quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

BOSQUE DARÁ LUGAR A NOVO
SHOPPING EM DUQUE DE CAXIAS 
Mais uma vez, o poder público se rendeu às exigências da indústria da Construção Civil e Duque de Caxias vai perder uma das últimas áreas verdes do município. Nos próximos meses, as moto serras irão colocar no chão mais de 100 árvores que formavam uma pequena mancha verde ao lado da Catedral de Santo Antônio, na Vila Meriti, primeiro loteamento da região que acabou dando nome ao Oitavo Distrito de Iguaçu, rebatizado como Caxias e emancipado por decreto-lei em 31 de dezembro de 1943 com o nome de Duque de Caxias, atestado de batismo assinado pelo presidente da província, Ernane do Amaral Peixoto. Na atualidade, é a segunda economia do Estado do Rio, com arrecadação municipal acima dos R$ 2 bilhões por ano. A obra, licenciada no governo passado, havia sido suspensa por decreto do prefeito Alexandre Cardoso em maio de 2013, mas acabou sendo liberada.
E o bosque ali existente foi escolhido por uma jovem professora carioca, que se apaixonou pela Vila Meriti, em 1921, para criar a Escola Proletária de Meriti, pois era à sombra dessas árvores, hoje centenárias, que começou o projeto de alfabetização dos filhos dos operários da Fábrica de Explosivos Rupturita, a primeira indústria na região e pertencente à família da jovem idealista.
A perseverança da professora Armanda Álvaro Alberto mudou a história da Educação no antigo Estado do Rio de Janeiro, transformando-se na Escola Regional de Meriti e introduzindo o fornecimento da merenda escolar como matéria obrigatória (o famoso  “Mate com Angu”), ao lado da criação do Clube de Mães, que proporcionava, ao lado de informação para a melhoria de renda das famílias dos alunos, através do ensino  de técnicas de corte, costura e bordados, além de doces com frutas da região, também fornecia conhecimentos sobre Higiene e cuidados para a preservação do Meio Ambiente. Para ajudar a manter e melhorar a Escola, rebatizada de Regional de Meriti, a professora Armanda Álvaro Alberto não tinha constrangimento de pedir o apoio de algumas das muitas personalidades cariocas, que frequentavam a sua casa, no tranquilo bairro de Laranjeiras. E a lista de apoio incluía os educadores Heitor Lyra da Silva, Lourenço Filho, Edgar Sussekind de Mendonça, Francisco Venâncio Filho, Anísio Teixeira e os médicos sanitaristas Belisário Penna e Edgar Roquette Pinto [o introdutor do rádio no País, que doou o primeiro projetor de cinema a funcionar na Vila Meriti] e a escritora Julia Lopes de Almeida.
Apesar da luta dos moradores da Vila Meriti (onde foi construída a Catedral de Antônio), o bosque vai abaixo nos próximos meses para que seja erguido um novo templo de consumo. Em troca, a empresa incorporadora promete construir uma estação de tratamento para cuidar do esgoto produzido pelas Shopping e pelo apart hotel, um anexo de 18 andares, que deverão ser inaugurados em 2016.
O presidente do grupo ABL, Vicente Pierotti, responsável pela incorporação, disse em entrevista ao jornal “Capital” da última terça-feira (21), que o empreendimento contará com um mix de 303 lojas, distribuídas em quatro pisos, além de espaço para lazer, duas torres comerciais e quase 1.300 vagas de estacionamento. O espaço é de cerca de 28.000m2 e a ideia é atrelar, ainda, um hotel ao empreendimento. O volume de investimentos é de cerca de R$ 218 milhões e inúmeras grandes lojas e marcas já manifestaram interesse. Segundo estudo encomendado pela empresa responsável pelo projeto, o novo shopping deve atrair 8% a mais de veículos ao centro urbano. Pierotti diz que vai propor ações simples e de baixo custo para melhorar a mobilidade, como mudanças da direção do tráfego, pintura de faixas de direcionamento e uso de equipamentos de sinalização já existentes, mas de forma diferenciada, iniciativas que podem até deixar o trânsito melhor do que é observado nos dias atuais.
Com relação à Escola Álvaro Alberto, que será incorporada pelo Shopping, ela passará a funcionar como creche para atender aos filhos dos empregados do centro comercial.

Nenhum comentário: