quarta-feira, 27 de setembro de 2006

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

DEPUTADO DESMONTA “BOMBA”
CONTRA SERVIDORES DE CAXIAS

► A pouco mais de uma semana das eleições, o deputado Gilberto Silva, do PMDB, ex-vice-prefeito de Duque de Caxias e que tenta novo mandato, conseguiu desmontar uma “bomba” que estava sendo armada contra os mais de 15 mil servidores de Duque de Caxias por parte de auxiliares diretos do prefeito Washington Reis. A intervenção do deputado ocorreu logo depois de informado do que ocorria por seu irmão, Orlando Silva, vereador eleito em 2004 e que ocupa a Secretaria de Administração desde o início do atual Governo. No encontro com o irmão, Orlando Silva revelou que estava deixando o cargo para retornar à Câmara, pois um volumoso “pacote de maldades” contra os servidores estava sendo preparado à sua revelia, muito embora a administração do pessoal fosse da sua exclusiva competência. Gilberto Silva procurou de imediato o prefeito Washington Reis, informando o que estava ocorrendo no Governo e que estava solidário com a posição de seu irmão, de deixar incontinente a Secretaria de Administração, recebendo carta branca do prefeito para negociar a solução do impasse com o Secretário de Fazenda, Sergio Rui. No encontro com o Secretário de Fazenda, que estava coordenando um projeto de reestruturação administrativa do Município, Gilberto Silva demonstrou que, embora necessárias, as mudanças propostas pelo Secretário de Fazenda tinham apenas a finalidade de reduzir despesas, punindo os servidores do quadro da prefeitura, mas sem qualquer melhoria no desempenho da máquina ou benefício para o contribuinte. A medida proposta pelo Secretário de Fazenda se destinava apenas ao corte de diversos benefícios pagos aos servidores ativos, que beneficiam também aos inativos. Seriam excluídos o abono e outros benefícios do cálculo de férias e 13° salário, inclusive para o pessoal das secretarias de Saúde e Educação. Na área da Saúde, a insalubridade seria paga apenas aos profissionais, excluindo o pessoal de apoio e que tem nesse benefício um reforço de salário. Os técnicos em Raio X, por exemplo, perderiam um dos dois períodos de férias a que têm direito pela Constituição, enquanto a insalubridade passaria dos atuais 40% para apenas 20%.Também seria extinta a verba de representação de gabinete,enquanto a gratificação de difícil acesso só seria paga exclusivamente aos professores. Pelo menos por ora, o “pacote de maldades” do Secretário Sergio Rui foi arquivado, tal e qual a encampação da Petrobrás na Bolívia pelo Governo de Evo Morales. Os resultados práticos só serão percebidos no final do ano, depois que passarem a euforia dos vitoriosos, o choro dos derrotados e Sergio Cabral confirmar a nomeação de Sergio Rui para a Secretaria da Receita do Estado.. Até lá, os servidores municipais precisam ficar atentos!

► O pacote de maldades contra os servidores de Duque de Caxias estava sendo “embrulhado” eu reuniões sigilosas, realizadas num hotel da Zona Sul, pois os auxiliares do prefeito (Secretário de Fazenda, Procurador Geral e Controlador) não suportam pisar na poeira de Caxias, embora seja aqui que eles recebem polpuda remuneração.
► A isca para envolver o prefeito na trama era pecuniária: havia possibilidade de economizar R$ 600 milhões por ano só na folha de pagamento, cortando abonos de milhares de pessoas que ganham salário mínimo. Será que disseram ao prefeito que a empresa de consultoria, contratada sem licitação, ira receber APENAS 10% de tudo que pudesse economizar esfolando os miseráveis servidores municipais?
► Melhor desempenho, em matéria de finanças, teve o presidente do IPMDC, o advogado Antonio Batista. Ele descobriu que o SUS reembolsa parte dos gastos das autarquias que cuidam da saúde dos servidores municipais, como é o caso do IPMDC. Para receber os atrasados, ele contratou uma empresa de consultoria, especializada nesse tipo de problema. De saída, o IPMDC recebeu nada menos que R$ 28 milhões. E ainda tem muito mais a caminho e as taxas cobradas pelas empresas de consultoria para esse tipo de “resgate” são bem menos salgadas. Algo entre 4% e 8%
► Os cerca de 5 mil servidores municipais aposentados e pensionistas de Duque de Caxias receberam nos últimos dias uma carinhosa carta, pedindo votos para Jorge Picciani (PMDB) e Renato Cozzolino (PDT). O traço comum entre os dois indicados é que só conhecem a cidade por ouvir dizer, enquanto o autor da carta é um ex-prefeito do município, que está de volta em função de mais um pleito. E ele subscreve a carta como Hidekel de Freitas Lima, ex-prefeito de Duque de Caxias.
► Em tempo: ele é um dos mais novos assessores do prefeito Washington Reis, que prefere importar secretários. Talvez por isto mesmo HF tenha decidido dar o seu apoio a dois deputados que nunca estiveram em Duque de Caxias.
► Lula não perderá os votos de seis dos seus mais diretos auxiliares, envolvidos nas trapalhadas da compra de um dossiê fajuto anti-Serra e que tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal de Mato Grosso
► Protegidos pela lei eleitoral, que, até segunda-feira, só permite a prisão em flagrante, Valdebran Padilha, Gedimar Passos,Freud Godoy, Expedfito Veloso (ex-diretor do Banco do Brasil), Jorge Lorenzeti (que pagava as contas da filha de Lula) e Oswaldo Bargas passarão o fim de semana em liberdade. Na terça, se não conseguirem um salvador “habeas corpus”, serão levados para os xadrezes da PF em Cuiabá.
► Com a notificação do TSE, Lula passou a ser alvo de uma investigação sobre o uso de “Caixa Dois” em sua campanha,que agora é crime eleitoral e suficiente para provocar a cassção do registro de sua candidatura, mesmo que venha a ser eleito no domingo. É o que está na nova legislação eleitoral, votada pelo Congresso e sancionada pelo próprio Lula depois da descobertas de “dinheiro não contabilizado” nas contas do PT.
► Antes de decidir em quem votar, consulte o link
http://www.mj.gov.br/senasp/home_estatisticas.htm, onde o Ministério da Justiça disponibiliza dados efetivos da violência em todo o País. Com relação ao Rio de Janeiro, o Ministério adverte que o Governo do Estado não entregou os dados referentes aos últimos 5 anos.
► Diz o ditado que, quem deve, teme.De que tem medo Da. Rosinha Garotinho, quando tantos policiais, queocuparam cargos de chefia em seu Governo, são candidatos nas eleições de domingo?
► O FBI já informou à Polícia Federal que os dólares apreendidos com assessores de Lula num hotel de São Paulo, entraram no Brasil através de um grnade banco. Só falta os eficientes auxiliares do Ministro da Justiça identificar a agência e os sacadores. Em caso de haver qualquer dificulade, é só pedir ajuda a Antonio Palocci, muito eficiente em vascular as contas bancárias de modestos caseiros.

Nenhum comentário: