domingo, 21 de junho de 2009

BAIXADA URGENTE

"OI" NÃO GARANTE BANDA
LARGA EM NOTEBOOKS
A distribuição de computadores portáteis para professores e alunos da rede estadual é o grande mico do Governo Sérgio Cabral. Professores que trabalham em escolas dos bairros 25 de Agosto e Paulicéia, como o Instituo de Educação Governador Roberto Silveira e Vinicius de Moraes, não podem acessar a internet de banda larga nos locais de trabalho, pois a rede da OI, provedora da Secretaria de Educação do Estado, não tem “sinal” nesses bairros, onde há a maior concentração de internautas da cidade. Só quem utiliza outras operadoras tem acesso à internet.
Desta forma, os computadores portáteis se transformaram em imprestáveis trambolhos, que só deram lucro para a feliz empresa fornecedora. Professores que moram em Jacarepaguá e outros bairros do Rio, inclusive Copacabana, mas que trabalham em Duque de Caxias, não têm problemas de acesso à internet com os computadores portáteis quando estão em casa, mas continuam sem sinal quando estão em sala de aula. Para que servem tal quinquilharia?

PENSÕES DEVIDAS EM 2005
SÓ FORAM PAGAS EM 2009

Na prestação de contas feitas pelo Secretário de Fazenda do município, Raslan Abbas, no plenário da Câmara em cumprimento à Lei de Responsabilidade Civil, um detalhe passou desapercebido dos vereadores: o pagamento por parte do IPMDC de mais de R$ 11,6 milhões de exercícios anteriores. Segundo uma fonte da autarquia, no inicio da atual gestão, foram encontrados em um armário de grande porte uma centena de pedidos de pagamento de pensões, algumas em “estudo” pela direção do IPMDC desde 2005. Isso significa que dezenas de viúvas e órfãos aguardavam, desde 2005, o pagamento das pensões por morte do marido e pai. Como sobreviviam essas famílias de antigos funcionários da Câmara e da Prefeitura?
A irregularidade já foi sanada e as pensões atrasadas já foram pagas, mas quem irá indenizar o sofrimento dessas famílias, que contavam com essas pensões no momento mais difícil de suas vidas, com a perda do chefe da casa? O fato também demonstra como o funcionalismo é tratado por nossos governantes depois de eleitos. Ainda agora, embora a Prefeitura tenha conseguido arrecadar mais de 97% do que estava previsto no Orçamento para o período janeiro/abril, a Secretaria de Fazenda alegou não ter dinheiro para fazer face a um reajuste maior do que os 5% concedidos, isto após o prefeito haver reajustado em 100% os valores correspondentes aos Cargos em Comissão, a pretexto de que estavam defasados. E os salários dos bagrinhos – serventes, motoristas, artífices, guardas municipais – e outros profissionais, que trabalham duro, mas não participam do banquete dos CCs? E os baixos salários pagos aos servidores estatutários acabam servindo de pretexto para a contratação, sem concurso, de profissionais especializados, que acabam ganhando o dobro ou mais do que seus colegas concursados.

RÁPIDAS

• O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) declarou sexta-feira (19) que seu partido pretende ajuizar uma ação junto à Comissão de Ética do Senado contra o senador José Sarney (PMDB-AP), por conta do escândalo envolvendo os atos secretos na Casa. Há também a opção da ação ser levada ao Ministério Público. O deputado quer o afastamento de Sarney da Presidência do Senado.
• “O que a população pede é que Sarney se afaste da presidência do Senado. A fala dele foi desrespeitosa. Ele disse: ‘Eu não sei o que é ato secreto. Aqui, ninguém sabe o que é ato secreto’”, explicou o parlamentar.
• O procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Marinus Marsico, vai pedir informações ao Senado a respeito do desvio de função do servidor Amaury de Jesus Machado. Conhecido como “Secreta”, Machado é do quadro efetivo do Senado, trabalha há vários anos na casa da ex-senadora e, agora, governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB).
• O caso foi revelado em reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo. Amigos de Roseana contam que “Secreta” é uma espécie de faz-tudo, um mordomo administrador da sua casa. Embora Machado não seja visto no Senado, a ex-senadora diz que ele dá expediente como “motorista noturno” e que só vai à sua casa “duas ou três vezes por semana”.
• O procurador informou que o procedimento diante desse caso será o mesmo adotado com relação ao pagamento de horas extras no período de recesso do Senado ou de outras denúncias relacionadas ao Legislativo. Após obter informações, ele vai analisar se está configurada irregularidade. Em caso positivo, vai requerer ressarcimento pelos salários pagos sem a devida prestação de serviço à instituição.
• Juro que o editor deste blog não nomeou o mordomo da governadora Roseana Sarney, com salários de R$ 12mil por mês, pago pelo Senado. Isso é invenção
• O prefeito Gilberto Kassab resolveu comprar briga com os servidores da prefeitura paulistana ao tornar público, no portal da Prefeitura, as contas do município, inclusive os valores dos contracheques.
• Se, Zito e Mazinho resolverem colocar as contas da Prefeitura, Câmara e IPMDC, inclusive a folha de pagamento, na internet, vai ter ex-mulher batendo na Justiça com pedido de revisão de pensão. No Governo passado, o IPMDC tinha aposentado que recebia na boca do cofre, com medo de ver seus salários bloqueados nos bancos por ordem da Justiça.
• O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, garante que o registro profissional de jornalista no Ministério do Trabalho perdeu o sentido após a decisão da Corte que acabou com a exigência de diploma para exercer a profissão. “O registro existente não terá nenhuma força jurídica”, ressaltou.
• Sobre o reflexo da decisão em concursos públicos com vaga para jornalistas, Mendes disse que questões pontuais serão debatidas posteriormente. O presidente do STF descartou a possibilidade de uma nova regulamentação elaborada pelo Congresso Nacional como proposto pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa. Mendes reiterou que há possibilidade de outras profissões serem desregulamentadas, no entanto, não quis especificar quais são essa áreas.
• Estudantes de Jornalismo do Rio de Janeiro e de Niterói participarão de manifestação de protesto, nesta segunda (22), contra o fim da exigência do diploma para o exercício da profissão de Jornalista. A concentração será às 10h em frente à Associação Brasileira de Imprensa (ABI) – Rua Araújo Porto Alegre 71, no centro do Rio. A passeata seguirá até o Fórum, na Rua Primeiro de Março, onde se realiza a manifestação.
• Os organizadores pediram que os manifestantes se vistam de preto, em referência ao luto pelo fim da exigência de diploma. Uma das organizadoras, a estudante Marcele dos Santos Batista, do sétimo período da Universidade Estácio de Sá de Niterói, disse que a maioria esmagadora de seus colegas ficou perplexa com a decisão do STF.
• “Gastamos um dinheirão em deslocamentos, com o pagamento de mensalidades e a compra de livros. No final, um ministro do Supremo vem nos comparar a cozinheiros. Não podemos ficar parados. Os estudantes de todo o país devem se mobilizar. Nõa podemos nos conformar com esta decisão”, disse.
• Ao proferir o seu voto contra o diploma de Jornalismo, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, citou alguns jornalistas destacados que não têm diploma. Entre, eles relacionou o gaúcho Caco Barcellos, da Rede Globo. Hoje, no twiiter, o próprio jornalista tratou de desmentir o todo poderoso Mendes: “Vi algumas mensagens no twitter falando que não tenho diploma. Aos desinformados, eu sou formado em Jornalismo pela PUCRS.”
• O deputado federal Alexandre Cardoso, atual Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, será homenageado nesta
segunda-feira pela Unigranrio, quando receberá o título de “Doutor Honoris Causa”. Médico que trocou o estetoscópio pela tribuna da Câmara, o presidente do PSB/RJ deve estrear como memorialista até o final do mês, quando lançará um livro sobre a História de Duque de Caxias.
• Para o presidente da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Aylton Fornari, a troca de sacolas plásticas é um projeto inviável para o setor. “Nós já demonstramos para o governo a impossibilidade de cumprir isso”, afirmou Fornari em entrevista à Agência Brasil.
• A Asserj vai discutir o assunto nesta segunda e
terça-feira (22/23) com o objetivo de definir uma alternativa para apresentação ao presidente da Assembléia Legislativa (Alerj), Jorge Picciani. Na quarta-feira (24) será votada a proposta do governo do estado que prevê a substituição gradual das sacolas plásticas, que sempre acabam jorgadas no lixo ou nos rios (foto) por bolsas reutilizáveis, fabricadas com um material que agrida menos o meio ambiente.

• A Secretaria de Cultura de Duque de Caxias está anunciando a realização das pré-conferências municipais de cultura, preparatório para a III Conferência Municipal de Cultura, quando serão discutidas as diretrizes para a política cultural do município.
• A 1ª Pré-conferência será dia 25, das 9 as 12 horas, na Biblioteca Pública de Imbariê (Casa Brasil), na Av. Coronel Sisson, reunindo os representantes do 3º Distrito. A segunda, será no 4º Distrito, marcada para o dia 27c também das 9 às 12 horas, nas dependência do Colégio Flama, na rua Madre Maria Rosa de Viterbo, 95, em Xerém.
• Já a 3ª Pré-conferência 29 de agosto na Biblioteca Pública de Jardim Primavera – Alameda Professor Moacir Padilha, s/nº Jardim Primavera, xias (Próximo à Sede da Prefeitura)
• Zito anuncia nesta segunda-feira (22), às 19h, duas obras que beneficiarão o bairro Centenário. Uma é a reforma geral do campo da Igrejinha. A outra é a retomada das obras de uma escola na Rua Coronel Carlos Matos, esquina com Rua Iporanga, Centenário, na área da antiga fábrica de tintas Kauri.
• Segundo a secretária de Educação, Maria de Lourdes, o colégio atenderá 1200 alunos. Ao todo, serão 16 salas de aula: duas para a Pré-escola e quatorze para os alunos do 6º ao 9º ano. A estrutura física do complexo educacional ainda contará com pátio coberto, quadra poliesportiva, campo de futebol com grama sintética, playground, vestiários e salas de informática e de leitura.

PIRATAS ATACAM ENQUANTO OS
OS FISCAIS “DORMEM NO PONTO”

Segundo denúncia do blog “Duque de Caxias on line", os camelôs que comercializam CDs e DVDs piratas continuam desafiando o Governo e montando as suas bandas nas ruas centras de Caxias. O local preferido dos piratas é a av. Plínio Casado, por onde passam os passageiros das linhas com terminal na rodoviária Plínio Casado. São dezenas de barracas, conforme fotos divulgadas pelo blog, numa demonstração de que, enquanto os fiscais de trânsito (foto) dormem, os piratas agem.
Para o combativo blog, a troca do comando da Secretaria de Segurança de Duque de Caxias, quando da Saída do Delegado Zaqueu para assunção do Cel Sérgio Patrizzi, parece não ter intimidado os pirata de Duque de Caxias. Também durante toda a semana barracas de DVDs piratas foram montadas tranquilamente nas feiras livres do município, diferente do que vem acontecendo na feiras de domingo, no Centro. Só há duas explicações plausíveis para esse comportamento desafiador dos piratas: ordem superior para afrouxar a fiscalização, ou omissão deliberada da Secretaria de Serviços Públicos diante de mais um desafio dos desordeiros.(Foto: Edmilson Muniz/PMDC)

Nenhum comentário: