quarta-feira, 3 de outubro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

Biblioteca de Caxias ainda
não tem acesso à Internet

Continuam encaixotados os computadores da Biblioteca Municipal Leonel Brizola, na Praça do Pacificador e que integra o Centro Cultural Oscar Niemeyer. Eles deveriam estar conectados à internet para auxiliar nas pesquisas quem a procura para fazer pesquisas.
Inaugurada em 2004, no final do Governo Zito, a Biblioteca, até hoje, não foi interligada à WEB por desinteresse da OI/Telemar, que monopoliza o sistema de banda larga, e incompetência do atual governo, pois até uma “lan house” com caça-níqueis adaptados já foi inaugurada ao lado do Shopping Center, mas a biblioteca, a mais importante de Duque de Caxias, continua no Século XIX. O mais grave e curioso é que a atual Secretária de Cultura, Dalva Lazaroni, ente outras profissões, também é bibliotecária.

HOJE É O DIA “D” PARA OS PARTIDOS DE ALUGUEL

O Supremo Tribunal Federal decide hoje se os políticos com mandatos podem, a qualquer momento, trocar livremente de partidos, tendo em mira apenas seus próprios interesses, sejam eleitorais ou particulares. Meia centena de parlamentares trocaram de partido depois das eleições de outubro de 2006, boa parte eleita por partidos que hoje fazem oposição a Lula. Essas mudanças incharam pequenas legendas, que aderiram ao Governo na expectativa de indicarem seus filiados para cargos importantes no governo e em estatais e autarquias. A derrubada da MP que criava, com status de Ministério, uma Secretaria Estratégica de Longo Prazo, foi um sinal de que os senadores do PMDB não estavam satisfeitos com a lentidão com que o Planalto estava atendendo às indicações para cargos federais, em substituição ao simples mensalão do primeiro Governo Lula. Para começar, o PMDB e demais partidos da base aliada pretendiam assumir cargos ocupados por petistas, em cuja cartilha não existe a expressão “pedir demissão” O caso mais notório é o do presidente da ANAC que, embora hostilizado pelo Ministro Danton Jobim, agarra-se ao cargo como a craca no casco dos navios. Na próxima semana, a Câmara, onde o Governo tem ampla maioria, terá de votar, pela segunda vez, a emenda constitucional que prorroga a vigência da CPMF até 2011. Ninguém é capaz de prever o que vai acontecer se, antes, não saírem as nomeações prometidas pelo Governo. Imagine-se as dificuldades no Senado, onde a maioria nominal é muito estreita para garantir um vitória, em dois turnos! Se o STF decidir que os mandatos pertencem aos partidos, PSDB e DEM, que ingressaram na Justiça contra o presidente da Câmara, que se negou a cassar o mandato dos trânsfugas e convocar os suplentes, reforçarão suas bancadas e criarão uma dificuldade adicional para o Governo aprovar a CPMF. É uma questão de horas!

• Pelo menos uma boa parcela do PMDB fluminense deverá apoiar Zito, se ele resolver disputar a prefeitura de Caxias contra Washington Reis, candidato de Sérgio Cabral. E não será surpresa se o presidente da ALERJ, Jorge Picciani, aparecer na campanha do ex-prefeito. Seria, antes de tudo, o resultado da disputa particular entre o atual governador e seus ex-padrinhos políticos, Antony e Rosinha Garotinho, que apóiam Zito.
• Na sexta-feira, a assessoria de Imprensa da Secretária de Cultura, Dalva Lazaroni, dava como decidida a sua saída do PV, mas faltava definir o seu destino partidário, pois, além do DEM de César Maia, há a possibilidade de Dalva Lazaroni ingressar no PSB de Alexandre Cardoso, partido a que pertencia seu saudoso irmão, Elias Lazaroni, e pelo qual ele foi vereador em Itaperuna e em Duque de Caxias. A ficha do partido a que ela irá se filiar só será preenchida nos minutos finais de sexta-feira, prazo fatal para mudança de partido.
• Nas última horas, surgiram fortes rumores de que o PDT poderá ser o destino de Dalva Lazaroni. Resta saber como irão reagir os que entraram no partido recentemente, na esperança de conquistarem uma cadeira de vereador pelo partido fundado por Brizola. Sem falar na ala histórica, que não aceita participar do governo e da campanha pela reeleição de Washington Reis.
• O deputado Wagner Montes, eleito com forte apoio de policiais militares, acaba de apresentar um projeto de lei que faria a alegria de Stanislaw Ponte Preta e seria incluído, com toda a certeza, no FEBEAPÁ – o famoso Festival de Besteira que Assola o País.
• O ex-colega de Roberto Jefferson no finado “O Povo na TV”, do SBT, quer autorizar empresas privadas a usarem o uniforme da PM como “out door” ambulante, transformando nossos policiais em clones de Rubinho, Sena, Massa e Fernando Alonso, ou seja, a nossa Polícia passaria a ser igual ao circo da Fórmula 1, onde até espionagem eletrônica já tem cadeira cativa.
• Pela módica quantia de meio salário-mínimo, as empresas poderiam estampar suas logomarcas nos uniformes dos policiai. Se a Petrobrás resolver, por exemplo, “patrocinar” o 15º Batalhão, responsável pelo policiamento de Duque de Caxias, com cerca de 600 homens, gastaria a insignificante cifra de R$ 114 mil por mês, enquanto os policiais teriam “apenas” R$190 a mais em seus contracheques.
• Não se pode esquecer que muitos PMs estão sendo investigados pelo comando sob suspeita de integrarem as milícias, que cobram “proteção” de comunidades carentes, como favelas. E os “milicianos” agem como a máfia, matando quem viola seus “regulamentos”, como já ocorreu na favela da Kelson’s, na avenida Brasil, onde até oficiais do Corpo de Bombeiros foram trucidados, como “recado ao Comando da PM” de que os milicianos não brincam em serviço.
• No caso de um “patrocinado” se tornar alvo de investigação da Secretaria de Segurança ou do MP, a empresa patrocinadora seria ressarcida pelo prejuízo de sua imagem? E quem pagaria a indenização, nesse caso?
• "Ensino à Distância - Novas ferramentas para o ensino profissionalizante", será tema de debates nesta quarta-feira, dia 3, às 10h, no Teatro Raul Cortez. Como convidadas, falarão Masako Masuda (Presidente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) e Maria Cristina Lacerda Silva (Vice Presidente Educacional da Fundação de Apoio à Escola Técnica), com mediação de Celso Pansera (presidente do Instituto Decide) e Alexandre Cardoso (secretário Estadual de Ciência e Tecnologia). O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e instituições da área em todo o país.

Nenhum comentário: