sexta-feira, 6 de outubro de 2006

BAIXADA URGENTE

LULA MANDA BERZOINI
PARA O CADAFALSO
► Por determinação do “Führer”, a cúpula do PT começa hoje (sexta-feira-06/10) a discutir as punições que serão aplicadas aos petistas envolvidos na compra de um falso dossiê contra Serra e Alckmin. O deputado Ricardo Perzoini, presidente do partido, deverá ser afastado como forma de distanciar Lula das trapalhadas promovidas pelos “aloprados” que trabalhavam ao lado do Gabinete Presidencial, no Palácio do Planalto. Para os demais, que botaram a mão na m..., Lula quer a pena capital: a expulsão. Enquanto vivia ao som das pesquisas, que garantiam sua eleição no primeiro turno, Lula recusou-se a punir os companheiros que “caíram em desgraça”, limitando-se a um simples “Até Breve!” para José Genuíno, José Dirceu, Antonio Palocci e outros menos votados. Agora, quando as pesquisas revelam que o escândalo do falto sossiê anti-Tucanos custou mais de 1,6 milhão de votos, Lula resolveu endurecer conta os “aloprados” que colocaram em perigo o “Projeto 20”, que previa o controle do PT sobre o Governo por 20 longos anos, um projeto mais modesto que ode Adolph Hitler, que seria de mil anos. Os “aloprados” que serão submetidos à comissão de ética do PT são Oswaldo Bargas, Jorge Lorenzetti, Valdebran Padilha, Expedito Veloso e Hamilton Lacerda. Em comum, além do fracasso da “Operação Dosiê”, eles tem uma outra característica: todos integravam um ‘grupo de inteligência’ do PT que tentou comprar um dossiê do empresário Luiz Antônio Vedoin, por R$ 1,75 milhão. Mercadante que se cuide! Em S. Paulo, o comando da campnha de Lula agora está nas mãos (sujas) de Marta Suplicy, transformada em inimiga mortal do senador petista e principal beneficiário do dossiê, se a Polícia Federal não chegasse antes aos meliantes.

► O prefeito de Caxias, Washington Reis, todo serelepe, aderiu correndo à campanha de Lula. Nem esperou por Garotinho. Afora, vai subir no mesmo palanque que Zito, que aderiu primeiro. ► Uma caminhada pela paz organizada por familiares e amigos de Wagner Labanca de Lima, 39 anos, vítima de uma bala perdida último dia 3, percorrerá o trajeto realizado pelos criminosos até o local do crime, na Estrada do Tinguazinho, em Nova Iguaçu. Antes da caminhada será celebrada uma missa, às 8h, na Capela do Tinguazinho, na praça central do bairro de Tinguazinho.
► Após a missa, os participantes caminharão cerca de dois quilometro até o ponto onde a Wagner foi morto. Segundo os organizadores, o protesto reunirá cerca de 400 pessoas, entre elas parentes e amigos de Wagner e de outras vítimas da violência urbana no Rio de Janeiro. Humberto Labanca de Lima, 43 anos, irmão de Wagner, acredita que a mobilização ajudará a influenciar as autoridades a criarem mecanismos mais eficazes que protejam a população contra a violência.
► O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Marco Aurélio Mello, considera “viável” a fusão de partidos, para ultrapassar a cláusula de barreira. Em nota divulgada ontem, (05/10) pela assessoria do TSE, Marco Aurélio afirma que o artigo 29, parágrafo 6º, da Lei 9.096, conhecida como Lei dos Partidos, permite “a fusão ou incorporação dos partidos para alcançar-se os votos necessários ao funcionamento parlamentar”.
► Atualmente,o TSE possui três interpretações de como calcular o volume mínimo de votos exigido pela cláusula de barreira, exigência da Lei dos Partidos. Numa das formas de cálculo, dentre os 29 partidos registrados no TSE, só 6 atingem a cláusula de barreira. São eles: PP, PT, PMDB, PFL, PSB e PSDB. O PDT ficaria de fora.O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, afirmou que os ministros do tribunal devem decidir até o final deste mês qual das interpretações é válida.
► O PTB aprovou a incorporação do Partido dos Aposentados da Nação – PAN, durante convenção nacional, realizada ontem (05/10) em Brasília. O PAN, que elegeu somente 1 deputado federal, será a “chave” para o PTB fugir dos rigores da chamada “cláusula de barreira”, que determina um desempenho eleitoral mínimo para que as legendas, por exemplo, tenham acesso ao fundo partidário ou a tempo de rádio e TV.
► Se o TSE escolher uma das interpretações que deixam o PPS de fora, a direção já pensa em uma alternativa. “Estamos conversando com lideranças do PV e do PHS para elaborar um memorial para incorporação das legendas”, afirmou vice-líder do PPS na Câmara dos Deputados, Raul Jungmann (PE).
► Geraldo Alckmin, deve contar com o apoio de 90% do PTB. O cálculo é do presidente nacional do partido, Roberto Jefferson (RJ), que se inclui entre os petebistas que irão votar no tucano. O ex-deputado admitiu, porém, que o partido não vai fechar questão em torno em respeito a algumas lideranças que dão apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva..
► “A maioria do partido é Alckmin, mas lideranças de alguns Estados como Pernambuco, Piauí, Sergipe e Amazonas estão com Lula. Como estamos num momento de unir o PT, preferimos não fechar questão para evitar fraturas”, justificou Jefferson. Dessa forma, o PTB terá espaço garantido no futuro Governo, seja Lula ou Alckmin Segundo o ex-deputado, o PTB em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso, vai subir no palanque de Geraldo Alckmin.
► A Comissão de Mulheres Advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seção Rio de Janeiro (OAB-RJ) lançou ontem (05/10) a Cartilha sobre Violência Familiar e Doméstica contra a Mulher. O material, que inclui o texto da Lei 11340/06 (Lei Maria da Penha), será distribuído em delegacias, hospitais, associações de moradores e entidades que prestam assistência a mulheres em situação de agressão. A Lei Maria da Penha alterou o tratamento dado aosautores de crimes de violência doméstica e familiar cometidos contra a mulher. Antes, as agressões físicas ou psicológicas contra a mulher eram considerados crimes leves e tratados por juizados especiais,com a pena de prisão convertida em cestas básicas. Agora, esses delitos são caracterizados como pesados e encaminhados a juizados criminais. A vice-presidente da OAB, Carmem Fontenelle, disse que a distribuição da cartilha é o primeiro passo para que a eficácia da lei seja garantida. Segundo a advogada, para que o cidadão possa exercer seus direitos é necessário que as leis sejam do conhecimento de todos.

Nenhum comentário: