quarta-feira, 10 de outubro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

PIRATEARAM ATÉ SÃO JORGE!

A indústria da contrafração, que ganhou um novo nome, pirataria, chegou até a religião. Para fazer alarde da aprovação do seu projeto, considerando como feriado municipal o dia 23 de abril, o festeiro vereador Samuquinha resolveu inundar a cidade com enormes “out doors”, anunciando que, a partir de agora, São Jorge é caxiense. Afastado do primeiro time de santos da Igreja para a entrada de novos beatos, o festejado santo nascido na Capadócia acaba de ganhar, sem mesmo reivindicar, a cidadania brasileira e caxiense. Depois disso, o Ministério da Educação terá que mandar refazer os nossos livros de História do Brasil, que ainda ensinam (alguns deles) que Duque de Caxias surgiu logo depois da expulsão dos franceses e a criação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, pois os gajos que acompanhavam Estácio de Sá, que certamente não eram do PT, mas adoravam uma “boquinha”, confundiram a Baía de Guanabara com um grande rio. (Foto: Beto Dias)

AMPLA DESAFIA A ALERJ E NÃO
VAI SUSPENDER O USO DOS CHIPS

O novo presidente da Ampla, Cristian Sierro, revelou, em depoimento à CPI da Alerj que investiga denúncias de irregularidades nos medidores digitais da empresa, que não há motivo para suspender a instalação dos chips. “Nós assumimos o compromisso de refaturarmos o consumo dos usuários que tenha subido muito mais do que o normal e, por isso, não vejo motivo para suspensão da instalação dos medidores digitais”, garantiu Sierro. De acordo com o presidente da CPI, deputado Marco Figueiredo (PSC), uma nova reunião está marcada para o dia 24 para que representantes do corpo técnico da Ampla possam esclarecer alguns questionamentos específicos feitos pelos parlamentares. A empresa também lançou suspeitas sobe os laudos do Inmetro, que apontam falhas nos chips: “Eles (os laudos) não são confiáveis”, afirmou o ex-presidente da Ampla, Marcelo Reboledo.
Apesar da declaração espalhafatosa do presidente da Ampla, o Inmetro proibiu, a partir do ultimo dia 1º, que a empresa continue usando esse equipamento. O Inmetro vai fazer uma reavaliação de todos os chips instalados ou em poder da empresa, antes de dar um laudo definitivo. Segundo funcionários do órgão revelaram à CPI, o Inmetro autorizou o uso experimental do dispositivo eletrônico, apenas para uma “aferição de campo”, mas a Ampla se aproveitou desse fato para instalar mais de 200 mil chips na sua área de concessão. Só numa padaria em Saracuruna, segundo distrito de Duque de Caxias, o chip acusou uma diferença, para mais, de 58% em reação ao que foi registrado, no mesmo período, pelo antigo medidor da empresa, do tipo analógico.

• O que ninguém consegue entender é por que a CPI da Alerj só investiga os chips da Ampla, controlada por capitais portugueses e espanhóis, deixando de fora a Light, agora pertencente à mineira CEMIG. A Será para não desagradar ao governador Aécio Neves?
• Segundo informou o jornalista Jorge Serrão em seu blog ‘Alerta Total’, finalmente está disponível a cópia integral do livro "Fraudes e Defesas no Voto Eletrônico". Quem quiser conhecer os pontos fracos da urna eletrônica utilizada no Brasil, basta acessar:
http://www.brunazo.eng.br/voto-e/livros/F&D-texto.pdf. Está no plano dos seus autores fazer uma versão atualizada para a eleição de 2008, onde serão incluídas avaliações da fiscalização e da confiabilidade das eleições eletrônicas de 2006 e das novas resoluções do TSE para as eleições de 2008 (que deverão ser publicadas em março).
• O ônibus de atendimento itinerante ao consumidor, da Alerj, estará até amanhã, quinta-feira (11/10) em Magé. O veículo ficará estacionado na rua Dr. Siqueira, na altura do número 342, no Centro da cidade. A equipe, composta por um advogado e dois estagiários, atenderá aos consumidores e receberá denúncias das 9h às 17h.
• Os empresários de Duque de Caxias, que já gastam uma fortuna com segurança particular, resolveram meter a mão no bolo mais uma vez e vão financiar as obras da 60ª Delegacia de Polícia (Campos Elíseos), que será reconstruída dentro do programa Delegacia Legal. O Conselho Empresarial da Representação Regional da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) no município e a Associação de Empresas de Campos Elíseos (Assecamp) fizeram a proposta nesta terça-feira, (09/10), ao secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.
• O convênio prevê que a Prefeitura disponibilize um terreno, já que a intenção é tirar a delegacia do centro do bairro e levá-la para a Avenida Silésia, onde há mais ocorrências. O custo das obras físicas está estimado entre R$ 250 mil e R$ 300 mil, e seria integralmente coberto pelos empresários. A Secretaria de Segurança entraria com equipamento e pessoal.
• O secretário José Beltrame aprovou a idéia e prometeu iniciar o convênio prontamente. “Nunca me constrange pedir a participação da iniciativa privada. Temos delegacias em que as pessoas não têm coragem de entrar, e isso precisa mudar. Estamos fazendo o mesmo tipo de parceria em Queimados, Seropédica e Angra dos Reis”, afirmou. Beltrame esteve na Representação da Firjan para dar uma palestra sobre a conjuntura atual da segurança.
• O presidente da regional, Antônio Berdge Kessedjian, lembrou que há outras parcerias da iniciativa privada com o poder público na região, como o financiamento de parte da construção do anel viário de Campos Elíseos, e elogiou o secretário: “O Governo do estado tem uma pessoa de qualidade e que conhece o assunto da segurança, e isso nos deixa mais tranqüilos. Estamos sempre abertos a conversar sobre as necessidades e os caminhos para resolver os problemas”.

Nenhum comentário: