sexta-feira, 3 de agosto de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

MADRIGAL COMEMORA 10º
ANIVERSÁRIO COM RECITAL

Amanhã, 04 de agosto, teremos o primeiro concerto comemorativo do 10º aniversário do Madrigal Nova Harmonia, de Nova Iguaçu. Será às 20:00 Horas, no programa AMERICA NO CORAÇÃO DA BAIXADA, da Radio Tropical-Solimões, na freqüência de 830 AM, apresentado por MARY MONTEIRO,. Sob a regência do maestro Denison de Sá, serão apresentadas obras do Padre José Maurício Nunes Garcia, o maior compositor da música barroca brasileira, Lobo de Mesquita, Cacilda Borges Barbosa, Shubert, Beethoven, Francisco Mignone, Raul Penna Firme Jr e Lamartine Babo, auto do Hino dos clubes cariocas, inclusive do próprio América FC.

CLUBE DE FUTEBOL USA
AMBULÂNCIA DO IPMDC
Enquanto rompe convênios com clínicas e casas de saúde particulares por falta de recursos, deixando sem assistência médica mais de 15 mil servidores, aposentados e pensionistas do Município, o Instituto de Previdência Municipal de Duque de Caxias usa uma ambulância UTI para dar assistência aos jogadores e ao público que comparece ao Estádio Municipal para assistir às partidas do Duque de Caxias, clube mantido com auxílio da Prefeitura e que disputa o campeonato da 3ª Divisão da Federação Fluminense de Futebol. A denúncia foi feita da tribuna da Câmara nesta quinta-feira pelo vereador Ito, situação que já foi comunicada ao Ministério Público por envolver o uso de equipamento do Município em atividades privadas. Para o vereador, que integra o bloco de oposição ao prefeito Washington Reis, o Estatuto do Torcedor está sendo utilizado para a prática de um abuso, pois a ambulância para dar assistência ao público que comparece ao estádio deve ser fornecida pela Secretaria de Saúde, que para isso dispõe de recursos do SUS. O vereador denunciou, também, que o IPMDC não revela como gasta os R$ 275 mil que recebe por mês da Secretaria de Saúde para atendimento aos segurados, uma vez que os poucos profissionais de saúde que ainda prestam algum tipo de atendimento ambulatorial (de segunda a sexta-feira, das 8 às l7 horas) são prestadores de serviço, contratados pelo IPMDC desde janeiro de 2005 sem concurso, o que é irregular. O vereador também pediu a intervenção do MP para a situação irregular em que vive o município, cujo Boletim Oficial, que deveria publicar todos os atos oficiais, não tem circulação regular, não é vendido em bancas e o último exemplar recebido pelo vereador, no último dia 31 de julho, era datado de 10 de dezembro de 2006, o que significa que, desde janeiro, o município está na ilegalidade.

Será nesta sábado, com concentração a partir das 14 horas, no Forte do Leme, a primeira passeata do movimento “Fora Lula”, que se repetirá em outras capitais. Os organizadores do movimento pede que os participantes compareçam vestidos de preto, com as caras pintadas em verde e amarelo e com nariz de palhaço, pois o movimento é um protesto à omissão do Governo diante dos seguidos escândalos envolvendo políticos da base governista, como Renan Calheiros, além da omissão diante do caos nos transportes aéreo e rodoviário.
● O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar ainda este mês denúncia da Procuradoria-Geral da República contra 40 pessoas acusadas de envolvimento com o mensalão, o suposto esquema de pagamento a parlamentares em troca de apoio ao governo. A denúncia foi encaminhada em abril de 2006 e está nas mãos do ministro Joaquim Barbosa. De acordo com a assessoria do STF,o julgamento começará no próximo dia 22, com a leitura do voto do relator, e vai durar inicialmente três dias.
● O procurador-geral, Antônio Fernando de Souza, denunciou 40 pessoas por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção ativa e passiva e peculato (desvio de dinheiro público), citando provas de existência de uma “sofisticada organização criminosa” e um “complexo esquema para negociar apoio político, pagar dívidas pretéritas do partido [PT] e também custear gastos de campanha e outras despesas do PT e dos seus aliados”.
● Entre os acusados, estão José Dirceu (ex-ministro-chefe da Casa Civil), Luiz Gushiken (ex-secretário de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica), José Genoíno (ex-presidente do PT), Delúbio Soares (ex-tesoureiro), Silvio Pereira (ex-secretário-geral), Marcos Valério de Souza (suposto operador do mensalão), o publicitário Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes. Também há parlamentares e dirigentes do Banco Rural.
● Motoristas com carteiras de habilitação vencidas ou a vencer terão prioridade na renovação, segundo o projeto do deputado Jorge Babu (PT), aprovado pela ALERJ nesta quarta-feira (01/08). “O sistema devidamente adaptado evitará uma série de constrangimentos para o motorista, já que a autoridade competente pela aplicação de multas poderá acessar o sistema e verificar que o agendamento foi requerido antes do prazo de vencimento da carteira, mas, por falta de data para a realização do exame, teve que ser marcado fora do prazo”, explicou Babu.
● Os deputados também aprovaram, por unanimidade, a instalação da CPI que vai investigar denúncias de irregularidades nos medidores de consumo instalados pela Ampla. De autoria do deputado Marco Figueiredo (PSC), o projeto especifica que serão analisados principalmente os medidores do tipo “aéreo”, que fazem a medição através de chips, os quais, segundo denúncias, não são precisos. Atendendo à solicitação do líder do PDT, deputado Paulo Ramos, a CPI da Ampla terá nove membros, ao invés dos cinco de praxe. “É imprescindível o maior número de membros, já que a empresa atua em quase todo o estado, o que gerará muita demanda para a comissão”, justificou.
● “Tive acesso a um laudo do Inmetro que, além de comprovar as irregularidades na medição, pedia à Aneel que as instalações de medidores com esta tecnologia fossem suspensas. Mas a agência reguladora federal adiou em seis meses uma decisão a respeito”, denunciou. A Ampla fornece energia elétrica a 66 dos 92 municípios do estado, atendendo a cerca de 2,3 milhões de pessoas. Há alguns meses a empresa divulgou o crescimento de 51% em seu lucro líquido de 2006, em relação ao ano anterior. A CPI, a ser instalada na segunda quinzena, terá prazo de 90 dias para a conclusão de seus trabalhos, prorrogáveis por mais 60.
● Cerca de 80 mil pessoas estão sendo esperadas na caminhada que encerra domingo (05/08) a “Semana da Diversidade de Duque de Caxias”, que sairá às 13 horas da Avenida Brigadeiro Lima e Silva, em frente à escola do Senac, no 25 de Agosto em direção à Praça Roberto Silveira. A programação, que tem o apoio da Secretaria de Saúde, começou no sábado, com o Fórum Estadual GLBT, na Unigranrio.
● Quarta-feira (01/08) foi promovido na Câmara Municipal o Fórum Municipal GLBT. Ontem, quinta-feira, no teatro municipal Raul Cortez, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, foi apresentado o espetáculo “Simplesmente amor”, dirigido por Fábio Santini, com entrada franca.
● A Secretaria de Saúde distribuirá cerca de 10 mil preservativos e folhetos instrutivos sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Segundo os organizadores, entre os convidados estão confirmados Viviane Araújo, David Brasil e Tami, filha da cantora Gretchen.

Nenhum comentário: