segunda-feira, 7 de outubro de 2013

CARIOCAS VENCEM O 10º FESTIVAL
NACIONAL DE TEATRO DE CAXIAS


Os espetáculos “MULHERES DO BARRO” e “CIDADE DO SORRISO”, apresentados pela Companhia Luzes da Ribalta, da Tijuca e pelo grupo Guapoz, do Recreio dos Bandeirantes, foram os vencedores nas categorias adulto e infantil, respectivamente, do 10º Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias, realizado de 23 de setembro a cinco de outubro, no Teatro Raul Cortez. A premiação aconteceu na noite de domingo (6) com a presença do secretário municipal de Cultura e Turismo, Jesus Chediak, que representando o prefeito Alexandre Cardoso. O Festival foi promovido pelo CPT – Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias e conquistou um público de mais de 10 mil pessoas durante as apresentações, superando todas as expectativas.
Apresentado no dia 25 de setembro, o espetáculo CIDADE DO SORRISO foi muito elogiado pelo público. Além do prêmio de primeiro lugar na categoria infantil, a atriz Sarah Christina Carvalho também levou o troféu de Melhor Atriz. Na categoria adulto, o desempenho no palco da atriz Renata Daflon prendeu a atenção dos expectadores na noite do dia 27. A bela apresentação fez com que os jurados a escolhessem também como Melhor Atriz do festival.
Na categoria adulto os outros vencedores foram os espetáculos Toda Nudez Será Castigada, apresentado pela Confraria de Teatro Nau dos Loucos, de Nova Iguaçu e O Som das Cartas que não Li, apresentado pela Cia Ática, de São Paulo, conquistaram o segundo e terceiro prêmios. Na categoria infantil. O Circo Menestrel, apresentado pelo Núcleo de Fazer Arte Cirandeiro, de Niterói, conquistou o segundo lugar e Burtonescos, do Grupo Dois de Teatro, de Crato, no Ceará, ficou em terceiro. O prêmio especial do CPT foi conquistado pelo ator Messias Carvalho (foto) pela atuação na peça O Som das Cartas que não Li. Dos 30 grupos selecionados concorreram espetáculos da Baixada Fluminense (Duque de Caxias, Japeri e Nova Iguaçu), São Pedro da Aldeia, Minas Gerais e Ceará, Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Rio das Ostras.
O secretário de Cultura e Turismo, Jesus Chediak elogiou a organização do festival e o trabalho do diretor do CPT, Guedes Ferraz e de sua equipe de jovens que se dedicaram integralmente ao evento. “Apesar das dificuldades encontradas o festival transcorreu num clima muito bom. Pretendemos apoiar muito mais o evento no ano que vem, não só com a infraestrutura como ampliar a divulgação junto à classe teatral do Rio de Janeiro. Os festivais são grandes formadores de plateias e a arte cênica está se destacando em Duque de Caxias. Além disso, o prefeito Alexandre Cardoso está com excelente diálogo com a cultura na cidade”, destacou o secretário Chediak.

A atriz Renata Daflon (foto), que conquistou dois prêmios no festival, antes de saber o resultado disse que era a primeira vez que participava de um festival de teatro. ”Fomos muito bem recebidos em Duque de Caxias e a equipe técnica do teatro Raul Cortez está de parabéns. Os profissionais não mediram esforço para que tudo transcorresse da melhor forma possível”, disse a atriz que estava acompanhada do marido o produtor e diretor Gedivan de Albuquerque.
Para o diretor do CPT Guedes Ferraz, o apoio da Prefeitura foi fundamental para o sucesso do 10º Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias. “Este ano o público surpreendeu em todas as apresentações. Isso mostra o crescimento da cultura no município e o interesse das pessoas pelas artes cênicas. Nos festivais passados o CPT percorria escolas públicas e faculdades para convidar estudantes. Este ano esse trabalho não foi feito e a participação do público foi espontânea superando todas as expectativas”, destacou o ator e diretor de teatro Guedes Ferraz.
Na categoria  adulto foram premiados Rafael Cal (O Quarto de Bianca), Meu caro Vizinho (melhor iluminação), Toda Nudez Será Castigada (melhor Cenografia), A Farsa da Mulher Trancada (melhor Maquiagem), Valsa nº 6 (melhor figurino), Paulo Afonso Simões (melhor ator coadjuvante), Jurema Pedrosa (melhor atriz coadjuvante), Maksin Oliveira (melhor ator), Renata Daflon (melhor atriz) e Gedivan de Albuquerque (melhor diretor).

Na categoria infantil os prêmios foram para Fernando Dias e Sarah Cristina Carvalho (dramaturgia), Floresta Mágica (melhor iluminação), Burtonescos (cenografia), O Conto dos Três Irmãos (melhor maquiagem), A Bela Adormecida (melhor figurino), Diogo Oliveira (melhor ator coadjuvante), Patrícia Medeiros (melhor atriz coadjuvante), Douglas Ramalho (melhor ator), Sarah Cristina (melhor atriz) e Andréa Terra (melhor diretor). (Fotos:  Letícia Passovski)

►CURTA CRIATIVO PARA JOVENS CINEASTAS
O Sistema FIRJAN, através do SESI Cultural, promove 6ª edição do Curta Criativo, que tem como presidente do júri a produtora Lucy Barreto. O concurso de curtas-metragens tem como objetivo dar voz e vez aos novos talentos da Indústria Criativa, para que recebam seu primeiro reconhecimento como motivação para seguir em frente com a carreira na Indústria Audiovisual. 
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site www.firjan.org.br/sesicultural até o dia 11 de outubro. Podem participar estudantes e recém-formados em Cinema, Comunicação, Design, Belas Artes e Produção Cultural, além de alunos de cursos livres e técnicos de cinema do Estado do Rio de Janeiro. O tema é livre e os filmes curtas-metragens, que dever ter, no máximo, cinco minutos, incluindo os créditos, podem concorrer nas categorias animação, ficção e documentário.
Os primeiros e segundos lugares receberão R$ 10.000,00 e R$ 8.000,00, respectivamente, em cada categoria. O concurso Curta Criativo conta também com o apoio da Diler e Associados, Labocine, PontoCine Guadalupe, SICAV e LC Barreto, que darão prêmios, como estágios e exibição dos filmes em sessões especiais.
Desde 2008 o concurso identifica novos talentos da indústria do cinema e ajuda jovens criativos a trilhar caminhos de sucesso. A cerimônia de premiação do Curta Criativo 2013 acontecerá no dia 10 de dezembro no Teatro SESI, no Centro do Rio de Janeiro. Maiores informações:  
Representação Regional Baixada II (21)2673-3394) ou no link imprensa.duc@firjan.org.br

Nenhum comentário: