sexta-feira, 25 de setembro de 2009

BAIXADA URGENTE

BANDO DESAFIA A POLÍCIA
E ATEIA FOGO EM ÕNIUBS


Traficantes que controlam a venda de drogas na Favela da Mangueirinha, em Duque de Caxias, mas oriundos da Vila Cruzeiro, na Capital, atearam fogo num coletivo da empresa Vera Cruz que fazia a linha “Hospital Infantil-Centenário”, na noite desta quinta-feira, por volta das 19:30h. O incêndio só foi controlado pelos bombeiros e pela PM por volta das 21:00 horas. Testemunhas disseram que dezenas de motoqueiros, fortemente armados, pararam o ônibus na Rua Cel Alberto de Melo, num dos acessos à favela, mandaram todos os passageiros descerem e jogaram gasolina sobre o veículo. Após várias tentativas infrutíferas de queimar o ônibus, um dos bandidos apontou um fuzil para o motor do coletivo e abriu fogo, ocorrendo então uma explosão e consequente a queima do ônibus.
Os traficantes que controlam a “Mangueirinha” vem impondo o terror no bairro Centenário, chegando, inclusive, a fazer disparos de fuzil em direção ao quartel do 15º BPM, já tendo atingido um motoqueiro que passava pelo viaduto da Rua Manoel Reis, que passa ao lado daquela unidade militar, atingindo, ainda, o funcionário de um supermercado que fica ao lado do viaduto. O motoqueiro só escapou com vida porque usava capacete, que amorteceu o impacto da bala.

PROJETO DA FICHA LIMPA
RECEBE APOIO DE 1,3 MI
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) conseguiu reunir as 1,3 milhão de assinaturas (1% do eleitorado) necessárias para enviar ao Congresso o projeto que impede a candidatura de políticos com a “ficha suja”. De acordo com o secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, as assinaturas, que fazem parte da Campanha Ficha Limpa, serão entregues na próxima terça-feira (29) ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer.
“Esperamos que o Congresso possa aprová-la rápido”, afirmou o bispo.
O dia da entrega das assinaturas também marca os dez anos da primeira lei de iniciativa popular do Brasil - a Lei 9.840/99 - que trata do combate de compra de votos e do uso eleitoreiro da máquina administrativa, e a partir da qual surgiu o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, também responsável pela Campanha Ficha Limpa.
Durante a entrevista coletiva, o presidente da CNBB condenou a proposta de mudança na lei do divórcio e a possibilidade de reabertura dos bingos. Dom Geraldo afirmou que, mesmo que a reabertura dos bingos gere empregos, “o tráfico também dá empregos para muita gente nem por isso vamos estimulá-lo”.

RÁPIDAS

• O projeto torna inelegíveis candidatos com condenação em primeira ou única instância e também os que tiverem denúncia recebida por um tribunal ou que renunciaram a seus mandatos para escapar de punições. O projeto foi lançado em abril do ano passado, na assembleia da CNBB, e a coleta de assinaturas teve início em julho de 2008.
• O projeto refere-se a quem já foi condenado em primeira instância por crimes como homicídio, tráfico, trabalho escravo, estupro e formação de quadrilha, por exemplo. A lei ainda propõe que crimes de colarinho branco sejam julgados por um órgão colegiado e não por um único juiz e que o político ameaçado de cassação que renuncie ao mandato fique inelegível por oito anos.
• Para que essas regras passem a valer a partir da próxima eleição (2010), seria necessária a aprovação do projeto até o dia 2 de outubro. “De qualquer maneira, a lei estando aprovada permitiria ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral] elaborar regras com muito mais apoio do que tem hoje na legislação em vigor” afirmou dom Dimas.
• A Comissão de Constituição e Justiça do Senado discute ontem (24), em audiência pública, a possibilidade de os eleitores revogarem os mandatos políticos, como prevê proposta de emenda à Constituição do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). O direito de revogação também é conhecido na gíria política como recall, palavra de origem inglesa que quer dizer revogação. O mecanismo seria um direito do eleitor que considerasse ruim a atuação do político que elegeu.
• A CNBB pretende agora formar um grupo de trabalho para discutir a reforma política. “Reforma política, crise de Estado, não é assunto para ser tratado somente em alguns círculos, é assunto para ser tratado de maneira ampla envolvendo os vários segmentos da sociedade civil”, afirmou o presidente da instituição, dom Geraldo Lyrio Rocha. Ainda não há previsão de uma data para o início das reuniões do grupo.
• Fiscais das Secretarias de Fazenda e Transportes de Duque de Caxias lacraram nesta quinta (24) as portas de uma empresas que operava irregularmente com empréstimos e comercializavam ouro. A empresa ocupava três salas no número 88 da Rua Mariano Sendra dos Santos, em frente ao terminal rodoviário do Shopping Center, no centro de Duque de Caxias. As salas estavam fechadas pois os funcionários fugiram antes da chegada dos fiscais. A operação foi acompanhada por fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento.
• Mais 11 pessoas morreram vítimas de influenza A (H1N1) - gripe suína - no estado do Rio de Janeiro, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado ontem (24). Com isso, o total de mortos pela doença chega a 92 desde o início da epidemia.Duas vítimas moravam no Rio de Janeiro, duas eram de Campos, e as demais nos municípios de Macaé, São Fidélis, Volta Redonda, Niterói, Nilópolis, Angra dos Reis e Petrópolis. Sete eram mulheres, incluindo duas gestantes, uma adolescente de 16 anos e uma menina de 6 anos.
• Os casos ora divulgados pela Secretaria de Saúde ocorreram no final de julho e durante o mês de agosto. Os números referentes a setembro ainda não foram informados. Os principais sintomas da gripe suína são febre acima de 38 graus, tosse seca, dor no corpo e dor de garganta. Aos primeiros sinais, é preciso procurar atendimento médico urgente. A melhor prevenção é evitar aglomerações e lavar sempre as mãos.
• Cerca de quinhentos estudantes da rede municipal de Duque de Caxias participaram da “Semana Nacional do Trânsito”, realizado pelo Detran nesta quinta (24), na Praça do Pacificador, onde foi montada uma exposição de automóveis antigos, muitos dos quais com mais de 50 anos. Os estudantes também participaram de oficinas sobre trânsito e sobre como atravessar corretamente na faixa de pedestre. Os mais novos participaram de oficina de desenho cujo tema era o trânsito.
• Em menos de duas horas mais de 100 adolescentes se cadastraram no programa “Próximo Passo”, que promove a qualificação de jovens para o mercado de trabalho, durante o pré-lançamento do programa “Operação Dignidade”, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizada nesta quinta (24), na Praça da Emancipação, no centro de Duque de Caxias.. • O projeto “Operação Dignidade” conta com o apoio da Promotoria da Infância e Juventude, da 14ª Brigada do Corpo de Bombeiros Militar, do 15º Batalhão de Polícia Militar, além de outras organizações governamentais e não-governamentais. A principal meta é o fomento de iniciativas que permitam a inclusão social em vários segmentos da sociedade que necessitem de assistência.
• Uma das tendas instaladas ao lado do mergulhão, para a realização do projeto “Forró na Feira”, não resistiu às chuvas da noite de segunda-feira e foi ao chão. Segundo a Secretária de Cultura, Ana Jansen, responsável pelo projeto, as instalações foram feitas por uma empresa contratada pela fábrica de bebidas que patrocina o forró e a tenda foi substituída nesta quinta-feira, de maneira que o forró possa funcionar neste fim de semana.

TUDO ATRAPALHA AS OBRAS
DA PRESIDENTE KENNEDY
Um edifício ao lado do viaduto do Centenário, que deveria ser desapropriado pelo Governo do Estado para ser demolido, continua atrapalhando as obras de duplicação da antiga Estrada Rio-Petrópolis, que o DER começou ainda no governo de Rosinha Garotinho para ajudar a eleição de Washington Reis. A estrada, construída entre 1926 e 1928, tem mais de 64 quilômetros entre o Rio e Petrópolis, mas o DER está há mais de 4 anos tentando duplicar um pequeno trecho, de cerca de 15 km, entre o viaduto do Centenário e Campos Elíseos, no entroncamento com a antiga Variante, atual BR-040.

Nenhum comentário: