quarta-feira, 18 de julho de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

CAMPANHA SALARIAL PROVOCA
RACHA NO COMANDO DA PM

As Associações de PMs voltam às ruas no sábado (Foto; M. Nascimento)

A campanha salarial da Polícia Militar, que o Governo do Estado não está levando a sério, está provocando um verdadeiro racha no comando da corporação. O Comandante da PMRJ, Coronel Ubiratan Ângelo, apoiado por oficiais que ocupam cargos de comando, defende a vinculação da remuneração da corporação aos salários pagos à Polícia Civil, já que ambas as instituições tem um comando único, o Secretário de Segurança Pública, o delegado da Polícia Federal José Maria Beltrame, enquanto um pequeno grupo de coronéis mais antigos, como é o caso do coronel PM Paulo César Lopes, ex-comandante do 15º BPM (Duque de Caxias), que integrarem a “linha dura” da corporação, defende a punição dos líderes da campanha salarial e a manutenção da atual remuneração. Segundo um grupo de PMs da ativa, os comandantes de batalhões que integram a “linha dura”, na verdade, defendem o uso dos PMs em serviços particulares de segurança, os chamados “bicos”. Com os soldados ganhando em torno de dois salários mínimos, fica mais fácil para os oficiais da "linha dura”, que mantém esquemas de policiamento privado, recrutarem “soldados” para esse tipo de “bico”. Nessa luta entre as duas facções em que a PM se dividiu, quem sai perdendo é a população, que fica à mercê dos bandidos e das milícias, que disputam o controle da segurança em áreas das periferias e até em bairros até aqui eram considerados nobres. Em Duque de Caxias, por exemplo, os grupos que prestam serviços particulares de segurança nos bairros 25 de Agosto e Paulicéia, de classe média, contam com cabines e usam uniformes característicos de empresas privadas de segurança. Só falta esses grupos emitirem notas fiscais dedutíveis do Imposto de Renda... A situação pode escapar do controle, caso na reunião marcada para sexta-feira entre as Associações de PMs e o Secretário de Planejamento, Sérgio Rui Barbosa, o governo não tenha uma contraproposta razoável para os policiais. Está marcada outra manifestação para o próximo sábado, às 10 horas, na Cinelândia, quando os Policiais avaliarão a possibilidade de promoverem uma Operação Tolerância Zero, com repressão ao jogo-do-bicho, caça-níqueis e o transporte pirata, atividades que contam com a proteção de conhecidos políticos fluminenses ligados ao governador.

● “Naquela manhã de dois mil e seis / aconteceu uma tragédia na cidade / que nesse cordel conto pra vocês / pois, é uma história de triste verdade / que deixou muita gente atordoada / até porque não dizer, abestalhada / pelo sucedido e sua crueldade

● Os versos acima abrem o cordel com que o poeta e artista plástico Pedro Marcílio, filho do também artista plástico Barboza Leite, conta a saga da extinta Fábrica de Tecidos União, um dos marcos da industrialização da Baixada Fluminense, inaugurada em 1949 e que, além de sacos de juta para embalar os produtos de exportação, como o café, também produzia um linho de altíssima qualidade, da marca Braspérola.
● Os galpões da fábrica foram demolidos em duas semanas, a golpes de marreta, sem cumprir as formalidade legais, como a indicação da empresa responsável pela demolição, bem como sobre o proprietário da obra. Os rumores, na época, eram de que a área havia sido adquirida por dirigentes da Igreja Universal para a construção de um shopping gospel, dedicado à comercialização de produtos de empresas sob controle de empresários evangélicos.
● Estão abertas as inscrições para o II Festival Cultural de Férias de Duque de Caxias, que será realizado de 23 a 27 de julho, das 8 às 18 horas. Entre as atividades oferecidas no programa “Fazendo arte”, estão a contação de história, filmes, oficinas de teatro, recreação, arte em argila e sombra, e brincadeiras para o público infantil e juvenil. As inscrições podem ser feitas na Biblioteca Leonel Brizola, na Praça do Pacificador e serão oferecidas 30 vagas por oficina e a previsão é de que sejam beneficiadas 120 crianças por dia. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 3653-1999.
● A Prefeitura de Duque de Caxias quer montar equipes esportivas formadas por portadores de deficiências. Para atrair a atenção dos interessados, a Divisão de Apoio às Pessoas com Deficiência (DAPD), da Secretaria de Assistência Social, promove neste sábado (21/07) um jogo de basquete de cadeira de rodas na Vila Olímpica, no bairro 25 de Agosto. Serão duas equipes amadoras do Instituto Brasileiro dos Direitos dos Deficientes, que vão se apresentar às 14h. A entrada é franca.
● Segundo o Chefe da DAPD Jocélio de Oliveira, o propósito é formar equipes esportivas com deficientes e criar no município uma associação esportiva. Serão oferecidas oportunidades da prática de várias modalidades como basquete, natação, tênis de mesa e arremesso. Os deficientes interessados devem procurar a DAPD, na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1.618, bairro 25 de Agosto. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas. Os atletas serão treinados por profissionais especializados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sua matéria postada no MILITAR LEGAL repercutiu bastante, tendo até agora 26 comentários.O fato de serem anônimas, deixam claro que se trata de PMs e BMs, porque não podem se identificar por temerem punições.