domingo, 11 de janeiro de 2009

BAIXADA URGENTE

ZITO E SERGIO CORTES DECIDEM
MUDANÇAS NO NOVO HOSPITAL

O Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Cortes, terá de madrugar nesta segunda-feira (12) para estar às 8:00 horas no Hospital Moacyr do Carmo para um encontro com o prefeito Zito, quando será decidido o destino daquela unidade, parceria da Prefeitura com o Governo do Estado e inaugurada às vésperas das eleições sem condições de funcionamento, pois apenas 2 dos 4 quatro pavimentos foram parcialmente concluídos. O prefeito, que hoje é preside o CISBAF - Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense – propõe que o novo hospital, construído ao lado da Rodovia BR-040 e custará cerca de R$ 70 milhões por ano, seja regionalizado, sendo administrado pelo CISBAF com recursos do SUS e das Prefeituras da Baixada. Dentro desse objetivo, Zito propões a transferência da Emergência para o Hospital Adão Pereira Nunes, conhecido como Hospital de Saracuruna, permanecendo no novo hospital o Ambulatório as clínicas especializadas, inclusive no setor de transplante de rins, desde que as obras sejam concluídas e instalados todos os equipamentos necessários. No momento, preocupação maior da Secretaria Municipal de Saúde é com a instalação do aparelho de ressonância magnética, cuja célula elétrica foi abandonada no pátio do hospital, expostos ao sol, à poeira e à chuva (Foto: Arquivo/Blog).

PREFEITURA VAI CHAMAR
CONCURSADOS DA SAÚDE
Zito garantiu ao blogue que, definido o destino do Hospital Moacyr do Carmo, a Secretaria de Saúde do Município vai reorganizar os serviços do Hospital Duque de Caxias, parcialmente desativado em dezembro por determinação do CREMERJ por falta de condições de funcionamento e de pessoal. Nesse sentido, o prefeito já autorizou o Dr. Danilo Gomes, novo secretário de Saúde, a fazer um inventário completo das necessidades de toda a rede de saúde do Município para que volte a funcionar normalmente. No caso do velho Duque, que completou 40 anos de funcionamento em agosto último, o Dr. Danilo Gomes está levantando as suas reais necessidades, com a volta dos servidores deslocados para a emergência do Moacyr do Carmo, para então começar a preencher as vagas disponíveis com o pessoal que participou com último concurso.
Zito reafirmou ao Blogue que, a médio prazo, a melhor solução para o Duque será a terceirização de sua administração, como foi feito pela Prefeitura do Rio de Janeiro em relação ao Hospital de Acari, entregando a sua administração a uma instituição privada e o Poder Público fiscalizando e cobrando resultados. No caso de hospital carioca, Zito garante que os resultados até agora observados recomendam esse modelo de gestão da saúde para outras unidades
do Estado.

RÁPIDAS
• Depois do vírus que atingiu e inutilizou os arquivos dos computadores da Prefeitura, surgiu um novo escândalo: o arrombamento do Protocolo, em plena Praça Roberto Silveira e a menos de 100 metros da 59ª DP/Caxias.
• Como a Prefeitura é vigiada 24 horas por dia pela Guarda Municipal, o Delegado Zaqueu Teixeira, Secretário de Segurança Municipal, não terá dificuldades em descobrir quem eram os ladrões e o que eles procuravam.
• Afinal de contas, o Protocolo não tem cofre, nem valores e os processos estavam a caminho do Arquivo Geral. O Governo precisa descobrir, e rapidamente, qual o processo que interessava aos “arrombadores” e o que ele continha de especial, seja no conteúdo, seja na documentação e na sua justificativa.
• Como o Secretário de Meio Ambiente, o petista Samuel Maia, anunciou na semana passada a realização de uma rigorosa auditoria nos processos de liberação de postos de gasolina, exploração de areais e até o desmatamento sem as devidas cautelas, talvez aí o Dr. Zaqueu Teixeira encontre uma boa pista dos “arrombadores”.
• O principal integrante da quadrilha que falsificava contracheques da Secretaria de Administração para realizar empréstimos no BMG, com desconto em folha, foi devidamente defenestrado.
• No dia 30 de dezembro, ele ainda ameaçava os servidores prejudicados, dizendo que tinha a proteção de um ex-vereador e que, por isso, continuaria no cargo na nova Administração.
• O pilantra levou um baita susto ao chegar para trabalhar no dia 2, pilotando a sua reluzente “Hilux”, e descobriu que não mandava mais no pedaço e estava afastado do serviço por tempo indeterminado.
• A ação da quadrilha prejudicou mais de 100 humildes servidores, inclusive da Secretaria de Educação, entre os quais só 4 ou 5 tiveram coragem de ingressar na Justiça para anular os empréstimos. Até agora, a Justiça já apenas que o desconto máximo seja de 30% do rendimento líquido do servidor, como prevê a lei.
• Falta decidir sobre as fraudes nos contracheques, que estão em poder da Polícia, o que poderá resultar na condenação não só dos servidores da prefeitura envolvidos na fraude, mas também a responsabilidade cível e criminal do BMG, pois os empréstimos eram feitos dentro da agência do banco que funcionava no interior da Prefeitura.
• Zito está marcando duro o trabalho das Secretarias Municipais de Segurança e de Serviços Públicos na aplicação do “Choque de Ordem”. Na tarde de quinta-feira, ele se reuniu com os comerciantes da rua José de Souza Herdy e estabeleceu as condições de funcionamento dos estabelecimentos do local com relação ao uso de aparelho de som.
• Sesta-feira, no início da noite, Zito voltou com assessores, Guarás Municipais e fiscais de posturas para conferir as condições de funcionamento das casas noturnas. Finalmente, os moradores do 25 de Agosto puderam dormir tranqüilos em plena noite de lua cheia e numa sexta-feira.
• Para garantir a segurança dos freqüentadores do local, Zito determinou a inversão de mão da Rua Major Frazão, que passa por traz da 59ª DP/Caxias e que passou a ser no sentido da Praça Roberto Silveira, deixando livre o trecho da Rua José de Souza Herdy em frente o campus da Unigranrio.
• Zito também anunciou o início dos estudos, por parte da Secretaria de Obras, de um projeto para resolver o problema das enchentes nas ruas Assunção e Passos da Pátria, que se transformam num caudaloso rio em direção à Praça Hum• aitá, alagando inclusive a Rua José de Souza Herdy, nas imediações da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima.
• O “rio Assunção” aparece sempre depois de meia hora de chuva um pouco mais forte, A água que desce da parte alta das Ruas Piauí, Barão do Triunfo e Cardoso Bessa supera a capacidade da rede de águas pluviais dessa ruas. A rede pluvial foi construída na década de 50, quando da criação do bairro 25 de Agosto pela Empresa de Melhoramentos de Caxias, do saudoso Correio Meyer.

LIGHT DESAFIA O PREFEITO
A cabeceira do canal Caboclos, no bairro da Covanca, divisa com São João de Meriti, é cortada por uma rede de alta tensão da Light, o antigo “polvo canadense” hoje controlado pela mineira CEMIG. Nos últimos anos, o local foi transformado numa lixeira. Em 2004, o então prefeito Zito resolveu urbanizar o local, que fica a poucos metros da Praça Jararaca e Ratinho e da Escola EstadualOswaldo Cruz, hoje municipalizada. A distribuidora de energia embargou a obra, já que ela seria executada numa servidão, que garante à empresa o uso exclusivo da faixa de terreno por onde passa a rede elétrica. O objetivo da lei sobre esse tipo de propriedade é garantir à concessionária o pleno acesso para as obras de manutenção da rede, seja aérea ou subterrânea. Ocorre que a Light, que impediu a urbanização, não cuida do local, que continua uma imensa lixeira. Pelo jeito, falta o Zito passar por lá. (Foto: Beto Dias)

Nenhum comentário: