terça-feira, 26 de setembro de 2006

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

ZITO VAI PROCESSAR SERGIO
CABRAL POR FRAUDE ELEITORAL
► É uma farsa! Essa foi a reação do ex-prefeito Zito ao tomar conhecimento da existência de dezenas de placas com propaganda, revelado por este Blog e espalhados pelos principais bairros de Duque de Caxias, no final de semana, insinuando o apoio dele e de sua filha, a deputada ,Andréia Zito, ao senador Sergio Cabral, candidato a governador pelo PMDB. O ex-prefeito, um dos 10 nomes mais citados entre os candidatos a deputado estadual, e sua filha, que ocupa a mesma posição na corrida por uma das 46 cadeiras de deputado federal pelo Rio de Janeiro, negaram qualquer tipo de acordo com o candidato do casal Garotinho. O ex-prefeito reiterou o seu apoio e de sua filha ao deputado Eduardo Paes e recebeu a solidariedade das principais figuras do PSDB, que vai ingressar no Tribunal Regional Eleitoral nas próximas horas com denúncia contra o senador e a coligação que o apóia, por crime eleitoral. As placas que juntam Zito, Andréia e Cabral são fruto de montagem, embora com foto oficial da campanha de Cabral, estampa imagens mais antigas de Zito e sua filha. Para alguns amigos de Zito, o candidato da governadora Rosinha Garotinho tentou um golpe primário, a exemplo do que foi feito pelo PT em São Paulo, que tentou comprar um falso dossiê, vinculando o ex-ministro José Serra e o ex-governador Geraldo Alckmin, ambos do PSDB, à quadrilha dos sanguessugas, responsável pelo superfaturamento das ambulâncias compradas por prefeituras de todo o País com recursos do Ministério da Saúde.

► Zito tem informações de que essas placas estão sendo colocadas sem autorização dos proprietários dos imóveis, como exige a legislação, muito menos do candidato do casal Garotinho. Na mesmas, aparece também o nome do ex-Secretário de Ação Social da prefeitura, Expedito Lopes, o Dito, que “indica” seus candidatos aos eleitores. Dito está às voltas com o Tribunal de Contas da União por desvio de recursos na posta que ocupou no governo passado.
► Sexta-feira (22/09), enquanto a Prefeitura preparava a grande festa na Praça do Pacificador, para inaugurar o Teatro Municipal, construído por Zito, a bandidagem fazia a festa do outro lado da cidade. Por volta das 11h30, na movimentada Av. Duque de Caxias, no acesso ao posto de combustíveis do vereador Adrião Nogueira, um sargento reformado da PM era fuzilado dentro do próprio carro com mais de 30 tiros de fuzil.
► A situação de insegurança é tal que a delegada, chamada para registrar o crime, determinou a seus auxiliares que colocassem o veículo, ainda com o corpo da vítima, num reboque da Prefeitura, pois a perícia seria feita ao lado da Delegacia, que ela julgava local mais seguro.
► Poucas horas depois, na Rua General Câmara, em frente à casa da advogada Dina Guerra e a menos de 50 metros da 59ª DP, local onde foi feita a perícia do primeiro crime, um oficial da PM era atacado a tiros, como ocorre no Iraque e no Afeganistão, que estão em guerra. Será por isso que o senador Sergio Cabral, apesar do apoio do casal Garotinho, diz que vai mudar tudo na Polícia para combater a insegurança em que vive o povo do Rio de Janeiro?
► Em plena "ditadura" da inclusão social, as Secretarias de Cultura e de Comunicação Social da Prefeitura fizeram duas festas separadas, mas simultâneas, para a inauguração do Teatro Municipal Raul Cortez, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.
► Na platéia do teatro, com 440 lugares sentados, foi servido um sofisticado coquetel apenas para convidados da Prefeitura e da Petrobrás, na base do “quem sois”: autoridades, como deputados, vereadores, secretários e artistas ligados à TV Globo, que prestigiou o evento com um "flash" no telejornal local do ensaio geral de sexta-feira, mesmo depois do jornalista Roberto Marinho haver sido "cassado" pelo prefeito Washington Reis (o nome anterior do teatro fora determinado pela Lei 1844, de 23 de setembro de 2004). Talvez Freud (Godoy) explique essa esquizofrenia da turma do Projac.
► O coquetel supimpa foi servido para cerca de 250 convidados - uma metade da Petrobras -, que investiu quase R$ 20 milhões nas obras do Centro Cultural Oscar Niemeyer e acaba de perder mais de um bilhão de dólares na Bolívia do "companheiro" Evo Morales.
► Do lado de fora, estava a “turma do sereno”, o povão convocada por anúncios nas principais rádios do grande Rio para assistir ao concerto da Orquestra Sinfônica da Petrobras, realizado no palco reversível. Sem direito a um copo de água mineral, o povão ainda teve que disputar espaço com as prostitutas e os pivetes que dominam a Praça do Pacificador 24 horas por dia, sob os olhares complacentes das Polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal.
► Até jogo de cartas valendo dinheiro são permitidos sob os pilotis do palácio idealizado pelo mestre Niemeyer para ser um Centro irradiador de Cultura.
► Apesar da Prefeitura divulgar que a Biblioteca Leonel Brizola, inaugurada por Zito em setembro de 2004 e que integra o Centro Cultural, dispõe de condições de acesso à Internet, a verdade é que os seus 16 computadores continuam servindo apenas como objetos de decoração, pois a Secretaria de Cultura ainda resolveu o impasse em torno do sistema banda larga que deveria estar funcionando há dois anos.
► Empresário de sucesso, o prefeito Washington Reis sabe como conquistar amigos e cativar pessoas. Na visita que fez ao arquiteto Oscar Niemeyer, com o único propósito de convidá-lo para a inauguração do ex-Teatro Roberto Marinho, ele fez uma espantosa confissão: disse que o Teatro, cuja construção teve início em na gestão anterior, é a obra mais importante do seu Governo, embora só tenha tido o trabalho de contratar o bufê para servir o coquetel VIP, do tipo 0800, pois a grana saiu dos combalidos cofres da Petrobras.
► Aliás, o prefeito teve atuação fundamental na escolha, sem licitação, da Fundação Euclides da Cunha, uma ONG que se apresenta como instituição ligada à Universidade Federal Fluminense, para administrar o Teatro. Ela fará em Duque de Caxias papel equivalente ao que faz a FESP na administração estadual: fornecer mão de obra, contratada sem concurso, embora a Constituição exija tal procedimento. Afinal, uma "imbecilidade" a mais - como diria o companheiro Lula - não vai derrubar um governo que tem o apoio incondicional dos 21 vereadores da cidade.
► Um grande jornal do Rio revelou, como furo de reportagem, o que até as pedras do estacionamento do Hospital de Saracuruna estão cansadas de saber: Sérgio Rui e Oscar Berro já têm vagas garantidas no Secretariado no provável governo de Sergio Cabral. Se a sua candidatura não explodir nas próximas horas por conta das fraudes na propaganda denunciadas por Zito e pelo PSDB.
► O eleitor que estiver ainda em dúvida sobre como votar no domingo, pode acessar o portal da Globo, onde foi montado um completo dossiê - este é verdadeiro - sobre os escândalos do Governo Lula, desde a passagem do Sr.Valdomiro Diniz pela direção da Loterj pelo Governo Garotinho, como parceiro do ex-bispo (da Igreja Universal) Carlos Rodrigues até a compra das ambulâncias da Planam, onde diversos deputados da Baixada aparecem como patrocinadores. Basta clicar no endereço http://oglobo.globo.com/pais/escandalos/. Em destaque, a reluzente careca do Marcos Valério, o "inventor" do Valerioduto que irrigou com milhões de reais o Caixa Dois do PT.
► O procurador da República no Distrito Federal Gustavo Pessanha Velloso pediu a inclusão de mais 13 pessoas na Ação Penal que o Ministério Público Federal move contra integrantes da chamada máfia dos vampiros, envolvidos na compra superfaturada de hemoderivados e insulina para o Ministério da Saúde Entre os novos nomes estão os do ex-ministro da Saúde, Humberto Costa (PT), candidato a governador de Pernambuco, e o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, um dos principais envolvidos também no esquema do mensalão. No processo sobre máfia dos vampiros, Humberto Costa e Delúbio Soares são acusados de formação de quadrilha e corrupção passiva. A inclusão desses dois nomes resultou da análise que o Ministério Público fez de transcrições de conversas gravadas pela PF quando investigava o caso
► Nesta segunda-feira (25/09), em ato de apoio à candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB), Fernando Henrique Cardoso afirmou que o presidente Lula errou feio ao se comparar a Jesus Cristo, num comício em Sorocaba. Para FHC Lula, é o "demônio" e precisa ser afastado do poder. Durante o "Ato por um Brasil Decente", que reuniu tucanos e pefelistas em um clube de São Paulo, o ex-presidente comentou que Lula tem por hábito afagar ex-integrantes do governo ou do partido envolvidos em denúncias de corrupção. "O presidente da República 'modestamente' se comparou a Cristo. Ele errou porque Cristo nunca foi beijar Judas. Nunca foi chamar Judas de companheiro (...) Ele não é Cristo, não, é o demônio e nós temos que expulsá-lo daqui", bradou Fernando Henrique na manifestação que também puxou votos para José Serra, candidato tucano ao governo paulista.
► Para muita gente, ao se comparar a Cristo, Lula cometeu o que a psicologia denomina ato falho. No presente caso, ele teria se lembrado que estava cercado por um bando de 40 ladrões, como afirmou o Procurador Geral da República ao propor ação penal perante o Supremo Tribunal Federal arrolando os principais auxiliares de Lula, a começar por José Dirceu, Chefe da Casa Civil, e José Genuíno, então presidente do PT. Embora já tenha afirmado que escândalos envolvendo integrantes do governo e do partido de Lula poderiam levar ao impeachment do atual presidente, FHC ressaltou que a solução virá das urnas no domingo. "Ninguém quer golpe, é voto na urna", defendeu.

Nenhum comentário: