sexta-feira, 9 de outubro de 2009

BAIXADA URGENTE - especial

SAÚDE CONVOCA 95
APROVADOS EM 2007


A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias está convocando mais 95 candidatos classificados no concurso público realizado em 2007. De acordo com o secretário de Saúde Danilo Gomes, o objetivo é substituir os trabalhadores terceirizados, cujos contratos com a Prefeitura estão terminando. “A maioria dos funcionários é do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo”, explicou o secretário.
Os convocados devem se apresentar na Secretaria nos dias e hora estabelecidos na tabela abaixo para encaminhamento a exames médicos e serem admitidos. Aqueles que não comparecerem de acordo com esse calendário perderão o direito a vaga e serão desclassificados.

POR FALTA D'ÁGUA SHOPPING
INTERDITA OS BANHEIROS


Segundo denúncia publica pelo jornal “O Municipal” nesta sexta-feira, os clientes do Ela Shopping, ao lado da Catedral de Santo Antonio, no centro de Duque de Caxias, não está podendo utilizar os banheiros, sob alegação de “falta de água”. O condomínio está mudo diante do problema, que está deixando os frequentadores indignados. “A situação é frequente e ninguém consegue resolver”, disse a promotora de Vendas Olga Viana.

PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO NA
BAIXADA FOI PREMIADO EM PARIS

Através do Decreto Legislativo nº 0138, de 31 de agosto de 2004, assinado pelo vereador Laury Villar, então presidente da Câmara de Duque de Caxias, foi instituída a “Medalha Professor Paulo Freire), a ser concedida anualmente em cerimônia pública no “Dia do Professor”, comemorado em 15 de outubro. Na justificativa da concessão dessa comenda, o Decreto especifica que merecerão tal Medalha “os professores que tenham, comprovadamente, desenvolvido projetos, propostas e/ou outros instrumentos para o desenvolvimento da qualidade do processo educacional”
Este ano, no dia 15 de outubro, na cerimônia que o vereador Mazinho irá presidir no Teatro Municipal Raul Cortez, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, uma das professoras homenageadas pela Câmara Municipal, indicada pela vereadora Juliana, será a pedagoga Vera Lúcia Ponciano, que, nos anos 80, era Diretora da Escola Municipal Visconde de Itaboraí, um dos pólos do projeto da Fundação Educar em Duque de Caxias. Ela também era vice-presidente da Associação dos Moradores do Bar dos Cavaleiros. Foi por conta dessa dupla militância que a professora Vera Lúcia participou ativamente da implantação de projetos de alfabetização de jovens e adultos na Baixada Fluminense na segunda metade dos anos 80, sob o patrocínio da Fundação Educar, criada pelo Governo Federal para implementar uma política de combate ao analfabetismo, principalmente entre adolescentes e adultos de todo o País. E o resultado não poderia ser mais auspicioso, pois o projeto da Baixada foi premiado pela UNESCO, órgão da ONU dedicado à Educação em todo o mundo.
A história desse projeto e do prêmio da Unesco está sendo postada no “Pedaços da Nossa História”, no endereço abaixo: http://pedacosdanossahistoria.blogspot.com/


RÁPIDAS

• Os moradores do bairro Cangulo, próximo à estação de Saracuruna, no 2º Distrito, que já dispõem da Biblioteca Comunitária Solano Trindade, ganharão na próxima segunda-feira (12), Dia Nacional da Leitura, um “Ponto de Leitura”. É um projeto do Ministério da Cultura, que repassa os recursos para a compra de livros e instalações, que será administrado pelos moradores do bairro através da paarceria Biblioteca/Ministério da Cultura.
• A direção da Biblioteca Solado Trindade preparou uma extensa programação, que começa às 14:00h, mas com término previsto para às 19 horas, com uma sessão de cinema, seguida de uma apresentação do Grupo Guetofobia
• As crianças do bairro Bom Retiro, também no 2ª Distrito, já tem programa para segunda-feira, “Dia da Criança”. A vereador Fátima Pereira, a Fatinha, já preparou o Centro de Assistência Social Nossa Senhora de Fátima para receber cerca de duas mil crianças. Haverá distribuição de brinquedos, sorteio de bicicletas, apresentações de grupos musicais e de dança, além de recreação infantil com parquinho móvel. “Há 12 anos promovo esse evento tão esperado nessa comunidade. Não tem preço ver a alegria dessas crianças”, disse Fatinha.
• Mais de 200 pessoas participaram do I Seminário Regional Sobre a Política Nacional do Idoso, aberto nesta quinta-feira, 8 de outubro, pela secretária de Assistência Social de Duque de Caxias, Claise Maria Zito, na Universidade do Grande Rio (Unigranrio).
• Entre os presentes, representantes dos municípios de Belford Roxo, Japeri, Queimados, Mesquita, São João de Meriti, Nilópolis, Seropédica e Paracambi e Duque de Caxias, além de secretários municipais, autoridades políticas, religiosas, Ongs ligadas à proteção do idoso e assistentes sociais.
• O evento contou com uma apresentação do grupo de dança Vida em Movimento, de Nilópolis, formado por casais da terceira idade. A iniciativa tem como objetivo discutir propostas que possibilitem a elaboração de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida do idoso.
• Os bancos públicos continuam em greve na maioria dos estados. Em assembleia quinta-feira (8), a Caixa Econômica Federal não fechou acordo e manteve a paralisação por tempo indeterminado. O Banco do Brasil continua sem atendimento nas agências da Paraíba, de Sergipe, da Bahia, de Pernambuco, do Ceará, Piauí, de Porto Alegre e Brasília, onde os funcionários do Banco de Brasília (BRB) também estão parados.
• Os empregados dos bancos privados, no entanto, decidiram aceitar a proposta e encerrar a greve, depois de 15 dias de negociações. A proposta prevê reajuste salarial de 6% (inflação do período mais aumento real). O aumento valerá também para o auxílio-refeição, a cesta-alimentação e o auxílio-creche. A licença-maternidade será ampliada para e meses e haverá isonomia de tratamento para casais homossexuais.
• O Secretário de Transportes do Rio, Júlio Lopes, anunciou em entrevista nesta sexta-feira ao programa RJTV, da TV Globo, que o governo do estado vai cobrar da SuperVia um plano de emergência, como por exemplo acelerar entrega da passagem ao passageiro e adotar planos de emergência para evitar confusões como as ocorridas nesta squarta e quinta-feiras entre os usuários do trens da concessionária.
• Lopes ainda admitiu que o sistema de transportes da capital precisa de melhorias, mas também chamou atenção para os trens que precisam ser conservados. Ele diz que pessoas mal intencionadas se incluem no meio dos usuários e praticam vandalismo, o que aumenta ainda mais o sofrimento dos passageiros que precisam utilizar os trens para trabalhar.
• O secretário diz que o estado tem feito fiscalização com todo rigor para que os transportes funcionem com mais eficiência. Para ele, as manifestações estão sendo exageradas, o que aumenta o problema. Lopes pede paciência para a população e diz que o serviço deve melhorar: “Trens não se compram como sapatos ou bolsas nas lojas, é preciso encomendar e esperar”.

PARA A CGU, PARALISAÇÃO DE OBRAS
IRREGULARES PREJUDICA A POPULAÇÃO


O ministro Jorge Hage, da Controladoria Geral da União (CGU), disse ontem (8) que a negociação com os prefeitos, que administram os municípios onde tenham sido identificados os indícios de irregularidades em obras federais, deve anteceder a suspensão de recursos. Para Hage, a paralisação das obras irá prejudicar ainda mais a população.
“Suspensão dos recursos nós da CGU só recomendamos ao governo [federal] em situações extremas, como a que ocorreu na Operação João de Barro, quando foi identificado um esquema para fraudar os recursos públicos”, afirmou o ministro ao fim da cerimônia de lançamento da Estratégia Nacional de Combate a Cartéis.
Para Hage, ao defender o aprimoramento dos parâmetros de fiscalização de obras públicas, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, defendeu a posição do governo federal.
“O que defendemos é que a suspensão da obra não deve ser a primeira medida a ser tomada. Deve ser a última. A primeira providência é chamar os prefeitos, nos entender com eles no sentido de buscar uma solução e evitar a paralisação da obra, já que entendemos que o prejuízo pode ser maior para a população”, disse.
No último dia 29, o TCU recomendou a paralisação de 41 obras com indícios de irregularidades, 13 delas integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Hage disse que o número é “confortável”. O ministro entende que em um país com as dimensões do Brasil, onde grande parte das obras está sob a responsabilidade das prefeituras, é de se esperar que alguma irregularidade seja constatada.
“É evidente que sempre haverá algum tipo de irregularidade. Por isso estamos permanentemente acompanhando isso. O PAC hoje tem obras em mais de 3 mil municípios do Brasil. São milhares de obras, uma imensidão de investimentos aos quais o Brasil não estava acostumado há muitas décadas. O TCU ter apontado irregularidades em 13 ou 15 obras, é um percentual bastante confortável. Além disso, desse conjunto, várias destas obras já tinham os questionamentos respondidos. Tanto que o TCU já está retirando da lista e liberando a retomada de investimentos em duas ou três delas”, afirmou.

Nenhum comentário: