quarta-feira, 25 de junho de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

ONDE ESTÁ O WALLY? (V)A Secretaria de Trânsito e Vias Urbanas, nome pomposo para um órgão inoperante, continua fazendo vistas grossas para a circulação de moto-táxis, inclusive como o uso de motos sem placas. No flagrante, o moto-taxista conduz um passageiro, acompanhado de uma criança, sem capacetes, como determina a Código Nacional de Trânsito. Além disto, o moto-taxista utiliza uma passarela, que liga as avenidas Duque de Caxias e Governador Leonel Brizola, ao lado da estação ferroviária, o que também é proibido. O que a população quer saber é por onde anda o secretário Abdul Haikal. Afinal, ele ganha para organizar e fiscalizar o trânsito na cidade, mesmo que isso signifique perder prestígio e votos entre os motoristas bandalhas. Será que a vida dos transeuntes, que utilizam a passarela, e dos passageiros, que andam na garupa dessas motos, também não merecem a atenção das autoridades publicas. (Foto: Beto Dias)

NOVAS SUB-PREFEITURAS OU
DISTRIBUIÇÃO DE CARGOS ?
Em troca do apoio à reeleição do prefeito, o senador Marcelo Crivella também vai querer indicar um sub-prefeito. (Foto:PMDC/Divulgação)


O blog “Transparência Duque de Caxias”, porta-voz não oficial de Washington Reis, anunciou no fim de semana uma idéia que eles classificam de genial: a descentralização administrativo com a recriação das sub-prefeituras. Nos anos 60, as sub-prefeituras já existiam, mas não passavam de escritórios dos vereadores governistas, usadas especificamente para distribuições de benesses entre sus eleitores. Além do mais, há uma distorção no número de vereadores se considerarmos os distritos. O único Distrito que não teria problemas de relacionamento entre o sub-prefeito e o vereador local é o 4º, Xerém, que hoje tem apenas um, que é irmão do prefeito e presidente da Câmara. No 3º Distrito, o sub-prefeito terá de administrar o ego dos líderes locais da Taquara, Parque Paulista, Imbariê, Jardim Anhangá, Santa Cruz da Serra e Parada Angélica que, juntos, tem três vereadores. No Centro, base da maioria dos vereadores, a escolha de um sub-prefeito seria mais perigosa que uma briga de faca no escuro.
Não bastassem esses problemas na escolha do sub-prefeito, há um outro também significativo, que é a estrutura da sub-prefeitura. A Secretaria de Obras, por exemplo, criou Distritos de Obras, mas não melhorou o seu rendimento, pois a indicação desses cargos continua politizada. No 1º Governo Moacyr do Carmo, por exemplo, havia duas sub-prefeituras no Segundo Distrito, uma em Campos Elíseos e subordinada ao vereador Luiz Francisco, e outra no Parque Fluminense, sob controle do vereador Armando Maia. Hoje, em Imbariê, o clã dos Figueiredos está dividido. Quem indicará o sub-prefeito do Terceiro Distrito? Na verdade, o factóide chamado “Sub-prefeituras” é uma tentativa de criar expectativa entre os cabos eleitorais, acenando com a criação de novos cargos, como recentemente foi feito com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a quem foi vinculada a virtual Cia. de Desenvolvimento do município, pomposamente chamada de CONDUC. Além do cargo de presidente da Cia. garantir o status de Secretário, inclusive o salário, foram criados cargos de conselheiros. No plano federal, ninguém fatura mais jetons que a ministra Dilma Rousseff, que reservou para si uma penca deles, inclusive o de presidente do Conselho de Administração da PETROBRÁS. Será que aqui, a situação será diferente?

• Apesar da legislação só permitir propaganda a partir do próximo dia 6 de julho, a campanha eleitoral já começou na Internet. Além do blog “Transparência” (
http://novaduquedecaxias.blogspot.com/) o prefeito dispõe de um outro, do tipo “Amigos” (http://amigosdowashingtonreis.blogspot.com/).
• O deputado Zito contra-atacou em dois blogs:
http://wwwduquedecaxiaspedesocorro.blogspot.com/ e
http://amigosdozito.blogspot.com/. O blog dos amigos do Zito também postou o link de uma propaganda de Washington Reis na campanha de 2004, quando prometeu um posto de saúde em cada bairro e o melhor hospital da Baixada. Pode ser visto no You Tube através do endereço:
http://amigosdozito.blogspot.com/2008/06/washington-reis-enganando-o-povo.html
• Consultado pelo blog, a respeito do noticiário divulgado por uma das assessorias do prefeito, afirmando que Washington Reis terá o apoio do DEM de César Maia, o presidente do Diretório Municipal dos Democratas e candidato a prefeito pela legenda, Hugo Neto, garantiu: a convenção será no sábado, a partir das 10 horas, na Câmara Municipal e a decisão de lançar candidatura própria é definitiva. A intenção de César Maia é aproveitar a campanha para ampliar as base dos Democratas e impedir que a eleição no município se transforme numa disputa pessoal entre Washington Reis e Zito.
• Duas estudantes de medicina foram assaltadas
nesta terça-feira (24) na Praça dos Três Poderes, a menos de 100 metros do Palácio do Planalto, por um homem de calça jeans e camiseta azul enquanto tiravam fotos do local onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva despacha e faz comícios. As duas faziam parte de um grupo de estudantes de São Paulo, que foram fazer um curso do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na Capital Federal. O local do assalto deveria ser um dos mais seguros do país, já que é ladeado pelo Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.
• A pedido do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, a subsecretaria de Gestão Estratégica enviou amostra da borra do café consumido pelos servidores para análise do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). O café apresentava aspecto estranho, aparentando impureza. O resultado do exame na borra apontou a presença de areia, gravetos e vidro moído. O café, da marca “Ouro Velho”, é fornecido pela distribuidora Kardu Alimentos Ltda.
• O ICCE solicitou ao Tribunal de Contas da Capital – que também consome a mesma marca – e à Kardu o envio de pacotes do café lacrados, que serão encaminhados para análise no Ministério da Agricultura. A subsecretaria de Gestão Estratégica já iniciou procedimento administrativo para retirar a Kardu da lista de fornecedores.
• Se o Secretário de Segurança toma café com vidro moído e gravetos, que dizer dos simples mortais que compram o produto nos supermercados e padarias, sem qualquer chance de um exame mais apurado?
• A denúncia do MP contra o prefeito petista Lindberg Farias, de Nova Iguaçu, acabou beneficiando a prefeita Maria Lúcia, de Belford Roxo, do PMDB. Ela se beneficiou da “cegueira editorial” da grande imprensa, que não acompanhou a operação da PF contra fraudes nas obras do PAC. A PF apreendeu computadores e documentos na prefeitura local. Do Estado, as prefeituras de Angra dos Reis e Cabo Frio também foram “contempladas” pelas investigações da PF.
• Fontes da Polícia Federal garantem, no entanto, que as investigações sobre irregularidades na aplicação das verbas do PAC continuam e outras prefeituras da Baixada estão na mira. Afinal de contas, se o PAC não deslanchar, a estratégia de Lula de continuar no comando do País irá a pique. Aí, só apelando para um “plebiscito”, movido a bolsa-família, para garantir que o presidente continue “ad aeternum” no poder, no modelito Hugo Chaves.

Nenhum comentário: