sexta-feira, 6 de maio de 2011

BAIXADA URGENTE

EDGAR DE SOUZA SERÁ
SEPULTADO EM IRAJÁ

Vítima de pertinaz doença, faleceu na madrugada desta sexta-feira (6), em sua residência, no Jardim América, Zona Norte do Rio, o ator Edgar de Souza. Como muitos outros artistas que já brilharam nos palcos do Brasil, ele morreu pobre e esquecido, numa modesta casa no Jardim América.
Ao saber do ocorrido, o ex-deputado Doutor Heleno lembrou que, durante anos, fazia a apresentação do espetáculo que
Edgar de Souza levava para pequenas cidades do Nordeste e mesmo do Sudeste. Na região Sudeste, a dupla ganhou a companhia do jornalista e produtor musical Francisco Rodrigues, que trabalhou em "O Municipal" e que hoje vive na Europa.
Seu carro chefe era o monólogo “As Mãos de Eurídice”, de Pedro Bloch, que ele apresentou pela primeira vez em Duque de Caxias no auditório do Instituto de Educação, nos anos 60, como um dos participantes de um projeto da então Secretaria de Educação e Cultura para desenvolver nos estudantes o gosto pelo teatro, tanto como participante ou como simples platéia.
Na época da Ditadura, Edgar de Souza chegou a ser preso, junto com o artista plástico e cenógrafo Antonio Pacot, quando se preparava para estrear, no palco do Teatro do Sesi de Duque de Caxias, o espetáculo “Festival de Defuntos”, uma peça humorística do teatrólogo e jornalista Laís Costa Velho, que tentava fazer humor em cima das manchetes dos jornais populares, que, diariamente, apresentavam um crime ocorrido na Baixada, mas que para os editores, fora em Caxias, cidade que nos anos 50 e 60 era motivo de chacota da mídia carioca, o que representava um enorme impulso na venda dos jornais em bancas do Rio de Janeiro.
A trajetória do artista, desde que chegou a Duque de Caxias no início dos anos 60, agora faz parte da coleção “Pedaços de Nossa História”, uma seção deste blog destinada a registrar fatos importantes da história da Baixada Fluminense, onde Edgar de Souza tem uma grade participação.

Nenhum comentário: