segunda-feira, 8 de outubro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

CONTINUA EM ALTA O INDICE DE
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
O número de mulheres em idade reprodutiva (15 a 49 anos) que tiveram filhos se manteve praticamente estável (63%) nos últimos dez anos, mas houve aumento na proporção de adolescentes grávidas que concluíram a gestação. Entre os anos de 1996 e 2006, a média entre as meninas de 15 a 17 anos subiu de 6,9% para 7,6%. De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais, recém-divulgada pelo IBGE, o maior aumento desses casos foi verificado na Região Nordeste (1,2 ponto percentual), enquanto o Sudeste se manteve com os menores resultados. Nessa região, a proporção de adolescentes grávidas é 5,6%, metade do maior percentual, na Região Norte (11,2%). Por outro lado, entre as jovens de 18 a 24 anos de idade houve queda nos níveis de maternidade em 3,1 pontos percentuais, passando de 38% para 34,9%. O maior recuo neste indicador foi verificado na Região Sul (7,5 pontos percentuais) e a Nordeste foi a única que teve aumento nesta proporção (2,8 pontos percentuais). Essa região também apresentou o maior percentual de mulheres com filhos nesta faixa etária (49,3%). A Síntese de Indicadores Sociais traça uma radiografia social brasileira a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2006
Pesquisas mostram aumento de gravidez na adolescência, principalmente entre jovens que vivem na periferia das grandes cidades. Aos 19 anos, Mailane Lima Barbosa segura o segundo filho, Victor. Ela mora na Estrutural, bairro com a maior população negra do Distrito Federal, em termos proporcionais (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

DER ABANDONA ESTRADAS PARA
CONSTRUIR CAMPOS DE FUTEBOL

Recentemente, uma Comissão da Alerj descobriu que o DER/RJ, durante o Governo de Rosinha Garotinho, usou recursos do SUS, destinados exclusivamente para ações de saúde, na compra de asfalto para “pavimentar” a carreira política de figuras ligadas ao casal Garotinho. Agora, é o próprio DER que confessa o desvio de conduta, ao anunciar a conclusão das obras de construção de um moderno centro esportivo em Xerém, no 4º Distrito de Duque de Caxias, ocupando uma área de 25 mil metros quadrados de área. O complexo esportivo, que custou R$ 4 milhões à autarquia estadual, segundo nota divulgada pelo próprio DER, é dotado de campos de futebol, creche, instalações para cursos profissionalizantes, escola do ensino médio e de educação física, além de um ginásio olímpico coberto, academia ao ar livre, quadras poliesportivas com grama sintética, praça com playground e um estádio de futebol com capacidade para quatro mil pessoas. Ocorre que na quarta-feira (03/10), pela manhã, o DER distribuiu um comunicado aos jornais, informando que o Centro de Esportes de Xerém já estava pronto e seria inaugurado nos próximos dias. No final da tarde da nesna quarta-feira, era a Assessoria de Imprensa da Prefeitura que anunciava para a tarde do dia seguinte, quinta-feira, a inauguração do Centro Esportivo Romário. Isto quer dizer que, enquanto o DER gastava os recursos, que faltam na manutenção das rodovias estaduais, numa obra fora do seu campo de trabalho, a Prefeitura se assenhoreava da obra e anunciava a grande festa de inauguração, inclusive com uma partida amistosa entre uma equipe do Vasco da Gama e o Duque de Caxias, um clube da 3ª Divisão bancado pela prefeitura. As obras de duplicação da Av. Presidente Kennedy, reiniciadas no Governo de Rosinha Garotinho, prosseguem em ritmo lento, apesar da obra ser o carro-chefe da campanha de reeleição do prefeito Washington Reis.

• No primeiro governo Brizola, o DER também foi parar nas manchetes de jornais e revistas depois de asfaltar uma estrada vicinal de acesso exclusivo a uma fazenda do todo poderosos Cibilis Vianna, no interior do Estado, que logo ficou conhecida como a estrada trans-cibiliana.
• Nas obras da Kennedy, os trechos não têm qualquer ligação entre si e o motorista precisa ter muito sangue frio para driblar os buracos, antigos e novos, que surgem a cada curva, pois não há continuidade na obra. É tudo como se fosse uma estrada internacional, em que cada trecho pertencesse a um País.
• E dizer que são apenas 15 Km de uma estrada que, em 1927/8, quando a movimentação de aterro era feita em carroças puxadas por burros, demorou menos de dois anos para ser construída e inaugurada pelo então presidente Washington Luis.
• Depois da “era dos hotéis”, que ocupavam as ruas centras de Duque de Caxias logo depois da emancipação (ainda restam alguns, como o Municipal, que foi a primeira sede da Prefeitura, em 1943), temos agora a proliferação de inferninhos, que anunciam mulheres a R$ 9,99, alem de shows de “strip-tease” só para mulheres desacompanhadas. Nesses antros, homens só entram depois das 21:30 horas.
• Circula na internet um e-mail, postado no Japão (?) com uma definição implacável e curiosa do que seria o verdadeiro PT. ”É um partido orientado por intelectuais que estudam e não trabalham, formado por militantes que trabalham e não estudam, comandado por sindicalistas que não estudam nem trabalham e suportados por eleitores idiotas que trabalham pra burro e não têm dinheiro pra estudar.”

Nenhum comentário: