quinta-feira, 3 de setembro de 2009

BAIXADA URGENTE

PARA EDUARDO PAES, ZITO É
O NOVO LIDER DA BAIXADA

Na cerimônia de formatura de mais de 2 mil alunos do programa de qualificação profissional “Próximo Passo”, patrocinado pelo Governo Federal, o prefeito Eduardo Paes apontou em seu discurso que o prefeito de Duque de Caxias surge como a maior liderança política da Baixada. E a citação foi feita na presença de diversos prefeitos da região, além do governador Sérgio Cabral e do presidente Lula. A cerimônia foi realizada no Maracananzinho e o governador não escapou da vaia de um grupo de estudantes ligados à UNE. Sérgio Cabral apontou o prefeito Lindbeerg Farias, de Nova Iguaçu e candidato a governador pelo PT, como o patrocinador das vaias, que repetiram o que ocorreu recentemente em Cabo Frio.
Os dois mil jovens que concluíram o trenamenteo são beneficiários do Bolsa Família e foram qualificados pelo governo federal, em parceria com empresários, com a finalidade de inserção no mercado de trabalho. O curso, com duração de dois meses, teve carga horária de 200 horas, entre teoria e prática, na área de construção civil e turismo em dez cidades do Estado do Rio de Janeiro. Os 112 formandos de Duque de Caxias se especializaram em auxiliar administrativo informatizado que faz parte do módulo da construção civil.

ZITO ACERTA COM CABRAL
A SUA VOLTA AO
PMDB

Os elogios do prefeito carioca na frente do Presidente da República e do governador não fo resultado de um arroubo juvenil ou empolgação do ex-secretário geral do PSDB com Zito, mas uma jogada acertada com Sérgio Cabral para a volta do prefeito caxiense ao PMDB. Essa mudança de partido está sendo considerada por observadores como uma jogada de alto risco político, pois os planos imediatos de Zito é eleger sua atual esposa, a Secretária de Ação Social Claise Zito. Na terça-feira, depois do encontro no Maracananzinho, Zito e Cabral tiveram um encontro reservado para discutir a volta do prefeito ao PMDB, mas a pauta das conversas continua travada por diversos fatores. O primeiro é a candidatura do ex-prefeito Washington Reis a deputado federal. E ele quer uma eleição arrasadora, com número de votos para ninguém contestar a sua liderança na Baixada. Aí, a ambição do dono de Xerém bate de frente com a vaidade de Zito e os problemas familiares, pois ele terá de convencer a filha, a deputada federal Andréia Zito, a voltar para a Assembléia Legislativa, abrindo mão de sua reeleição em favor da nova madrasta. E o prefeito caxiense não tem garantias de que a filha vai aceitar essa proposta. O segundo problema é o apoio de Cabral à Claise Zito, que pretende disputar votos exatamente na área pretendida por Washington Reis. Zito tentou, em 2006 eleger Andréia e Doutor Heleno e fracassou. Será que Cabral tem tantos votos na Baixada que garanta votação expressiva para W. Reis e Claise Zito? E os compromissos do governador com Alexandre Cardoso? O único favorecido nessa cooperativa eleitoral será o presidente da Alerj, Jorge Picciani, que já garantiu o apoio de Zito, independente do partido em que ele fique.

RÁPIDAS

• Pessoas em tratamento de câncer, que sejam usuárias de planos de saúde, devem ser integralmente atendidas pelo contrato, independentemente dos custos envolvidos. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um recurso especial em que o Centro Transmontano de São Paulo pretendia limitar em dez sessões a cobertura de radioterapia e quimioterapia, conforme previsão do estatuto do plano.
• Já há uma jurisprudência no tribunal no sentido de considerar abusivas as restrições impostas por planos que prejudiquem a eficácia de tratamento de saúde relacionado à cobertura contratada. A interpretação do caso envolvendo o Centro Transmontano de São Paulo vem da analogia com o que diz a Súmula 302 do STJ, que afirma ser abusiva cláusula contratual de plano de saúde que limita o tempo de internação hospitalar do segurado.
• O ministro Sidnei Beneti, relator do caso, ressaltou que se não é possível limitar o tempo de internação, também não é possível limitar quantidade de sessões de radioterapia ou quimioterapia. O voto dele foi acolhido por unanimidade pelos demais ministros da Turma.
• Tribunais de Justiça de 17 estados firmam ontem (3) termo de adesão para enviar processos pela internet para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). A cerimônia será às 15h no STJ. Com essas adesões, 24 das 32 cortes do Judiciário de segundo grau se integram ao projeto Justiça na Era Virtual, coordenado pelo STJ.
• A virtualização dos processos permitirá que advogados consultem as informações de interesse de seus clientes por meio de acesso aos autos durante 24 horas, sete dias por semana, a partir de qualquer lugar do mundo. Na mesma solenidade, foi assinado termo de cooperação entre o STJ e os cinco tribunais regionais federais (TRF), com interveniência do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, com vistas a modernizar o Judiciário e a viabilizar a informatização de toda a Justiça Federal.
• Um projeto que limita o número de alunos por sala de aula nas escolas
públicas foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Hoje, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) não específica o número exato de alunos por turma. Cada rede de ensino organiza as salas de acordo com a demanda.
• A proposta estabelece que, nas creches, a proporção seja de cinco crianças de até 1 ano por adulto, oito crianças de 1 a 2 anos por adulto e até 13 crianças de 2 a 3 anos por adulto. Na pré-escola serão aceitos até 15 alunos de 3 a 4 anos por professor. Na faixa etária de 4 a 5 anos o limite será de 25 crianças. As escolas terão prazo de três anos, após a aprovação da lei, para se adaptar à nova norma.
• O número de cesarianas no Brasil representa 43 % dos partos no país, índice considerado alto e distante do ideal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta o parto normal como opção mais s
audável para a mãe e o bebê. De acordo com a OMS, as cesarianas deveriam se limitar a situações de risco. O dado foi apresentado na quarta pelo IBGE.
• Segundo o documento, nas regiões Sul e Sudeste foram realizados, percentualmente, o maior número de cesarianas, em 2006. Na Região Norte, foi registrado o menor percentual. Embora mais arriscado para a saúde da mulher e da criança, segundo os médicos, os partos cesáreos são mais comuns entre as mulheres mais instruídas, alcançando 70% entre as mães com mais de 12 anos de estudo e 80% dos partos feitos pelos planos de saúde.
• No sistema público de saúde, as cesáreas são 26% dos partos, ainda acima da recomendação da OMS, que defende o percentual de 15% para este procedimento entre o total de partos. Segundo a Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia, os dois tipos de parto apresentam vantagens e desvantagens e a opção por um determinado procedimento deve ser da gestante.
• “O parto normal tem a vantagem da recuperação mais rápida, da mulher não precisa voltar para tirar os pontos e pela facilidade para a amamentação”, explicou o médio Olímpio Barbosa de Morais. “A cesárea previne da ruptura do períneo, do ânus e de outros problemas urinários, principalmente para mulheres com mais de um filho”, completou.
• A Prefeitura e o Ministério do Trabalho renovam o convênio para que o município continue a emitir carteiras de trabalho. Segundo a Secretária de Ação Social, Claise Zito, os trabalhadores do município contam com outros dois postos na cidade - em Imbariê e Jardim Primavera -, onde podem tirar a carteira de trabalho.
• Após o feriadão prolongado do “Dia da Independência”, cerca de 250 calouros e amigos doarão sangue para o Hemorio, na sede da Unigranrio, em Caxias. Terça e quarta (8/9), das 9 às 15h, o Diretório Central Estudantil da Unigranrio realiza a 11ª edição da campanha “Calouro Sangue-Bom”, em prol do Hemorio, com objetivo de reforçar os estoques do banco de sangue, que estão baixos por conta da epidemia de gripe suína e pela passagem do feriadão prolongado.
• Os acadêmicos esperam doar 240 bolsas, na Unigranrio, à Rua prof. José de Souza Herdy, 1.160, Bloco A, no bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias. Voluntários também podem comparecer, munidos de documento de identidade, como informa a chefe de atendimento ao doador do Hemorio, Naura Faria. Ela lembra que para doar, será necessário que o interessado tenha entre 18 e 65 anos, pese mais de 50 kg, e esteja bem de saúde


APARELHOS DO SUS PARA
EXAMES ESTÃO NO LIMITE
Embora os exames com auxílio de imagens tenham crescido 38% entre 2000 e 2005, a disponibilidade de equipamentos que utilizam imagens para identificar doenças no sistema público de saúde está no limite das recomendações do próprio Ministério da Saúde. Com exceção do mamógrafo, quando não há escassez, como ocorre com aparelhos de raio X para densitometria, a quantidade de equipamentos por habitantes apresenta “uma pequena sobra”. A constatação é de pesquisa divulgada quarta-feira (2) pelo IBGE, com indicadores sociodemográficos e de saúde. Segundo o levantamento, existem no país 4,9 unidades de tomografia computadorizada por 1 milhão de habitantes. A relação está abaixo da oferta dos planos de saúde (30,8 por 1 milhão) e da média verificada em estudo com 16 países, de várias regiões, avaliados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
No Brasil, a disponibilidade de aparelhos de ressonância magnética (1 para cada 1 milhão de habitante) também está distante do ideal. A média dos países pesquisados pela OCDE é de 6,6 aparelhos para cada grupo de 1 milhão de pessoas e, na rede privada, essa relação é de 10,7 para cada 1 milhão. De acordo com o levantamento, a distribuição dos equipamentos também esbarra em desigualdade regionais. Embora conte com equipamentos mais novos, as regiões Norte e Nordeste são as mais carentes. O percentual de tomógrafos nessas regiões (0,5 e 0,6 por 1 milhão) é a metade da proporção nas regiões Sul e Sudeste.

Nenhum comentário: