segunda-feira, 7 de abril de 2014

GOVERNO CONCLUI MENOS DE
5% DAS CRECHES PROMETIDAS 
Das cerca de 6 mil creches e pré escolas prometidas pelo governo federal para serem entregues até o final de 2014, apenas 4,2% foram concluídas. A entrega desses empreendimentos é uma das promessas eleitorais da presidente Dilma Rousseff. A conclusão de quadras esportivas a serem implementadas nas escolas também está em ritmo lento. Os dados foram levantados pelo site Contas Abertas no último Balanço do PAC 2 e correspondem aos três primeiros anos do programa.
Das 5.257 creches e pré escolas previstas para serem finalizadas durante o PAC 2, apenas 223 estão concluídas. Do total, 427 estão em ação preparatória, ou seja, o empreendimento contratado, em fase de preparação para iniciar a licitação. Outras 2.262 iniciativas estão em licitação de obra, mas sem ordem de serviço. 516 creches e pré-escolas já foram selecionados, mas estão em processo de envio ou análise de documentação para a contratação (em contratação).
A maior parcela das creches que não saiu do papel está localizada no estado de Minas Gerais: 359. Em São Paulo, até o final de 2013, 336 creches estavam em fase iniciais de execução. Completam o ranking os estados do Pará, Bahia e Rio Grande do Sul, que possuem 229, 227 e 199 creches e pré escolas ainda estacionadas na burocracia, respectivamente.
As creches não saíram do lugar mesmo com algumas facilidades implementadas em 2013, como a creche pré moldada, por exemplo, que possui construção mais rápida e deixa os empreendimentos 20% mais baratos. Outra ação foi o fato do governo adotar o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que possui processo menos burocrático.
No começo do ano passado, no programa “Café com a Presidenta”, Dilma afirmou que o governo estava investindo para aumentar o número de creches no país inteiro. “Até o final de 2014, o nosso compromisso é construir 6 mil creches, contratá-las e pagá-las com recurso do Tesouro Nacional”, afirmou a presidente.
“O objetivo é que as nossas crianças tenham a oportunidade de receber os cuidados e os estímulos pedagógicos necessários, frequentando desde cedo uma boa creche”, emendou. Otimista, na época, a presidente afirmou que o número de creches entregues poderia chegar a quase 9 mil. “O nosso compromisso era 6 mil, mas é muito possível que seja um número maior”.

Nenhum comentário: