domingo, 30 de agosto de 2009

BAIXADA URGENTE

CANDIDATURA DE MARINA
ALTERA PROJETOS DE ZITO


A saída da senadora Marina Silva do Partido dos Trabalhadores (PT) e sua possível participação na corrida presidencial do próximo ano estão “abalando” a política brasileira, diz o jornal norte-americano The New York Times, em um perfil da ex-ministra do Meio Ambiente publicado neste sábado (29). A reportagem chama Marina Silva de “filha da Amazônia” e lembra a infância e adolescência da senadora trabalhando nos seringais, ressaltando sua trajetória ao lado de Chico Mendes e sua entrada na política.
Além do PT, a decisão da ex-ministra do governo Lula também mexeu com os outros partidos. E o PSDB já decidiu lançar candidato ao governo do Rio. As declarações do prefeito Zito, presidente do Diretório Regional do partido, contrários a uma coligação com o PV, foi um sinal de que o governador José Serra sentiu o perigo da candidatura de Marina Silva nas eleições de 2010.
Conforme informamos na sexta-feira, Zito foi orientado por José Serra a torpedear qualquer acordo com o PV, de maneira a impedir que a ex-ministra tenha outro palanque no Rio que não seja o do seu novo partido. Para isso, os tucanos terão candidatos ao governo do Estado, garantindo a José Serra um palanque nas eleições presidenciais. E Zito foi convidado pelo governador paulista para encabeçar a chapa. O prefeito caxiense admitiu esta semana a possibilidade da sua candidatura para enfrentar Sérgio Cabral, Anthony Garotinho e Fernando Gabeira, apesar do enfraquecimento do partido com a eleição do atual governador. A candidatura de Zito contraria, no entanto, o que o próprio prefeito afirmou em entrevista, logo após a vitória nas eleições de outubro último, quando reconheceu que se precipitara no segundo governo, ao admitir disputar o Governo do Estado. Por isso, segundo palavras de Zito, divulgadas pela assessoria de imprensa do então candidato vitorioso, de que se dedicaria a cumprir toda as promessas de campanha e, ao final do mandato, iria para casa, deixando para sua filha, a deputada Andréia Zito, a tarefa de representar seu grupo na política fluminense.



CASAGRANDE LAMENTA DECISÃO
DO STF FAVORECENDO SARNEY

O líder do PSB no Senado, Renato Casagrande (ES), um dos senadores que assinaram o mandado de segurança encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo o desarquivamento das denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para que fossem examinadas pelo plenário, lamentou a decisão contraria da Corte, tomada em caráter liminar pelo ministro Eros Grau.
“É uma pena. Lamento porque nós tínhamos a única alternativa que era o
Poder Judiciário. Já começamos sofrendo posição desfavorável, mesmo em caráter liminar. Já não tínhamos alternativa interna [no Senado]”, disse.
Segundo o líder, cujo partido faz parte da base governista, a decisão do STF deixa os senadores que entraram com o mandado de segurança em posição desfavorável no julgamento do mérito. Mesmo com a decisão do Supremo, os senadores que defendem o afastamento de Sarney da presidência do Senado vão continuar, segundo Casagrande, protestando contra a falta de julgamento do parlamentar, mas adotando postura propositiva em relação ao Senado Federal.
“Vamos acompanhar e fiscalizar as decisões da Mesa Diretora da Casa. Fiscalizar as ações do Senado, buscando o controle e a transparência de todas as medidas”, afirmou.
Casagrande informou que os parlamentares não devem continuar obstruindo as atividades da Casa. “Senão daqui a pouco nós poderemos ser crucificados pela opinião pública, que quer ver o Senado funcionando”, disse. (Abr)

RÁPIDAS

• A senadora Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, oficializou neste domingo (30) a sua filiação ao Partido Verde durante convenção da legenda realizada em Pinheiros, zona oeste da capital paulista. Durante o evento, Marina Silva, que durante 30 anos foi filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), disse só no ano que vem decidirá se vai disputar a Presidência da República como candidata do PV.
• “Me sinto honrada com o convite para ser candidata a presidente, mas essa decisão é para 2010”, afirmou Marina, que foi muito aplaudida por militantes e líderes do PV. A senadora ressaltou que, se for candidata à sucessão presidencial, usará como plataforma política as questões ambientais. Para ela, o Brasil tem condições de conciliar o crescimento econômico e o desenvolvimento social com a sustentabilidade.
• A chacina na praça Dr. Laureano, a poucos metros de uma das residências do prefeito e que deixou e mortos e sete feridos, inclusive um menino de três anos, demonstra que o projeto “Tolerância Zero” ainda não saiu do papel. O projeto anunciado por Zito em grande estilo, previa a ação conjunta das Polícias Civil, Militar, Federal e da Guarda Municipal no combate ao crime.

• Um seguidor do blog revela que na ultima semana, dois amigos foram vitimas de uma dupla de motoqueiros, que agem na rua Voluntários Pátria, conhecida como “Rua do Medo”, no bairro 25 de Agosto, onde funciona um hospital.
• A dupla se aproxima da vitima e o meliante da garupa, empunhando uma arma, rende a vitima e levai todos os seus pertences, como dinheiro jóias, celular, documentos etc. Isso ocorre em plena luz do dia.
• Segundo denunciam os moradores da área, apenas um motociclista da Guarda Municipal passa pelo local, mas apenas para multar os veículos estacionados sobre a calçada. Já os bandidos, esses têm livres transito pelo 25 de Agosto e Paulicéia.
• Para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, projeto de reforma política em tramitação no Congresso Nacional representa um retrocesso e gera perdas para a democracia do país. Ayres Britto participou do encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, no Rio de Janeiro. O ministro demonstrou sua preocupação com alguns pontos do projeto, principalmente na questão das doações financeiras às campanhas. O projeto atualmente aguarda votação no Senado, para voltar à Câmara em segunda votação,
• “É preciso de alguns ajustes, para que a transparência dê as cartas. Queremos saber quem doou, quanto doou e por que meio. Refazer completamente o caminho do dinheiro. Não queremos a figura do partido-ponte recebendo dinheiro, se colocando entre o doador e o candidato, para ocultar o nome do doador, o volume doado, o meio por que foi doado e o verdadeiro beneficiário”, afirmou Ayres Britto.
• “Evidente que essas grandes doações por parte de empresas não são feitas à toa, sempre há razoável desconfiança de que obedece à lógica do investimento econômico, na perspectiva de um retorno. Isso é preocupante”, completou o ministro.
• A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) editou uma súmula, com base em precedentes julgados pela Corte, que estabelece que a simples devolução indevida de cheque por instituição bancária caracteriza dano moral, independentemente de provas do prejuízo sofrido pela vítima. O entendimento deve passar a ser adotado em instâncias inferiores.
• Segundo o STJ, o dano moral ocorre porque a devolução do cheque causa desconforto, além de abalar a honra e a imagem do emitente. O dano ocorre mesmo que o cheque seja devidamente pago quando reapresentado. Pela nova súmula, não é necessário nem demonstrar a humilhação ou o sofrimento perante a comunidade.
• Em decisões anteriores sobre o tema, o STJ promoveu condenação, mas sem excessos, de forma a não causar enriquecimento ilícito. As indenizações por cheque devolvido indevidamente giraram em torno de R$ três mil.
• O Instituto Histórico da Câmara de Duque de Caxias marcou para o próximo dia 3, quinta-feira, a abertura da III Mostra de Artes Visuais dos alunos da Unigranrio, “Visões 2009”, e o lançamento dos livros “Aquino de Araújo: a escola que eu vi crescer”, da Professora Josette de Campos Soares, e “A Ciência Secreta de Holanda Merles”, de Tadeu Fialho. Será às 16 horas e 30 minutos, no Salão de Exposições do Instituto, na Câmara.
• A fonoaudióloga Glorinha Beuttenmüller lançará seu novo livro – Tragédia, o mal de todos os tempos – na próxima segunda-feira (31/08), a partir das 18h30, no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio. A edição é fruto de uma parceria entre a Instituto Montenegro e Raman de Teatro e a Alerj. O livro, que ensina como lidar com essas emoções e proteger a voz, é dirigido às pessoas que fazem da voz um instrumento de trabalho, como atores, políticos, cantores, comunicadores e líderes, entre outros.
• Glorinha Beuttenmüller desenvolveu um método próprio de trabalhar a voz, baseado nas sensações e vibrações do som. Esse método foi desenvolvido por ela através de trabalhos realizados com surdos e mudos, na década de 60. Empolgada com novas descobertas de seu método e trabalhando separadamente o sentimento da tragédia, Glorinha teve a idéia do novo livro, também serve para como um manual de bem estar no dia-a-dia de qualquer pessoa.
• Caiu a máscara. Eurico Miranda é sócio de Washington Reis no Duque de
Caxias, que disputa a série B do Campeonato Brasileiro. A revelação desse segredo de polichinelo veio à tona neste fim de semana, quando o clube anunciou que Álvaro Miranda, filho do ex-presidente do Vasco da Gama, é o novo técnico da equipe, que vai mal das pernas. Durante o início da caminhada do Duque de Caxias nas divisões inferiores do Rio, Eurico Miranda emprestava jogadores que não vinham sendo aproveitados no Vasco ao Duque.
• Mais de duzentas donas de casa que participam do projeto Ginástica na Praça, na Praça da Apoteose no bairro Vila São Luiz, começaram a receber camisetas personalizadas para a realização de atividades físicas. Confeccionadas em material especial, as camisetas foram doadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o IPMDC, parceiros no projeto. O objetivo da atividade física é garantir melhor qualidade de vida e mais saúde para os usuários, em sua maioria da terceira idade.
• Moradores que fazem parte do Núcleo de Defesa Civil Comunitário (NUDEC) de Xerém fora às ruas sexta-feira (28) para aprender identificar áreas de deslizamentos e inundações. A aula de campo foi ministrada pelos geólogos Jorge Pimentel e Carlos Eduardo, do Serviço Geológico do Brasil – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).
• Durante toda manhã, os alunos e agentes da Defesa Civil Municipal visitaram os bairros Sarapuí, Gramacho, Campos Elíseos, Taquara e Xerém, onde os membros do NUDEC constataram várias situações de perigo.
• Na aula prática, no bairro Taquara, o grupo encontrou um abrigo de passageiros próximo a uma barreira na Avenida Automóvel Clube. Como o local é área de risco de deslizamento, a transferência do ponto de ônibus será solicitada à Secretaria Municipal de Serviços Públicos. No terreno também será colocada uma placa avisando sobre os perigos de deslizamento de encostas.
• Na Rua Antônio Guedes, no bairro Santo Antônio da Serra, em Xerém, o grupo parou em um local de deslizamento. A Defesa Civil vai solicitar a retirada do material que deslizou, além de adotar providencias para contenção da encosta. Ainda em Xerém, no bairro Barreiros, os agentes mostraram aos alunos outra situação de perigo. Um imóvel interditado pela Defesa Civil, às margens da Rodovia Washington Luiz.
• Agentes da Secretaria de Serviços Públicos e da Guarda Municipal de Duque de Caxias evitaram na última semana que moradores do bairro Parque Eldorado, no segundo distrito, construíssem casas às margens do Rio Calombé. O vendedor da área, com cerca de um quilômetro de extensão e oito metros de largura, está sendo procurado pelas autoridades do município. • Na operação, os agentes retiraram todas as demarcações de lotes e obrigaram um morador a demolir num cômodo que havia sido construído em um dos lotes. A área loteada ilegalmente está situada próximo à ponte “Deus tá vendo”, nome escolhido pelos próprios moradores há mais de 30 anos.
• A van da Comissão de Política Urbana da Assembleia Legislativa, que está cadastrando pessoas interessadas em participar do programa “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal, estará hoje (segunda) e amanhã na Rua Cosme e Damião, na altura do número 39, na comunidade do Chapadão, na Pavuna, zona Norte do Rio. Depois, o veículo seguirá para a Praça da Matriz, no Centro de São João de Meriti, onde ficará de quarta a sexta-feira (04). O serviço móvel funciona das 10h às 17h.

ZITO MANDA DEMOLIR A
CRACOLANDIA DO LIXÃO
Quinze barraquinhas, que funcionam sob fachada de barzinhos para venda de crack, em Duque de Caxias, vão ao chão na segunda-feira (31), às 9h, por determinação do prefeito. A ação contará com a presença da Polícia Militar, das Secretarias de Transportes e Serviços Públicos; Obras e Urbanismo e da Guarda Municipal. A informação foi divulgada na sexta-feira (28) pela assessoria de imprensa do Governo e aponta os pontos de venda de droga, localizados na Rua São Paulo, atrás do Restaurante Popular, identificados pelo prefeito em inspeção feita terça-feira nas Favelas do Lixão e Vila Ideal.
“Recebi uma denúncia de venda de drogas, fui ao local e verifiquei a procedência. Na segunda (hoje), não ficará uma barraquinha em pé. As máquinas vão acabar com esse comércio de entorpecentes. A população não pode ficar refém de ninguém e Caxias não pode ser reduto de bandidos”, declarou Zito.
Depois da retirada dos pontos de droga, a Secretaria de Obras pavimentará cerca de 100 metros de da via, além de fazer os serviços de drenagem, calçada e meio-fio. O prefeito também pediu ao comando do 15º Batalhão de Polícia Militar uma ação mais ostensiva da corporação no local para impedir a venda de drogas.

Nenhum comentário: