domingo, 20 de setembro de 2009

BAIXADA URGENTE

INSEGURANÇA ATRAPALHA
O SONHO OLÍMPICO DO RIO


A primeira página do jornal “O Dia” da última quinta-feira, em que um motoqueiro abandona o veáiculo para fugir do tiroteio, em plena Zona Sul do Rio de Janeiro, pode atrapalhar o sonho dos Jogos Olímpicos de 2016. Afinal, um governo que não consegue garantir o direito de ir e vir em um bairro frequentado por turistas, não terá condições de garantiar a segurança de mihares de atletas e de visitantes, que acompanharm de pergo a realização do maior evento esportivo do Mundo. Enquanto os bandidos impunham o terror, o governador passeava em Paris a pretexto de lançar um guia turístico de uma multinacinal francesa, que seria, a princípio, uma maneira de divulgar as belezas naturais da antiga Capital do País. Sérgio Cabral só esqueceu de firmar uma trégua com os traficantes e milicianos até que a escolha do COI seja conhecida. Esse sujspense terminará, impreterivelmente no dia 2 de outrubro próximo.

ZITO POÍBE BILHETINHOS
NOS ENTERROS GRATUITOS


Uma prática nacional, o uso de bilhetinhos de políticos para resolver os problemas dos eleitores, acaba de ser condenada por nada menos que o prefeito Zito, que já foi vereador, presidente da Câmara, deputado estadual e prefeito por duas vezes. Em entrevista ao jornal “DC News”, o prefeito acusou 14 políticos, a maioria do seu grupo, de utilizarem o serviço de sepultamento gratuito, destinado a famílias carentes, em proveito de cabos eleitorais. Consultada pelo editor do blog, a Assessorai de Imprensa do prefeito confirmou não só as declarações de Zito, mas também a proibição de interferência política na concessão de serviço funerário gratuito, que é prestado diretamente pela Secretaria de Serviços Públicos.
Para Zito, os sepultamentos são gratuitos exclusivamente para famílias realmente carentes e que comprovem tal situação por meio de informações precisas perante a Secretaria de Serviços Públicos, em necessidade da interferência de políticos do governo ou da oposição. Resta esperar, agora, a reação dos 21 vereadores e dos deputados que sempre utilizaram suas ligações políticas para obter benefícios para seus correligionários.

RÁPIDAS

• Ao contrário do que vem fazendo com o prefeito de Nova Iguaçu, Sergio Cabral não poderá pedir a Lula que impessa o Presidentge Obama de fazer lobby em favor de Chicago, uma das cidades que disputam com o Rio a sede dos jogos olímpicos de 2012
• A desastrada e desastrosa entrevista de Zito ao jornal
“DC News” reabriu antigas feridas, principalmente em relação à eleição de Mazinho, no início do ano. Afinal, em Política como na vida real, o almoço nunca é de graça.
• A deputada Andréia Zito promoveu, sexta-feira (18), na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, uma audiência da CPI
sobre o adesaparecimento de crianças na Baixada. O fato estranho é que nem a Assessoria da Câmara, muito menos da própria Prefeitura, informaram previamente à Imprensa, como é corriqueiro nesses casos, a realizçaão de tal audiência.
• Presidente da CPI que investiga esses desaparecimentos, a deputada federal do PSDB preferiu vir a Duque de Caxias, seu domicílio eleitoral, ouvir os familiares das crianças desaparecidas, pois eles teriam mais tranquilidade e facilidade de deslocamento. O que não ocorreriam se tivessem de ir a Brasília.

• O silêncio em torno da iniciativa de Andréia Zito pode ser consequência da luta que ela trava para ser candidata à reeleição, pois disputa espaço com a nova madrasta, a Secretárai de Ação Social Claise Zito.
• O brasileiro ainda não está bem informado quando o assunto é saúde, de acordo com a diretora científica da Associação Médica de Brasília, Glória Maria Andrade. Durante a 9ª Feira de Saúde de Brasília, ela alertou que o sistema de saúde brasileiro “ainda é falho” e que o desafio é substituir a medicina que cura pela medicina preventiva.
• “A medicina curativa teve seu papel no século passado, mas prevenir é muito melhor (e mais barato) que curar. Falta educação. A população tem que se sentir responsável”, disse. Segundo Glória Maria, o objetivo da feira é levar à população informações educativas e preventivas sobre a saúde com foco na qualidade de vida.
• “A saúde é um bem de todos, um direito do cidadão. Está na Constituição e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é muito mais do que o físico,é o bem-estar social também”, completou.
• A gripe suína é um trágico retrato da medicina praticada no País. Enquanto os demais países buscavam produzir uma vacina para imunizar a população, a Secraetaria de Saúade do Estado preferia apelar para o 0800, recomentando que as pessoas com suspostamente infectadas pelo virs A1N1 não
deveriam procurar os potso de saúde, meuito menos os hosptiais. Em casa, elas estaraim mais protegidas.
• Enquanto isso, o Governo do Estado utiliza as verbas do SUS para alugar conteineres, ao preço unitário de R$ 800 mil por mês de aluguel, além de contratar pessoal através de ONGs ou cooperativas, ao invés de implantar um programa de prevenção e controle da doença. Foi assim com a Dengue e, agora, com a gripe suina.
• Os contratos de locação dos conteineres das UPAS (foto) têm vigência só até o dia 31 de dezembro de 2010. Se Sérgio Cabral perder a reeleição, o novo governador tomará posse dia 1â de janeiro de um Estado que não dispõe de unidades de saaúde próprias para garantir um mínimo de atendimento. Sem
falar da canabalização dos hospitais, icnlusive federais, agora sob o comando do biólogo Oscar Berro. Tudo sob o patrocinio de Lula e o silencio do PT.
• O deputado federal Geraldo Pudim (PMDB- RJ) apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de declaração de justa causa para deixar a legenda pela qual foi eleito em 2006. O pedido será analisado pelo ministro Marcelo Ribeiro.
• A alegação do parlamentar é a de sofrer discriminação pessoal por parte da direção da legenda, depois de não ter aceitado posicionamento do diretório do PMDB fluminense que exigia apoio à reeleição do governador Sérgio Cabral.
• Pudim, que se declara simpatizante da candidatura ao governo do ex-governador Anthony Garotinho, teme não ser escolhido em convenção partidária para concorrer à reeleição no ano que vem.


OS RIOS DA BAIXADA FORAM
TRANSFORMADOS EM LIXÕES

Uma pesquisa da Secretaria do Ambiente sobre o Rio Pavuna-Meriti, que corta a Baixada Fluminense, constatou que 45,83% dos moradores da região, ouvidos pelos entrevistadores, admitiram que os rios e canais que cortam a área são o destino do esgoto doméstico e que apenas 16,42% dos moradores jogam o lixo em locais apropriados. O estudo também revelou uma curiosidade: em meio ao lixo, carcaças de veículos e pneus, até mesmo jacarés, já foram vistos pelos moradores no Rio Pavuna-Meriti. O levantamento foi divulgado na última sexta-feira (18) pela Secretaria do Ambiente, na presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
O Rio Pavuna-Meriti tem 20 quilômetros (km) de extensão, estendendo-se desde o Campo de Gericinó, passando por Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias até desembocar na Baía de Guanabara. Ao longo do seu trajeto, recebe carga de efluentes domésticos e industriais, além de muitos resíduos sólidos, desde sacolas de lixo atiradas pela população ribeirinha até sofás, geladeiras e carcaças de carro.Durante a divulgação da pesquisa, a Secretaria do Ambiente entregou, em São João de Meriti, certificados aos 38 agentes ambientais que participaram de pesquisa. Iniciado em novembro do ano passado, o projeto abrangeu os municípios de Nilópolis, Duque de Caxias e São João de Meriti e já retirou 4.387 toneladas de lixo entre novembro de 2008 e abril de 2009 das margens e do Rio Pavuna-Meriti.

Nenhum comentário: