, Dica foi muito bem votado pelos moradores do Jardim América, que preferem cruzar as pinguelas sobre o rio Meriti e serem atendidos no Centro Social da Prainha, em Caxias, a sofrerem nas filas do Hospital Getúlio Vargas, do Estado, ou o Hospital da Pavuna, da Prefeitura do Rio. Para essa comunidade, Dica é a salvação.

Nenhum comentário: