quinta-feira, 5 de outubro de 2006

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

BRASÍLIA QUER SABER O
PARADEIRO DA “UNIÃO


► Por esta, o prefeito Washington Reis não esperava. Semana passada, altos servidores do Serviço de Patrimônio da União estiveram em Jardim Primavera em busca da licença para a demolição do antigo parque fabril da Cia. União Manufatora de Tecidos, mais conhecida como “União”, no Corte Oito, autorizada pelo prefeito a pretexto de que precisava do terreno limpo para duplicar a Av. Presidente Kennedy, antiga Estrada Rio-Petrópolis,construída pelo Governo Federal antes da “Revolução de 30”, que levara Getúlio Vargas ao Poder. Segundo funcionários da Secretaria Municipal de Obras, os técnicos do Patrimônio da União vieram de Brasília com a missão específica de descobrir quem comprou e quem autorizou a demolição da antiga fábrica de sacaria de juta, um marco na industrialização do Município, nos anos 40, ao lado da FNM, em Xerém. A demolição, feita em ritmo de Brasília e a golpes de marreta, não tinha licença ambiental – na área havia um pequeno bosque, com árvores plantadas há mais de 50 anos – e o devido processo de licenciamento perante a própria Prefeitura. Para agravar a situação do Prefeito, ele já desafiara o Tribunal de Contas da União ao decidir construir a sede do Vasco da Gama no terreno da Rodovia Washington Luis, cuja doação ao clube de São Januário, feita pelo Presidente Ernesto Geisel, fora considerada ilegal pelo plenário do TCU. Nesse caso, também a Superintendência do Patrimônio da União no Rio de Janeiro está envolvida, na medida em que não adotou as providências cabíveis para que a área, de 450 mil metros quadrados, fosse efetivamente devolvias aos seus legítimos donos, o Ministério da Fazenda, gestor do patrimônio da União. A derrota de Eurico Miranda nas eleições de domingo deixaram o prefeito com a brocha nas mãos!

► Já é coisa do passado a lambança patrocinada pelo Sr. Expedito Lopes, mais conhecido como Dito, ao espalhar propaganda irregular do trio Sergio Cabral-Zito-Andréia Zito. Com o declarado apoio de Zito a Sérgio Cabral, ficou claro para a opinião pública que o “jogo” fora combinado, pois, quem conhece o ex-Secretário de Ação Social de Duque de Caxias e ex-presidente da Câmara de Belford Roxo, sabe que Dito não se arriscaria a tomar qualquer medida que prejudicasse o seu chefe Zito. Afinal, Dito não é um aloprado! Nem pertence ao PT!
► O deputado Ricardo Berzoini, presidente nacional do PT, convocou para esta sexta-feira (06/10) uma reunião extraordinária da Executiva do partido para debater os resultados das eleições, quando, pela primeira vez desde que estourou a crise do mensalão, estará na pauta a adoção de medidas punitivas para os militantes que negociaram a compra de um falso dossiê contra os tucanos, fato que acabou levando o pleito para o segundo turno. A expulsão desses petistas, por exemplo, chegou a ser defendida nesta quarta-feira pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pelo prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e até pelo deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP),que integrou a CPI do Mensalão.
► Também a Executiva Nacional do PDT se reúne nesta quinta-feira (05/10) no Rio para discutir o que o partido fará no segundo turno das eleições presidenciais. Por enquanto, a balança pende em favor de Alckmin.. Nas consultas informais, a maioria dos delegados nos Estados indicou que prefere apoiar Alckmin. Outros defendem a neutralidade, enquanto apenas dois querem apoiar Lula. O presidente do partido, Carlos Lupi, antecipa: “Vamos manter nossa fidelidade aos princípios e às idéias do partido. Qualquer tipo de possível apoio no segundo turno depende de compromissos públicos com essas causas.
► Entre os temas a serem discutidos com Lula e Alckimin, estão a introdução regime de tempo integral, adotado por Brizola nos CIEPs, por parte do governo federal nas escolas de ensino fundamental; garantia dos candidatos de não tocarem na legislação trabalhista para tirar direitos do trabalhador; não privatizar mais nada e garantir que o piso nacional do salário mínimo e dos aposentados seja mantido.
► Em reunião no Palácio Alvorada com alguns governadores eleitos no domingo, Lula chamou a oposição para discutir ética e corrpução; “Quero dizer que nós podemos discutir profundamente ética, podemos discutir profundamente corrupção. Eu acho que o povo brasileiro merecia uma discussão melhor, mas se quiserem enveredar por aí, vamos discutir isso e colocar na mesa o que precisa ser colocado em uma campanha em que as pessoas não têm argumento para debater política econômica, social e desenvolvimento. Quem não tem argumento, porque os estudos comparativos são mortais em relação aos oito anos deles, vão procurar outra coisa para fazer disputa política”.
► Diante do apoio do Casal Garotinho a Geraldo Alckimin, Denise Frossard, que disputa o segundo turno para o Governo do Rio com o senador Sérgio Cabral, do PMDB e que era apoiado pelo Governo do Etado, anunciou que não apoiará mais Geraldo Alckmin para presidente da República. "Vou recomendar o voto nulo", adiantou..
► A Lira de Ouro, sob a batuta de Beto do Cavaco, inaugurou terça-feira o seu Ponto de Cultura, um projeto que conta com a parceria do Ministério da Cultura. Nos próximos dois anos, serão investidos cerca de 200 mil reais nesse projeto de inclusão digital. O “Ponto” já conta com 8 computadores, conectados à Inernet, e oferecerá cursos livres, além de funcionar como uma oficina de teatro, dança e música.
► A parte mais emocionante da festa ficou por conta do vigor e do entusiasmo de um jovem trombonista, Acácio Araújo, um dos fundadores da Lira. Às vésperas de completar 96 anos (10/11), ele ainda não perdeu o entusiasmo da juventude e o desejo de ensinar o caminho da música a jovens instrumentistas. Ele só lamenta que a “Lira” não faça mais parte dos projetos culturais do Município, embora num passado recente, em especial durante os Governos Moacyr do Carmo, a Lira de Ouro fosse presença obrigatória nas cerimônias de inauguração de obras e na abertura dos desfiles de 25 de Agosto. Apesar de tudo, a nossa Lira continua valendo ouro enquanto contar com o desprendimento e a dedicação de pessoas como Acácio Araújo e Beto do Cavaco.
► Foi sepultado esta manhã (05/10), no Cemitério do Corte Oito, corpo do diretor do Presídio Ary Franco, Haílton dos Santos, baleado na porta de casa, na Rua Francisco Vassimon, no Bar dos Cavaleiros, na manhã de quarta-feira. Ele ainda chegou a ser levado para o Hospital Duque de Caxias pelo seu assessor, o subtenente Venilton Machado Freitas, mas não resistiu. A vitima era irmão do vereador Chico Borracheiro e o corpo foi velado no plenário da Câmara.
► Esse é o terceiro policial alvejado a tiros na cidade em menos de 15 dias. O primeiro, um sargento reformado da PM que fazia a segurança do presidente da Escola de Samba Grande Rio, foi assassinado no início da rua Goiás, no bairro da Paulicéia, em frente a um posto de combustíveis, com pelo menos 32 tiros por dois homens que ocupavam uma van. Poucas horas depois do crime, um major da PM foi baleado quando passava pela Rua General Câmara, a menos de 50 metros da 59ª DP/Caxias
► O vereador Chico Borracheiro não tem idéia do que pode ter provocado o crime. Para ele, Haílton não tinha inimigos e nunca falou sobre ameaças. Segundo as primeiras investigações feitas pela Delegada adjunta da 59ª/Caxias, Sandra Ornellas, apurou que, há alguns dias, Haílton dos Santos teria discutido com alguns cabos eleitorais por conta das últimas eleições, mas não está afastada a hipótese desse crime ter relacionamento com a morte do sargento, há pouco mais de uma semana. Segundo fonte da Polícia, o sargento morto na Paulicéia seria cunhado de Haílton dos Santos.

Nenhum comentário: