segunda-feira, 16 de junho de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A CIDADE DO LIXO (II) Apesar da fortuna que a Prefeitura gasta por ano na coleta de lixo, ela continua precária, tanto no Centro, como nos bairros e Distritos. Na rua Onêncio Soares, antiga Curuzu, entre o Mercado Municipal e a Secretaria Municipal de Educação, a falta de fiscalização e de punição para os sugismundos é visível nos monturos de lixo acumulados ao longo a calçada. E o prefeito não pode nem dizer, como faz o presidente Lula, que não sabe de nata, pois Washington Reis dispõe de um confortável gabinete no 4º andar do “Palácio da Educação”, que custou mais de R$ 2 milhões e foi inaugurado no final do ano passado. O monturo de lixo também tem como vizinha a Câmara de Vereadores, situada na rua Paulo Lins. Como se vê, o local não poderia ser mais estratégico se o Governo tivesse uma política eficiente de coleta e disposição final do lixo. Outro problema, segundo alguns, seria conseqüência da defasagem do sistema de coleta, feita três vezes por semana, que é praticado desde o final do Século passado, apesar do crescimento da cidade, tanto em população, quanto em importância econômica (Foto: Beto Dias).

ONDE ESTÁ O WALLY? Na votação da recriação da CPMF, com o apelido de CSS (Contribuinte Sem Salvação), o presidente do PT, Ricardo Berzoíni, sumiu do plenário, deixando a batata quente de aprovar o famigerado imposto nas costas do PMDB de Romero Jucá, Sérgio Cabral, Garotinho, Eduardo Cunha & Cia.(Foto: Agência Brasil)

RESERVA DE TINGUÁ VAI
GANHAR DELEGACIA DA PF

Para reforçar a proteção da Reserva de Tinguá, a Superintendência da Policia Federal vai inaugurar, no início de julho, um núcleo permanente da Delegacia de Repressão a Crimes conta o Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico (Delemaph). A reserva reúne o que resta da Mata Atlântica e se espalha por diversos municípios, incluindo Duque de Caxias (Xerém), Nova Iguaçu, Miguel Pereira e Petrópolis. A decisão do superintendente da PF no Rio, Valdinho Caetano, de reforçar a presença da PF na área foi tomada depois da identificação de uma rede, com cerca de 100 integrantes, que reúne palmiteiros, madeireiros e caçadores, que capturam e vendem animais silvestres para restaurantes que oferecem, de forma clandestina, pratos à base de tatu, capivara, paca e até veados. Em um ano e fazendo diversas incursões na área, a PF abril 140 inquéritos, prendeu mais de 30 pessoas e apreendeu quase uma centena de armas. Agora, com uma equipe no local durante 24 horas por dia, a Polícia Federal espera reduzir a ação predatória das quadrilhas formadas por ex-policiais, caçadores e mateiros.
A parceria PF e IBAMA pode salvar as nascentes dos rios em Xerém.


• Em animada festa no Clube dos Quinhentos, o PSDB lançou neste domingo, a candidatura do deputado Zito à prefeitura de Duque de Caxias, cargo que ele ocupou no entre 96 e 2004.
• Com o rompimento do acórdão entre o PMDB e o PT nas eleições municipais no Rio de Janeiro, a sucessão no município embolou, pois o DEM, de César Maia também rompeu a coligação de apoio à reeleição do prefeito Washington Reis e resolveu lançar candidato próprio. A convenção dos democratas, que deverá lançar a candidatura do jovem Hugo Neto, servidor concursado da Prefeitura e morador do bairro Paulicéia, está marcada para o próximo dia 28, na Câmara de Vereadores.
• Já o prefeito Washington Reis marcou para domingo, 22, a convenção do PMDB, que deverá aclamar a sua candidatura a um novo mandato, com apoio dos partidos que hoje fazem parte da base do governo municipal, inclusive o PT de Lula e Genoíno, o PDT de Carlos Lupi e Paulinho da Força, e o PSB, de Cid Gomes (CE) e Alexandre Cardoso, que anda afastado do noticiário desde que seu primo, o prefeito de Campos, Alexander Mocaiber Cardoso, foi acusado pelo Ministério Público Federal de fraudes em licitações na área da Saúde (SUS) e desvio de recursos através de contratação de servidores fantasmas.
• A nota do blog “Militar Legal”, sobre os rumores de uma possível prisão pela Policia Federal do Secretário de Saúde do Município, Oscar Berro, semana passada, deixou à mostra a insatisfação dos servidores da área com a atual chefia, conforme comentários postados no blog, que podem ser visto em: http://militarlegal.blogspot.com:80/2008/06/municpio-de-duque-de-caxias-se.html
• Já foram liberados pelo IML de Caxias os corpos dos três jovens do Morro da Providência, na Zona Portuária do Rio, desaparecidos desde sábado, quando foram presos pelo Exército. Os corpos foram encontrados na tarde deste domingo, no aterro sanitário do Jardim Gramacho, com diversas marcas de tiros.
• Os três foram presos por soldados do Exército acampados no Morro da Providência sob o pretexto de desacato, mas soltos por ordem do comandante do grupamento. Segundo denúncia dos seus familiares, eles foram entregues pelos militares a um grupo de traficantes da Mineira, favela controlada por uma facção rival da que controla a Providência.
• Ainda no sábado, o Comando Militar do Leste (CML) divulgou nota sobe a prisão dos três rapazes:
"Na manhã de hoje (sábado), tropas do Exército, que realizam a segurança do pessoal, material e equipamentos empregados nas obras do Projeto Cimento Social, no morro da Providência, efetuaram a detenção de três elementos suspeitos, que teriam desacatado os militares de serviço, nas proximidades da Praça Américo Brum. Em seguida, os elementos detidos foram encaminhados à presença do Comandante da tropa que, depois de ouvi-los, determinou que fossem liberados. Depois da liberação, as tropas do Exército não voltaram a ter contato com os elementos citados", diz a nota.
• O delegado Ricardo Dominguez, titular da 4ª DP (Central do Brasil), vai pedir a prisão temporária de 11 militares do Exército, acusados pelo sumiço dos três. Segundo o Delegado, todos os 11 – um oficial, três sargentos e sete soltados, presos administrativamente por ordem do Comando Militar do Leste – serão indiciados por triplo homicídio.

Nenhum comentário: