segunda-feira, 31 de março de 2014

MINISTÉRIO DA SAÚDE GARANTE QUE A
VACINA CONTRA HPV NÃO TRAZ RISCOS 
Após seis ocorrências de reações à vacina contra o HPV, o Ministério da Saúde enfatiza para a população que a imunização é segura. “É uma vacina que tem quase dez anos de uso no mundo inteiro. É uma vacina nova aqui no Brasil, mas há 50 países no mundo que utilizam, quase 175 milhões de doses da vacina aplicadas”, disse o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. A vacinação segue normalmente em todo o país.
As seis meninas foram vacinadas com doses do mesmo lote, composto por um total de 89 mil doses, que teve uso suspenso no Rio Grande do Sul como medida de precaução enquanto ocorrem as investigações sobre o motivo das reações. Segundo Barbosa, o lote foi aprovado nos testes feitos e está sendo usado em outros estados. Não houve registros de reações adversas em outros locais.
Até sexta-feira (28) cerca de 2,3 milhões de meninas foram vacinadas contra o HPV, doença que pode ocasionar câncer de colo de útero. A meta é que até o final de 2014 sejam vacinados 4,2 milhões de meninas entre 11 e 13 anos de idade.
Segundo Barbosa, é comum os jovens terem medo de vacina, e por isso pode ter casos de tontura, e em raras vezes desmaio, mas isso acontece “com qualquer injeção”. “Por isso que o Ministério da Saúde recomenda que a menina seja vacinada sentada e que ela não faça esforços físicos logo após tomar a vacina”, ressaltou. (Aline Leal - Agência Brasil)

►CHUVA FORTE NO SUL E SUDESTE SÓ EM 2016
A origem da crise energética provocada pela estiagem no Sul e no Sudeste no início do ano pode estar do outro lado do mundo. Segundo meteorologistas ouvidos pela Agência Brasil, o país está sendo afetado por um ciclo natural de resfriamento do Oceano Pacífico, que se reflete em alterações climáticas em grande parte do planeta. Para o Brasil, o fenômeno indica a possibilidade de as chuvas no centro-sul do país só voltaram ao normal no verão de 2016.
Chamado de oscilação interdecadal do Pacífico ou oscilação decadal do Pacífico (PDO, na sigla em inglês), o processo caracteriza-se pela sucessão entre fases quentes e frias na área tropical do Oceano Pacífico. Os ciclos duram de 20 a 30 anos e são mais amplos que os fenômenos El Niño e La Niña, que se alternam de dois a sete anos. Em 1999, o oceano entrou numa fase fria, que deve durar até 2025 e se reflete em El Niños brandos e La Niñas mais intensos.
Além das chuvas irregulares durante o verão, o resfriamento do Oceano Pacífico traz efeitos distintos conforme as regiões do país, com invernos mais rigorosos no Sul e no Sudeste. “Ano passado, chegou a nevar perto de Florianópolis”, lembra Hackbart. O fenômeno provoca ainda cheias acima da média no Amazonas e no Pará. No entanto, esclarece o diretor da MetSul, não está relacionado à cheia do Rio Madeira, decorrente de chuvas atípicas na Bolívia.
Apesar das chuvas acima da média na maior parte do país em março, Nascimento, da Climatempo, considera que os reservatórios não devem voltar a subir com rapidez por causa do tipo de chuva que tem atingido a região e da chegada da estação seca ao Centro-Sul nos próximos meses. “A verdade é que os reservatórios só enchem com chuvas generalizadas, que duram vários dias e são constantes. Até agora, temos registrado pancadas, que podem ser fortes, mas são eventos isolados”, explica.
  
►CABRAL SEM PLANOS SOCIAIS PARA A MARÉ
Na última sexta-feira (28), o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio, Pedro Fernandes, esteve no Complexo da Maré, onde se reuniu lideranças comunitárias para “estabelecer prioridades e saber das principais angustias da comunidade. Com a liberdade de ação, que a ocupação nos está dando, não há mais desculpas: temos que dar respostas à população o mais rápido possível”, disse.
Pedro Fernandes esclareceu que a infraestrutura – que exige obras, ficará para depois (da Copa?). Vai ser debatida em uma segunda fase, “porque a gente chegou à conclusão que a identificação civil, a carteira de trabalho e os cursos profissionalizantes são mais importantes no primeiro momento. Assim como promover a inserção dos moradores no Cadastro Único para poder dar a eles acesso aos serviços de distribuição de renda dos governos federal, estadual e municipal”.
Fernandes lembrou que foi criado um comitê, formado pelas secretarias municipal e estadual, e por diretores dos órgãos diretamente envolvidos com os assuntos, para receber as demandas e tentar dar respostas o mais rapidamente possível. “Temos a obrigação de fazer o mais rapidamente o que antes não era possível, em decorrência da presença do tráfico”.
É para dar suporte às ações e legitimar o processo de ocupação das comunidades envolvidas no processo de pacificação que a secretaria criou há dez dias uma comissão para fazer levantamento de todos os projetos promovidos pelos órgãos estaduais e pela iniciativa privada nas 37 comunidades onde foram instaladas unidades de Polícia Pacificadora.

►MARÉ SEM DEFINIÇÃO SOBRE TROPAS FEDERAIS
Balanço parcial divulgado pela Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro indica que a ocupação do Complexo da Maré pelas forças de segurança resultou na prisão de 118 pessoas. A data de entrada das forças federais nas 15 favelas que integram o Complexo da Maré será definida ainda esta semana. A informação é do porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Cláudio da Costa, ao fazer um balanço parcial sobre os números da operação de ocupação.
As informações foram também antecipadas pelo secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, que mais cedo havia informado que nesta semana as forças de segurança do estado vão se reunir com o Ministério da Defesa para definir um cronograma para o processo de ocupação efetiva do conjunto de favelas.
O primeiro balanço divulgado pela Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro indica que a ocupação do Complexo da Maré, nas primeiras horas da manhã deste domingo (30), pelas forças de segurança resultou na prisão de 118 pessoas – 13 durante a ocupação e 105 no cerco que se formou na região durante o processo de ocupação.
Desde o último dia 21, quando teve início o cerco da polícia ao Complexo do Alemão foram apreendidos duas metralhadoras, sete fuzis, 33 pistolas, dez revólveres, cinco espingardas, 18 granadas, além de farta munição para armas de diversos calibres. (Agência Brasil)

►GAROTINHO PERDE OUTRA NO TRE
O desembargador do TRE-RJ Horácio dos Santos Ribeiro Neto negou pedido liminar (em caráter provisório) do deputado federal Anthony Garotinho e do Partido da República (PR) para proibir a divulgação de pesquisa do Ibope de intenção de voto para governador e senador no Estado.
O magistrado entendeu que, diferentemente do que alegou o deputado na ação, o fato de a enquete ter utilizado o nome "Anthony Garotinho" em vez de "Garotinho" não é, "por si só, fator hábil a dificultar sua identificação pelos eleitores e, em consequência, a alterar o resultado da pesquisa". O desembargador destacou, ainda, que o deputado é "conhecido radialista" e "participa há longos anos do meio político". O mérito da ação ainda será julgado. ((Proc.: RP 11414)0

►JUSTIÇA MULTA FILHO DO GOVERNADOR
Na sessão plenária desta quarta-feira (26), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro multou em R$ 10 mil o vice-presidente da Comissão Executiva Estadual do PMDB Marco Antonio Neves Cabral, filho do governador Sérgio Cabral, por propaganda eleitoral antecipada em rede social. Por unanimidade, a Corte entendeu que o pretenso candidato se autopromoveu na página pessoal do Facebook, ao vincular obras e ações do atual governo para promover seu nome, viabilizando futura candidatura ao cargo de deputado estadual com o apoio do pai, Sérgio Cabral.
Segundo o relator, juiz Fábio Uchôa, que em 3 de dezembro de 2013 concedeu liminar determinando a exclusão do conteúdo no Facebook, o virtual candidato valeu-se desse canal para divulgar obras do governo do Rio, assumindo com outros usuários da rede social a realização de serviços de infraestrutura no Estado. (Proc.:
RP 27728)

►CURSO PARA O PESSOAL DA SAÚDE
Profissionais de Saúde de Duque de Caxias participam nos dias 2 (quarta) e 3 (quinta), no auditório da Unigranrio, da 3ª Edição do Projeto Gestão da Clínica no SUS. A abertura será através de videoconferência a partir do Instituto Sírio- Libanês de Ensino e Pesquisa, com a participação do ministro da Saúde, Arthur Chioro, do superintendente Corporativo do Hospital Sírio-Libanês, Gonzalo Vecina Neto, do superintendente de Estratégia Corporativa, Paulo Chapchap e do superintendente de Ensino do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), Roberto de Queiroz Padilha.
O programa é realizado pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) e para esta edição foram incluídos três cursos de especialização: “Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde”, “Regulação em Saúde no SUS” e “Educação na Saúde para Preceptores do SUS”. Cada curso dispõe de 1.440 vagas.
A organização do projeto para a região contou com representantes dos municípios da Região Metropolitana I, através da CIES Metropolitana I - Comissão de Integração Ensino e Serviço da Região Metro I, como membros da Comissão Gestora Local de apoio aos cursos. A CIR Metropolitana I - Comissão Intergestores Regional da Metro I.

►MERCADO CRAVA SELIC EM 11%
A taxa básica de juros, a Selic, deve subir 0,25 ponto percentual, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), marcada para esta terça e quarta-feira, segundo  expectativa de instituições financeiras consultadas todas as semanas pelo BC sobre as projeções para os principais indicadores econômicos.
No dia 26 de fevereiro, o Copom elevou a Selic pela oitava vez seguida. Nesse dia, a Selic subiu 0,25 ponto percentual, reduzindo o ritmo de ajuste que antes era 0,50 ponto percentual.
Além dessa elevação em abril, as instituições financeiras esperam por mais uma alta de 0,25 ponto percentual na Selic este ano. E assim, a taxa deve encerrar o período em 11,25% ao ano.
A expectativa de mais elevações na Selic ocorre devido à resistência da inflação. A Selic é um instrumento usado pelo BC para influenciar a atividade econômica e, consequentemente, a inflação. Quando o Comitê de Política Monetária (Copom) aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo. No entanto, a medida alivia o controle sobre a inflação.
O BC tem de encontrar equilíbrio ao tomar decisões sobre a taxa básica de juros, de modo a fazer com que a inflação fique dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. Essa meta tem como centro 4,5% e margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Neste ano, o BC projeta inflação bem acima do centro da meta e pouco abaixo do limite superior (6,5%). A projeção, divulgada na última quinta-feira (27) no Relatório Trimestral de Inflação, é que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fique em 6,1%.
Na pesquisa semanal do BC, as instituições financeiras esperam que o IPCA fique em 6,30%, este ano, na quarta alta seguida na estimativa. A projeção anterior era 6,28%. Para 2015, a estimativa é 5,80%, a mesma da semana passada.
O diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, disse, no último dia 27, que o cenário atual não mostra a inflação convergindo para o centro da meta de inflação. “O nosso horizonte de projeção ainda não contempla uma convergência da inflação para a meta. À medida que o tempo avançar, [há] um trabalho que já foi feito em termos de política monetária [aumentos da Selic]: vamos ver como esse quadro vai evoluir”, argumentou.

►ALEXANDRE E PEZÃO TESTAM O "GELADÃO" 
O vice-governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Alexandre Cardoso, participaram, nesta segunda-feira (31), da viagem inaugural do novo trem comprado pela concessionária Supervia, para fazer o trajeto entre Duque de Caxias e a Central do Brasil. A composição integra o projeto da empresa de renovação da frota no período de 2017 a 2020.
Fabricado pela Alstom, o novo trem, que ganhou o apelido de "Geladão", possui ar condicionado, circuito interno de câmeras, painéis de LED, passagem entre os vagões e tem capacidade para transportar cerca de 2.400 passageiros. Após percorrer parte do trajeto, o prefeito Alexandre Cardoso destacou a qualidade do veículo.
“Com esse trem estamos dando dignidade aos usuários”, afirmou.
O vice- governador Luiz Fernando Pezão ressaltou a modernização no transporte de massa na região metropolitana.
“Nestes sete anos e três meses, o governo do estado conquistou a credibilidade através de parcerias com a iniciativa privada. Se os governos passados tivessem investido na renovação da frota, hoje 90% dos transportes de massa estariam renovados ou seriam novos”, comentou.
Participaram da viagem inaugural o vice- prefeito Laury Villar, o presidente da Supervia Carlos José Cunha, deputados federais, estaduais e vereadores. (Foto: Letícia Passowski)

Nenhum comentário: