terça-feira, 31 de julho de 2007

BAIXADA URGENTE

MEDALHISTAS DO KARATÊ
FAZEM A FESTA EM CAXIAS

Medalhistas nos Jogos Pan-Americanos Rio-2007 no karatê, os atletas Juarez Santos, Carlos Lourenço e Vinícius Souza - ouro prata e bronze, respectivamente - cumpriram, nesta segunda-feira (30/07), uma maratona pelas ruas de Duque de Caxias, onde foram recebidos como heróis por seus vizinhos. Pela manhã, o trio foi recebido pelo prefeito Washington Reis e homenageado com Placas de Honra ao Mérito
No bairro Nova Campinas, no 3º Distrito, o medalhista (ouro) Juarez Santos desfilou num caminhão da Prefeitura e acenou para dezenas de pessoas que saíram às ruas do bairro para recepcioná-lo e aos seus colegas. Crianças e adolescentes tentavam fotografar os atletas com câmeras de celulares. O ponto alto dos festejos aconteceu na Rua Dois, onde Juarez mora com a família. Vizinhos do rapaz acenavam e gritavam emocionados “É Campeão! É Campeão!”. No centro de Nova Campinas, Juarez lembrou da época em que gostava de arranjar confusões e dos perigos que enfrentou. “Todos sabem que abri mão de várias coisas com o objetivo de disputar o Pan”, acrescentando que quer servir de exemplo para os jovens, pois “como eu venci, vocês também podem vencer”, concluiu. O medalhista acrescentou que não descarta a possibilidade de ajudar adolescentes, atuando como professor de caratê em Nova Campinas. “Agora, é esperar o Sul-Americano e o Mundial”, disse.
O medalha de bronze Vinicius Souza não disfarçava a emoção de compartilhar a vitória com a população: “Depois desta, outras vitórias virão, elevando o nome de nossa cidade no Brasil e no exterior”. Já Carlos Lourenço, que levou prata, agradeceu a recepção e falou da felicidade em ter participado dos jogos. “Se Deus quiser, vamos trazer mais medalhas de outras competições”, disse. À tarde, os atletas desfilaram em outros bairros, como Itatiaia, Parque Duque e Vila São Luís, onde moram Vinícius Souza e Carlos Lourenço.(Foto: PMDC/Divulgação)


● Com o final do recesso parlamentar, a Assembléia Legislativa do Rio irá discutir, nestas quarta (01/08) e quinta-feira (02/08), diversos projetos cujos temas são tão relevantes para garantirem os direitos do cidadão fluminense e valorizar o resgate da cidadania no estado. As votações envolvem esportes, direito à saúde, direito do consumidor, tributação e segurança pública, dentre os mais importantes. Projetos que legislam sobre a garantia de nova e gratuita placa para os usuários que tiverem o veículo clonado, a multa a hospitais que não agendarem a visita de vendedores e a construção de mais um estádio esportivo no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio prometem mobilizar os parlamentares.
Na quarta-feira, entre mais de 20 projetos de lei e de resolução que passarão pelo crivo dos deputados, o destaque é o de autoria do Poder Executivo, que amplia a obrigação de órgãos que terão que dar informações sobre bens e negócios dos contribuintes ao Fisco Estadual. Se aprovado, o projeto de lei 526/07 estenderá às empresas administradoras de shopping centers e de cartões de crédito e débito, empresas de informática e profissionais autônomos a obrigação de apresentarem dados, quando solicitados, sobre contribuintes que estejam sendo investigados.
● O projeto de lei 379/07, de autoria do deputado Jorge Babu (PT), prevê a adequação do sistema de renovação de carteiras de habilitação do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), dando prioridade, na marcação de exames, aos motoristas que estiverem com as carteiras vencidas ou a vencer.
● A deputada Waldeth Brasiel (PL) elaborou o projeto de lei de número 2.776/05 estabelecendo que as placas clonadas deverão ser substituídas pelo Detran-RJ, sem custo extra para o dono do veículo,. "Não é justo que motoristas lesados tenham, além do trabalho de provar que a placa foi copiada, que passar por uma enorme burocracia para obter nova placa, ou que tenham que pagar por ela", justificou a parlamentar. ● O projeto de lei do deputado Armando José (PSB), pretende dar fim às cobranças de serviços públicos, tais como as feitas para "assinaturas de linha telefônica", "fornecimento mínimo", "custo de disponibilidade do sistema" e "encargo de capacidade emergencial", dentre outros. "O usuário deve ser cobrado apenas pela utilização do serviço recebido e não porque simplesmente possui uma linha telefônica, uma ligação de luz, uma água ou gás encanado. Tudo isso é uma obrigação do estado. Muitas vezes, esses serviços nem são utilizados e muitas dessas cobranças nem sabemos o que são", argumentou o parlamentar.
● Na área de segurança pública, o projeto de lei 2.388/05, de autoria do deputado Alessandro Molon (PT), propõe que policiais civis e militares, bombeiros e servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, cujas ações sejam consideradas impróprias e dignas de investigação pelo Governo, poderão sofrer afastamento cautelar para que não haja interferência na apuração dos fatos. "Não é uma medida punitiva, mas preventiva. O objetivo é oferecer ao Poder Executivo um instrumento que lhe permita a apuração isenta de possíveis pressões", explicou o petista.
● A Secretaria de Agricultura de Duque de Caxias recebeu sábado (28/07), seis tratores, um caminhão e diversos implementos agrícolas, que custaram R$ 1,2 milhão e que deverão utilizados em auxilio aos pequenos produtores rurais do terceiro e quarto distritos em aração, semeadura, colheita e transporte, além da abertura de ruas de acesso às propriedades. A entrega das máquinas na Associação dos Produtores Rurais da cidade contou com a presença de famílias de pequenos agricultores, como a do casal Terezinha de Jesus e Marcos André Batista, que investiu por conta própria na área de piscicultura.
● O agricultor contou que, junto com a mulher e outros parentes, usou apenas enxadas e pás para abrir cinco tanques para a criação de peixes. “Abrimos todos eles sem nenhum tipo de equipamento, mas com muita garra e vontade”, afirmou Marcos, acrescentando que, com os novos tratores e agora, com o apoio da Prefeitura, será possível ampliar a produção. Depois de passar por Santa Cruz da Serra, Parque Eqüitativa, Parque Eldorado, Cantão e Mantiquira, a Patrulha Mecanizada chegou à Capivari, onde os tratores foram entregues

Nenhum comentário: