terça-feira, 26 de abril de 2011

BAIXADA URGENTE

LIXÃO EXPLODE EM S. PAULO
E DEIXA CAXIAS ASSUSTADA


Mais de 150 mil toneladas de lixo deslizaram no final da manhã desta segunda-feira (25) em decorrência de uma explosão provocada por gás metano, que fez desmoronar a principal montanha de lixo do aterro Pajoan, na periferia de Itaquaquecetuba. O aterro sanitário recebia cerca de 1,3 mil tonelada de resíduos por dia e funcionava por conta de uma licença precária concedida no início do ano pela Secretaria de Meio Ambiente. de Estado de S. Paulo.
O incidente fez os moradores da cidade se lembrarem de uma outra explosão no mesmo lixão, ocorrida em 1998, o que provocou a interdição do lixão à época. Os repórteres do Mogi News que estiveram no local poucos minutos depois da explosão, encontraram um cenário de terra arrasada, como se houvesse sofrido um bombardeio aéreo.
As causas do acidente, que fez os moradores da área recordarem a explosão ocorrida no mesmo local em 1998, serão investigadas pela Polícia Civil e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Se os motivos do deslizamento, que conferiu a uma parte de Itaquá o cenário de terra devastada, ainda são desconhecidos, as consequências da tragédia mais que anunciada foram desastrosas. O mais grave é que o chorume do lixão escorre paa o córrego Taboãozinho, que segue para o rio Parateí, que, por sua vez, deságua no rio Paraíba do Sul, cujas águas abastecem boa parte do Rio de Janeiro, inclusive a Baixada Fluminense.
Depois do incidente em Fukushima, que levantou dúvidas sobre a segurança das usinas nucleares de Angra dos Reis, a explosão do lixão de Itaquaquecetuba, na Grande S. Paulo, deixou preocupados os moradores do Jardim Gramacho, que convivem com 60 milhões de toneladas de lixo (foto)acumuladas ao longo de mais de 35 anos pela Comlurb. Como a decomposição do lixo acaba produzindo o gás metano, incolor mas explosivo, fato que pode ter provocado o incidente em S. Paulo. Agora, mesmo com a desativação do lixão do Jardim Gramacho, prometido pela Prefeitura do Rio para o início dee 2012, a população de Duque de Caxias passa a conviver com mais esse fantasma. E se o lixão explorid?

PRESOS DE CAXIAS IRÃO PARA
A CASA DE CUSTÓDIA DE MAGÉ
A construção da Delegacia Legal de Duque de Caxias, que irá absorver os serviços da 59ª DP e da DEAM – Delegacia de Atendimento à Mulher do município, obrigará a transferência dos cerca de 50 presos, que ocupam os xadrezes da primeira Delegacia de Polícia de Duque de Caxias, para a Casa de Custódia de Magé.
Atualmente, a 59ª DP/Caxias é considerada uma delegacia concentradora e, até o ano passado, estava superlotada e foi graças a ação de lideres da cidade, por iniciativa da Maçonaria (Loja 18) e o apoio de diversas entidades civis, que a maioria dos presos, já condenados, foi encaminhada para presídios do Grande Rio. Além de melhores instalações, a nova Delegacia abrigará a DEAM, atualmente ocupando instalações muito acanhadas num prédio comercial da Av. Brigadeiro Lima e Sivla, próximo à Praça José Ribeiro Alves, antiga Humaitá, no 25 de Agosto.
As obras de construção da nova delegacia de Polícia do município devem começar no início do segundo semestre, mas ainda não há previsão da data de inauguração, pois o terreno é resultante de um aterro, o que exige muitos cuidados nas funções, como ocorreu na construção do novo Fórum e da sede do Ministério Público Estadual, pois a nova DT será construída em frente ao prédio do MP, no final da Rua General Dionísio, em terreno cedido pelo Governo Federal, a exemplo do que ocorreu com o Fórum e o MP.

RÁPIDAS • Nesta terça (26), por volta das 16:00h, o blog era acessado por internautas dos EE.UU. (42), Portugal (26), Rússia (3), Grécia (2), Israel (2 ), além de Alemanha, França, Holanda e Porto Rico, com um acesso cada. Isso prova que o Mundo está de olho no Brasil, inclusive na Baixada Fluminense, tão abandonada pelos Governos estadual e federal.
• O Conselho da Justiça Federal (CJF) decidiu que os juízes que aderirem à paralisação programada para esta quarta-feira (27) terão o dia de salário descontado. A decisão foi tomada por unanimidade pelos dez conselheiros. A paralisação está sendo encabeçada pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), após cerca de 1.500 magistrados ligados à entidade terem votado pela realização do ato.
• Os conselheiros do CJF afirmaram que respeitam a movimentação dos juízes, mas que consideram que o corte deve ser feito semelhante ao que ocorre administração pública, em relação a outras greves realizadas no serviço público. Os conselheiros não chegaram a se posicionar sobre a legalidade da paralisação, ponto que gera polêmica devido ao caráter diferenciado dos juízes em relação aos demais quadros do funcionalismo público.
• Segundo o CJF, não cabe recurso contra o corte, uma vez que os presidentes dos cinco tribunais regionais federais do país participaram da sessão em que o desconto no salário foi decidido. A decisão será estendida caso os juízes decidam parar por mais dias. A Ajufe contesta a decisão afirmando que a paralisação não é uma greve, uma vez que tem prazo para terminar, e alega que a Justiça Federal não deixará de atender os casos urgentes na data.
• Segundo o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, o corte decidido pelo CJF contraria precedente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) firmado após a análise da paralisação de servidores da Justiça Federal de São Paulo. “A decisão do Conselho [da Justiça Federal] contraria e viola precedente do CNJ, que está acima do CJF. Esse precedente do CNJ, do qual foi relator Jefferson Kravchichin, diz que antes de se descontar o dia de salário, deve haver a compensação desse dia trabalhado em plantão e no final de semana”, afirmou Wedy.
• O presidente da Ajufe disse que o ato de paralisação será lançado na sede da Justiça Federal do Distrito Federal às 14h, com a participação de cerca de 100 juízes. Haverá uma caminhada até a sede do CNJ e ao Congresso Nacional. A ideia é que os juízes sejam recebidos pelos presidentes das respectivas casas. Também haverá manifestações locais, de juízes, em seus respectivos estados.
• Acabou a lula de mel entre a Presidente e o eleitorado.
Nesta terça (26) o barulho provocado por um grupo de manifestantes que há dois dias se concentra em frente ao Palácio do Planalto fez Dilma Rousseff transferir uma reunião com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campello, para o Palácio da Alvorada, residência oficial da presidenta. Após a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que ocorreu de manhã, Dilma foi almoçar no Alvorada e não voltou mais para o Planalto. O buzinaço também perturbou a reunião, ao ponto de Dilma pedir providências de assessores.
• O grupo era formado por cerca de 15 manifestantes, todos militares concursados da Aeronáutica que foram demitidos e querem ser reincorporados. Quando Mantega começou a falar, os manifestantes intensificaram o som das cornetas e chegaram a soltar fogos de artifício. Dilma reclamou com o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, que chamou o chefe do cerimonial da Presidência, Renato Mosca e pediu providências. Um emissário foi ao encontro dos manifestantes que concordaram em dar uma trégua.
• A condição para a trégua foi que fossem recebidos pela Secretaria-Geral no início da tarde. Os manifestantes foram recebidos pelo secretário nacional de Estudos e Pesquisas Políticos e Institucionais que reiterou as propostas feitas pelo ministro Gilberto Carvalho na quarta-feira da semana passada, de que o governo iria colocar a Advocacia Geral da União (AGU) para acompanhar o processo deles na Justiça e emitir um parecer. No entanto, o resultado da reunião não foi considerado satisfatório pelos manifestantes que voltaram a fazer muito barulho às 16h.
• O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal e a direção do Comitê de Imprensa do Senado entregaram nesta terça (26) à Mesa Diretora da Casa uma representação contra o senador Roberto Requião (PMDB-PR). O objetivo é provocar os senadores para que encaminhem o documento para apreciação do Conselho de Ética a fim de punir o parlamentar.
• Na véspera (25), Requião tomou o gravador das mãos do repórter da Rádio Bandeirantes, Victor Boyadjian, por julgar ofensiva a pergunta se abriria mão do pagamento da aposentadoria por ser ex-governador do Paraná.
Roberto Requião, que era entrevistado no plenário, só devolveu o gravador à noite. Para o sindicato, isso configura “chacota pública ao profissional”. Agora, a entidade requer a confirmação dos fatos a partir da apresentação das imagens feitas pelas câmaras de segurança do plenário, bem como a intimação de Requião para que apresente sua versão dos fatos “sob pena de confissão à revelia”.
• Caso a Mesa Diretora acate a representação, o assunto será levado ao Conselho de Ética do Senado para analisar se caberá, nessas circunstâncias, uma punição a Requião, que é presidente da Comissão de Educação. Pelo regimento interno, as medidas disciplinares vão desde a advertência até a cassação do mandato.
• A pouco mais de 60 horas antes do fim do prazo, 8 milhões de contribuintes ainda não haviam entregado a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. A Receita Federal recebeu até às 17h de hoje (26), 15.637.444 milhões de declarações. O número equivale a 65,15% dos 24 milhões de declarações esperadas para este ano. O total é pouco maior que o observado no mesmo dia do ano passado, quando 15.605.427 milhões de contribuintes haviam enviado o documento.
• Na comparação com o último levantamento, divulgado às 15h40 desta terça (26), 157 mil contribuintes transmitiram os dados ao Fisco. O prazo de envio termina às 23h59 da próxima sexta-feira (29), horário de Brasília. A Receita garantiu que não haverá prorrogação do prazo.
• As declarações só podem ser preenchidas por meio de aplicativo próprio disponível na página da Receita na internet. Depois de preenchida, a declaração deve ser enviada ao Fisco por meio de outro aplicativo, conhecido como Receitanet.
O contribuinte pode ainda optar por entregar a declaração em disquete nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, desde que obedeça ao horário de funcionamento de cada agência. A multa mínima para quem não entregar a declaração no prazo é R$ 165,74 e a máxima corresponde a 20% do imposto devido.
• Os vereadores Joaquim José dos Santos Alexandre, o Quinzé e Orlando
José da Silva, o Orlando Silva, tomaram posse na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, segunda-feira (25),em cerimônia no gabinete vereador Mazinho, presidente do Legislativo (foto). Os dois assumiram as vagas de Chiquinho Grandão e Jonas É Nós, respectivamente, presos desde 21 de dezembro de 2010, na Operação Capa Preta e que tiveram seus mandatos suspensos pela Mesa da Câmara em fevereiro.
• Quinzé e Orlando Silvam era os primeiros suplentes nas eleições de 2008 pelas coligações (PP/PAN/PTN) e (PPS/PSDC/PTC). Ambos retornam ao Legislativo assumindo o 2º mandato. Nos termos da Lei Orgância do Município, reformada em fevereiro, eles deveriam permanecer no cargo até a libertação dos vereadores presos. Nesta segunda, o Ministério Público ingressou com uma Ação, distribuída à 3ª Vara Cível, em que foi pedida a suspensão dos direitos políticos de ambos por um período de 8 a 10 anos,
• Além da perda dos bens adquiridos em função de atividades criminosas como integrantes de uma milícia armada, o MP pediu a aplicação de uma multa acessória de 30% sobre o valor do total arrecadado pela Justiça por irregularidades na aquisição desses bens.
• Nesta terça-feira (26), Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hipertensão Arterial, a Secretaria de Saúde realizou um evento na Praça Roberto Silveira, bairro 25 de Agosto, coordenado pelo Programa de Hipertensão. Todos os que passaram por lá puderam fazer teste de glicemia, verificando o nível de açúcar no sangue, e aferição de pressão.
• Também form distribuindo folhetos com orientações sobre Hipertensão e
Diabetes e como se precaverem dessas duas doenças, o objetivo do evento era identificar pessoas que ainda não sabiam que eram hipertensas e encaminhá-las para tratamento.
• “No Brasil, cerca de 40% de pessoas acima de 40 anos sofrem de hipertensão arterial. Destas, só 20% estão em tratamento e 60% nem sabem que têm a doença”, ressaltou o secretário Municipal de Saúde, Danilo Gomes.
• Quem estava com a pressão acima do normal (12 x 8) era atendida lá mesmo por uma nutricionista que orientava sobre as mudanças que deviam fazer na alimentação e encaminhada para se cadastrar e fazer acompanhamento em um dos 12 pólos do Programa de Hipertensão no município
• O Programa de Hipertensão de Duque de Caxias já conta com 58 mil cadastrados. “Nossos usuários são enviados pelos serviços de emergência da cidade ou encaminhados por outros médicos, principalmente por clínicos gerais que identificam hipertensos em suas consultas. Eles são acompanhados periodicamente por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais. Em casos mais graves, o usuário conta também com acompanhamento de um cardiologista e de um nefrologista”, explicou o coordenador do Programa de Hipertensão em Duque de Caxias, Aníbal Prata.
• Superintendência Municipal da Juventude da FUNDEC, promete sacudir Duque de Caxias, a partir desta quarta (27). Até sexta (29) haverá apresentações e debates sobre vários temas, como hip-hop, bullying, trabalho, cinema e outros assuntos de interesse dos jovens. A iniciativa, que é aberta ao público, ocorrerá das 9 às 17h e é voltada para jovens de toda a região.
• Serão promovidos esquetes teatrais, testes vocacionais, palestra sobre tendências no mundo do mercado de trabalho e apresentações de hip hop. Convidado especial, o jornalista Fábio Gonçalves, fundador da Academia do Concurso e colunista do Jornal DIA e comentarista da TV Globo, falará sobre “Empregabilidade e Concursos Públicos”, na quarta-feira, no Colégio Estadual Duque de Caxias (Rua Maria Luisa Reis nº153, Centro)
• Segundo o superintendente municipal da Juventude, Vinícius Veiga, o objetivo é aproximar cada vez mais a entidade dos jovens da cidade, oferecendo o melhor em serviços públicos, proporcionando qualidade de vida e bem-estar à população. “Os jovens da nossa cidade têm que ter mais oferta de empregos e precisam estar bem qualificados”, ressaltou Vinícius.
• A programação terá início na quarta-feira, 27 de abril, com a realização da Feira de Profissões pelo Dia do Trabalhador. O evento acontecerá no Colégio Estadual Duque de Caxias, no Parque Lafaiete, das 10h às 17h, e terá como tema principal uma encenação sobre a prática do “bullying” nas escolas e suas consequências.

AGRICULTORES DE CAXIAS COBRAM
ESTRADAS PARA ESCOAR PRODUÇÃO
Os agricultores de Duque de Caxias se reuniram na manhã desta segunda-feira, 25 de abril, com o prefeito José Camilo Zito em um sítio na comunidade do Tabuleiro, em Xerém. Na pauta do encontro, reivindicações de melhorias na região para beneficiar as comunidades de plantadores e seus familiares. Entre as reivindicações feitas está a melhora das estradas vicinais para escoamento da produção local e entrada de compradores, além de melhorias no transporte, saúde e educação. Do encontro participaram membros do Conselho Municipal de Agricultura e mais de 100 produtores e moradores da área rural.
As comunidades de Piranema e do Assentamento Terra Prometida solicitaram a criação do território rural do município para evitar a especulação imobiliária na região. Com isso os moradores terão direito a endereço, Código de Endereçamento Postal (CEP) e energia elétrica. Entre as reivindicações constou ainda a criação da Feira do Agricultor para venda de produtos baratos para população. O Padre Vanildo, da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, foi o porta-voz das reivindicações dos cerca de 100 famílias de agricultores participantes do encontro.
O prefeito Zito disse que eles serão discutidos com seus secretários para que possam ser realizados. Uma das medidas a serem tomadas logo de início será uma reunião com os donos dos areais da região. O prefeito disse que eles terão que recuperar as estradas por onde circulam caminhões pesados que vão a estes areais. Se for necessário, enquanto as vias forem recuperadas as mineradoras poderão ficar fechadas.
Pelo convênio com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro - EMATER/RJ –, uma patrulha mecanizada da empresa deve atuar em breve na recuperação de cerca de 70 quilômetros de estradas vicinais da região. (Foto: Paulo Martins)

Nenhum comentário: