quinta-feira, 4 de outubro de 2007

BAIXADA URGENTE

COM A CORDA NO PESCOÇO

O adiamento, para esta quinta-feira (05/10), da conclusão do julgamento no STF dos Mandados de Segurança impetrados pelo DEM e pelo PSDB, prolongará a agonia tanto de quem mudou, como de quem permaneceu em seus partidos. Tucanos e democratas pretendem que o Supremo Tribunal Federal determine a imediata cassação dos mandatos de 23 deputados, eleitos pelos dois partidos de oposição, que se bandearam para partidos da base governistas de olho nas verbas e nos empregos oferecidos pelo Governo. O Tribunal Superior Eleitoral entendeu que os mandatos pertencem aos partidos e, por extensão, o parlamentar, que deixa o partido pelo qual foi eleito, deve perder, automaticamente, o mandato, cabendo ao partido prejudicado convocar o suplente. Instado a convocar os suplentes dos 23 trânsfugas, o deputado Arlindo Chinaglia, do PT e presidente da Câmara, fez ouvidos moucos, o que levou os dirigentes democratas e tucanos a buscarem no TSE o remédio que entendiam cabível ao caso. Chinaglia não aceitou a decisão do TSE, obrigando os dois partidos oposicionistas a ingressarem com os mandatos de segurança no Supremo. Enquanto isso, dirigentes dos partidos beneficiários com as 23 adesões não podem começar a programar a campanha eleitoral de 2008, pois muitos dos deputados que migraram pretendem disputar as prefeituras onde fazem carreira política. Em caso do STF cassar os mandatos desses 23, eles terão prazo só até amanhã, sexta-feira (05/10) para buscarem abrigo em outro partido, se quiserem disputar eleição em 2008. Até a Ministra Ellen Gracie, presidente o STF, bater o martelo, haja sofrimento!

• O Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alexandre Cardoso, que é médico, e o governador Sérgio Cabral terão sérias dificuldades para explicarem a razão da UERJ, nove meses depois da posse do novo Governo, continuar com as mesmas mazelas que o então senador Sérgio Cabral prometeu, durante a campanha, resolver de imediato.
• O incêndio de domingo, independente das causas que venham a ser apontadas pela perícia, foi provocando basicamente pelo criminoso corte de verbas do Orçamento do Estado para as despesas mais comezinhas, como pagar as contas de água, luz e telefone e manter os elevadores.
• O mais grave, porém, foi a absurda decisão da Reitoria de, sob o pretexto da falta de segurança, trancar com cadeados e correntes as portas corta-fogo, instaladas justamente para impedir que, em caso de incêndio, o fogo se alastrasse para outros andares, como acabou ocorrendo na UERJ, pois o fogo não pede licença para entrar, enquanto os bombeiros tiveram que arrombar os cadeados e romperem as correntes.
• Enquanto falta dinheiro para as despesas correntes da UERJ, a Secretaria de Ciência e Tecnologia continua instalando CIDs pelo interior, numa campanha eleitoral antecipada. Em Duque de Caxias, por exemplo, foi inaugurada uma “Lan House” no calçadão da Rua José de Alvarenga, por onde passam milhares de pessoas em direção ao terminal de ônibus do Shopping Center.
• Enquanto isso, na Praça do Pacificador, a poucos metros dali, 10 computadores, comprados pela Prefeitura em 2004 para equipar a Biblioteca Leonel Brizola, foram encaixotados, pois a OI/Telemar alega falta de condições técnicas para instalar a indispensável banda larga, que permitiria a conexão com a Biblioteca Nacional, por exemplo, que já digitalizou e disponibilizou milhares de livros.
• A maré não está nada boa para os dirigentes de universidades particulares. De um lado, o MEC ameaça fechar os cursos de Direito cujos alunos foram reprovados na avaliação feita pelo governo. De outro, o Ministério Público Federal anda de lupa nas contas das universidades, todas com o título de instituição filantrópica, mas distribuindo lucros aos seus felizes dirigentes, inclusive bolsas de estudos para parentes.
• Agora, o vereador Ito entra na onda e quer cassar o título de utilidade púbica da Unigranrio, ex-AFE, porque a instituição, embora mantenha uma Faculdade de Medicina, até hoje não construiu o hospital próprio. Com isso, os futuros médicos fazem estágio nos hospitais da Prefeitura, sem adequada supervisão e acompanhamento. O assunto promete esquentar as próximas sessões da Câmara de Duque de Caxias.
• Na campanha eleitoral, até cinema de graça é trunfo para conquistar eleitores. Pelo menos é o que pensa o deputado Zito, que já foi dono de uma danceteria (Zitu’s Club) e transformou um galpão no Nº 735 da Av. Doutor Lareano, seu reduto eleitoral, num cinema “Paradiso”. Neste sábado, a partir das 18 horas, será exibido o filme “O Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado”. O cineminha, com tela de alta definição, banheiros e bebedouros, tem 400 lugares sentados e a entrada é gratuita. No sábado seguinte, dia 13, será a vez do “Motoqueiro Fantasma”.
• Neste sábado,(06/10), o Professor Paulo Mainhard, diretor da UERJ/Caxias, estará participando do programa “América no Coração da Baixada” , transmitido pela Rádio Tropical-Solimões no horário de 20 às 21 horas, numa produção e apresentação de Mary Monteiro. O combativo professor vai falar sobre sua trajetória pela cultura da Baixada Fluminense, sobre o Fórum Cultural da Baixada e o Dia da Baixada.• E, no “Espaço Literário Mario Marinho”, teremos a participação especial de Rogério Torres, poeta, escritor e historiador. O programa “América no Coração da Baixada” vai ao ar todos os sábados das 20:00 às 21:00h, na rádio Tropical Solimões - AM 830 Ligue para 2667-9830, participe e concorra ao sorteio de brindes no final do programa.
• Terminado o IV Festival de Teatro de Duque de Caxias, o projeto ‘Cine Pau-de-Arara’ volta a ocupar o palco reversível do Teatro Raul Cortez, na Praça do Pacificador às segundas-feiras. Este mês, serão exibidos quatro filmes de Walter Salles.
• Na reestréia, no próximo dia 8, será a vez de “Central do Brasil”, que mostra a personagem Dora, vivida por Fernanda Montenegro, escrevendo cartas para analfabetos na Central do Brasil. Sua história de vida cruza o caminho do garoto Josué, interpretado por Vinicius de Oliveira e que sonha encontrar o pai. Os dois acabam estabelecendo fortes laços de afetividade e a história segue por aí.
• Nas segundas-feiras subseqüentes, serão exibidos “Abril Despedaçado” (com Rodrigo Santoro, José Dumont e Luis Carlos Vasconcelos), “Terra Estrangeira” (com Laura Cardoso, Fernanda Torres e Alexandre Borges) e “O Primeiro Dia” (com Fernanda Torres, Luis Carlos Vasconcelos e Matheus Natchergaele).

Nenhum comentário: