terça-feira, 4 de agosto de 2009

BAIXADA URGENTE

MARINHA CENSURA ACESSO A
PORTAL POR CONTA DA GRIPE
A Marinha bloqueou o acesso ao portal do Navio Escola “Brasil” (U-27) que está fazendo a sua 15ª viagem de instrução para os aprendizes marinheiros. A denúncia foi feita pelo Centro de Apoio e Defesa da Cidadania-RJ, que tentou contato com a guarnição do navio através do portal, único meio de acesso dos familiares dos marinheiros alunos durante a viagem. Segundo Isabel Alves, presidente dão CADC, as famílias dos marujos embarcados usavam o portal
(
http://www.naval.com.br/blog/?p=12589) para a troca de mensagens e para saber como estava transcorrendo a viagem.
Segundo Isabel Alves, o bloqueio ocorreu logo que a irmã de um cabo enviou uma mensagem, pedindo esclarecimentos sobre a morte do seu irmão, que faleceu no dia 23 de julho, às 22:00h, afirmando que tinha notícias da que a morte teria sido causada pelo vírus A1N1, mais conhecida como gripe suína. Desde então, ela não conseguiu mais nenhum contato com a tripulação do navio ou com os colegas do seu irmão. Isabel também tentou acesso ao Portal, onde havia apenas um trecho da mensagem da irmã do marujo morto, mais em nova tentativa, até o trecho fora retirado do portal. O CADC está enviando mensagens a diversos órgãos do Governo Federal, inclusive ao Ministério da Justiça, para pedir que a Marinha se pronuncie sobre a morte do cabo e levante o bloqueio do Portal, única forma de contato entre os marujos embarcados e seus familiares.

DEPUTADA É AMEAÇADA
DE MORTE PELA MILÍCIA

O deputado Jorge Picciani, presidente da Assembléia Legislativa, enviou ofícios ao governador e ao secretário de Segurança Pública solicitando proteção para a deputada Cidinha Campos (PDT) e seu filho, Ricardo Campos
Strauss, que estariam sendo ameaçados de morte pelo vereador carioca Cristiano Girão (PMN). A solicitação foi motivada por denúncia feita em plenário pela própria deputada, nesta terça-feira (04). Cidinha disse que recebeu a informação de que o vereador, suspeito de pertencer a milícia, está tramando sua morte e a de seu filho quando ambos forem a Búzios.
“Já existe um levantamento de que lá é mais fácil me matar. Aliás, já conhecem até minha casa. A pessoa que veio aqui descreveu minha casa, o lugar onde ela está, como é feito tudo”, relatou. Segundo a deputada, o motivo do crime seria sua atuação na CPI que apurou a atuação das milícias do estado. “Ele acha que eu peguei muito pesado com ele na CPI das Milícias”, disse Cidinha, lembrando que Girão foi denunciado pelo Ministério Público.
O presidente da CPI das Milícias, deputado Marcelo Freixo (PSol), ressaltou: “Essa ameaça é fruto de um trabalho feito aqui dentro com a maior seriedade, que também gerou uma série de ameaças à minha pessoa e a outras autoridades do Rio de Janeiro”. Segundo ele, “existem promotores e delegados também ameaçados por esse grupo criminoso, que precisa continuar a ser enfrentado no Rio de Janeiro”.

RÁPIDAS

• Pode subir para três o número de vítimas fatais da gripe suína em Duque de Caxias. A mais recente vítima, Geize Artuique Cordeiro, de 28 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (4) no Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna com sintomas da gripe. Em comum com as duas mortes anteriores, Geize também estava grávida.
• Jorge Galgo, marido de Geize, revelou que levou a mulher par ao Hospital de Piabetá, em Magé, por duas vezes. “Eles mandaram voltar, porque falaram que não estava com suspeita, não! Mandaram para casa, não era para internação, não. Na terceira vez, eu vim logo no hospital de Saracuruna. O hospital de Saracuruna internou quarta-feira a noite. No sábado, tiveram que fazer uma casaria para salvar a vida da criança e porque ela estava em estado muito grave”, contou o motorista José Galgo
• A Secretaria de Saúde do município aguarda os laudos de cerca de 70 pessoas, internadas nos hospitais Adão Pereira Nunes (estadual), Moacyr do Carmo (municipal) e Mario Lioni (particular)
• O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), reafirmou ontem (4) que o partido não recuará em relação às representações apresentadas no Conselho de Ética contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Elas podem resultar na abertura de processo disciplinar por quebra de decoro parlamentar contra Sarney e em sua consequente perda de mandato. Guerra disse que não aceitará provocações e pretende discutir a crise enfrentada pela instituição sem confrontos pessoais.
• “Vamos firmar o nosso ponto de vista com o maior respeito à instituição, aos seus membros e ao presidente do Senado. Não vamos, de maneira nenhuma, aceitar provocação. Não vamos, de nenhuma forma, transformar isso aqui numa briga pessoal pretensamente política, quando no conteúdo não há o que se discutir”, afirmou o tucano.
• Ele criticou o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), que ameaçou apresentar representação contra o líder tucano, Arthur Virgílio (AM), por causa da decisão do PSDB de ir ao Conselho de Ética contra Sarney. “Confronto, agressão, acusações, contradições, revanchismo, ameaça, dossiê, isso não é conversa de democrata. Isso é conversa de bandido. Não vamos nessa”, disse Guerra. (Abr)
• Um grupo de manifestantes, de aproximadamente 50 pessoas, foi retirado das galerias do plenário do Senado enquanto faziam um protesto pedindo a saída do presidente da Casa, José Sarney, do cargo.
Durante a sessão, os manifestantes, ligados ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, expuseram uma faixa com a frase “Fora, Sarney”.
• Segundo a Agência Brasil, do Governo Federal, os seguranças da Casa reprimiram a ação com truculência e retiraram as pessoas do plenário. O metalúrgico Luiz Henrique da Costa disse que o movimento era pacífico e silencioso. “Colocamos as máscaras [cirúrgicas, que vêm sendo usadas pela população como forma de se prevenir da gripe suína], esticamos a faixa e nada mais. Ninguém ouviu um barulho nosso”.
• O manifestante defendeu, ainda, o fechamento do Senado. “O Senado tem que acabar. Os trabalhadores têm que garantir os seus direitos e não manter um Senado corrupto”, disse. O regimento do Senado Federal proíbe manifestações das pessoas que acompanham a sessão nas galerias do plenário.
• O coordenador da Operação Boi Pirata 2, Leslie Tavares, foi preso ontem (4) em Novo Progresso (PA) durante ação do Ibama para retirar gado criado ilegalmente na Floresta Nacional do Jamanxim. A operação, deflagrada no fim de semana, foi suspensa por uma liminar da Justiça estadual. Na madrugada de ontem, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1° Região (TRF-1), Jirair Megueriam, determinou a retomada da ação do Ibama.
• No entanto, a decisão da Justiça Federal não foi cumprida, e o juiz local determinou a prisão de Tavares. O coordenador geral de fiscalização do Ibama, Bruno Barbosa, disse que o órgão está acionando a Advocacia-Geral da União (AGU) para tomar medidas urgentes em relação à prisão do coordenador. “Parece que o juiz está descumprindo a decisão do TRF. Se isso aconteceu, o juiz pode até ser preso pela Polícia Federal”, disse.
• Enquanto isso, Daniel Dantas continua solto e fazendo negócios com Sérgio Cabral em torno de terrenos desapropriados pelo Governo, conforme denunciou a revista “Carta Capital” que está nas bancas.

MINISTRO CONDENA O USO

INDISCRIMINADO DE TAMIFLU

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou que embora cause menos mortes do que a gripe comum, a influenza A (H1N1) – gripe suína – representa 60% dos casos de gripe no país. Segundo Temporão, nos próximos dias há uma tendência “natural” de aumento no número de casos.
“O vírus está se disseminando”, disse. Mas, garantiu que o sistema público de saúde está bem preparado, inclusive com estoque adequado de medicamento. O ministro também explicou que com a disseminação da doença e com a semelhança nos sintomas e no tratamento, a exigência de testes para diferenciar as gripes é desnecessária.
“Esse [exigir o exame] é outro disparate [o primeiro é o uso indiscriminado do medicamento Tamiflu]. Nenhum país está mais fazendo isso. É uma medida irresponsável do ponto de vista de gasto e impossível, do ponto de vista logístico. Só tem uma empresa que fabrica o kit no mundo e ela não tem sequer condições de oferecê-lo a todos os governos.”


MENINO MALUQUINHO DO MARANHÃO

Fonte: Pavablog:

Nenhum comentário: