sexta-feira, 25 de maio de 2007

BAIXADA URGENTE

CUIDADO COM O DONO!
Fonte: Jacaré Banguela

O AUMENTO PARA OS SERVIDORES
Finalmente, o bom senso prevaleceu e o prefeito Washington Reis quebrou um tabu que já durava mais de 15 anos, ao autorizar a incorporação de 50% do abono para os ‘bagrinhos’, estendendo a todos os servidores, inclusive aposentados e pensionistas, um benefício que vinha concedendo desde 2005, em parcelas anuais de 25%, aos integrantes do Magistério, grupo de servidores mais organizados e que têm o SEPE para orienta-los. Além da elevação do salário-base, a incorporação se reflete, de imediato, no pagamento dos triênios e licença para tratamento de saúde, benefícios que não consideravam o abono para calculo do que o servidor deveria recebe. Agora, para completar a lista de bondades, só falta o Governo resolver o “imbroglio’ em que se transformou o IPMDC, pois exigir que a autarquia dê assistência médica adequada aos mais de 14 mil servidores municipais, inclusive aposentados e pensionistas, com uma “mesada” de R$ 275 mil por mês, é brincar com coisa séria. Bastaria ao prefeito, no entanto, incorporar o IPMDC aos serviços do SUS para conseguir os recursos necessários a manter um bom atendimento aos servidores, inclusive na assistência hospitalar. Afinal, a Constituição diz que a Saúde é um direito do cidadão. Ou então, contratar uma empresa de seguro-saúde em que o Município pague, pelo menos, 80% do prêmio, considerando que ainda há servidor público com salário-base de 275,65, correspondente ao nível 1.

● A legalização das drogas foi o tema que mais mobilizou os participantes do seminário promovido pela ALERJ,. Para o professor e estudioso Wanderley Rebello Filho, há uma hipocrisia na sociedade, que considera algumas drogas mais perigosas do que outras. "Jamais usarei drogas, mas defendo a legalização delas. Devemos acabar com a hipocrisia, afinal o álcool mata mais do que todas as outras drogas e você vê propagandas e mais propagandas na TV sobre ele", afirmou
● A Associação dos Militares Auxiliares e Especialistas - AMAE resolveu se manifestar sobre as constantes cobranças por parte da sociedade de que a polícia faça maior uso da inteligência em suas operações. Segundo Melquisdec Nascimento, presidente da AMAE, essa cobrança demonstra o quanto a sociedade está desesperada por mais segurança, bem como deixa patente um total desconhecimento da estrutura policial no Brasil.
● Para o presidente da AMAE, “chegamos a um impasse, em que a população exige corretamente o uso da inteligência no combate ao crime, porém a instituição que possui o maior efetivo de policiais, no caso a PM, é proibida de investigar , razão pela qual afirmamos que a solução passa primeiro por uma reforma constitucional, a fim de que haja nos estados apenas uma polícia, com competência constitucional para investigar e atuar na repressão aos ilícitos penais”.
● O presidente do Banco Mundial, amiguinho do presidente George W. Bush e ex-Subsecretário de Defesa e um dos arquitetos da campanha dos EUA no Iraque, pediu demissão do cargo depois de ser flagrado dando aumentos desmedidos para a namorada. Para esconder “os benefícios”, Paul Wolfowitz conseguiu com Bush que Shaha Rizza, a sortuda, fosse requisitada pelo Departamento de Estado. Com isso, ela estaria fisicamente fora do Banco, mas continuaria a receber como sua funcionária.
● Se essa mesma política, de cortar custos demitindo os namorados, maridos e amantes de chefes mãos abertas, fosse adotada no Brasil, muito sobrenome famoso amanheceria desempregado. Em compensação, muita gente boa estaria livre dos cunhados inconvenientes, namoradores e perdulários!
● Zeca Pagodinho mostrou que tem prestígio. Depois do pito que ele deu, mandando que o Ministro da Saúde cuidasse mais dos hospitais do Grande Rio, inclusive de Xerém, antes de dar palpite na propaganda das cervejas, o sanitarista Jose Gomes Temporão viajou para a Suíça e saiu do circuito. Já no bate-boca com o Papa, quem mandou Temporão enfiar a viola no saco foi a sua própria mãe. Certamente, ela temia que o Papa Bento XVI fosse excomungar o seu filho querido.
● Além de bonita e inteligente, a atriz Maria Lucina tem presença de espírito. Num show do último sábado, com o prefeito Washington Reis na platéia do Teatro Raul Cortez, três assessores da Secretaria de Cultua se levantaram, em meio ao show. A atriz-cantora perguntou onde o trio estava indo. Ao ouvir a resposta de que ririam ao banheiro, ela não perdeu a piada: os três, ao mesmo tempo? A platéia delirou.
● E por falar na “maquina de lavar” da Praça do Pacificador. Inaugurado em setembro do ano passado, até hoje as Secretarias de Obras e de Cultura não regularizaram o fornecimento de energia elétrica para o Teatro Raul Cortez. Com isso, o sistema de ar condicionado não pode ser ligado. Assim, quando tem espetáculo, como o de Geraldo Azevedo ou da Orquestra Sinfônica Petrobrás, na inauguração, a Prefeitura aluga um sistema de refrigeração móvel. No show da Elisa Lucinda, resolveram economizar nos palitos e não alugaram o sistema de refrigeração. Deu zebra e sobrou para o prefeito.
● As empresas de ônibus levaram duas bordoadas do Tribunal de Justiça. A primeira, na Ação Civil Pública, proposta pelo Ministério Público Estadual, da 15ª Câmara Cível, que obriga a Prefeitura de Duque de Caxias a promover concorrência pública para todas as linha, que funcionam irregularmente desde 1988, quando a nova Constituição determinou o cancelamento das permissões precárias e a licitação como forma de concessão de serviços públicos.
● A segunda derrota foi a decisão da 18ª Câmara Cível, negando recurso do Sindicato das Empresas, que exigia medidas imediatas da prefeitura para coibir as vans e kombis. Por maioria de votos, foi considerada irregular a atuação as empresas diante da imposição da Constituição Federal.
● Agora, só resta ao prefeito Washington Reis cumprir o acordo firmado em 2004, na Câmara Municipal, de regulamentar todo o serviço de transporte coletivo, fixando direitos e deveres dos transportadores, sejam ônibus, vans ou Kombi.
● Aborto, morte fetal ou anomalias congênitas como catarata, glaucoma e surdez são algumas das conseqüências trágicas para um futuro bebê da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), que pode ocorrer se a gestante for infectada por uma doença que muitas vezes passa despercebida: a rubéola. Quando apresenta sintomas, a rubéola pode causar febre baixa, manchas avermelhadas na pele, gânglios, dores articulares e musculares. Porém, se a mãe adquirir o vírus durante as primeiras semanas da gravidez há sério risco de ocorrer a SRC, sendo mais grave quanto mais precoce for a infecção em relação à idade gestacional.● De 28 de maio a 2 de junho, a Secretaria e Saúde do estado vai fazer uma campanha de vacinação conta a Rubéola. O Estado vive um surto da doença e, em 2006, foram confirmados 624 casos. Cerca de 4 milhões de doses serão aplicadas em homens e mulheres na faixa de 20 a 34 anos de idade. A vacinação se dará em dois mil postos de saúde, com a participação de cerca de dez mil voluntários e 300 viaturas. Dessa forma, será possível interromper a circulação do vírus selvagem da rubéola no estado do Rio de Janeiro e, conseqüentemente, eliminar o risco de ocorrência da SRC

Nenhum comentário: