quinta-feira, 4 de junho de 2009

BAIXADA URGENTE

SERGIO CABRAL ACABOU COM A
ESCOLINHA DE GOLFE DE JAPERI


As crianças carentes da Baixada, que freqüentavam uma escolinha de Golfe em Japeri, acabam de perder o campo onde treinavam sob a supervisão de professores voluntários. A escolinha era mantida pela Associação Golfe Público de Japeri, criada por adeptos do esporte da bolinha branca e que visava difundir o esporte entre as camadas mais humildes da população da Baixada. Tudo por conta das obras de construção da Trans-Amapá, uma deturpação da estrada RJ-109, que deveria ligar a Baixada Fluminense ao porto de Sepetiba. Apesar dos apelos dos organizadores da escolinha de golfe, os técnicos do DER determinaram a realização de obras num trecho que acaba com 9 dos 18 buracos de um campo de golfe. A resistência do DER em desviar o traçado da obra, oficialmente conhecida como Anel Metropolitano, contrasta com a rapides com que o órgão determinou um desvio de 13 Km no traçado original, o que encareceu o projeto e excluiu os municípios de Belford Roxo e São João de Meriti dos benefícios da nova obra. O traçado original da RJ-109 previa a continuação da Rio-Magé na direção Sul, desviando da Avenida Brasil o transporte de carga proveniente ou dirigido à Baixada Fluminense a partir do porto de Sepetiba.
Com o novo traçado, as terras da antiga Fazenda Penha-Caixão, objeto de conflitos fundiários nos anos 50 e 60, acabou sendo valorizadas, o que provocou a cobiça de grileiros, que estão expulsando daquelas terras os antigos posseios, muitos deles já na terceira geração. No governo passado chegou a ser anunciando um grande empreendimento imobiliário no local, incluindo a construção de um luxuoso hotel 5 estrelas no que seria o maior empreendimento imobiliário da América Latina. Por conta desse projeto (convite ao lado), o ex-prefeito Washington Reis, que tem terras na região, chegou a viajar para Dubai, para verificar como funcionam os hotéis daquele país, grande produtor de petróleo.

COMLURB INAUGURA USINA
DE BIOGÁS EM PLENO LIXÃO


Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, inauguram nesta sexta-feira (5) pela manhã, a usina de biogás da Conlurb, instalada no lixão do Jardim Gramacho, área de manguezal de Duque de Caxias e sob intervenção estadual há mais de 30 anos. A usina vai ser operada pelo consórcio formado pelas empresas Biogás, Construtora J. Malucelli e Synthesis Empreendimentos, contratado pela Comlurb pelo prazo de 15 anos. A usina vai extrair gás do monturo de lixo acumulado nas últimas três décadas, a uma velocidade de oito mil toneladas de lixo lançados no local diariamente, sendo mais de 80% provenieNte do Rio de Janeiro, ficando o restante para Duque de Caxias, São João de Meriti e Nilópolis, pois Nova Iguaçu já opera o seu vazadouro de lixo.
Há mais de 10 anos ambientalistas vem denunciando as condições precárias em que a Comlurb opera o lixão do Jardim Gramacho, um bairro residencial, cujo ambiente foi totalmente poluído pela presença do lixão da estatal carioca. Já foi constatado o desmoronamento (foto) até na área em que foi instalada a usina de lixo, mas a Comlurb insiste em manter o local como vazadouro do lixo da Capital.

RÁPIDAS

● Garotinho anunciou no seu blog esta semana que viaja hoje para Brasília, onde entregará ao comando do PMDB o seu pedidos
de desligamento. Imediatamente após a entrega do documento, ele assina a ficha de filiação ao PR e começa a campanha para voltar ao Governo do Estado.
● Sérgio Cabral está pressionando o PMDB para que impeça, de qualquer forma, que o prefeito Lindberg Faria seja candidato a governador pelo PT. Como a sua candidatura empacou nas pesquisas, o governador teme que a entrada do ex-cara pintada atrapalhe o seu sonho de continuar no Governo do Estado, já que ser vice de Dilma Roussef foi apenas um sonho de uma longa noite de verão.
● E a confusão em torno da CPI da Petrobrás está ajudando Sérgio Cabral, pois quanto mais o PMDB reclama de Lula, maior será o preço que o governo pagará pelo apoio do maior latifúndio partidário do país.
● A truculência do DER com os meninos do golfe de Japeri coincidiu com o corte de verbas do PAC para a “Trans-Amapá”. Dos R$ 166 milhões previstos para as obras, o Ministério do Planejamento cortou nada menos que R$ 86. Caíram para ZERO as verbas destinadas ao corredor Via Light/RJ-081 com a BR-116 o Corredor de Madureira.
● O Ministério dos Transportes alegou que o Dnit ainda espera a conclusão dos estudos para execução do projeto, bem como as licenças ambientais. Em outras palavras: anunciado no Governo Marcello Alencar, o Arco Rodoviário da Região Metropolitana, que iria desafogar o trânsito na Av. Brasil até Santa Cruz, ainda não tem projeto definitivo. Apesar dos valores e interesses econômicos e políticos envolvidos na obra.
● Ex-presidente da Câmara, Laury Villar está comemorando a sua vitória no Tribunal de Contas do Estado. Ele havia sido multado na prestação de contas de 2003, mas recorreu e foi absolvido nesta quinta-feira. Agora, ele vai tentar reformar a decisão que rejeitou as suas contas de 2004 e que acabou por afastá-lo das eleições de 2008, como candidato a vice de Zito.
● No caso das contas de 2004, Laury Villar foi julgado e condenado à revelia. Agora, ele tem certeza que será absolvido depois que os conselheiros tomarem conhecimento da sua defesa, o que não ocorreu no primeiro julgamento
● A empresa que produziu a cerimônia de inauguração da usina de biogás do Jardim Gramacho é a Insight, a mesma que produziu as campanhas eleitorais do atual Subsecretário de Obras do Estado, Washington Reis, em 2004 e 2008 e acabou cuidando (mal) da publicidade da Prefeitura por 4 anos.
● Um detalhe chama a atenção no convite enviado aos órgãos de comunicação: embora a usina funcione em Duque de Caxias, Zito não é citado como uma das autoridades presentes ao ato.
● Consultada na tarde desta quinta-feira, a Assessoria de Imprensa de Zito confirmou que ele estará às 8 horas em ponto na Av. Monte Castelo, para receber o governador e a sua comitiva.
● Será que o vereador Mazinho vai à festa da Comlurb? E o vereador Moacir da Ambulância, eleito com os votos dos seus antigos vizinhos do Jardim Gramacho, onde ele viveu e conviveu com o fedorento chorume deixado no asfalto pelos caminhões da Comlurb e de outras empresas coletoras de lixo?
● A Comissão da Alerj que acompanha as obras do PAC realiza nesta sexta (5
), às 14h, a audiência pública “O PAC na Baixada Fluminense”, em Duque de Caxias. Segundo o presidente da comissão, deputado Rodrigo Neves (PT), o objetivo é realizar um debate com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, sobre o andamento das obras na região. “Existem algumas denúncias de que frentes de trabalho estão paradas. Além disso, a maior parte das obras ainda não foi iniciada e a população está reclamando”, explicou o petista.
● A reunião será na Superintendência da Caixa Econômica Federal, que fica na Rodovia Washington Luiz, 2.910, no Centro Empresarial Washington Luiz, Bloco Azul, 4º andar, ao lado do viaduto de "O Globo", em Caxias. Também estarão presentes representantes da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), da Secretaria de Estado do Ambiente, da Petrobras e da Caixa Econômica Federal, além dos prefeitos e de vereadores da Baixada Fluminense.
● O curso de Ciências Biológicas da Unigranrio comemora nesta sexta (5), o “Dia Mundial do Meio Ambiente” promovendo palestras gratuitas, no auditório do campus I, à Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, em Duque de Caxias.
● Carlos Henrique Burity, coordenador do curso, preparou para o período da manhã, às 9h, a conferência “Biomonitoramento das águas: perspectiva para o biólogo”, por Ricardo Mugnai, da Fiocruz. A seguir, o tema “Controle e gestão da poluição do ar” será apresentado pela professora Maria Isabel Carvalho, do curso de tecnologia em Gestão Ambiental.
● Durante todo o do dia haverá palestras sobre diversos temas ligandos ao meio ambiente. O encontro terminará com a palestra “Gestão governamental de meio ambiente em Duque de Caxias”, que terá a participação do secretário de meio Ambiente do município, Samuel Maia.

EXPOSIÇÃO CONTA A HISTÓRIA
DO BRASIL ATRAVÉS DOS SELOS

Quem se interessa ela História do Brasil e por Filatelia não pode perder a Exposição de Selos que está sendo promovida pelo SESI/Caxias com patrocínio do curso Cultura Inglesa e apoio dos Correios. “A História do Brasil através dos Selos” reúne cerca de 150 ilustrações distribuídas em 16 grandes painéis organizados em ordem cronológica. Os visitantes são guiados por atores caracterizados como personagens históricos do país, tais como Dom Pedro II, Dom João e Pedro Álvares Cabral, e interagem no sentido de recriar a atmosfera dos principais momentos da história do Brasil. O SESI/Caxias fica na Rua Arthur Neiva, nº 100, centro de Duque de Caxias. A exposição está disponível para visitação de domingo a domingo, sempre das 9h às 18h. As visitas guiadas acontecem às terças-feiras, pela manhã, e quintas-feiras, à tarde e a entrada é franca.

47 ANOS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO

A Direção do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira e o Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação de Duque de Caxias estão convidando para a inauguração de uma Exposição comemorativa dos 47 anos de existência desse centro de formação de professors, que já foi até sede da UERJ/Caxias. Será na próxima quarta-feira (10), às 14 horas.
A exposição reune imagens colhidas por ex-alunos do 3º ano do Curso Normal na disciplina Prática Pedagógica e Iniciação à Pesquisa no ano de 2006, que conta a história sobre a fundação do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira.

Nenhum comentário: