quarta-feira, 18 de junho de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A CIDADE DO LIXO (IV)
Dentro do programa de obras do PAC em Caxias, o governo incluiu a dragagem e canalização do canal dos Caboclos, que foi um importante meio de transporte no período colonial, mas hoje está cheio de lixo, que provoca enchentes tanto na Covanca, onde nasce, como no Engenho do Porto e na área do terminal rodoviário do Shopping Center, até chegar ao rio Meriti. Em diversos pontos, o canal também serve como depósito de lixo, numa demonstração de que os R$ 300 milhões do PAC ainda não apresentam resultados palpáveis, além de muita propaganda ilegal no rádio, TV e em out doors, condenados pela Justiça Eleitoral (Foto: Beto Dias)

ZITO COMEÇA A CAMPANHA
ATACANDO PELA INTERNET

O eleitor terá este ano um novo canal para melhor avaliar os candidatos. Será pela Internet. O deputado Zito, cuja candidatura foi lançada no último domingo no clube dos Quinhentos, em festa que contou com a participação de delegações tucanas de diversas cidades do interior fluminense, já se rendeu à nova mídia. Um grupo de amigos, tal e qual Washington Reis, resolveu lançar um blog, batizado de “Duque de Caxias Pede Socorro”, no endereço
http://wwwduquedecaxiaspedesocorro.blogspot.com:80/, que reúne denúncias sobre promessas não cumpridas pelo atual prefeito, mas também de outros blogs, inclusive o nosso. Ontem, por exemplo, eles “colaram” a denuncia sobre o monturo de lixo ao lado do campo do Tricolor, na divisa dos bairros Centenários e Senhor do Bonfim, a poucos metros de um centro social do ex-deputado e futuro vice de Washington Reis, Gilberto Silva, e do Hospital Duque de Caxias. Agora, só falta o Hugo Neto, que será lançado pelo DEM, o partido de César Maia, no próximo dia 28, em convenção marcada para a Câmara de Vereadores.

UNIVERSAL AFASTA BISPO
DA COORDENAÇÃO DO PRB
Os prefeitos da Baixada, que fizeram acordos com o deputado Léo Vivas, do PRB, estão preocupados. O deputado da Igreja Universal acaba de ser destituído pelo bispo Edir Macedo de todas as funções que exercia, tanto na Igreja, quanto no PRB. Repete-se com Léo Vivas o que ocorreu com o deputado e bispo Carlos Rodrigues, afastado de suas funções na Igreja e no partido depois de se envolver no escândalo dos Correios e do Mensalão. As diretrizes políticas na Igreja Universal são rigorosas em relação ao envolvimento de seus dirigentes em escândalos. O bispo Edir Macedo repete o comportamento de um ex-Comandante da PMRJ, que afastava sumariamente todo policial envolvido em escândalo. Para o comandante “linha dura”, qualquer PM, flagrando em delito, deveria ser tratado pela mídia como “ex-PM”.
O afastamento de Léo Vivas da coordenação política da Igreja Universal foi divulgado, em primeira mão, pelo blog “Militar Legal”, mas nem a direção do partido, a que pertence o senador Marcelo Crivella, idealizador do “Cimento Social” que tantos problemas estão causando ao Exército, nem a direção da IURD revelam as causas do afastamento do parlamentar. Membros influentes da igreja na Baixada, que periam para não serem identificados, garantem que foi por razões estritamente familiares que o parlamentar caiu em desgraça perante o Bispo Edir Macedo
.

ONDE ESTÁ O WALLY/ (III)
Embora médico de formação, o deputado Alexandre Cardoso domina muito bem a palavra e está sempre na mídia, com um discurso, em tom professoral, falando de tudo um pouco. Como bom generalista, ele hoje ocupa a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, tendo convencido o prefeito Washington Reis de fazer o mesmo no município, cuja secretaria também está entregue ao PSB. Com bom relacionamento na mídia carioca, tendo participado inclusive de debates na Rádio Globo, Alexandre Cardoso sempre foi ouvido sobre tudo, mas, depois do afastamento do cargo do seu primo e prefeito de Campos, Alexander Mocaiber Cardoso, o falante parlamentar hibernou. Depois de prometer a instalação de 40 (coincidência, ou não, o número do PSB) centros de integração social pela informática no município e inaugurar só o projeto piloto, no calçadão da Rua José de Alvarenga, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia também entrou em silêncio, sumindo da mídia em pleno ano eleitoral. Agora, com a prisão da filha da governadora do Rio Grande do Norte, Vilma Maia, do PSB, os eleitores esperam que Alexandre Cardoso saia do umbral e volte à ativa. Por onde andará o homem que prometeu transformar máquinas caça-níqueis em computadores, a serem distribuídos pela rede escolar? (Foto: Beto Dias)

• Depois da convenção dos tucanos, agora é a vez do PMDB, marcada para o próximo dia 22, sábado, na quadra da Grande Rio, reformada e ampliada pela Secretaria de Obras por ordem do evangélico prefeito Washington Reis.
• A base de apoio à reeleição do prefeito, no entanto, está em crise. PTN e PTB negociam um apoio ao DEM a nível estadual. Se isto ocorrer, os dois partidos deverão apoiar a candidatura do jovem Hugo Neto a prefeito de Duque de Caixas. Esse reforço na chapa dos democratas, com César Maia comandando a campanha pelo interior do Estado, deverá provocar um segundo turno em Duque de Caxias.
• Outro “terremoto” na base governista foi o afastamento do deputado Léo Vivas, do PRB, por decisão do bispo Edir Macedo. Era o deputado quem negociara, , com Washington Reis, em nome do PRB e da Igreja Universal, os nomes para dezenas de cargos na prefeitura, inclusive a Secretaria de Habitação, que por muito tempo foi ocupada pelo ex-deputado Eraldo Macedo, tio e suplente do senador Marcelo Crivella (PRB).
• O ex-Secretário de Habitação, inclusive, foi demitido pelo prefeito quando se encontrava em coma, num hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro, onde morreu no dia 31 de outubro do ano passado, sendo enterrado no município de Simão Pereira, em Minas Gerais. Eraldo era irmão do Bispo Edir Macedo e foi deputado estadual do Rio de Janeiro.
• E por falar no DEM, está em recuperação na Casa de
Saúde São Vicente, na Vila São Luiz, a vereadora Gaete (de branco na foto), que sofreu um grave acidente na manha de segunda-feira, quando retornava de um final de semana na Região dos Lagos. Socorrida e operada num hospital de Bacaxá, ela perdeu o pâncreas, mas não corre perigo de morte. (Foto: Polyana Campos).
• O afastamento do deputado Léo Vivas da coordenação política da Igreja Universal ocorre justamente quando o bispo Marcelo Crivella, sobrinho de Edir Macedo, fica no meio do fogo cruzado em torno da chacina do Morro da Providência, onde o Exército realizada o projeto “Cimento Social”, de reforma de quase 800 casas com dinheiro do Ministério das Cidades.
• O pedido formal de desculpas do Ministro da Defesa, feito na tarde de ontem, terça-feira, nas dependências que o Exército ocupa na favela, não mudou o clima de ressentimento da comunidade local com os soldados que vigiam as obras, a cargo de uma empreiteira.
• Contrário ao uso de tropas federais no confronto com a bandidagem, o Ministro da Justiça e chefe da Polícia Federal, Tarso Genro, aproveitou para repetir que o Exército não está preparado para missões de patrulhamento interno, como reclamam os moradores de grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória, cidades onde o tráfico de drogas instalou um estado paralelo.
• Como jurista, Tarso Genro reafirma que o exército é incompetente para exercer o papel de Polícia, esquecido que, para o Povão, incompetente não é entendido como a limitação imposta pela Constituição quanto ao papel das Forças Armadas, mas como um Força despreparada para atuar nessa área, o que é uma coisa inteiramente diferente.
• O pior de tudo é que o Ministro da Defesa incentivara um estudo para a elaboração de um Estatuto, tal e qual a ONU criou para as tropas que estão no Haiti, definindo não só a competência, mas também o controle e as responsabilidades do comando nas operações internas.
• Depois que um tenente, insatisfeito com a solução dada pelo capital, seu comandante, à denúncia de desacato que ele fizera em relação a três jovens moradores do Morro da Providência, resolveu “negociar” a entrega dos jovens a traficantes do morro da Mineira, grupo rival ao de origem dos jovens, vai ser muito difícil o Congresso aprovar qualquer estatuto para o uso de militares em funções tipicamente de polícia interna.

Nenhum comentário: