segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

BAIXADA URGENTE

CEDAE ENCONTROU “GATO”
EM OBRA DE LUXO NO “25”

Técnicos da Cedae, em ação conjunta com policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), encontraram, durante a operação “Tsunami de Gatos”, 13 ligações clandestinas de água em Duque de Caxias. A operação foi iniciada na última quarta-feira (28) e as ligações clandestinas foram encontradas nos bairros Chácaras Rio-Petrópolis, no 1º Distrito, e no Jardim 25 de Agosto, no 1º. Uma das empresas surpreendidas pelos policiais foi a Indústria de Sabões Neutral Ltda., na rua Auraucania, nas Chácaras Rio-Petrópolis. No local, os faiscais encontraram ligação clandestina. No bairro 25 de Agosto, na Rua General Mitre, próximo ao Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, foi encontrada uma ligação clandestina na construção de um luxuoso prédio de três blocos, com mais de 100 apartamentos (foto). Com uma segunda frente para a Rua Marechal Floriano, o empreendimento tem uma área construída de 10.820 metros quadrados e pertence à construtora CHL. O gerente administrativo da construtora foi levado para a DDSD, para prestar esclarecimentos.
A CEDAE promete intensificar as ações de combate a furto de água na Baixada Fluminense, onde vem sendo constatado um grande número de ligações clandestinas que contribuem para desabastecer aos consumidores regulares da região, além de causar grande prejuízo nos cofres da estatal. As equipes passaram dois dias trabalhando nas Chácaras Rio-Petrópolis e no 25 de Agosto e encontraram gatos em diversos estabelecimentos comerciais– afirma o presidente da Cedae, Wagner Victer. O furto de água é crime previsto no Código Penal e a companhia vem promovendo a campanha “Ser legal não custa nada”. Através dela, os clientes com ligações irregulares são estimulados a regularizar sua situação sem ter que pagar qualquer multa, desde que procurem uma das agências comerciais da Cedae antes de lavrado o flagrante de furto.

LULA COBRA MAIS EFICIÊNCIA DOS
PREFEITOS COM AS OBRAS DO PAC
Ao comentar o pacto federativo na tentativa de melhorar os índices sociais no país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou ontem (2) dos prefeitos boa vontade e disposição. Ele avaliou que os números sobre mortalidade infantil, registro civil, alfabetização e agricultura familiar vêm melhorando, mas admitiu que a média nas Regiões Norte e Nordeste ainda é bem maior. Em seu programa semanal Café com o Presidente, Lula voltou a insistir que para que as políticas propostas pelo governo federal “dêem certo”, a pactuação com as prefeituras é necessária. Segundo ele, a participação ativa de prefeitos fará com que as chances de sucesso nas iniciativas governamentais sejam “infinitamente maiores”.
O que incomoda, e muito, o Presidente Lula é que a bandeira do PAC para a eleição da Ministra Dilma Rousseff como sua sucessora não consegue tremular devido ao atraso das obras. Para complicar o panorama, as empresas estão demitindo a rodo, o que reduz o poder de compra da população, o que se reflete na queda da receita da União, Estados e municípios, principalmente aqueles que vivem, exclusivamente, dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, que teve uma queda acentuada em dezembro pela desoneração do IPI dos automóveis decidia por Lula para ajudar pequenas empresas, como GM, Ford, VW, Fiat e Peugeot, no melhor estilo do CIP do ex-ministro Delfim Neto, atual consultor informal de Lula.



O "pinicão do Garotinho" foi o que restou das obras de urbanização da Favela do Lixão, incluida no PAC (Foto:Arquivo/Blog).



RÁPIDAS
• Até o dia 30 de abril, os consumidores de energia elétrica de todo o país poderão dar sugestões sobre a utilização de medidores eletrônicos em residências, escolas, lojas e hospitais. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciou a consulta pública sobre o tema na última sexta-feira (30).
• Segundo a agência, a implantação dos medidores eletrônicos não é obrigatória, mas sua utilização pode ajudar a combater fraudes e furtos de energia. Além disso, a qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras pode ser melhorada, pois os medidores eletrônicos permitem uma maior agilidade no religamento da energia, uma melhor apuração dos indicadores de qualidade e o melhor acompanhamento do consumo.
• As sugestões colhidas na consulta pública servirão de subsídio para a formulação do ato normativo sobre a implantação dos medidores eletrônicos. De acordo com a Aneel, a consulta é necessária em razão da evolução da tecnologia de medição e da tendência mundial de substituir o sistema de medidores convencionais pelos eletrônicos.
• A decisão da ANEEL de fazer a consulta confirma que o uso dos chips pela Ampla e a Light, que sofreu restrições do INMETRO, é ilegal,
como concluiu a CPI da Alerj que investigou o assunto. Vamos ver, agora, o que o deputado Marcos Figueiredo (foto), radicado em Imbariê, autor do pedido da CPI e seu presidente, irá fazer em favor dos consumidores do Estado do Rio, que estão sendo prejudicados pelo sistema implantado pelas duas distribuidoras de energia elétrica.
• Ao contrário do freguês da quitanda da esquina, o consumidor de energia elétrica não pode conferir a medição: é assunto altamente secreto, que só diz respeito aos acionistas da Light (a mineira Cemig) e da Ampla (francesa). • Apesar da forte oposição do Presidente Lula e do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, os metalúrgicos da empresa Olimpus, em S. Paulo, aprovaram ontem (2) um acordo de redução da jornada de trabalho em 20% nos meses de fevereiro e março. O salário ficou reduzido em 15% e os funcionários conseguiram estabilidade no emprego até o dia 30 de setembro.
• “Já garantimos estabilidade no emprego para cerca de 5.600 trabalhadores dessas empresas com as quais negociamos e evitamos cerca de 1.600 demissões imediatas. O processo de negociação com as empresas que estão nos procurando também está impedindo demissões”, afirma Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi.
• Além da Olimpus, o sindicato também conseguiu outros cinco acordos com empresas de São Paulo para redução da jornada de trabalho e outros dois que garantem os empregos dos trabalhadores nos próximos cinco meses. Assim, para enfrentar a “marolinha”, os metalúrgicos estão abrindo mão de parte dos salários para garantir os empregos.
• Suplentes de vereadores de todo o país fizeram manifestação nesta segunda-feira (2) no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, aproveitando o início do ano Legislativo e a presença de deputados para a eleição da nova Mesa da Câmara. O ato de protesto teve por objetivo pressionar a Mesa da Casa a promulgar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Vereadores.
A emenda trata da recomposição das câmaras municipais e recria 7.343 vagas.
• Até agora, a PEC 20, de 2008, foi promulgada somente na Mesa do Senado. Se a lei vingar, serão mais 8 vereadores em Duque de Caxias. Os R$ 38 milhões que a Câmara vai receber este ano da Prefeitura não atem espaço para pagar mais 9 edis, com seus assessores e gabinetes.
• A pesada jornada de trabalho para ajudar no sustento da família faz parte do passado para cerca de mil crianças e adolescentes em Duque de Caxias. No sábado (31), elas participaram, no Ciep Ministro Hermes Lima, em Jardim Gramacho, das atividades de encerramento da Colônia de Férias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). E tiveram a infância resgatada, com direito a dança, lanche, pintura, música, assistência odontológica e muita brincadeira.
• A colônia de férias começou no dia 5 de janeiro e foi encerrada com a presença do prefeito José Camilo Zito (PSDB) e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Claise Maria Zito (foto). Além do Jardim Gramacho, houve atividades em São Bento, Nova Campinas, Sarapuí, S. Judas Tadeu e Centenário.
• Implantado em Duque de Caxias em 1999, o projeto PETI tem por finalidade retirar crianças e adolescentes de 7 a 15 anos de idade do trabalho perigoso, penoso, insalubre ou degradante, como os lixões. Cada família recebe uma bolsa de R$ 40 por pessoa, desde que ela esteja matriculada em uma escola. A criança, segundo o prefeito Zito, será o alicerce de seu governo. “Queremos a cidade do futuro, para isso estamos trabalhando no presente para dar a eles uma chance de superar os obstáculos”, declarou Zito.

DUAS SECRETARIAS MANTÊM AS
EQUIPES DE WASHINGTON REIS

Zito surpreendeu amigos e adversários ao manter, praticamente imutáveis, as Secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, a exceção dos secretários e sub. Na Cultura, foi mantida a equipe que acompanha a professora Dalva Lazzaroni, o que significa a continuidade do trabalho que vinha sendo desenvolvido em torno do Teatro Municipal Raúl Cores e da Biblioteca Governador Leonel Brizola. A única mudança deverá ocorrer no Teatro Municipal Armando Melo, que funciona como oficina de preparação de atores e cenotécnicos. Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o empresário Antonio Borges, ex-presidente da Firjan/Caxias, manteve a equipe que trabalhava com Jorge Rezende, também oriundo dos quadros da Firjan.
A decisão do prefeito foi recebida com espanto por muitos e revolta de alguns, que participaram da campanha de Zito e não entenderam a razão de manter no atual Governo o pessoal que serviu ao ex-prefeito Washington Reis. Como em política manda quem pode e obedece quem tem juízo, a reação dos insatisfeitos não irá além de muxoxos pelos corredores das duas Secretarias.

Nenhum comentário: