quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

BAIXADA URGENTE

DEFICIÊNCIAS DO GOVERNO
FAVORECEM A DESORDEM

A ida do prefeito ao Jardim Gramacho, onde fechou 12 lixões clandestinos e comprovou a prática do trabalho escravo, deve servir de bússola para o Governo montar uma estratégia para recuperar a imagem da cidade, vilipendiada por quatro anos de governo irresponsável, dividido em sesmarias, onde tudo era permitido. Foi assim com os licenciamentos de postos de gasolina, de extração de areia e derrubada de árvores, da mesma forma que foi construído um hospital onde o aparelho mais importante, destinado aos exames de ressonância magnética, não pode ser instalado por falta de espaço na estrutura do edifício de quatro pavimentos. Agora, a Secretaria de Saúde está aguardando que os técnicos da empresa fornecedora indiquem uma forma para colocar o aparelho no interior do hospital, o que certamente exigirá a derrubada de paredes até o local definitivo.
Os lixões fechados pela Prefeitura no Jardim Gramacho agridem não só meio ambiente, mas o Estado de Direito, pois seus
empregados não tem carteira assinada, não pagam a Previdência, não têm plano de saúde, não tem os direitos trabalhistas previstos na CLT e na Constituição, além de serem transportados em caminhões caindo aos pedaços, em meio ao lixo. O que demonstra que o Ministério do Trabalho, controlado pelo PDT num governo comandado pelo PT, não tem compromisso com os trabalhadores mais humildes, exatamente os que mais precisam da proteção do Estado!
Por outro lado, o prefeito não pode desperdiçar seu tempo, a sua energia e o seu capital político correndo atrás de camelôs, de catadores de lixo ou de desmatadores. Para isso é que existe um secretariado, escolhido por ele para ajuda-lo nessa hercúlea tarefa de reconstruir um município destruído pela incompetência dos antigos governantes. Concluir o Hospital Moacyr do Carmo, com ou sem parceria dos demais municípios, restaurar a estrutura do Hospital Duque de Caxias, tirar a Maternidade de Xerém da UTI, transportas os ambulatórios dos Postos de Saúde em Postos de pronto atendimento, com infra-estrutura para funcionar às 24 horas do dia.
Outra tarefa importante para o novo Governo é a reorganização da Educação, restabelecendo padrões de ensino que garantam que os alunos, ao final do Curso Fundamental, tenham condições de ingressar no Ensino Médio e buscar uma profissionalização para ingresso no competitivo mercado de trabalho.
Outra área que está merecendo atenção especial é a de Habitação. Zito viu os barracos infectos construídos ao lado dos lixões. Nem o pior bandido merece cumprir pena em tais locais, quanto mais abrigar famílias de trabalhadores. É preciso restabelecer a parceria com a CAIXA no projeto PAR, que garante habitação de baixo preço, mas com condições dignas para as famílias de baixa renda.
Sem esquecer um plano de obras de infra-estrutura para garantir a expansão do parque industrial e comercial, com saneamento básico, transporte e ensino profissionalizante para nossos jovens.

RÁPIDAS

• Com uma estrutura de dar inveja aos grandes clubes do Rio de Janeiro, o Tigres do Brasil, equipe de Xerém, que ascendeu à primeira divisão carioca, abriu sua sede para o prefeito José Camilo Zito (PSDB). A visita aconteceu nesta quinta-feira (15/01) e Zito ficou impressionado com as instalações do primeiro clube- empresa da Baixada Fluminense.
• São oito campos oficiais de treinamento, todos dentro dos padrões da FIFA, um estádio para 11 mil pessoas, que será ampliado para 20 mil, e um hotel com 48 apartamentos. O Tigres dispõe também de centro médico, setor de fisioterapia, academias, parque aquático e heliporto.
• Localizado no pulmão verde de Caxias, o Tigres apostou no profissionalismo e na cidade. “È uma estrutura de equipe grande. Um monumento erguido em Duque de Caxias, que merece todo nosso apoio”, enfatizou Zito. A seu pedido, nos dias de jogos, todos os ônibus farão ponto no estádio, facilitando o acesso dos torcedores. A iluminação, no entorno do estádio, será melhorada pela Prefeitura, entre outras ações que acontecerão do poder publico.
• Criado em 2004, o Tigres tem como meta a permanência na elite do futebol carioca e ser rentável. Para isso, o clube já tem vários projetos. “A negociação de jogadores será o nosso maior produto, mas iremos promover clínicas de futebol com clubes do Brasil e do exterior, alugar nossas dependências e vender camisa e bonés”, explicou a gerente de Marketing do Tigres, Ana Valéria da Silva.
• Neste domingo (18), às 15h, o Tigres fará a inauguração do Estádio De Los Larios e das instalações do Centro de Treinamento. O adversário será campeão uruguaio de 2007, o Danúbio. O vice-prefeito Jorge Amorelli e o secretário de Esporte e Lazer, Ânzelo Fernando, também fizeram parte da comitiva que conheceram as dependências do clube de Duque de Caxias.
• As farmácias e drogarias do estado poderão oferecer o serviço de aplicação de injeção por via intramuscular
ou subcutânea, medição de pressão arterial e aerossolterapia (inalação),
desde que a cargo de profissional habilitado e sob prescrição médica. A
oferta do serviço foi possibilitada pela aprovação da Lei 5.370/09,
de aude autoria do deputado Edson Albertassi (PMDB), para quem o farmacêutico deve ser caracterizado como pontos de Saúde Pública.
• “As farmácias e drogarias possuem uma capilaridade indiscutível
e são encontradas, muitas vezes, em locais desprovidos de infra-estrutura
estatal, não por ineficiência da máquina administrativa, mas pela
absoluta impossibilidade de se fazer presente em todos os pontos do
Estado. Esta lei simplifica o acesso da população aos serviços
mencionados”, explicou o parlamentar.
• A nova norma determina ainda que a aplicação de injetáveis, assim como da aerossolterapia, só serão ser feitas sob a supervisão do profissional farmacêutico responsável do estabelecimento. “O curso profissional apenas habilitará para a técnica de aplicação e de uso dos equipamentos e não para o reconhecimento dos medicamentos utilizados. Por isso e necessidade de um farmacêutico que conheça os medicamentos prescritos”, destaca Albertassi.
• A Cedae terá que avisar à Prefeitura, com antecedência, onde a empresa fará obras. O prefeito José Camilo Zito cobrou terça-feira (13/01), em seu gabinete, dos diretores da companhia o novo procedimento a ser adotado na cidade. Na reunião, Zito foi informado de intervenções da Cedae em andamento no município que vão beneficiar de famílias em Campos Elíseos e Taquara, no segundo e terceiro distritos, respectivamente, onde a empresa está construindo reservatórios e ampliando a rede de abastecimento.
• Terminam nesta sexta-feira (16) as inscrições para seis cursos gratuitos no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Saracuruna. São 385 vagas, distribuídas em diversas áreas. Para informática, as oportunidades são em cursos com aulas nos turnos da manhã, tarde ou noite. Para informática I, básica, são 100 vagas. Em informática II, as 45 vagas são para quem já concluiu o curso básico.
• Metade dos moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro - 50,12% - começou 2009 com as suas dívidas quitadas. Entretanto, esta parcela é menor do que no ano anterior, quando 55,35% dos moradores iniciaram 2008 sem dívidas. É o que revela uma pesquisa da Fecomércio-RJ, divulgada nesta quarta-feira (14).
• O impacto mais forte da inflação no orçamento das famílias, especialmente por conta do aumento dos preços dos alimentos, e a alta dos juros explicam essa redução de um ano para outro. “Com o agravamento dos efeitos da crise, essa variação poderia ter sido pior se não fosse o aprendizado proporcionado ao consumidor pelos anos de estabilidade monetária, aliado ao maior peso do mercado interno para a nossa economia”, explica o coordenador do Núcleo Econômico da Fecomércio-RJ João Carlos Gomes.
• O restante dos moradores ainda tem algum tipo de pendência relativa aos gastos correntes do ano passado (42,28%) e uma minoria tem despesas referentes às festas de fim de ano (11,52%). Na lista de preferências de consumo para este ano, as parcelas de pessoas que têm a intenção de adquirir imóvel e viajar avançaram de 17,03% para 21,08%, no primeiro caso, e de 5,23% para 6,86% no segundo. A maioria (61,96%) está planejando financiar esses investimentos
• As festas clandestinas, divulgadas por meio de sites, comunidades virtuais ou em flyers distribuídos nas praias e bares do Rio de Janeiro e que se multiplicam no Estado estão na mira da Secretaria de Segurança Pública. Uma ação denominada Noite Legal promove operações de rotina em eventos artísticos, sociais e desportivos e monitora a internet em busca destas festas, realizadas sem a autorização dos órgãos de Segurança.
• De acordo com a legislação, para organizar uma festa em local aberto ou fechado, o empresário da noite, pessoa física ou jurídica, deve informar, com vinte dias de antecedência, o batalhão da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a delegacia da Polícia Civil da área onde será realizado o evento. • Entre outras obrigações previstas, estão a contratação de uma empresa de segurança regularizada e a garantia de atendimento médico emergencial para o público presente. De acordo com o delegado Marco Castro, coordenador do Noite Legal, as festas clandestinas colocam em risco a segurança dos jovens freqüentadores da night fluminense.

Nenhum comentário: