segunda-feira, 28 de setembro de 2009

BAIXADA URGENTE

A DESIGUALDADE SOCIAL AINDA
É O GRANDE PROBLEMA DO BRASIL


A desigualdade social é o problema mais marcante no Brasil. Para o sociólogo Jessé Souza, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, apesar de o racismo ser um “drama real, virulento e que infringe dor e sofrimento para toda uma vida, o aspecto invisível da desigualdade social nunca foi a raça, mas sim o pertencimento à classe social”.
“O dado da raça torna esse processo de classificação social ainda mais difícil para algumas pessoas, mas não o explica na sua dimensão mais essencial nem é o dado mais determinante. Apenas a incrível cegueira com relação à reprodução da desigualdade de classes pode explicar que se fale sempre em raça e nunca em classes. Tudo entre nós serve para tornar as classes, o esquema mais fundamental de produção de desigualdades e injustiças de todo tipo, invisível”, analisa o sociólogo que organizou o livro A Ralé Brasileira: quem é e como vive.
No livro, o intelectual alinha mais tijolos na construção de uma teoria social sobre a modernidade brasileira, que se caracteriza por um agudo processo de desigualdade social. O livro fala sobre a brasilidade e sobre as desigualdades de classe, gênero e cor. O sociólogo acredita que, como apenas as raças são visíveis, o debate se torna pobre e superficial.
Segundo Jessé, a raça sempre serviu – com sua própria ‘visibilidade’ - para obscurecer a classe desde a construção do mito do encontro racial. Nesse mito, “as raças encobrem as classes e a mestiçagem é percebida como prova empírica de uma nação com mobilidade social e abertura”.
Jessé Souza se opõe ao “gueto do racialismo” e tenta com a sua teoria social mostrar que a desigualdade “tem a ver, antes de qualquer outra coisa, com processos pré-reflexivos e emocionais em ação desde a mais tenra idade e no seio da família”, teoriza o sociólogo sobre a reprodução das classes sociais.

MERITI TERÁ POSTO PARA
REGISTRAR RECÉM-NASCIDO


O município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, será o primeiro do Estado a ser beneficiado pela determinação da Corregedoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro para que os cartórios de registro civil de nascimento instalem, no prazo de 30 dias, postos de atendimento. A decisão facilita o registro de recém-nascidos e integra o projeto Com Certidão, Sou Cidadão, lançado pelo governo estadual no mês passado. O registro é gratuito.
Esta semana, São João de Meriti fará o registro de crianças e adultos que vivem no município e não têm certidão. Posteriormente, a campanha será estendida aos moradores de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Queimados. Em 2010, todos os municípios fluminenses serão beneficiados.
Na opinião do corregedor-geral da Justiça, desembargador Roberto Wider, a falta do registro de nascimento leva à exclusão social. Sem o documento, a pessoa tem dificuldade de conseguir emprego e de ter acesso aos serviços públicos de educação e saúde, por exemplo.
“Registrar um filho é um ato de cidadania”, afirmou Wider. “[A falta de registro civil de nascimento] é uma questão social dramática que atinge milhares de pessoas e que devemos eliminar”, completou.
De acordo com dados do IBGE, anualmente 5% das crianças nascidas no estado do Rio de Janeiro deixam de ser registradas pelos pais por desinformação ou dificuldade de acesso aos cartórios. Em 2007, por exemplo, cerca de 10 mil crianças não foram registradas, das 200 mil que nasceram no Rio de Janeiro.

RÁPIDAS

• Um morador do Centenário saiu ferido durante uma troca de tiros entre policiais do 15º BPM e bandidos da Favela da Mangueirinha. O incidente ocorreu no Largo do Ganso, onde funcionou por muitos anos o restaurante “Januário, Rei do Feijão”.
• A vítima levou dois tiros, um na perna e outro na região glútea, foi socorrido no Hospital Moacyr do Carmo e não corre risco de morrer. O fato foi registrado na tarde da última sexta-feira, poucas horas depois de um ônibus da linha “Hospital Infantil-Centenário” ser incendiado pelos traficantes da Mangueirinha.
• Enquanto isso, os moradores dos bairros Dr. Laureano e Itatiaia continuam obrigados a atenderem ao “toque de recolher” imposto por bandidos que agem na região. Semana passada, um grupo de jovens, que embarcou num coletivo em frente à Igreja de São Jorge para ir a uma festa, foi advertido de que só poderiam retornar depois das 6:00h do dia seguinte, sob pena de irem parar “na vala”.
• Em Santa Cruz da Serra, os bandidos agora atacam de moto e o principal objetivo é o roubo de celulares, principalmente nas proximidades do antigo Colégio Tinoco, na Vila Canaã. Semana passada, um aposentado de 75 anos foi fuzilado no portão de casa quando tentou impedir que a filha fosse assaltada por uma dupla de motoqueiros, que queria um celular que custa R$ 50 reais.
• A Granfino, empresa que produz derivados de milho, foi multada pelo Inea por deixar vazar óleo vegetal para o Rio Maxambomba, na divisa entre Belford Roxo e Nova Iguaçu. A mancha de coloração amarelada foi vista por moradores e denunciada ao órgão fiscalizador no final da tarde de quarta-feira (23).
• Os técnicos do Serviço Operações Emergenciais (Sopea) do órgão ambiental passaram a noite e toda a manhã de quinta (24) buscando identificar a origem do vazamento. Depois de percorrerem várias empresas da região, descobriram que a substância era proveniente da fábrica da Granfino.
• O desenvolvimento da cadeia produtiva do petróleo, os impactos na economia do estado do Rio e as novas perspectivas de investimentos do Pré-Sal serão o tema do encontro que o Fórum de Desenvolvimento do Rio e a Comissão de Minas e Energia da Alerj realizam nesta segunda-feira (28), a partir das 9h30, no Palácio Tiradentes.
• O encontro que abordará, ainda, os impactos do novo marco regulatório que tramita no Congresso, tem o objetivo de lançar as bases de um trabalho de avaliação das necessidades de políticas públicas específicas para que a cadeia produtiva do petróleo, um dos setores mais dinâmicos do estado, possa atrair mais empresas e investimentos, e com isso aumentar a geração de empregos, renda e a arrecadação.
• O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, pediu ao ministro da Justiça, Tarso Genro, em conversa por telefone, que o presidente da República vete o retorno do voto impresso a partir das eleições de 2014 e o voto em trânsito, previstos no projeto de reforma eleitoral aprovado pela Câmara dos Deputados e encaminhado para sanção presidencial.
• “Manifestei [na conversa telefônica] expectativa de que o presidente da República, estudando os temas, venha a vetá-los. São esses dois pontos do projeto de lei que mais nos trazem dificuldades operacionais irremovíveis”, relatou o presidente do TSE.
• A van da Comissão de Habitação e Assuntos Fundiários da Assembleia Legislativa, que está cadastrando pessoas interessadas em participar do programa “Minha Casa, Minha Vida” do Governo federal, estará esta semana em Mesquita e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e em Anchieta, na zona Norte do Rio.
• De segunda a quarta, o veículo circulará pela Chatuba, em Mesquita: segunda (28), na Praça dos Camarões; terça (29), na Praça de Edson Passos, em frente à estação de Mesquita, e, quarta (30), na Rua Batista das Neves, 123, próximo ao centro social. Na quinta (01), o veículo seguirá para a Rua Javatá, 1.200, em Anchieta, e, na sexta (02), na Rua Miguel Couto, em frente à Padaria dos 300, em Vilar dos Teles, Meriti. O serviço móvel funciona das 10h às 17h.
• Os 96 alunos da rede pública de ensino de Duque de Caxias, que participaram do primeiro curso de Agente Júnior de Defesa Civil, receberam seus certificados de formatura na quinta-feira (24) em solenidade no Clube dos Quinhentos. Durante o curso, as crianças receberam noções básicas de trânsito, primeiros-socorros, combate a incêndio, saúde, cidadania, meio ambiente, prevenção às drogas, entre outros conhecimentos.
• De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, tenente coronel Ronaldo Reis, o objetivo do curso foi alcançado. “Eles ficaram entusiasmados com o que aprenderam. Tenho certeza de que vão difundir o que ensinamos para familiares e membros de suas comunidades”, declarou o militar.
• O número de brasileiros com alteração nos níveis do colesterol de baixa densidade (LDL), também conhecido como colesterol ruim, aumentou de 18% para 25,4% entre 2004 e 2008. A elevação foi percebida tanto entre os homens como entre as mulheres, mas é na população masculina que o problema se dá com mais frequência.
• O aumento de casos em mulheres, no entanto, ocorreu num ritmo mais intenso. Entre os homens o índice pulou, no mesmo período, de 21,8% para 26,4%; e entre as mulheres, de 14,4% para 23,7%.
• Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada por uma empresa que comercializa planos de saúde, que coletou os dados relativos a 43.165 de seus clientes com idades entre 20 e 49 anos, em 12 estados. O objetivo é alertar a população sobre os fatores de doenças cardiovasculares em função do Dia Mundial do Coração, comemorado neste domingo (27).
• Embora o Ministério da Saúde não tenha os dados específicos sobre o problema entre os brasileiros em geral, reconhece que a elevação dos níveis de colesterol representa um importante fator de risco para os problemas do coração, que são a principal causa de morte em todo o mundo, respondendo por cerca de 250 mil óbitos a cada ano. Outros fatores para o surgimento desse tipo de doença são o tabagismo, a diabete, hipertensão e o sedentarismo.
• Duque de Caxias será o primeiro município do estado a firmar parceria com a Secretaria Estadual de Transportes para a criação do Vale Social para as
pessoas com deficiência e doentes crônicos dentro do próprio município. O convênio permitirá que as solicitações sejam realizadas na Secretaria de Assistência Social do município, com avaliação final da secretaria estadual
• Em reunião ocorrida na manhã de sexta-feira na sede da Setransduc - Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários em Duque de Caxias e Magé - entre o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, o presidente da Câmara, o vereador Mazinho, o diretor financeiro do Sindicato, Manoel Luis Alves Lavouras, e os secretários municipais de Assistência Social e de Serviços Públicos, ficou definido que nos próximos dias os funcionários da SMAS serão treinados para o atendimento.
• Durante o encontro, surgiu a possibilidade de unificação dos cartões, facilitando a vida dos usuários que hoje são obrigados a andar com vários passes para veículos e trajetos distintos. Para o vereador Mazinho o problema é muito mais grave do que se supunha em um primeiro momento. Surpreso, ele relatou que ao contratar 12 portadores de deficiência para o Programa Câmara Eficiente se deparou com as solicitações de vale transporte.
• “Até então acreditava que eles já possuíam a gratuidade de transporte, que é lei, mas a realidade é bem diferente”, comentou o presidente, acrescentando que seu gabinete também foi procurado por um grupo de doentes crônicos que necessita de hemodiálise, outro problema a resolver.
• “Conversei com o prefeito Zito e vamos criar uma lei municipal para sanar as dificuldades destes pacientes crônicos. Mas, por enquanto, recebemos a cortesia da Setransduc que doará, durante seis meses, 480 passes para os doentes cadastrados em clínicas de hemodiálise dentro do município – informou o presidente da Câmara de Duque de Caxias

NOVA IGUAÇU RECEBE O
ÔNIBUS DO CONSUMIDOR


O ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa estará, durante esta semana, das 9h às 17h, na Rua Dr. Luiz Guimarães, na Praça de Eventos , em Nova Iguaçu. Os casos que não puderem ser resolvidos no local serão enviados online para a sede da comissão, na Rua da Alfândega, 8, Centro da capital. “Não podemos achar que qualquer cidadão poderá se deslocar até o Centro do Rio para fazer sua reclamação. Por isso, esse serviço do ônibus é tão importante e necessário”, afirma a deputada Cidinha Campos, do PDT e presidente da Comissão.. Os consumidores podem, ainda, se dirigir àquele endereço, onde estão disponíveis guichês de atendimento à população. O serviço funciona nos dias úteis, das 10h às 16h. Os interessados em entrar em contato com a Comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060).

Nenhum comentário: