quarta-feira, 5 de março de 2014

DIOCESE APÓIA CAMPANHA CONTRA
SHOPPING NO CENTRO DE CAXIAS 
O grupo de líderes católicos e comunitários que se opõe à construção de um novo shopping no centro de Duque de Caxias decidiu preparar um grande abaixo assinado, a ser enviado ao prefeito Alexandre Cardoso, pedindo que ele impeça a obra, que, entre outros prejuízos, colocará no chão cerca de 180 árvores centenárias, algumas delas frutíferas, formando um pequeno bosque ao lado da Catedral de Santo Antônio, além de eliminar a Escola Regional de Meriti, fundada debaixo dessas árvores em 1921 pela professora Armanda Álvaro Alberto e a primeira escola da Baixada Fluminense a introduzir a merenda escolar no calendário escolar. O prazo para receber os abaixo assinados termina no próximo dia 16 e o material, com os dados completos dos subscritores, deverá ser entregue em papel ofício na Catedral de Santo Antônio.
Um complexo constituído por shopping, duas torres comerciais, um hotel e estacionamento para 2267 carros.  A área de 28 mil metros quadrados destinada ao empreendimento fica entre a Av. Governador Leonel Brizola, antiga Estrada Ripo-Petrópolis, rua deputado Romeiro Neto, antigo dono da área, e rua José de Alvarenga.
Numa reunião realizada na Matriz de Nossa Senhora de Fátima há poucos dias, foram discutidos os problemas que podem ser criados pelo empreendimento, que inclui, além do Shopping, um prédio de escritórios e um apart hotel, com 18 pavimentos cada. A preocupação dos moradores da Vila Meriti, onde o empreendimento deverá ser construído, tem ainda dificuldades no abastecimento de água e na coleta de esgotos, ambos a cargo da Cedae, que há mais de 10 anos não investe na melhoria do sistema de abastecimento de água no primeiro distrito, bem como na implantação de uma rede de esgotos, conforme a concessão dada pelo município em 1954 e renovada, por mais 25 anos, em 2007.
Ouro grave problema será o escoamento do tráfego depois da criação do Shopping e do complexo comercial, pois a única saída será a Av. Governador Leonel Brizola, cujo trecho em frente à Catedral é o mais estreito dos 16 km da avenida, que liga o centro do município à BR-040, na altura da entrada para Campos Elíseos. Ao longo de décadas, a prefeitura permitiu que prédios fossem erguidos na área de expansão da antiga Estrada Rio-Petrópolis, deixando uma pequena faixa de rolamento para apenas dois veículos. O problema se agravou depois do fechamento do trecho inicial da Av. Nilo Peçanha, transformado em calçadão. Por isso, quem sair do futuro shopping terá até a Praça do Pacificador, tanto em direção ao Rio de Janeiro, como no retorno em direção a Gramacho. Prédios de 10 andares, como o Ed. Alvorada, foram construídos nesse trecho, tornando impossível o alargamento da antiga rodovia, inaugurada pelo governo federal em agosto 1928.

Nenhum comentário: