domingo, 31 de julho de 2011

BAIXADA ESPECIAL - ELEIÇÕES EM MAGÉ

NESTOR VIDAL DERROTA
O CLÃ DOS COZZOLINOS

Às 19 horas deste domingo (31), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Zveiter, anunciou o resultado oficial das eleições suplementares para prefeito e vice de Magé. Com 68,62% dos votos válidos, o novo prefeito será o empresário Nestor de Moraes Vidal Neto, da Coligação “Magé no rumo certo (PMDB, PSDB, PSL e PSC)”, que derrotou Werner Saraiva, o candidato apoiado pelo clã dos Cozzolinos, da Coligação “Magé para os mageenses (PTdoB e PTC)”, com 23,82% dos votos válidos. Álvaro Alencar de Oliveira Rodrigues, do PT, obteve 4,69%, Genivaldo Ferreira Nogueira, do PPS, ficou com 1,62%, Octaciano Gomes Ramos, do PSOL, com 0,84% e Ezaquiel Siqueira da Conceição, do PCdoB, com 0,41% dos votos válidos. Dos 159.364 eleitores aptos, 34.039 deixaram de comparecer, o que representa 21,36% do eleitorado no município
Durante a votação, tres pessoas foram presas, uma por utilização de carro de som, que foi apreendido, e duas por boca de urna, sendo uma delas o ex-chefe da Guarda Municipal, Renato Abreu, conhecido como Renatinho PM, que foi levado para o 34º Batalhão da Polícia Militar. Os dois primeiros foram liberados logo após assinatura de termo de compromisso e Renatinho PM, após o término das eleições.
O presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, avaliou que as eleições no município ocorreram de forma tranquila. “A participação das Polícias estaduais e Federal foi impecável para a garantia dos direitos dos cidadãos de Magé”, apontou o desembargador. “A vontade popular deve sempre ser respeitada”, ressaltou o presidente.
Pela segunda vez, nos últimos 6 anos, o eleitorado de Magé vota em massa contra um candidato apoiado pela família Cozzolino, que há cerca de 30 anos controla a vida política do município, só interrompida em 2004, com a eleição da candidata Narriman Zito, filiada ao PSDB e esposa, á época, do prefeito Zito, do mesmo partido e prefeito de Duque de Caxias.
Em 2008, Núbia Cozzolino derrotou Narriman Zito, que tentava a reeleição, mas o resultado foi contestado. Por decisão irrecorrível da Justiça Eleitoral, Núbia Cozzolino teve o registro de sua candidatura cassada por abuso do poder econômico, mesmo destino de seu vice, Rozam Gomes da Silva. Afastados do cargo pelo TRE/RJ, assumiu o cargo o presidente da Câmara e irmão da prefeita cassada, Anderson Cozzolino, que tentou impedir a realização do pleito deste domingo através de um Mandado de Segurança. Com o resultado das urnas, o clã Cozzolino é afastado, mais uma vez, do comando político de Magé.
O prefeito eleito, que ficará no cargo até 31 de dezembro de 2012, é empresário da área de gestão em Saúde e, durante a campanha, prometeu realizar um sonho da população local: a construção do hospital municipal

Um comentário:

MEU MUNDO disse...

Meus parabens Nestor Vidal, que todas as suas promessas sejam feitas e que vc faça um bom trabalho para que haja uma reeleição.