segunda-feira, 10 de agosto de 2009

BAIXADA URGENTE

A CULPA É DA IMPRENSA

O senador José Ribamar ocupou a tribuna do Senado para acusar a imprensa de promover o seu linchamento (uma campanha midiática) ao revelar os bastidores da política em Brasília. O senador pelo Amapá negou conhecer as pessoas empregadas no Senado por sua indicação. Entre os relacionados, estava um rapaz de quem o senador foi padrinho de casamento, conforme demonstrou o jornal “O Globo”.
Uma menina de 4 anos foi atendida na UPA de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, removida para o Hospital de Saracuruna, onde veio a falecer. A técnica de enfermagem que ajudou a atender a menina na UPA denunciou que ela apresentava sinais de maus tratos. A técnica foi demitida por telefone sem receber um centavo de indenização, mas o Conselho Tutelar da Capital não moveu uma só palha, o mesmo ocorrendo com o Ministério Público da Infância. A culpa, mais uma vez, foi da imprensa que divulgou os espancamentos da menina, praticado por um das suas tias. Uma vereadora, que é enfermeira, foi condenada a um ano e quatro meses de prisão por praticar o aborto em um adolescente. Mais uma vez, o Conselho Tutelar de Duque de Caxias não se manifestou, nem em defesa do feto, nem da mãe, muito menos o Ministério Público da Infância e do Adolescente. Mas a vereador Gaete acusou o blog de difamala. O blog Militar Legal publicou há quase dois anos uma charge, em que o governador aparecia com o nariz de pínóquio. Era uma referência às promessas de campanha que não foram cumpridas. Ou seja, o blog apenas registrou as mentidas do governador. Agora, o editor do blog, o Tenente Melquisedec Nascimento vai responder a um IPM (Inquérito Policial Miltar) pela sua coragem de afirmar que o governador é um mentiroso contumaz. Os eternos defensores do mensalão, dos dólares na cueca, do dossiê falsificado contra José Serra não defendem o Governo, muito menos cobram explicações pelo menos aceitáveis para tais fatos. Preferem acusar a Imprensa. Assim, seria oportuno que o Congresso reformasse o Código Penal, que seria reduzido a apenas dois artigos. No primeiro, tipifiaria que todos os crimes ocorridos no País deveriam ter como autores os jornalistas, sempre eles. No artigo segundo, seriam revogadas todas as disposições em contrário. Muitos advogados iriam à falência, mas os policiais que trabalham nos presídios teriam um trabalho menos penoso e perigoso. Afinal, a arma do jornalista é a informação, que não mata, nem aleija, mas incomoda a quem se julga acima da Lei.

PREFEITURA REABRE ESCOLAS
E CRECHES NA SEGUNDA-FEIRA

Os mais de 90 mil alunos da rede municipal de ensino de Duque de Caxias voltarão às salas de aulas nq próxima segunda-feira, dia 17. O reinício do ano letivo estava marcado para o dia 3 de agosto, mas devido à grande incidência da gripe H1N1, teve de ser adiado para o dia 17. O objetivo medida é manter estudantes e professores protegidos da nova gripe.
Segundo a Secretária de Educação do Município, Maria de Lourdes Henries, as professoras grávidas estão autorizadas a permanecer em casa, só retornando ao trabalho quando a situação estiver totalmente sob controle. “Além dos alunos, temos de nos preocupar também com a saúde de nossas professoras, principalmente as que estão em fase de gestação, que fazem parte do grupo de risco”, destacou a secretária.

RÁPIDAS

• O vereador Mazinho, presidente da Câmara de Duque de Caxias, suspendeu a audiência pública marcada para esta terça-feira (11) para discutir o projeto de criação do Vale Social, destinado a pessoas portadoras de necessidades especiais ou de doenças crônicas que exijam tratamento continuado. Ela será realizada no dia 3 de setembro.
• Também por conta da gripe, a III Mostra de Artes Visuais dos alunos da Unigranrio, “Visões 2009”, e o lançamento do livro “Aquino de Araújo: a escola que eu vi crescer”, da Professora Josette de Campos Soares, prevista para a próxima quinta-feira (13) foram adiados pela direção do Instituto Histórico da Câmara. Uma nova data será marcada assim que a crise da gripe diminuir.
• A Secretaria de Assistência Social de Duque de Caxias abriu inscrições para casais carentes interessados em regularizar a situação matrimonial. A meta é formalizar a união de até 200 casais, com o objetivo de resgatar e preservar a tradição do matrimônio, através no programa “Duque de Caxias cada vez mais família”. O megacasamento, que será totalmente grátis, acontecerá em outubro e as inscrições podem ser feitas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município ou na própria SMAS.
• O prefeito Zito e o governador Sérgio Cabral deram início nesta segunda-
feira (10) às obras de reforma e ampliação do sistema de tratamento de água da região de Imbariê, terceiro distrito do município. A obra custará R$ 2,4 milhões, deverá estar concluída até maio de 2010 e será financiada pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Nova Cedae e o Governo Federal, que irá beneficiar 60 mil moradores dos bairros Imbariê, Taquara, Parada Angélica, Vila Sapê e Jardim Rotsen. (Foto: George Fant/PMDC)
• O Sistema de Abastecimento de água de Imbariê foi construído no Governo Moreira Franco, há 20 anos, mas nunca atendeu como devia os moradores da região. Segundo os próprios técnicos da Cedae, o problema é a estação de bombeamento do Capivari, que recebe água do Guandu para abastecer o reservatório da Taquara, entre Santa Cruz da Serra e Imbariê. Com as bombas de recalque foram subdimensionadas, não há pressão suficiente para que a água chegasse até o reservatório.
• A Secretaria Municipal de Assistência Social concluiu, nesta segunda-feira (10) a distribuição das 6 mil peças de roupa doadas ao município pela Secretaria de Estado de Assistência Social do Estado. Desta vez, a distribuição foi realizada no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Imbariê, no terceiro distrito.
por estarem com a documentação irregular. O material, que era composto de diversos tipos de roupas, femininas e masculinas, havia sido repassado à secretária estadual de Assistência Social, Benedita da Silva (foto), para ser distribuído para famílias pobres de vários municípios do estado.
• O vereador e presidente da Câmara de Duque de Caxias, Mazinho, recebeu
o sábado (08) o Título de Cidadão Paracambiense, título concedido pela Câmara de Paracambi. A comenda foi entregue a Mazinho pelo vereador José Geraldo Diogo, do PMDB. Paracambi completou 49 anos, possui cerca de 45 mil habitantes e tem como principais atividades econômicas a • As roupas haviam sido apreendidas pela Receita Federal, no ano passado, agricultura e a pecuária.
• “Tenho um carinho muito grande por Paracambi. Esta cidade tem uma história de progresso e enorme importância no cenário econômico do Estado”, destacou Mazinho, aproveitando a oportunidade para presentear o prefeito Tarciso Gonçalves Pessoa (PT) com a revista Pilares da História, publicação com referências históricas sobre a cidade de Duque de Caxias.
• A Polícia Federal (PF) indiciou ontem (10) o ex-diretor de Recursos Humanos do Senado, João Carlos Zoghbi, acusado de liderar um esquema de desvio de dinheiro em operações de crédito consignado para servidores da Casa. Denunciado pelos crimes de formação de quadrilha, inserção de dados falsos em sistema oficial e concussão (exigir para si ou para terceiros vantagens usando do cargo ou da função pública), o ex-diretor é o primeiro entre os acusados de envolvimento a ser indiciado.
• Zoghbi é suspeito de ter criado empresas de fachada para intermediar os empréstimos a servidores do Senado, operação realizada apenas por companhias autorizadas por ele próprio. Uma dessas empresas era a Contact Assessoria de Crédito, que tinha o filho do ex-diretor, Marcelo Zoghbi, e sua ex-babá, Maria Izabel Gomes, de 83 anos, entre os sócios majoritários.
• Em depoimento à Polícia Legislativa, em maio, Maria Izabel, que também aparece como sócia de mais duas empresas de crédito que operavam no Senado, disse ter assinado alguns documentos por solicitação de Marcelo, sem o conhecimento do ex-diretor de Recursos Humanos. Marcelo, por sua vez, garante que o pai não tinha conhecimento dos negócios de sua empresa no Senado.
• A previsão da PF é de que o delegado Gustavo Buquer conclua o inquérito ainda este mês e o envie ao Ministério Público, que pode ou não oferecer denúncia contra o ex-diretor de recursos humanos. A assessoria da PF não revelou o teor do depoimento prestado por Zoghbi na manhã de hoje, informando apenas que ele teve a duração de três horas.
• No Senado, Zoghbi já responde a três processos administrativos disciplinares, sendo um deles pelo crédito consignado. Outro, sobre os atos administrativos secretos, usados, entre outras coisas, para nomear ou exonerar parentes ou amigos de parlamentares, e mais um sobre o empréstimo irregular de um apartamento funcional para seu filho, denúncia que o levou a deixar o cargo, em março deste ano. (Abr)
• Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis serão os primeiros da Baixada Fluminense a ter internet sem fio gratuita. O programa do governo do estado do Rio vai beneficiar cerca 1,4 milhão de pessoas, com um investimento de R$ 3 milhões. De responsabilidade técnica da UFF, o programa da Baixada Fluminense vai beneficiar o 1º Distrito de Caxias e parte do 2º, parte de Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis, além da totalidade de São João de Meriti.
• A instalação das antenas de transmissão já começou. A previsão é que todas estejam instaladas até 28 de setembro, quando o sinal de internet deve estar funcionando na região. Nas residências, prédios públicos e estabelecimentos comerciais, será necessário apenas comprar um modem sem fio para se conectar.
• Nas ruas, será possível captar o sinal com laptops em algumas praças e corredores principais: Praça do Pacificador, Avenidas Presidente Kennedy, Avenida Brigadeiro Lins e Silva, e calçadão de Caxias; e Praça da Matriz e dos Três Poderes, em São João de Meriti.
• Com a inauguração do programa na Baixada Fluminense, quase 2 milhões de pessoas no estado terão acesso a internet sem fio gratuita. Até o fim do ano, o programa deve chegar à Avenida Brasil e comunidades adjacentes, beneficiando mais cerca de 500 mil pessoas. As prefeituras são responsáveis pela energia elétrica.


P-SOL RECORRE CONTRA A
PIZZA NA COMISSÃO DE ÉTICA
O P-SOL protocolou ointem (10) recurso pedindo o desarquivamento da representação do partido apresentada ao Conselho de Ética contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). No entanto, a legenda recuou em relação à representação feita contra o líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL). As duas representações foram arquivadas semana passado pelo presidente do conselho, senador Paulo Duque (PMDB-RJ). O líder do P-SOL no Senado, José Nery (PA), explicou que a intenção do partido é “focar” nas denúncias em relação a Sarney. Hoje (10), o partido recorreu das representações que tratavam da suposta participação de Sarney na existência dos atos secretos e também na autorização do neto do peemedebista para trabalhar com crédito consignado no Senado.
“É confusão demais. Temos que nos concentrar para ver se alguma coisa acontece. Então, é focar no Sarney, que foi quem nomeou o Agaciel [Maia, ex-diretor geral do Senado] há 14 anos”, justificou Nery.
O senador paraense acrescentou que até amanhã (12) o partido irá recorrer do arquivamento das representações que pedem investigação sobre a denúncia de que Sarney não teria declarado à Justiça Eleitoral uma residência de R$ 4 milhões e também sobre o fato de Sarney ter se eximido de responsabilidade sobre a administração da Fundação José Sarney, o que está em desacordo com o estatuto da fundação. A fundação, que recebeu recursos da Petrobrás, teve a prestação de contas negada.

Nenhum comentário: