terça-feira, 2 de outubro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

Quantos vão morrer no
aniversário de Gandhi?

Por decisão da Assembléia Geral das Nações Unidas de 15 de junho último, hoje, dia 2 de outubro, deverá ser comemorado como o “Dia Internacional da Não-Violência”. A escolha da data é para lembrar o aniversário de nascimento de Mahatma Gandhi, líder da independência da Índia que pregava a não-violência como arma política. A proposta foi feita pela Índia e apoiada por 142 países, número menor que o de países que têm direito a voto na FIFA. Entretanto, nunca o Mundo enfrentou tanta violência como hoje, embora não haja uma guerra mundial declarada, apenas focos de resistência a governos ditatoriais, como na Birmânia, ou por questões político-religiosa, como a guerra entre Israel e os árabes. No Brasil, onde a disputa religiosa ainda é feita em torno do dízimo, ou das verbas do Governo, mas sem derramamento de sangue, o número de mortes violentas diárias nas principais capitais supera, de longe, os índices do Iraque, onde, além das guerras tribais, temos a violenta repressão de mais de 150 mil soldados dos EUA, Inglaterra, Austrália, Japão e Coréia, além de paises periféricos. Só na ocupação pela Polícia do Morro do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foram registradas dezenas de mortes, além dos feridos por “balas perdidas”, geralmente saídas das armas do Governo, pois os bandidos, que recebem treinamento militar, têm boa pontaria e só acertam policiais civis ou militares, especialmente nas tentativas de assaltos. Daí a pergunta: quantos vão morrer no Rio de Janeiro no dia em que se comemora o aniversário do paladino da não-violência?

• Nesta quarta-feira, dia 3, o Supremo Tribunal Federal decide se o mandato é do partido, ou do candidato. A 48 horas do encerramento do prazo (05/10) para filiação de quem vai disputar as eleições de 2008, a decisão do STF vai definir o destino dos mais de 50 parlamentares que trocaram de partido para se beneficiarem das benesses do Poder, como verbas e cargos na Petrobrás, nas Docas do Rio de Janeiro, nos Ministérios e até nos Estados
• Dos 11 ministros do pleno, 3 integram o Tribunal Superior Eleitoral, que decidiu a favo do PSDB e do DEM, que perderam deputados e senadores para os partidos da base aliada. O TSE decidiu que, ao trocar de partido, o parlamentar perde o mandato, pois foi eleito dentro do programa partidário.
• Além de decidir a quem pertence o mandato, os ministros do STF precisam decidir se essa posição vale para quem já mudou de partido, isto é, com efeito retroativo como querem democratas e tucanos, ou se a parda é para o futuro, o que salvaria a pele dos trânsfugas. Até o último voto, corações e mentes estarão vivendo um sobressalto só.
• Se o STF acompanhar a decisão do TSE e anular as mudanças ocorridas depois das eleições de 2006, o Governo ficará em apuros para aprovar a prorrogação da CPMF já na Câmara, onde falta uma segunda votação, antes da emenda seguir para o Senado, onde o PMDB do Renan não fala a mesma língua do PT e do Governo. A única saída para o Governo será tentar absolver Renan de todos os processos abertos pelo PSOL. O festival de pizza seria pago com o dinheiro da CPMF e das emendas parlamentares.
• Aliás, a campanha eleitoral de 2008 promete muitas emoções. Entre as estrelas que, com toda a certeza, estarão em Duque de Caxias, participando do corpo-a-corpo e subindo nos palanques dos candidatos a prefeito, devemos ter César Maia (que não poderá ser candidato, pois já foi reeleito), o casal Garotinho, o Bispo e senador Marcelo Crivella, além de Sérgio Cabral.
• A definição de quem terá o apoio dessas estrelas (?) do atual cenário político fluminense só será conhecida depois do dia 5, sexta-feira, quando terminará o prazo para o troca-troca de partido para os candidatos nas eleições de 2008.
• O professor Juscelino da Luz, vidente que previu a “vitória de Alckmin” em 2006, volta a atacar e a provocar pânico. Ele anunciou na Internet vários acontecimentos para este ano. Entre eles, o de que Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, serão atingidas por um tornado no próximo dia 19. Segundo ele, o acontecimento poderá atingir também Resende, no Sul do Estado.
• Juscelino disse, através de e-mail, que há possibilidade de “ventos fortes transformarem-se em um tornado e causarem transtornos à população”. Observou, no entanto, que “profecias não estão escritas sobre pedra e poderá ocorrer mudança”, o que, segundo ele, está “dentro da margem e dos limites”.
• O vidente foi tema de reportagem do ‘Fantástico” do último domingo, quando peritos apontaram indícios de fraudes nas cartas, com firma reconhecida, que o vidente afirma ter enviado para diversas autoridades, como a ex-prefeita Martha Suplicy, alertando sobre um acidente nas obras do Metrô, e à direção da TAM, sobre a colisão de um dos seus aviões.
• O grupo teatral Quantum, de Três Rios, encena nesta terça-feira (02/10) “A Fábula Urbana”, continuando o projeto “A Escola Vai ao Teatro”, lançado em setembro e que leva grupos de crianças e adolescentes de Duque de Caxias para assistirem a peças e espetáculos no Teatro Raul Cortez, na Praça do Pacificador. “A Fábula Urbana”, de Márcia Valéria, tem direção de Josué Soares, que apresenta os diversos problemas que afetam o planeta Terra e convida a platéia a escrever um desfecho diferente. Na quarta, a atração será a comédia “O Quixote Brasileiro”.
• As sessões para estudantes ocorrem todas as terças e quartas-feiras e cada companhia faz duas apresentações diárias, uma às 10 horas e outra às 15 horas, para atender ao maior número possível de alunos da rede pública de educação. A Secretária municipal de Cultura Dalva Lazaroni, idealizadora do projeto, diz que o objetivo é familiarizar cada vez mais as crianças e adolescentes com a magia e o encantamento que o teatro possibilita, ao mesmo tempo em que o projeto significa uma ferramenta interdisciplinar fundamental na formação de jovens críticos e conscientes, para legitimar uma sociedade mais justa e igualitária.


Nenhum comentário: