quarta-feira, 3 de junho de 2009

BAIXADA URGENTE

PREFEITURA VAI PARTICIPAR DA
QUERMESSE DE SANTO ANTONIO

Um desencontro entre as autoridades municipais e os organizadores da Feira da Comunidade, que reunia entidades católicas, espíritas, a Maçonaria, os clubes de serviço como Lion’s e Rotary e que era realizada em comemoração ao dia do padroeiro de Duque de Caxias, Santo Antonio, provocou no
segundo Governo Zito a interrupção de uma parceria que já durava desde os anos 80. A renda da “Feira” era distribuída entre as instituições participantes e destinadas aos seus projetos sociais. Este ano, porém, a Prefeitura volta a participar da Quermesse, fornecendo a infra-estrutura necessária, mas sem interferir na organização do evento, que será tocado por entidades não governamentais ligadas à Diocese.
Retomando o nome de “Quermesse de Santo Antonio”, como era chamada na época em que a Matriz funcionava na Rua José de Alvarenga, a festa este ano será realizada entre os dias 10 e 14 de junho, ocupando o trecho da Av. Governador Leonel Brizola entre a Rua Nunes Alves e o Calçadão da Nilo Peçanha e na área em torno da Catedral, onde serão montadas 82 barracas para a venda de comidas típicas das festas juninas e brindes.
Da programação comemorativa do Dia de Santo Antônio, 13 de maio, constam alvorada de fogos e a Missa dos Trabalhadores, às 6h, celebrações durante todo o dia e procissão às 17h. A programação musical inclui shows com artistas locais e bandas católicas. Para segurança e tranqüilidade do público o evento contará com apoio no local da Guarda Municipal, Defesa Civil e ambulâncias da Secretaria de Saúde.

GOVERNO VAI RETOMAR O
PROJETO DA CASA BRASIL


A Secretaria de Cultura de Duque de Caxias vai retomar o projeto da Casa Brasil, inaugurado em 2007 e que funciona em Imbariê. Na próxima segunda-feira (8) serão abertas as inscrições para a unidade Duque de Caxias, localizada em Imbariê. As vagas, conforme edital publicado pela Prefeitura, variam desde coordenador de unidade, com vencimento inicial de R$1.100,00, até monitor de telecentro e as vagas são destinadas a quem participa de atividades comunitárias e se interessa por informática e tecnologia. Ao todo são seis vagas, os valores das bolsas são de acordo com a função que o candidato irá exercer. Os selecionados receberão bolsa oferecida pelo CNPq, com carga horária diária de 8 h, de segunda a sexta-feira As inscrições poderão ser feitas pelos sites
www.casabrasil.gov.br ou www.duquedecaxias.rj.gov.br ,ou na Casa Brasil, na Avenida Coronel Sisson, lote 15/16, quadra 2, em Imbariê.
Para se inscrever, os interessados deverão enviar os currículos para avaliação, entre os dias 8 e 10 de junho via correio eletrônico:
projetos.cultura@duquedecaxias.rj.gov.br. Após essa etapa serão realizadas entrevistas e o resultado final será divulgado no dia 29 de Junho no site da oficial do Projeto Casa Brasil e da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias.

RÁPIDAS


● De nada adiantou 4 vereadores votarem a favor da aprovação das contas do ex-prefeito Washington Reis, condenada pelo TCE por 7 x 0. A Câmara já recusara as contas e, nesta terça-feira, a votação era relativa
a um Decreto Legislativo, que encerra o assunto. Votar contra não valeu.
● Quem está preocupado agora é o vereador Júnior Reis. Presidente da Câmara por quatro anos, as suas contas ainda serão apreciadas pelo TCE. Ao contrário do seu irmão e ex-prefeito, o Presidente da Câmara não terá direito a um segundo julgamento, feito pela própria Câmara. A decisão do Tribunal de Contas do Estado será definitiva e irrecorrível.
● A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (2) o projeto de lei enviado pelo Tribunal de Justiça, que regulamenta o uso de veículos oficiais, próprios ou contratados de prestadores de serviços, no Poder Judiciário e do Ministério Publico.
● “O Conselho Nacional do Ministério Público já se manifestou inclinado a seguir medida semelhante do Conselho Nacional de Justiça. Então, por analogia, e baseado no princípio da economicidade, decidimos estender as normas ao MP”, explicou o presidente da CCJ, deputado Paulo Melo (PMDB).
● O texto divide os automóveis entre os de serviço – destinados ao transporte de passageiros e de carga –, e os de representação, destinados ao uso exclusivo dos magistrados, promotores e procuradores para deslocamentos oficiais. Dentre outras regras, a proposta determina que as viaturas oficiais somente sejam dirigidas por motoristas do quadro efetivo dos órgãos, assistentes de órgão julgador ou por motoristas requisitados e prestadores de serviço contratados com este objetivo.
● O texto define ainda que as multas decorrentes de infrações de trânsito, com nome e dados do motorista infrator, deverão ser encaminhadas ao serviço de transporte do órgão para que este, no prazo legal, providencie a transferência de responsabilidade ao condutor infrator. O deslocamento de viatura para outros estados dependerá de autorização prévia.
● Redução de mais de 2.200 leis para apenas 6, publicação de livros com a legislação consolidada e até mudanças no sistema de buscas na página da Assembléia Legislativa na internet foram propostas apresentadas na quinta reunião da Comissão Especial para o Cumprimento das Leis da Alerj, nesta quarta-feira (3). De acordo com seu presidente, o deputado Pedro Fernandes (DEM), o relatório conta com novos projetos de lei que agrupam regras que, atualmente, estão valendo, mas que apresentam conteúdo igual ou semelhante.
● É o caso dos textos que concedem títulos de utilidade pública para entidades e estabelecimentos: de um total de 1.122 normas, só duas não serão revogadas. As demais darão origem a uma nova lei, com os conteúdos das anteriores distribuídos em artigos.
● Com objetivo de levar conhecimento sobre riscos a quem se expõe quando não adota medidas de prevenção e proteção, em casos de incêndio e desmatamento, a Secretaria de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil lança nesta quinta-feira, (4) às 9h, o projeto “Defesa Civil nas Escolas”. O evento será realizado na Escola Municipal Santo Agostinho, em Xerém, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Na primeira fase serão visitadas as escolas públicas do quarto distrito. O programa seria lançado na última segunda-feira, mas, por motivos técnicos teve que ser adiado.
● O projeto, segundo o diretor da Defesa Civil, tenente-coronel Ronaldo Reis, pretende acrescentar conhecimentos na formação e cidadania dos alunos da rede, tornando-os multiplicadores mirins em suas comunidades. Outra finalidade do projeto é estimular o diálogo dentro de casa. Eles serão convidados para participar, durante as férias, do projeto Agente de Defesa Civil Mirim.
● A Prefeitura pretende eliminar os terrenos baldios usados como depósito de li
xo em todos os distritos. Uma equipe especial de Fiscalização de Posturas, da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos, está percorrendo os bairros onde áreas abandonadas pelos proprietários estão sendo usadas como depósito de lixo, atraindo animais nocivos, que podem prejudicar a saúde da população.
● Desde abril, cerca de 50 proprietários foram notificados. A Prefeitura dá um prazo de 30 dias para iniciar a construção do muro e da calçada do terreno abandonado. Depois desse período, os ficais voltam ao local para saber se o serviço foi concluído. “Caso ele não tenha feito a obra, haverá nova notificação com igual prazo.
● A tolerância pode chegar a 90 dias e se não for atendida, nesse período, o dono pode ter a área desapropriada para ser doada posteriormente a famílias do mesmo bairro para construção de moradias. A fiscalização atende também a denúncias de moradores prejudicados. As reclamações podem ser feitas à Secretaria de Transportes e Serviços Públicos pelo telefone: 3659-8426, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
● Na contramão do discurso da Ministra Dilma Roussef, o deputado Rodrigo Neves (PT), presidente da Comissão da Assembleia Legislativa que acompanha as obras do PAC no estado, vai pedir ao ministro das Cidades, Márcio Fortes, um novo prazo para que a Prefeitura de Belford Roxo inicie as ações do programa no município.
● Rodrigo Neves esteve na cidade nesta terça-feira (2), para visitar as localidades de São Leopoldo e Comunidade da Pera. Acompanhado do prefeito Alcides Rolim, o petista constatou que essas regiões ainda contam com esgoto a céu aberto e ruas sem asfalto e com buracos.
● "Belford Roxo não pode perder o contrato entre o Governo federal e a prefeitura, caso contrário estas obras não serão executadas", afirmou o parlamentar petista, acrescentando que também pretende implementar um serviço de atendimento telefônico gratuito para receber denúncias sobre o mau andamento das obras do PAC.

GOVERNO ESCOLHEU XERÉM PARA
ABRIR A "SEMANA MEIO AMBIENTE”

Dezenas de crianças e adolescentes das escolas municipais participaram, nesta quarta-feira (3) das atividades do projeto “Sustentabilidade e Cidadania – Caminhos Possíveis”, realizadas na Praça do Skate, em Xerém. Os festejos marcaram o início das comemorações da Semana do Meio Ambiente, em de Duque de Caxias, e foram desenvolvidos por diversos grupos de trabalho das Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Cultura.
As comemorações da “Semana do Meio Ambiente” continuarão até sexta-feira. Nesta quinta (4), serão realizadas na Praça do Rosário, em Saracuruna e, na sexta, o encerramento será no palco externo do Teatro Raul Cortez, Praça do Pacificador, no horário das 13h às 18h. Na sexta às 9h, também será lançado o projeto “Cidade Educadora para a Sustentabilidade, Justiça Social e Cultura da Paz” no Teatro Raul Cortez.

Quem embarca ou desembarca no terminal rodoviário “Plínio Casado”, no centro de Duque de Caxias, ficou surpreso com apoda radical das árvores que davam sobra a quem utiliza a passarela que liga ao terminal à Av. Duque de Caxias, do outro lado da via férrea.

Nenhum comentário: