quinta-feira, 14 de junho de 2007

BAIXADA URGENTE

XERÉM PROMOVE SEMINÁRIO
CONTRA O DESMATAMENTO

Depois de garantir, com seus rios e represas, o abastecimento de água ao então Distrito Federal e ainda ajudar, até hoje, como reforço da adutora do Guandu, Xerém está a caminho da desertificação diante da ação predatória de agricultores e especuladores imobiliários, que derrubam árvores e acabam com a proteção às nascentes dos rios. Para denunciar esse crime ecológico, diversas entidades se uniram para promover, nesta sexta-feira (15/06) o I Seminário sobre Meio Ambiente de Xerém. O evento,das 8:30 às 15 horas, terá lugar no tradicional Colégio Barão de Mauá, próximo à antiga sede da FNM e, para a abertura dos trabalhos, foram convidados os Secretários de Meio Ambiente do Estado, Carlos Minc, e do Município, Wanderley Simões, produtor rural e empresário estabelecido em Xerém. As mudanças climáticas dos últimos anos não distinguem países, raças ou classes sociais, com as temperaturas chegando fácil aos 52o Celsius, o derretimento de geleiras e ventos de mais de 100 Km. E tudo isso pela ação impensada do Homem, único que pode reverter esta situação! Mexa-se! Vá a Xerém dar o seu apoio e ajudar a preservar o que ainda resta de Mata Atlântica, antes que tudo isso vire uma floresta de eucaliptos, como desastradamente deseja o governo do Estado


Enquanto a comunidade de Xerém se une em defesa do Meio Ambiente, o governo usa moto-serra para destruir mais de uma dezena de exemplares de pau-ferro, que há mais de 70 anos garantiam um pouco de sombra aos motoristas que se utilizavam da Estrada Rio-Petrópolis, hoje Av. Presidente Kennedy, a primeira rodovia em cimento-asfáltico do País.(Foto: A. Lobo)

● Falta pessoal para vistoriar as 1.679 escolas da rede estadual. Essa é a conclusão do presidente da Comissão de Educação da ALERJ, deputado Comte Bittencourt (PPS), depois de ouvir nesta quarta-feira (13/06) os depoimentos dos representantes da Empresa de Obras Públicas e da Secretaria estadual de Educação.
● “Ficou claro que o poder público não tem controle da sua rede. A Emop está somando esforços, mas o orçamento de R$ 48 milhões é curto para atender todas as escolas. O que demonstra que teremos mais um ano muito difícil no que diz respeito à situação das escolas públicas”, lamentou o deputado referindo-se ao total de recursos que a Emop dispõe para as reformas.
● A vice-presidente da comissão, deputada Sheila Gama (PDT), demonstrou preocupação com a falta de manutenção das escolas. “Temos que correr contra o tempo para evitar que aconteça alguma tragédia por falta de manutenção dos prédios. Não acredito que consigamos recuperar, nos próximos quatro anos, as 1.679 escolas da rede estadual”, ressaltou a parlamentar
● A CPI da ALERJ que analisa os investimentos em infra-estrutura na manutenção do pólo gás-químico de Duque de Caxias e na implantação dos pólos petroquímico de Itaboraí e siderúrgico de Itaguaí ouviu nesta terça-feira (12/06), o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e a vice-presidente da Faetec, Maria Cristina Lacerda Silva. Ambos apresentaram projetos de profissionalização que ainda não saíram do papel.
● O presidente da CPI, Luiz Paulo (PSDB), criticou os prazos apresentados para a implementação desses projetos. “Os senhores citam o ano de 2011, o de inauguração do pólo petroquímico de Itaboraí, como se este fosse o prazo de que vocês dispõem. O prazo de vocês é muito menor, já que será necessário pôr os planos em prática, levantar recursos e ainda profissionalizar um grande número de pessoas para o trabalho com técnicas inovadoras”, listou. “Sei que vocês chegaram agora e que o Governo anterior pouco fez, mas um planejamento estrutural, com metas definidas é absolutamente urgente”, frisou o parlamentar.
● Alexandre Cardoso, ex-Secretário de Recursos Hídricos no Governo de Anthony Garotinho, falou sobre a mudança do conceito de ensino profissionalizante. “Quando assumi a secretaria, solicitei um levantamento dos cursos oferecidos para mais de 400 mil alunos atendidos pelas unidades da Faetec. Descobri então a existência de cursos de dança de salão e do ventre, de marcha assistida, entre outros de inegável valor social, mas nenhum valor profissionalizante”, afirmou. “Temos que mudar essa noção de apoio social, em detrimento do ensino”, disse.
● A Secretaria de Transporte de Duque de Caxias, que anda apreendendo carros de serviço da Ampla, deveria aproveitar o seu ímpeto fiscalizador e apreender também os carros da Light, emplacados em Palmas (TO). Afinal, a Light, que era uma estatal francesa, agora é controlada pelo governador Aécio Neves, através da CEMIG.
● Se os carros do ex-polvo canadense, como a Light era conhecida na primeira metade do Século passado, fossem emplacados em Juiz de Fora, onde o IPVA é um terço do cobrado no Rio de Janeiro pelo Governo Sérgio Cabral, seria até aceitável. Mas, em Tocantins, Abdul Haikal?
● Os moradores da Rua Professor José de Souza Herdy, no 25 de agosto, estão há mais de 3 semanas sem água, mas a Cedae não dá bola para as queixas. Nessa rua funcionam as faculdades da UNIGRANRIO, que não sofre os efeitos da seca.
● Tal e qual os moradores da Rua Barão de Tefé, que termina no muro da UNIGRANIO, a turma da José de Souza Herdy não entende a razão da falta d’água, pois moram a menos de 1 quilômetro dos reservatórios da empresa, que ficam ao lado da Praça João Lazzaroni, no mesmo bairro, com capacidade para mais de 14 milhões de litros e construídos nos governos Marcello Alencar e Garotinho. Eles só foram inaugurados no final do governo de Rosinha Matheus.
● Nesta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15, uma parceria firmada entre a Ação da Cidadania e a prefeitura de São João de Meriti vai promover a inclusão de cerca de 300 famílias pobres do município no Programa Bolsa Família. O mutirão para cadastramento acontece de 9h às 16h, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS EDEN, Rua Tenente Aviador Nilton Campos Soares nº 2470.
● Segundo dados do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em São João de Meriti há 17.176 famílias já beneficiadas com os recursos do Bolsa Família, embora existam 19.011 famílias no município que se adequam aos critérios de inclusão no programa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Alberto Marques,

Como Deputado Estadual, eleito principalmente por Duque de Caxias, cidade onde moro e estive como Prefeito por dois mandatos, não posso ficar inerte aos problemas existentes em nosso município.
Tomando conhecimento do I Seminário sobre o Meio Ambiente, que será realizado no próximo dia 15, em Xerém, e, não tendo sido convidado para o evento, encaminho para seu conhecimento, medidas que venho tomando, quanto ao problema em questão.

* OFÍCIO 072/07 - SECRETARIA DE ESTADO DE AMBIENTE EM 08/02/07 - Denúncia com fotos do local
* OFÍCIO 073/07 - 6º CENTRO DE APOIO E PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE EM 06/03/07 - Denúncia com fotos do local
* OFÍCIO 074/07 - IBAMA - EM 06/03- Denúncia com fotos do local
* OFÍCIO 075/07 - FEEMA - EM 06/03 - Denúncia com fotos do local

Além dos inúmeros pronunciamentos que tenho feito em Plenário e em Atos Públicos.

Atenciosamente,
ZITO